Tudo sobre rosa serra

Contente
  1. Como eles se parecem?
  2. Que mal foi feito?
  3. Como lutar?
  4. Medidas preventivas

Os jardineiros e os pomares costumam ser decorados com rosas. Essas flores incríveis imediatamente tornam a área verde e acrescentam luxo a ela. As rosas também têm um cheiro maravilhoso, enchendo tudo ao redor com um perfume. No entanto, vale a pena considerar que tal cultura é muito suscetível ao ataque de pragas, sendo que a mais importante delas é a mosca-serra rosa. As características desse inseto, bem como as medidas para combatê-lo, serão consideradas no artigo.

Como eles se parecem?

A mosca-serra rosa é um cruzamento entre uma formiga grande e uma vespa. É um inseto voador com um comprimento corporal de cerca de 7 a 10 milímetros. Esses tamanhos são suficientes para ver os parasitas nos arbustos com seus próprios olhos. Sua cor é brilhante. O corpo é amarelo-laranja, a cabeça é preta. As patas são amarelas com listras pretas. Existem duas antenas grossas na cabeça da praga. As asas são finas, translúcidas, com um tom dourado. Existem vários tipos de borboletas rosa. Os mais comuns são ascendentes e descendentes. Na natureza, as pragas são onipresentes na Europa, América, Ásia. Muitas vezes, esses insetos podem ser encontrados na Sibéria. As fêmeas de Sawfly são bastante simples de distinguir dos machos: têm um abdômen mais espesso e têm um ovipositor.

O número aproximado de ovos postos por uma fêmea é 70, ela pode fazer várias abordagens. Via de regra, a postura é realizada sob a casca dos brotos. Os ovos são de cor amarelada, são translúcidos. Após 10-11 dias, lagartas claras eclodem dos ovos, que mudam várias vezes durante todo o ciclo de seu desenvolvimento, mudando constantemente de cor. As lagartas parasitam folhagens e caules, roendo buracos e sugando todos os sucos. Quando a larva tem cerca de 30 dias, ela vai para o solo e se transforma em pupa. Nesse estado, o inseto passa o inverno com calma e, na primavera, sai voando adulto.

A própria mosca-serra não come arbustos, ela se alimenta de pólen. O principal dano do inseto é a postura de ovos e o aparecimento de larvas glutonas.

Que mal foi feito?

As larvas causam danos às plantas. Além disso, eles parasitam não apenas em rosas. Além disso, os insetos podem se reproduzir em morangos, roseiras e morangos. Quando crescem, as lagartas deixam buracos enormes na folhagem. Para uma planta, isso não passa despercebido. Os processos de fotossíntese são interrompidos, a folhagem começa a enrolar, a imunidade geral da cultura enfraquece. Os arbustos afetados podem perder resistência ao frio, não sobrevivendo ao inverno. Além disso, as moscas-serras podem atrasar seriamente a floração ou mesmo não causar qualquer floração. Se parasitarem, por exemplo, morangos, então, sem florescer, simplesmente não haverá colheita.

As moscas-serra ascendentes sobem pelo interior do caule, descendo, respectivamente. As larvas roem buracos ali, o que torna os caules suscetíveis a qualquer infecção, inclusive viral. As doenças não demoram a chegar em quase 100% dos casos.

A presença de uma mosca-serra nas plantas pode ser vista pelos seguintes sinais:

  • arbustos de safras estão sujeitos a murchar, mesmo com tecnologia agrícola aprimorada e correta;
  • as deformações aparecem nas hastes em forma de crescimentos;
  • se você quebrar o caule, passagens escuras roídas por larvas serão visíveis por dentro;
  • surgem buracos na folhagem, as próprias placas secam rapidamente, perdem a cor, caem no chão;
  • uma leve teia de aranha é claramente visível na parte inferior das hastes.

As borboletas chegam ao local por vários motivos. Os insetos são capazes de voar longas distâncias em busca de alimento para eles próprios.Se encontrarem uma roseira brava no local, param por um longo tempo e depois passam para as rosas e os morangos. Portanto, não é apropriado cultivar roseira brava no país. Além disso, o próprio jardineiro pode contribuir para a adição de pragas. Talvez ele use o solo onde há larvas para o plantio ou não tenha removido os restos da planta do local a tempo. A folhagem e os caules das colheitas afetadas não devem ser empilhados em uma pilha de composto. Isso não apenas não mata os parasitas, mas também cria um microclima ideal para o desenvolvimento deles.

Como lutar?

É difícil expulsar a mosca-serra das roseiras, mas é bem possível. Para lutar, os jardineiros usam várias técnicas.

Inseticidas

Esta é a opção mais comprovada e rápida, porém, tais medicamentos devem ser usados ​​sempre de acordo com a dosagem. Ao utilizá-los, a pessoa deve proteger as mãos e o aparelho respiratório. O processamento é realizado em dia seco e sem vento. Você pode escolher um dos seguintes medicamentos.

  • Aktara. Um excelente inseticida com efeitos neurotóxicos. Começa a atuar algumas horas após a pulverização, protege arbustos por 60 dias. É necessário usar o produto com cautela, pois mata não só as pragas, mas também as abelhas.
  • Karbofos. Esta é uma droga muito tóxica que causa a morte de adultos e de suas larvas. Tem um odor extremamente desagradável, atua em até 10 dias. Isso levará cerca de 3 tratamentos.
  • Tanrek. Como a droga anterior, esta também destrói insetos de todas as idades. Ao comer os caules, as larvas são rapidamente envenenadas. A duração da ação do inseticida é de 3 semanas. Se esta droga for escolhida, use apenas, ela é incompatível com as demais. O sabão em pó deve ser adicionado à solução para processamento.
  • Fitoverm. Esta é uma das drogas mais populares entre os residentes de verão. Ele envenena o corpo dos insetos, e eles morrem. Funciona em 20 dias, menos prejudicial do que outros produtos.

E também para a destruição de insetos, você pode tratar os arbustos com os seguintes preparativos:

  • Angio;
  • "Bitoxibacilina";
  • Actellik;
  • Calypso 480.

Métodos tradicionais

É perfeitamente possível livrar-se de um pequeno número de insetos recorrendo a métodos populares de luta. Aqui estão as opções mais produtivas.

  • Cinza, mostarda, pó de tabaco. Todas essas substâncias mudam radicalmente o sabor dos caules, e as larvas realmente não gostam disso e vão embora. Para que a composição comece a funcionar, é preciso escolher uma coisa, deitar debaixo dos arbustos, água. Os tratamentos são repetidos a cada 7 dias. Você pode alternar as composições.
  • Artemísia. A mosca-serra voará para longe das roseiras apenas ao cheirar este cheiro desagradável. Você precisa pegar 1 parte de matéria-prima fresca, pique em pedaços pequenos, despeje 3 partes de água aquecida. Em seguida, coloque o recipiente em um quarto escuro por três dias, depois coe e borrife as folhas e o solo.
  • Batata ou tomate. Você precisa levar 4 quilos de topos, mexa em um balde de água. Após uma infusão de 30 minutos, ferva por meia hora. Quando o líquido esfriar, deve ser filtrado e complementado com sabão ralado. Usamos de acordo com a técnica de pulverização.

Medidas preventivas

É perfeitamente possível evitar o aparecimento de moscas-serras no jardim. O principal é seguir algumas regras simples para isso.

  • Ofereça cuidados adequados às plantas. Regue de acordo com os regimes que eles exigem, não exagere. Aplique o curativo na hora certa, solte o solo e destrua as ervas daninhas. Corte roseiras de acordo com o padrão correto, não deixe que cresçam densamente. A falta de ar é o primeiro passo para atrair a mosca-serra para o local.
  • Inspecione suas plantações regularmente. A mosca-serra é fácil de detectar devido à sua cor brilhante. Se você encontrar uma praga, aja imediatamente.
  • Plantar ervas com um cheiro forte perto de arbustos espantará o parasita rosado. As borboletas não gostam dos aromas de absinto, malmequeres, calêndula e mil-folhas. As penas do alho também espantam as pragas.
  • No início da primavera e durante a dormência do outono trate as plantas com um tipo universal de inseticida.
  • Não se esqueça de que as pupas hibernam no solo. Portanto, no período de outono, você precisa cavar o solo. A maioria das larvas morre neste caso.

Resíduos de plantas antigas não têm lugar no local. Resíduos saudáveis ​​são colocados em pilhas de composto e aqueles que estão localizados próximos aos arbustos afetados são queimados.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário