Variedades de mosquitos e a luta contra eles

Contente
  1. Descrição e tipos
  2. De onde vêm os insetos?
  3. Meios especiais para lutar
  4. Formas populares de proteção
  5. Como fazer armadilhas?
  6. Medidas de prevenção

Com a chegada da primavera, a natureza ganha vida: flores brilhantes desabrocham, animais saem da hibernação, árvores são cobertas por exuberantes trajes verdes. Uma variedade de insetos não é exceção, alguns dos quais podem arruinar até mesmo o melhor dia de verão. Um dos mais desagradáveis ​​são os pequenos mosquitos, que podem ocupar apartamentos até nos andares superiores, onde outros insetos não conseguem chegar. Suas picadas são mais dolorosas do que picadas de mosquito e, o mais importante, mais perigosas. Os pequenos mosquitos, que se reproduzem a uma taxa incrível, carregam muitas doenças perigosas e costumam causar reações alérgicas graves, especialmente em crianças pequenas.

Mesmo que as pequenas pragas sejam inofensivas e não ataquem os donos do apartamento, seus aglomerados nos quartos são desagradáveis. Se for fácil destruir os mosquitos que apareceram, eles aparecerão repetidamente até que a causa de seu aparecimento seja encontrada e eliminada, o que pode ser difícil de encontrar.

Descrição e tipos

Os mosquitos domésticos não podem se orgulhar de seu grande tamanho: seu comprimento raramente ultrapassa 5 a 6 mm. O corpo, como outras pragas aladas, consiste em três partes: abdômen, tórax e cabeça. A cor do corpo pode ser preta, marrom ou amarelo escuro, e as asas transparentes são cobertas por pequenos tubérculos e, quando dobradas, cobrem-se umas às outras. Existem antenas peludas na cabeça e a largura da parte frontal depende da espécie e do gênero. A testa das mulheres é geralmente mais larga do que a dos homens.

A dieta desses insetos também depende do sexo. Os machos são vegetarianos, preferindo néctar doce, vinagre ou qualquer suco de planta. As mulheres, por outro lado, preferem sangue animal e humano de todas as guloseimas, como pulgas saltadoras comuns.

Especialmente com suas mordidas, o gado, que é mantido no local pelos moradores, sofre.

O ciclo de vida dos mosquitos, como outros insetos, depende da maneira como se alimentam. As espécies que preferem alimentos vegetais vivem não mais do que 5-7 dias. O tempo de vida dos mosquitos que picam pessoas ou animais chega a 2-3 meses. Consiste nas seguintes etapas.

  • Ovo. O número de ovos em uma embreagem chega a 100, e seu período de maturação é de 4 a 7 dias.

  • Larva. Minúsculos vermes finos que são difíceis de ver a olho nu são as larvas de mosquitos-das-frutas comuns. Eles se movem devido a um pequeno gancho na região torácica e uma ventosa na cauda.

  • Boneca. Um casulo duro, no qual um verme pupa se transforma, não precisa de comida, apenas de acesso ao ar e à umidade.

  • Imago - Este é um indivíduo sexualmente maduro que emerge da pupa em 2-3 semanas.

Os mosquitos sobrevivem ao período de outono-inverno na forma de ovos e às vezes larvas. Durante sua vida adulta, uma fêmea põe até 400 ovos, então um enxame de mosquitos que se instalaram em uma casa ou em uma casa de campo pode crescer literalmente em questão de dias.

Na maioria das vezes, essas pragas se instalam perto do acesso à água e em salas úmidas. Mas, em geral, seu habitat depende da espécie.

Moscas da fruta

Esses mosquitos são mais frequentemente chamados de moscas da fruta ou do vinho, e sua cor pode variar do amarelo escuro ao preto. Eles aparecem em frutas e vegetais estragados, em uma lata de lixo com restos de comida e, com menos frequência, sobre trapos úmidos e azedos. Inofensivo para humanos e animais de estimação.

Sciarids

Essas moscas são chamadas de mosquitos cogumelo, porque externamente elas realmente se parecem com mosquitos minúsculos.

Eles gostam muito de terra inundada em vasos no parapeito da janela e atacam todas as plantas de interior.

Borboletas

Esses mosquitos são chamados de moscas do esgoto porque costumam aparecer em canos e ralos entupidos com resíduos de alimentos e água estagnada. Desagradável, mas inofensivo para pessoas e animais.

Borboletas de guarda-roupa

Outro mosquito translúcido incolor adjacente a mariposas em armários com roupas velhas e bolorentas. Eles preferem comer jaquetas e calças, não seus donos.

Gnus

A última espécie carnívora. São esses mosquitos pretos que deixam bolhas e inchaços doloridos, na maioria das vezes preferindo a pele fina e delicada das coxas e pulsos.

Apesar do fato de que, além dos mosquitos, nenhuma espécie de mosquitos se alimenta de sangue humano, eles ainda representam um certo perigo para as pessoas.

Seus ovos e larvas microscópicos, presos no trato digestivo em frutas e vegetais mal lavados, podem causar envenenamento com náuseas, inchaço e diarréia.

De onde vêm os insetos?

Sem motivo, um enxame de mosquitos não aparecerá em um apartamento na cidade. É claro que, no verão, pequenas pragas podem voar pela janela, especialmente à noite, quando todos os insetos voam para a luz. Mas se a mosca não encontrar um terreno fértil para si mesma, morrerá rapidamente ou deixará habitações inóspitas. Se houver uma multidão de convidados indesejados na cozinha ou no banheiro, significa que em algum lugar foi preparada uma guloseima para eles.

  • Legumes e frutas maduros e podres são um verdadeiro paraíso para as moscas-do-vinho. Nem é preciso colocá-los sobre a mesa, basta não retirar a tempo a lata de lixo com cascas de batata ou de melancia, para que comecem a aparecer os primeiros mosquitos por cima dela. Além disso, os mosquitos podem começar em um pacote aberto de cereais, açúcar ou farinha.

  • As plantas domésticas requerem irrigação, especialmente no inverno, quando os radiadores quentes secam o ar. Mas mesmo flores que gostam de umidade, como as orquídeas, não devem ser regadas demais, caso contrário, pequenas pragas escaladoras podem ser encontradas em solo úmido e azedo.

  • Animais de estimação são sempre uma alegria para o dono, mas se você cuidar deles não muito conscienciosamente, um enxame de pequenos mosquitos pretos aparecerá imediatamente sobre as tigelas com comida, a bandeja, a bancada do fogão e principalmente o aquário.

  • Os mosquitos são freqüentemente encontrados em banheiros e vasos sanitários.se a sala estiver mal ventilada. A alta umidade é muito atraente para todos os tipos de insetos.

Mesmo que todos os itens acima não estejam no apartamento, os mosquitos podem se mudar para o apartamento vindos de vizinhos não tão limpos, e será possível se livrar deles apenas com a ajuda de produtos químicos especiais.

Meios especiais para lutar

O passo mais importante na luta contra as pequenas pragas voadoras é fazer uma greve de fome. É necessário retirar todos os alimentos, tornando o ambiente incômodo. Em primeiro lugar, todos os alimentos estragados e cereais infectados com moscas são deitados fora. Cereais, vegetais e frutas recém-comprados são cuidadosamente lavados em água quente e armazenados em recipientes fechados na geladeira.

Em segundo lugar, todas as superfícies do apartamento são cuidadosamente limpas com água sanitária ou outros agentes de limpeza. É preciso andar com cuidado com uma vassoura e um trapo em todos os cantos, se possível, afaste os armários da cozinha, geladeira e fogão da parede. Aperte as janelas e aberturas de ventilação com uma rede mosquiteira de malha fina.

Trate salas com alta umidade do ar com agentes anti-mofo especiais e ventile bem. Se o banheiro tiver ventilação forçada embutida, você pode deixá-la ligada durante a noite.

