Qual é a aparência de um verme e como se livrar dele?
Para qualquer jardineiro, apesar da escala de seu terreno e do número de plantações, é importante proteger a colheita futura de pragas. Entre os insetos, o verme é um perigo particular. Agora ela é encontrada em quase toda parte, então você deve escolher com antecedência um método adequado de luta.
descrição geral
Besouros que emitem um som semelhante a um clique são chamados de clickers. Pode ser ouvido quando o inseto salta, rolando das costas para os pés. Eles são pequenos (até 2 cm) e besouros castanho-pretos brilhantes com longos bigodes. Eles podem ser encontrados em áreas abertas e em locais isolados.
Na primavera, cada fêmea põe várias centenas de ovos, dos quais aparecem as larvas do verme. E se no primeiro ano eles se alimentam de microorganismos, então na próxima primavera eles se transformam em pragas glutonas que destroem as raízes e botões das plantas, além de danificar as raízes. Nesse estágio de desenvolvimento, eles passam até cinco anos. Durante esse período, os vermes podem causar muito mais danos do que os besouros do Colorado.
Como o nome sugere, possuem corpo cilíndrico e relativamente delgado de 1 a 4 cm de comprimento, além de cabeça equipada com mandíbulas e antenas. Outra semelhança com o fio é a capa quitinosa dura no corpo. Devido a essas características, os insetos se movem livremente no solo e encontram alimento. Wireworms variam na cor do amarelo ao marrom.
Depois de três ou cinco anos, a larva se enterra no solo e se transforma em pupa para se tornar adulta.
Que mal isso faz?
A maioria dos vermes são onívoros, mas entre eles existem aqueles que se alimentam de vegetação e predadores. Algumas variedades podem ser encontradas em terras plantadas com uma cultura específica.
- Trigo, milho e outros grãos vermes podem destruir sementes, raízes e mudas. O mesmo se aplica ao plantio de soja.
- Batatas, beterrabas, cenouras, rabanetes e outros melões os danos podem ser vistos claramente nas raízes.
- Raízes de morango, arbustos e árvores jovens são afetados... As flores (especialmente os bulbos) também precisam de proteção.
- O mesmo destino aguarda o alho-poró e Trevo: Em climas quentes, os vermes infectam a vegetação jovem e, em seguida, vão para o subsolo e chegam às raízes. Na ausência de outras opções, eles até destroem ervas daninhas.
Devido à destruição de algumas das sementes, o plantio se tornará bastante raro. Mas o maior dano às plantas é causado pelos vermes na fase de aparecimento do primeiro par de folhas. Danos na raiz são repletos de doenças, crescimento atrofiado e murcha. Quanto mais cedo o dano foi recebido, maior o risco de morte da planta.
As raízes são marcadas na forma de depressões e passagens. Mesmo com bons cuidados, esses tubérculos não serão grandes, ficarão mal armazenados e serão de pouca utilidade para a alimentação, pois a maioria deles terá de ser removida durante a limpeza. O verme pode até ser encontrado na estufa. Lá ele bate em pepinos e tomates.
Além disso, suas larvas podem danificar não apenas as raízes. Os insetos também são capazes de subir pelo caule às flores e frutos.
Métodos de controle agrotécnico
Pode haver vários fatores indicando que existem larvas de quebra-nozes no local:
- detecção durante o cultivo do solo (devido à sua cor brilhante, são claramente visíveis no solo escavado);
- mudas raras (ao escavar, você pode encontrar sementes danificadas);
- murcha de mudas, baixo crescimento de plantas e arbustos devido a danos nas raízes;
- traços característicos nas raízes.
Se os medos se confirmarem, é necessário começar imediatamente a luta. A remoção dessas pragas não é fácil, o que requer um conjunto de medidas que visam tanto a destruição quanto a prevenção de seu reaparecimento. O primeiro passo é selecionar os meios agrotécnicos e métodos de cultivo do solo apropriados.
A Agrotécnica oferece os seguintes métodos:
- não plantar a mesma safra em um lugar por mais de duas safras consecutivas;
- plantar plantas que impeçam a reprodução do verme e ao mesmo tempo enriqueçam o solo com microelementos (por exemplo, mostarda, malmequeres, calêndula);
- para afetar as larvas com baixas temperaturas, arando o local no outono;
- se possível, afrouxe o solo ao redor das plantas e dos corredores para levar os ovos à superfície, onde morrerão ao sol e as larvas servirão de alimento para os pássaros;
- capine a área em tempo hábil, remova os detritos do jardim;
- calagem do solo (você pode usar farinha de dolomita ou giz) para reduzir a acidez e torná-lo menos atraente para a postura e reprodução de ovos.
Tudo isso se aplica não apenas ao terreno aberto. Em uma estufa, o mesmo deve ser feito, principalmente se for dobrável.
O uso de drogas
Muitos produtos de controle de insetos podem ser encontrados nas lojas hoje. Mas para escolher o correto, é importante conhecer o princípio de funcionamento, método de aplicação, vantagens e desvantagens.
Químico
Todos os produtos químicos de controle de pragas têm como objetivo a destruição direta do inseto por envenenamento. Tal tratamento é justificado apenas em grandes áreas ou com danos graves. Apenas algumas décadas atrás, a poeira à base de hexaclorano era a mais eficaz contra o besouro click. Porém, atualmente, vale a pena dar preferência a drogas menos tóxicas que praticamente não se acumulam nas plantas e tubérculos.
Existem inseticidas mais seguros hoje com boas taxas de eliminação de vermes
- Preparações à base de diazinon. Estes são Bazudin, Provotox, Pochin, Zemlin, Medvetox. Eles são misturados a seco com terra ou dissolvidos em água. Nesse caso, é importante observar a dose do medicamento, dependendo da área da área tratada. Eles duram de 3 semanas a 1,5 meses. Nesse caso, não só as pragas são envenenadas, mas também os insetos benéficos, por isso é tão importante seguir as instruções da embalagem.
- "Prestígio". Apresenta bons resultados contra o verme e o besouro da batata do Colorado. Eles também podem processar tubérculos antes do plantio. Aktara tem propriedades semelhantes.
- Como um agente de tratamento de sementes, você pode usar "Taboo" ou "Prestige". Suas propriedades úteis adicionais são a proteção contra doenças da batata e a possibilidade de usá-las independentemente das condições climáticas.
- "Zarit", além de afetar o verme, ajudará a lidar com ervas daninhas.
A maioria desses medicamentos é proibida de usar em áreas onde são plantadas variedades de maturação precoce, pois leva tempo para removê-las do solo e dos vegetais.... Isso é especialmente verdadeiro para grânulos, pois eles se dissolvem mais lentamente.
Além disso, você não deve usar o mesmo produto por várias temporadas devido ao possível vício.
Biológico
Uma vez que muitos jardineiros têm medo de envenenar pragas com produtos químicos, os produtos biológicos podem ser considerados uma alternativa.
- "Micorad" criado com base em um fungo especial. Insetos parasitas que vivem no solo, causa doenças e sua conseqüente morte.Este medicamento pode ser misturado com fertilizantes, dissolvido em água para regar, pulverizar ou tratar sementes. Não se acumula nas plantas, atua no solo por várias temporadas e estimula o crescimento da produtividade.
- "Nemabakt" contém vermes e bactérias nematóides. Ao entrar em contato com o verme, o nematóide penetra e o destrói. A droga não fará mal à saúde humana e funcionará no solo por cerca de dois anos.
Ao contrário dos agentes químicos, os agentes biológicos estão menos disponíveis devido ao seu alto preço e às condições especiais de armazenamento. Além disso, eles começam a atuar o máximo possível após alguns meses, por isso não se pode contar com um resultado rápido.
Como lidar com remédios populares?
Caso não seja possível adquirir medicamentos em lojas especializadas, pode-se utilizar meios comprovados que também salvarão a colheita.
- Freixo de madeira... Pode ser adicionado ao solo antes de cavar ou espalhado em pequenas covas. Se estivermos falando de batatas, você pode polvilhar os tubérculos com cinzas.
- Casca de cebola. Matérias-primas disponíveis que você pode começar a coletar com antecedência. Adicione diretamente ao poço.
- Mostarda... Pode ser misturado com os componentes anteriores.
- Ramos de abeto. É melhor espalhá-los pelos corredores.
- Permanganato de potássio... Dissolva quatro gramas em um balde de água, água na nascente.
- Alcatrão de bétula... Para irrigação, diluir 1 colher em 5 litros de água, para tratamento de sementes - 1 colher por litro.
- Sabão de alcatrão... Pode ser esfregado e diluído em água. A solução cria uma película que dificulta a respiração dos insetos.
Outro remédio igualmente eficaz e barato são as infusões de ervas. Para fazer isso, você pode pegar urtigas, dentes-de-leão e calêndula. A grama é rasgada em pedaços e colocada em um recipiente, enchendo-o em dois terços. Água é adicionada ao topo, insistida por três dias e usada para regar durante o plantio. Celandine e absinto dão um efeito mais eficaz, podem ser ingeridos três vezes menos.
As infusões de ervas são diluídas em água morna (a uma taxa de 1 litro por balde) e regam as plantas. Ao mesmo tempo, é necessário observar a medida em tudo, aplicando todas as opções anteriores no máximo duas vezes por mês.
Os remédios populares estão disponíveis para quase todas as pessoas, são baratos e não contêm produtos químicos, e isso é especialmente importante para quem deseja obter vegetais naturais de seu jardim.
Iscas e armadilhas
Além do uso de vários medicamentos e técnicas agrícolas, durante todo o verão, os vermes podem ser destruídos por impacto físico direto.... Observações em laboratório mostraram que o sentido do olfato está bem desenvolvido nas larvas do clicker. Isso pode ser usado para configurar algumas armadilhas. E como isca, você pode usar tubérculos de batata ou beterraba cortados em pedaços.
Você pode fazer iscas da seguinte maneira.
- Você pode simplesmente espalhar as batatas no chão, mas é melhor cortá-las em galhos ou espetos e depois distribuí-las por todo o território.
- Coloque a isca em um recipiente com paredes internas lisas, que deve ser cavado no solo até a borda. Você pode usar latas ou garrafas plásticas cortadas para isso.
- Você pode enterrar a isca até uma profundidade rasa, marcando os locais com pinos ou colocando-a em um barbante.
- Após a colheita, plante algumas raízes de batata, milho ou alface na área. Quando as pragas se tornarem ativas, remova-as junto com as plantações.
- Espalhe pequenas pilhas de palha podre e, depois de alguns dias, colete e queime cuidadosamente.
Todas as armadilhas acima devem ser verificadas periodicamente, destruindo as larvas coletadas e trocando a isca por uma nova. Além disso, as pragas podem ser destruídas com água fervente na hora.
Métodos de prevenção
Como você pode ver, a luta contra um verme exige muito esforço e o uso não de um, mas de vários métodos ao mesmo tempo.... E mesmo os esforços feitos nem sempre ajudam, já que o verme vai fundo no subsolo. Assim, não vai funcionar matar absolutamente todas as larvas e se livrar delas para sempre, você só pode conseguir uma redução em seu número.É por isso é importante tomar medidas precoces contra a disseminação dessas pragas.
Se você planeja trazer solo, certifique-se de que não esteja contaminado. Para fazer isso, você pode cavar uma pequena área com antecedência até uma profundidade de 30 cm ou usar armadilhas com iscas. Em um novo local no primeiro ano de uso, você pode semear uma cultura que as larvas clicker não gostam.
Além disso, o adubo verde ajuda a aumentar a fertilidade do solo. O mesmo pode ser feito para a terra descansar e reabastecer seus recursos.
Se o clima permitir, os vegetais devem ser plantados o mais cedo possível, enquanto as novas larvas ainda não cresceram e as existentes não se tornaram ativas. No tempo frio, o wireworm vai mais fundo, não será capaz de danificar mudas jovens e raízes. A mesma vantagem pode ser aproveitada com o plantio de safras de inverno. Eles ficarão mais fortes antes do início do tempo frio e crescerão mais intensamente na primavera.
No outono, o local deve ser limpo, e isso vale não só para a vegetação, mas também para as raízes que permanecem no solo. É melhor cavar o solo na baioneta de uma pá. Se você tiver tempo, antes que as pragas se aprofundem, algumas delas podem ser removidas diretamente durante a escavação, porque parecem bastante perceptíveis. Todas essas medidas levam ao fato de o besouro se reproduzir em menor número.
O comentário foi enviado com sucesso.