Como alimentar pepinos com falta de magnésio?
O pepino é um dos vegetais mais consumidos. É cultivado em canteiros de jardim no verão e em estufas no inverno. Ao que parece, o que é difícil em cultivar um pepino? Mas na verdade, para que o vegetal não seja só saboroso, mas também útil, ao longo de todo o período de crescimento, é preciso cuidar dele: regar bem, cuidar para que a planta não adoeça, não seja comida por insetos e, claro, fertilizar.
Muitas vezes, devido à falta de minerais e aditivos orgânicos, os pepinos crescem mal, começam a murchar durante a estação de crescimento e, em última análise, os próprios frutos não são tão úteis e saborosos. Na maioria das vezes, os vegetais não têm magnésio. Como determinar a falta de um oligoelemento em uma planta, como fertilizá-lo, será discutido neste artigo.
Sinais de falta de magnésio nos pepinos
O magnésio é um mineral multifuncional frequentemente referido como o mineral da vida. É necessário para pessoas e plantas.
É um dos nutrientes mais importantes para o pepino. A presença de magnésio em um vegetal na quantidade certa contribui para:
- desenvolvimento e crescimento normais;
- floração ativa e configuração correta dos botões;
- boa colheita;
- sem problemas durante a estação de crescimento.
A falta de magnésio em uma planta leva ao fato de que o arbusto não apenas muda - ele interrompe o processo metabólico, aumenta o risco de doenças, o que pode levar a uma safra de má qualidade.
Para determinar se os pepinos não possuem esse oligoelemento, basta examinar o arbusto. Com falta de magnésio:
- diminui a atividade de crescimento;
- os caules da planta são curtos, duros e muito finos;
- as folhas mudam - em vez de uma cor verde brilhante, elas adquirem uma cor verde-amarelada desbotada;
- floração fraca e rara, os botões caem junto com as folhas;
- a planta não consegue acumular energia, pois o processo de fotossíntese fica mais lento, com isso, a quantidade de colheita é reduzida.
A fonte de magnésio para qualquer planta é principalmente o solo em que as sementes são plantadas. Se for saudável, recheado de todos os micro e macro elementos necessários, vitaminas, as sementes absorvem-nos e proporcionam um crescimento bom e ativo.
Segue que antes de começar a plantar sementes ou mudas, você precisa começar a preparar o solo... Vamos analisar quais fertilizantes você precisa escolher.
Visão geral de fertilizantes
Hoje, existem vários preparados à venda que são usados para pepinos. Vamos dar uma olhada nas iscas mais eficazes e mais comumente compradas.
Sulfato de magnésio
É um dos suplementos mais eficazes preferidos pelos agrônomos mais experientes. A preparação contém magnésio na quantidade de 17% e enxofre na quantidade de 13%. A droga é introduzida no solo na primavera, antes de plantar e cavar a terra. Para 1 m² de área de plantio, bastam 10 gramas - de acordo com as instruções, eles devem ser diluídos em uma determinada quantidade de água.
O sulfato de magnésio pode ser usado durante o período de crescimento ativo do arbusto para irrigação. Para fazer isso, novamente, você precisa preparar uma solução. Tome 30 gramas da substância por 10 litros de água. Você pode diluir para pulverizar, mas a quantidade de magnésio deve ser de 15 gramas.
Você precisa pulverizar para que o medicamento escorra pela folha.
Kalimagnesia
Este é o sulfato de potássio-magnésio e está aqui é de 10%. Também é aplicado no solo antes do plantio. Pode ser usado para regar e pulverizar.Para preparar uma solução para irrigação, você precisará de 10 gramas do medicamento por 10 litros de água, e para pulverização - 20 gramas.
Nitrato de Magnésio
O fertilizante contém magnésio (16%) e nitrogênio. Recomendado para fertilizar o solo, regar e pulverizar plantas. Cada alimentação subsequente deve ser feita não antes de 2 semanas depois.
Além das preparações acima, suplementos orgânicos também podem ser usados. Hoje, muitas pessoas preferem fertilizantes naturais: excrementos de aves, esterco, cinzas de madeira.
É aconselhável adicionar aditivos orgânicos ao solo no outono, eles precisam de tempo para se decompor e saturar o solo com as substâncias e elementos necessários.
Remédios populares
Se você não tem oportunidade de alimentar o solo com fertilizantes orgânicos ou comprar aditivos especiais na loja, pode usar remédios populares.
- Infusão de urtiga. Para prepará-lo, você precisará de talos de urtiga que ainda não estão florescendo, biscoitos, fermento e uma crosta de pão amanhecido. A urtiga é cortada e misturada com o resto dos ingredientes, enchida com água em um volume de 1 litro. A mistura está em estado de fermentação por 5 dias. Em seguida, deve ser filtrado e diluído em 10 litros de água. A solução resultante é usada para regar uma vez por semana.
- Infusão de ervas... Eles usam camomila, absinto, enteados de tomate e mil-folhas. Todos os componentes são cortados ou esmerilhados e preenchidos com 10 litros de água. E também é aconselhável adicionar mais um componente - humate, cerca de 1 colher de chá. A solução é infundida por 5 dias. Depois de filtrado, mais cinzas de madeira são adicionadas a ele. A cinza de madeira fortalecerá e nutrirá o sistema radicular com elementos úteis. Pepinos de água com infusão de ervas 1 vez em 7 dias.
Em nenhum caso, não use trepadeiras de campo (é tóxico) e cereais para preparar infusão de ervas, pois eles liberam álcool durante a fermentação.
A alimentação das plantas com ingredientes naturais pode ser realizada durante todo o período de crescimento do vegetal.
Especialistas dizem que com deficiência de magnésio, regar a planta com infusão de ervas dá um bom efeito.
Recomendações
Para dar à planta tudo o que ela precisa e terminar com uma excelente colheita de pepinos saborosos e saudáveis, é necessário seguir as recomendações de especialistas.
- Certifique-se de completar todas as medidas de preparação do solo antes de plantar as sementes no solo. É necessário limpar o solo dos restos das raízes de outras plantas, dos insetos e seus ovos, das ervas daninhas e aplicar fertilizante na quantidade necessária.
- Inspecione os caules e folhas que já brotaram periodicamente. Se forem encontradas folhas doentes, elas devem ser removidas e fertilizadas imediatamente.
- Siga o seu cronograma de rega.
É muito importante aplicar o curativo de cobertura corretamente. Alguns aditivos precisam ser aplicados no solo na primavera, antes de cavar a horta, outros apenas no outono, após a colheita. Isso se deve ao fato de que tanto os fármacos quanto os fertilizantes orgânicos consistem em vários macro e microelementos, cada um dos quais precisa de um certo tempo para entrar em contato com o solo e nutri-lo.
Ao usar determinados fertilizantes, leia atentamente as informações que o fabricante indica na embalagem. Prepare uma solução para regar, o tratamento da planta deve ser estritamente de acordo com as instruções. Caso prefira usar remédios populares, não seja zeloso. Se, após o tratamento, a quantidade de magnésio ultrapassar o normal, o sistema radicular do pepino começará a morrer.
Folhas escuras e onduladas são um sinal de problemas de raízes e excesso de magnésio.
Você pode encontrar mais informações sobre este assunto no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.