O próximo passo na luta contra o "problema" de voar é transplantar a planta inundada em solo fresco, limpar completamente o aquário, tigelas e camas para animais de estimação. Se animais fofos durante este período, é melhor fornecer adicionalmente uma coleira de parasitas.

E finalmente jogue fora do apartamento todos os trapos úmidos que serviram para a limpeza e que antes guardavam. E para pratos e pisos, basta comprar novas esponjas e trapos. Muito provavelmente, depois de todos esses procedimentos, os mosquitos famintos deixarão o apartamento por conta própria, mas se a limpeza não conseguiu impedir a invasão de mosquitos, você pode ir com segurança comprar produtos especiais em aerossóis, pós ou lápis de cera, que são projetados para resolver rapidamente problemas especialmente difíceis.

Fumigadores

O primeiro tipo de veneno para moscas são os fumigadores, familiares a todos, desde pratos anunciados e repelentes de mosquitos, por exemplo, Raid ou "Diclorvos". O último remédio é venenoso não só para os insetos, mas também para todos os habitantes do apartamento. Antes de utilizá-lo, é necessário retirar todos os pratos e produtos das superfícies abertas, transportá-los para parentes ou amigos de animais de estimação por alguns dias e deixar as instalações pelo período prescrito na embalagem pelo fabricante do inseticida.

O medicamento é pulverizado em uma sala com janelas fechadas, todos os cantos e pequenas rachaduras, assim como a superfície dos móveis, são tratados com ele. Depois que o remédio funcionou, a limpeza úmida é realizada na sala.

Os produtos em aerossol são bastante eficazes no combate a qualquer tipo de mosquitos, por isso um ou dois tratamentos da sala serão suficientes, mesmo com infecções graves.

Repelentes

Ao contrário dos fumigadores, esses agentes não matam os mosquitos, mas os forçam a deixar as instalações. É por isso, se os donos do apartamento, por um motivo ou outro, não estão dispostos a envenenar insetos, podem recorrer a meios como Raptor, OFF ou Taiga.

Também é necessário remover os insetos com a ajuda de repelentes dentro de casa para que a concentração da droga no ar seja máxima. Os mosquitos começarão a voar para longe do apartamento que cheira a um remédio imediatamente durante a ventilação do quarto após o procedimento. Os fabricantes liberam o medicamento na forma de aerossol, creme, emulsão, pratos especiais e lápis. No entanto, é muito difícil expulsar os insetos de uma grande sala com um único creme ou giz de cera. É melhor usar sprays, emulsões e bobinas especiais que acendem e queimam lentamente.

Formas populares de proteção

Você pode se proteger de residentes desagradáveis ​​não apenas com a ajuda de drogas especiais, mas também com alguns meios improvisados ​​dos quais os mosquitos têm medo.

  • Os óleos essenciais são ótimos para ajudar a escapar da invasão de uma infecção aérea. Os aromas de lavanda, baunilha, patchuli e cravo, assim como qualquer cítrico, são um pesadelo de mosquito. Você pode acender uma lâmpada de aroma especial, um bastão de incenso ou simplesmente colocar lenços umedecidos em óleo em radiadores quentes. Essa categoria também inclui incenso e cânfora, que, quando aquecidos, liberam uma fumaça de cheiro forte, tão odiada pelos pequenos mosquitos de cozinha.

  • Especiarias de cheiro forte são outra maneira de espantar moscas-das-frutas e ciiris, que está sempre disponível para qualquer anfitriã. Paus de baunilha e canela espalhados nos cantos dos armários da cozinha, pimenta, que é generosamente polvilhada com terra de plantas de interior, fará um excelente trabalho.
  • Polvilhe a terra em vasos de flores não apenas com pimenta, mas também com cinzas, sobras de toras queimadas em um fogão rural ou depois de sair para fazer um churrasco.
  • Vários vegetais, frutas e plantas secas são capazes de combater até o mosquito sanguinário. Por exemplo, casca de tangerina seca, dente de alho e raiz-forte ou galhos secos de absinto e tansy. E mudas de tomate recém-cultivadas são capazes de produzir até mesmo um grande enxame de mosquitos da fruta em apenas alguns dias, elas odeiam tanto seu aroma específico.
  • Se a maior parte do exército de mosquitos saísse do apartamento, o álcool etílico comum derramado em um borrifador ajudará a lidar efetivamente com seus únicos resíduos. Se você borrifar diretamente sobre mosquitos, ele os destruirá instantaneamente com seu vapor.

Como fazer armadilhas?

O meio mais caro e eficaz de lidar com mosquitos são armadilhas de luz elétrica, alimentadas por bateria ou rede elétrica. Mas a compra de tal armadilha atingirá seu bolso. E, além disso, um estalo específico com o qual ocorre a destruição dos insetos que chegam com uma corrente elétrica, e sua luz fraca pode interferir à noite. Portanto, é melhor fazer uma armadilha silenciosa e, além disso, gratuita para mosquitos com suas próprias mãos de meios improvisados.

O princípio de funcionamento de todas essas armadilhas é o mesmo: o mosquito deve cair facilmente na armadilha, atraído pela guloseima, mas não deve sair dela de forma alguma.

Armadilha para copos descartáveis ​​de plástico

Uma das armadilhas mais simples que você pode fazer em alguns minutos. Coloque qualquer delícia de mosca em um copo de plástico vazio: folhas de chá, um pedaço de fruta madura, uma gota de iogurte. De cima, o vidro é apertado com película aderente, na qual é feito um pequeno orifício do tamanho de um midge. Os insetos atraídos por um aroma agradável penetrarão facilmente no interior, mas não conseguirão sair dessa armadilha de vidro.

Jarra e armadilha de funil

Outra opção simples seria um frasco de vidro ou outra armadilha para recipientes e um pequeno funil de plástico ou papel. No fundo do recipiente de vidro, uma iguaria é colocada, que é preferida por mosquitos, e um funil é inserido no topo. Se não houver funil especial de plástico ou metal para bebidas à mão, você pode simplesmente enrolar uma folha de papel grosso ou papelão com um funil para que o diâmetro do orifício inferior seja mínimo e não alcance o fundo de 1-2 cm .

As moscas capturadas desta forma podem ser enchidas com água ou simplesmente levadas para a rua. É importante não retirar o funil da lata do apartamento para que os mosquitos não voltem a espalhar-se pela divisão e o trabalho de os apanhar não seja em vão.

Medidas de prevenção

A regra principal na luta contra os insetos: é mais fácil prevenir do que vencer. Portanto, é melhor seguir algumas regras simples para que os mosquitos não comecem na casa.

  • Limpeza geral regular - a garantia de uma existência tranquila em um apartamento sem vizinhos voadores. O lixo deve ser retirado antes que os resíduos alimentares comecem a apodrecer e os canos de esgoto devem ser imediatamente limpos com a ajuda de agentes líquidos especiais que dissolvem a matéria orgânica.

  • Lave bem os vegetais e frutas com água quente após a compra. e armazene em recipientes fechados ou refrigerador. Os cereais e a farinha também devem ser armazenados em potes e recipientes fechados após a abertura da embalagem.

  • Instale ventilação forçada no banheiro e no vaso sanitário em caso de alta umidade. Se a compra da moradia for apenas planejada, dê preferência às opções em que já estiver instalada.

  • Cuide cuidadosa e adequadamente de plantas e animais de estimação. Limpe regularmente aquários e vasos com flores frescas.

  • Instalar na varanda e nas janelas da sala redes anti-mosquitos que salvam não só mosquitos, mas também mosquitos.

Mesmo que essas regras simples sejam seguidas, é melhor ainda estocar pelo menos alguns remédios caseiros para insetos, a fim de começar a lutar contra mosquitos em tempo hábil, se eles tiverem voado para um apartamento de vizinhos ou de um comum corredor.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário