Tripes do trigo: descrição e métodos de luta

Contente
  1. Descrição da doença
  2. Razões para o aparecimento
  3. Danos causados
  4. Medidas de controle

O artigo fornece uma breve descrição de uma praga como o tripes do trigo e fornece medidas para combatê-la. O limite de nocividade no trigo de inverno foi caracterizado. As principais características do desenvolvimento das larvas de tripes são indicadas.

Descrição da doença

O cultivo de plantas é complicado pelo aparecimento de um grande número de pragas e doenças. Entre eles, não o último lugar é ocupado pelos chamados tripes do trigo. Este é um dos representantes biologicamente significativos do reino dos insetos, não distinguido por dimensões significativas. O corpo do tripes é alongado, mas relativamente fino. A coloração é preto-marrom, mas às vezes indivíduos totalmente pretos também são encontrados. Os olhos representam de um terço a metade do comprimento da cabeça. Nas asas, 5 a 8 cílios auxiliares são isolados. Os tripes do trigo são encontrados:

  • na Europa;
  • nos países do Norte da África;
  • no território do Cazaquistão e outros estados da Ásia Central;
  • em várias regiões da Sibéria;
  • nos estados da Ásia Menor.

Este tipo de inseto freqüentemente parasita o trigo da primavera. Nas safras de inverno, ela se manifesta com muito menos frequência, mas mesmo assim seu aparecimento é possível. Os ataques à cevada não são excluídos e alguns desses casos são descritos na literatura. Os entomologistas atribuem o órgão da boca do inseto ao grupo dos perfuradores-sugadores. A testa é bastante inclinada ao longo da borda. As antenas dos tripes do trigo são subdivididas em 8 segmentos. Geometricamente, o protórax e a cabeça são praticamente os mesmos. A parte protorácica possui várias cerdas. No meio, ele se estreita visivelmente, embora não muito pronunciado. A barriga dos tripes do trigo é claramente subdividida em 10 segmentos.

As asas emparelhadas localizadas na frente e atrás são idênticas em comprimento. Eles são caracterizados pela alocação de veias relativamente finas. As tíbias localizadas na frente são amarelas. As características de desenvolvimento do inseto são bastante notáveis. Em condições meteorológicas normais, os tripes do trigo são encontrados durante o mês de maio e no primeiro terço do verão. O momento da ativação não é acidental - só então o trigo joga fora uma espiga. Os insetos desta espécie entram nos campos pelo ar. A altura normal de vôo varia de 150 a 200 cm. No trigo, os tripes comem principalmente a área localizada atrás da bainha da penúltima folha.

A praga pode chegar até o delicado invólucro da planta. Assim que o objetivo é alcançado, inicia-se a absorção ativa dos sucos.

Quando chega a hora de colher o trigo da primavera, o tripes abandona o trigo de inverno e começa a atacá-lo. O momento em que o invólucro da cabeça racha é de particular importância para os insetos. É nessa época que eles começam a secretar feromônios e se atraem de todas as maneiras possíveis. A larva do ovo posto se desenvolverá em 7-8 dias. Assim que eclodir, é de cor verde claro. No entanto, conforme o tripes se desenvolve, ele escurece e rapidamente adquire uma tonalidade vermelha brilhante. São as larvas que representam uma ameaça cada vez maior para as plantas cultivadas, ainda maior do que os espécimes desenvolvidos. Os tripes juvenis crescem lentamente - o desenvolvimento larval leva cerca de seis meses.

Eles irão absorver os sucos das plantas até que o grão atinja a maturação cerosa. Quando for alcançado, as larvas já se desprenderão. Isso é um sinal - agora eles vão terminar de danificar as plantas e passar para a área da raiz do restolho. Alguns indivíduos penetram profundamente no solo. Em 1-2 semanas, os tripes passam para um estado de imago e vivem em um estado de imago por cerca de 30-40 dias. O limite de nocividade do inseto é de 40 a 50 larvas em um broto.Seu alcance pode ser determinado com precisão quando o grão passa para a maturação leitosa. Além do trigo e da cevada, o tripes do trigo ameaça:

  • aveia;
  • cereais de crescimento selvagem;
  • campos de milho;
  • algodão;
  • tabaco;
  • trigo sarraceno;
  • uma série de plantas selvagens herbáceas.

Razões para o aparecimento

A habilidade de voar dos tripes os torna generalizados. Esse inseto pode simplesmente ser pego pelo vento. Também foi estabelecido que essas pragas se espalham junto com o material de plantio. Rastrear todos os canais e caminhos que os tripes do trigo podem levar ao campo é uma tarefa muito difícil, mesmo para agrônomos experientes. Portanto, raramente é possível evitar seu aparecimento.

Durante os períodos quentes e secos, os tripes prosperam. Mas muita seca não é do agrado deles. As chuvas prolongadas também causam danos aos insetos. Além de hidratar diretamente as larvas, contribuem para a disseminação de fungos microscópicos. Lutadores naturais:

  • ktyr;
  • joaninha;
  • erro;
  • besouro à terra.

Danos causados

Se o trigo entrar em contato com tripes adultos, ele danificará:

  • filme de flores;
  • escamas de espiguetas;
  • awn.

As manifestações freqüentes são a limitação da cor branca e granulação. Em casos avançados, a planta produz sementes vazias. Quando a folha da bandeira é tocada na base, ela se enrola. Nesse caso, é mais difícil para a orelha sair. A larva faz a maior parte do dano enquanto o grão está sendo derramado.

Se o número de indivíduos por espiga for de 20 a 30, os grãos serão 13-15% mais leves. É verdade que as propriedades de cozimento são preservadas, mas as chances de um plantio bem-sucedido são reduzidas. Portanto, mesmo que o número de tripes seja menor que o limite crítico, isso definitivamente não é um motivo para complacência. Na idade adulta, o inseto causa danos às folhas e orelhas.

Se a derrota se tornar massiva, isso afetará a qualidade da farinha recebida.

Medidas de controle

O papel mais importante no combate aos tripes é desempenhado por métodos especiais de preparo do solo. O restolho deve ser descascado imediatamente. O solo também é necessário imediatamente e, além disso, para arar profundamente. A lavoura de alta qualidade deve ser feita na primavera, antes do trabalho de campo, bem como após a colheita. Apesar da aparente simplicidade, tais métodos garantem a eliminação de 80-90% das pragas que partem para o inverno.

A tecnologia agrícola também permite a semeadura e o cultivo o mais precoce possível de variedades de maturação rápida. Mas tudo isso não dá uma garantia total de livrar-se do agressor. E às vezes, devido a circunstâncias objetivas, é impossível cumprir o ciclo de trabalho exigido. Em seguida, o processamento especial de trigo e outras plantas vem em auxílio dos produtores do campo. Na maioria das vezes, eles tentam envenenar com drogas comprovadas:

  • "Karatê";
  • Actellik;
  • "Fastak".

Eles são relativamente seguros e altamente eficazes. É necessário influenciar os tripes no momento em que, ao inicializar e ao início da formação das orelhas, há 8-10 adultos por 1 haste. Além dos medicamentos já mencionados, também podem ser usados ​​"Clonrin", "Fufanon".

Importante: se o tempo se perde e os insetos já criaram raízes no grão, não adianta lutar contra eles.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário