Pragas e doenças do trigo

Contente
  1. Doenças
  2. Tratamento de doenças
  3. Pragas e a luta contra elas
  4. Medidas de prevenção

O trigo é freqüentemente afetado por doenças e várias pragas. Leia sobre sua descrição e a melhor forma de lidar com eles abaixo.

Doenças

Dores de cabeça

O desenvolvimento desta doença do trigo é promovido por seus patógenos - fungos do smut.

Existem muitos tipos desta doença:

  • obscenidade dura;
  • anão;
  • tronco;
  • empoeirado e outros.

A infecção se manifesta em certas partes da planta. Nos órgãos reprodutivos e vegetativos da orelha, formam-se inchaços ou as chamadas bolsas ou protuberâncias pretas, que são formadas por teliosporos fúngicos. Se você destruir o saco resultante, poderá ouvir o cheiro desagradável de peixe. As orelhas doentes mudam de cor, tornando-se azul-esverdeadas ou serosas, e suas escamas se afastam ligeiramente... Com o smut anão, pode-se notar a inibição do desenvolvimento e crescimento das plantas.

Se falamos sobre o carvão do caule, então as variedades de trigo e pão são mais suscetíveis a ele. O fungo permanece no solo ou na semente, após o que os grãos germinados ou os brotos mais jovens são infectados. A infecção se desenvolve de forma sistêmica e, quando chega a hora de colher o trigo, observa-se uma derrota de sua folha bandeira: aparecem faixas estreitas formadas por teliosporos pretos.

O smut do caule é mais frequentemente observado em áreas onde o trigo de inverno ou primavera é cultivado, sujeito à semeadura no outono.

Oídio

O desenvolvimento da doença é provocado por alta umidade, temperatura moderada das massas de ar, variando de +15 a +22 graus, e nebulosidade. Os sintomas da doença aparecem nas folhas. Uma placa branca ou serosa começa a envolvê-los.

Além disso, a placa muda de cor para amarelo com uma mistura serosa. No entanto, você pode removê-lo facilmente com o dedo. Depois disso, as partes da planta que foram afetadas começam a morrer logo. No final da estação de crescimento do trigo, corpos de frutos pretos são visíveis no micélio.

Ferrugem

Esta infecção tem variedades:

  • Folha;
  • tronco;
  • amarelo.

Na maioria das vezes é carregado pelo vento, desenvolvendo ativamente sob condições de alta umidade e temperatura média na região de +20 graus... Ao mesmo tempo, podem ser notadas manchas ou listras nas folhas da planta, que podem ser vermelho-ferrugem, amareladas ou acastanhadas, dependendo apenas do tipo de doença.

Se a doença, de qualquer tipo, começar a se desenvolver no período inicial de crescimento da espiga, existe o risco de perder a maior parte da colheita. A infecção não apenas reduz significativamente o número de grãos nas espigas, mas também reduz significativamente sua qualidade.

Ergot

Esta doença também é desencadeada por um fungo e ativa com forte precipitação e alta umidade... Se falarmos sobre os sintomas, então as plantas afetadas, ou seja, seus ovários, se transformam em escleródios de cor marrom ou roxa e com 20 centímetros de comprimento. Além disso, a secreção adocicada pode ser observada nas flores de uma planta doente, que têm uma consistência pegajosa e uma tonalidade amarelada.

A cravagem não é caracterizada por uma queda acentuada no rendimento, no entanto, a qualidade dos grãos com ela se deteriora visivelmente.

Spotting

Esta doença pode ser de vários tipos:

  • septoria;
  • manchas de helminthosporium;
  • pirenoforose.

O tipo de infecção depende apenas de qual fungo é seu agente causador. A doença progride ativamente em condições de baixas temperaturas e alta umidade.... Quando ocorre uma doença, manchas características de formato oval começam a aparecer na folhagem, que com o tempo só aumentam de tamanho. Em primeiro lugar, a doença afeta os topos inferiores e, com o desenvolvimento posterior, também afeta as partes superiores da planta.... Em situações avançadas, as pontas do trigo começam a morrer. Ao mesmo tempo, o rendimento é reduzido significativamente, uma vez que o grão se forma frágil, devido ao qual a massa natural diminui.

Pico Fusarium

Esta é outra doença fúngica que ocorre no trigo. Afeta as espigas e os grãos dos cereais e também afeta os ovários durante a floração.... A doença é ativada em temperaturas que variam de +10 a +28 graus.

Quando infectada, pode-se observar um escurecimento das flores da planta, uma mudança na coloração da espiga para rosada, que ocorre devido à formação de conídios, bem como a presença de micélio esbranquiçado do fungo nos grãos. Se a doença do fusarium progredir, existe o risco de perder mais da metade da colheita. Quando o trigo contém 5% ou mais de grãos doentes, não deve ser ingerido, pois acumula grande quantidade de substâncias tóxicas.

Podridão

O agente causador desta doença também é um fungo.

O podridão é de diferentes tipos:

  • raiz comum;
  • ofiobólico;
  • podridão do colo da raiz;
  • rizoctônico.

Aparência e mais o desenvolvimento de podridão é provocado por solo encharcado ou, inversamente, sobresecado... Além disso, seu desenvolvimento pode ser facilitado por baixas temperaturas do solo, variando de +12 a +18 graus, e uma deficiência de substâncias úteis para a planta nele.

Em primeiro lugar, a podridão pode ser vista na base do caule.... Observa-se escurecimento nessa área, o caule adquire uma coloração acastanhada. Se o grau de dano for muito alto, no futuro, o caule e a cabeça branca começarão a se desenvolver. O desenvolvimento de qualquer tipo de podridão ocorre principalmente na primavera e no outono. Por causa disso, o trigo dá várias vezes menos colheita, e o número de grãos em uma espigueta e seu peso diminuem.

Mosaico listrado

Esta é uma doença viral carrega um inseto nocivo, ou seja, o ácaro da ondulação. Frequentemente doença também transmitida por meio de material de plantio contaminado... Se falamos de sintomas, então depende de que tipo de cereal, da cepa do vírus, do período de aparecimento da doença e de condições externas.

A infecção se manifesta principalmente durante o período em que a temperatura começa a aumentar para +10 graus e acima. Em outros casos, não será possível reconhecer a doença. A consequência dessa doença é a inibição do plantio em termos de crescimento, uma mudança na cor da folhagem para uma mais matizada, o aparecimento de listras amarelas. O trigo afetado, como resultado, ou não produz sementes, ou elas são formadas muito pequenas. No final das contas, a planta simplesmente morre.

Tratamento de doenças

Se falarmos sobre o tratamento de todas essas doenças que foram listadas acima, deve-se notar imediatamente que é mais fácil proteger a planta da infecção do que combatê-la. Então, antes de mais nada recomenda-se observar medidas agrícolas, usar sementes saudáveis ​​e equipamentos desinfetados, o que ajudará a proteger suas plantações de doenças.

Também é necessário livrar-se dos insetos nocivos em tempo hábil, pois muitos deles são portadores de várias doenças. Além disso, o trigo deve ser tratado regularmente com fungicidas e fornecido com a quantidade necessária de nutrientes e minerais.

Pragas e a luta contra elas

Existem muitas pragas do trigo, e não são apenas insetos da família dos gafanhotos. A seguir falaremos sobre os mais comuns.

Tripes do trigo

É um pequeno inseto que atinge cerca de 1 milímetro de comprimento. Tem uma cor acastanhada ou preta. Este parasita se instala na parte inferior da folhagem da bandeira da planta e começa a comer sua parte do caule... Se falamos de postura de ovos de pragas, então elas a realizam dentro ou fora da chapa de folhas. Por um ano, eles podem formar cerca de 10 gerações no total.

As larvas do parasita não são menos perigosas do que os adultos... Eles absorvem os sucos da planta e, em seguida, devoram o que está contido nos grãos. Como resultado, os grãos ficam de má qualidade e perdem peso.

Para combater os parasitas, você terá que usar inseticidas, que contêm substâncias de contato e ação sistêmica. Isso inclui uma ferramenta como, por exemplo, "Angio 247 SC".

Pulgão de cereais

É um pequeno inseto transparente que prejudica os cereais. O parasita é ativamente fértil. Em uma estação, cerca de 12 gerações dessa praga podem aparecer. Um grande acúmulo de formigas próximo a eles testemunha a derrota das plantas pelos pulgões.já que o parasita os atrai com a substância doce que secreta. Ao mesmo tempo, faixas são formadas na folhagem da planta, razão pela qual, como resultado, as folhas ficam amarelas e morrem.

Há também uma deformação de partes individuais dos patamares e o aparecimento de manchas necróticas nelas. Os pulgões não prejudicam apenas os ouvidos, mas também os infectam com várias doenças. Você precisa lutar contra isso, e o mais rápido possível. Para fazer isso, você terá que usar os meios de ação do sistema.

Colher de grão cinza

Esta borboleta é inofensiva para o trigo, mas suas larvas causam muitos danos ao plantio. Ao mesmo tempo, um adulto é capaz de colocar cerca de 10-25 ovos, dos quais as lagartas então aparecem. No início, eles começam a comer o grão por dentro. Além disso, tendo amadurecido, eles saem e começam a comer o grão já maduro. Eles tentam fazer isso à noite, enquanto durante o dia eles se escondem nas camadas superiores da terra.

No futuro, o parasita se alimentará dos grãos que se desintegraram. Se um grande número de lagartas for observado, elas serão capazes de destruir a maior parte do grão, porque só existem 2 espigas do parasita.

Para eliminá-los, é necessário o uso de inseticidas combinados para combatê-los.

Bug tartaruga prejudicial

Este inseto se reproduz ativamente, um indivíduo é capaz de colocar 14 ovos por vez. Posteriormente, os adultos e as larvas prejudicam a planta. Esses parasitas se alimentam de sucos de plantas. No início, atingem o caule, depois, quando começa a fase de enchimento do grão, passam para as espigas. Posteriormente, o grão perde qualidade e, com um grande grau de danos, deixa de ser adequado para o consumo humano.

Para combater o parasita, é preciso fazer dois tratamentos com inseticidas para se livrar com precisão dos insetos que sobreviveram ao inverno e, no futuro, das larvas.

Medidas de prevenção

  • Antes de semear o trigo e depois de colhê-lo, a terra é cultivada com meios especiais. O tratamento fungicida ajuda a se livrar das larvascaso existam.
  • Durante o período de desenvolvimento da planta, eles precisam estar constantemente inspecione quanto a danos. As ervas daninhas também devem ser removidas regularmente..
  • Além do mais, é necessário desinfetar o equipamento de trabalho, controlar o consumo de água, evitando o excesso de umidade, bem como observar rigorosamente os tempos de organização da semeadura, que são definidos separadamente para cada zona.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário