Mariposa da fruta: variedades e métodos de luta

Mariposa da fruta: variedades e métodos de luta
  1. Visualizações
  2. Período de atividade
  3. Como lutar?
  4. Medidas de prevenção

Existem muitos parasitas que podem causar sérios danos às plantas. Isso inclui a mariposa. No artigo de hoje, descobriremos como as variedades perigosas de mariposas diferem e também como lidar com elas corretamente.

Visualizações

Por muitos anos, a irritante mariposa opera em muitos jardins e hortas. Muitos residentes de verão enfrentam essa praga. É necessário lidar com isso, tendo notado os primeiros sinais de sabotagem. É impossível atrasar com isso, pois a traça pode causar danos muito grandes à cultura.

Existem várias variedades desta praga comum. Cada um deles tem suas próprias características de comportamento, afeta várias culturas plantadas. A traça da fruta pode ser vista em maçãs, cerejas, ameixas, groselhas, ervilhas e outras plantas.

Para lidar adequadamente com a mariposa, é aconselhável saber exatamente a que tipo ela pertence.

Ervilha

A mariposa da ervilha também é chamada de mariposa da ervilha. Este nome pertence a uma borboleta pertencente à família dos rolos de folha. Seus principais alvos são geralmente ervilhas e lentilhas. A praga devora ativamente os grãos dessas plantações. A traça da ervilha é especialmente comum na Europa Ocidental, Central e Meridional até a Ásia Menor.

O inseto em questão se sente bem em temperaturas de +29 a +37 graus. Esta é uma praga muito prolífica, então você precisa começar a lidar com ela imediatamente após a detecção. Especialmente perigosos não são os adultos, mas suas larvas. O tamanho deste último é geralmente de 12 a 13 mm. As larvas são branco-esverdeadas e têm a cabeça amarelo-mel.

Se você não se livrar desse inseto em tempo hábil, os indicadores de produção podem piorar muito.... Além disso, devido aos ataques do rolo da folha da ervilha, o valor de mercado da cultura diminui e é observada uma diminuição na qualidade das sementes das culturas forrageiras. As perdas de germinação podem chegar a 30-40%. As plantas emergem de sementes danificadas de forma extremamente lenta e, então, podem sofrer danos muito graves devido aos gorgulhos.

Yablonnaya

Outra praga perigosa que afeta principalmente o fruto da macieira. Além disso, a mariposa codling pode ativamente coma frutas de pêssego e ameixa que caem prematuramente das árvores. Por causa disso, é claro, a porcentagem de resíduos agrícolas está crescendo significativamente. Como no caso da ervilha, são as larvas que representam um perigo particular para a cultura. Eles podem ser vistos dentro de frutas danificadas. Nas pessoas, eles são chamados simplesmente de vermes, e as maçãs que são afetadas por eles têm vermes.

A mariposa da maçã é de cor marrom acinzentada. Ela põe ovos de cor verde-esbranquiçada. As lagartas desta praga são de cor rosa claro, têm a cabeça acastanhada e verrugas cinzentas características por todo o corpo. A praga em questão pode ser tratada com sucesso. Existem muitos métodos diferentes para isso. Muitos jardineiros recorrem a tanto às técnicas agrotécnicas como ao uso de produtos químicos especiais.

Se você começar a agir a tempo, terá todas as chances de se livrar dessa perigosa praga de inseto.

Oriental

Mariposa oriental é uma praga quarentenária muito perigosa, que danifica ativamente os frutos e brotos de quase todas as safras de frutas possíveis. Para alimentação, essa praga na maioria das vezes escolhe exatamente safras de pêssego e pêra. Freqüentemente, a mariposa oriental ataca o marmelo. Em áreas onde este perigoso inseto está disseminado, de 50% a 100% da colheita pode ser destruída, o que é um indicador muito grande.

A mariposa oriental parece uma pequena borboleta e suas asas têm uma estrutura quase retangular. A fêmea desta praga é maior do que o macho. As larvas dos insetos em questão são de cor branca leitosa, creme ou rosa pálido. Se o inseto ataca ativamente os brotos, o crescimento da massa verde para de forma perceptível. Essas frutas que conseguiram receber sérios danos da mariposa oriental rapidamente se tornam completamente inutilizável.

Ameixa

Este tipo de praga perigosa escolhe culturas como ameixa, abrunheiro, pêssego, ameixa cereja como forragem. Muito menos frequentemente, a mariposa devora frutos de cereja ou cerejas doces. As lagartas do inseto em questão comem a polpa da fruta. Eles destroem frutas e as poluem com seus resíduos. Os espécimes afetados são caracterizados por maturação prematura. Logo eles simplesmente caem das árvores frutíferas.

Essa praga também pode ser tratada de várias maneiras. Podem ser todos os tipos de soluções agrícolas e métodos mecânicos ou químicos. É muito importante detectar esse parasita a tempo.

Deve-se ter em mente que exteriormente, a mariposa da ameixa é muito semelhante à muito perigosa mariposa oriental... Ele difere apenas em uma cor mais clara.

Linho

Os "pratos" favoritos desta praga são a fibra de linho e o óleo de linho. A traça do linho é comum em todas as regiões onde o linho é cultivado. Acima de tudo, parasita nas regiões Noroeste e Centro.

As larvas da traça do linho são muito perigosas para a colheita. Eles estão acostumados a se alimentar de ovários de botões e flores. O inseto em questão também pode causar sérios danos à produção, por isso é imperativo lidar com ele corretamente.

Pera

Este tipo de mariposa prejudica gravemente as variedades cultivadas, bem como as peras selvagens caucasianas e europeias. A praga especificada devora exclusivamente frutos de pera. São as variedades precoces da cultura que se caracterizam pela máxima susceptibilidade aos ataques deste inseto. O inseto é capaz de causar grandes danos às frutas da pêra, mesmo na fase de lagarta. As perdas máximas são observadas nas zonas de estepe e floresta-estepe. Aqui, a mariposa da pera pode facilmente atingir 80-90% das peras.

Eles estão longe de ser todas as variedades do parasita. Existem muitos outros tipos dessa praga perigosa. Por exemplo, uma traça da soja ou uma lagarta da groselha pode reduzir a produtividade.

Qualquer tipo de borboleta deve ser removido do local o mais rápido possível, usando apenas métodos altamente eficazes.

Período de atividade

Para que o combate à mariposa seja eficaz e traga os resultados desejados, é muito importante saber os períodos durante os quais a praga está especialmente ativa. É nestes momentos que se aconselha a realização de todos os tratamentos necessários ao combate à traça. Vamos aprender sobre o período de atividade usando o exemplo de um rolo de folha de maçã comum.

As borboletas começam a voar e põem ovos ativamente no final da flor da macieira. Em apenas duas semanas, a fêmea pode colocar de 40 a 180 ovos. Este processo ocorre exclusivamente à noite, começando imediatamente após o pôr do sol. A ação continua até meia-noite. Ao mesmo tempo, a temperatura deve ser mantida entre +15 graus Celsius.Se você esperar esse intervalo de tempo e tomar todas as medidas necessárias em tempo hábil para assustar a fêmea, então a postura de ovos, bem como o subsequente desenvolvimento de larvas nocivas, podem ser evitados.

Se estamos falando especificamente sobre a luta contra as lagartas, faz sentido calcular com precisão o momento em que elas saem dos ovos. É necessário não permitir que os insetos penetrem diretamente nas maçãs. Para saber com o máximo de precisão quando as mariposas aparecerão em uma determinada área, você deve começar a rastrear as somas dos indicadores de temperatura efetiva. Vamos ver como isso pode ser feito corretamente.

  1. O primeiro passo é ser claro fixe a data aproximada, quando o valor médio da temperatura por dia excede +10 graus Celsius.
  2. Com base nesta data, você precisará some todos os valores das temperaturas mais eficazes.
  3. Assim que o total atingir 130 graus Celsius ou mais, a borboleta irá voar para fora.... Se o valor for 230 graus ou mais, nesse momento a lagarta deixa seu ovo. É a segunda data que se tornará o início do período em que será necessário realizar de forma especialmente ativa o processamento dos bens do jardim a partir dos ataques da praga em questão.

Absolutamente em cada uma das etapas da atividade do parasita, pode-se recorrer a medidas eficazes adequadas. Para esclarecer o início do verão das borboletas-praga, é permitido colocar no jardim um recipiente cheio de kvass ou geléia fermentada. Pelo menos uma das mariposas (provavelmente, será um macho) irá parar neste recipiente de qualquer maneira.

Como lutar?

Existem muitas maneiras de lidar eficazmente com a perigosa mariposa. Você pode ser um excelente meio de dissuasão com suas próprias mãos, fazer uma armadilha atraente ou usar drogas especiais. Aprenderemos sobre os melhores métodos de controle usando o exemplo de uma praga da maçã.

Desorientação das mulheres

Ao longo de muitos anos de observação, muitos jardineiros foram capazes de descobrir quais flores e plantas estão espantando ativamente a mariposa. Essas plantas conseguem se livrar dos insetos, desorientando as fêmeas durante a postura dos ovos (e não só neste período). Para se livrar desse parasita irritante, é aconselhável plantar absinto ou tansy no círculo próximo ao tronco.

Desde o verão das borboletas, pulverizar com os seguintes meios populares entre os jardineiros será uma maneira muito eficaz.

  • Você pode pulverizar árvores com uma composição de camomila e absinto. Para preparar tal infusão, basta diluir 1 briquete de farmácia em um balde de água.
  • Concentrado de agulhas de pinheiro... Para prepará-lo, você precisará encher uma jarra de litro com agulhas de coníferas, diluir em 2 água e depois insistir nessa composição por uma semana. A seguir, a mistura deve ser filtrada e diluída em um barril de 20 litros.
  • Mistura de alho... É feito de alho, tomate, casca de cebola. Todos os componentes são enchidos com água e depois infundidos por dois dias. Em seguida, a composição é fervida por 30 minutos e levada a um volume de 10 litros.

Esses remédios populares demonstram excelente eficácia na luta contra a mariposa.

Existem também métodos mecânicos eficazes através dos quais é possível afugentar a mariposa. É aconselhável iniciar a luta no outono. Primeiro, você definitivamente precisa limpar e branquear completamente a casca da maçã. Você também deve afrouxar o círculo do tronco. É importante realizar uma pulverização completa sem perder as datas indicadas.

Se você quiser usar meios físicos, pode usar todos os tipos de iscas e cintos de pesca. Essas coisas podem ser compradas em uma loja especializada ou você mesmo pode fazer. Vejamos algumas instruções interessantes.

  • É necessário ingerir 500 g de padanets por 2 litros de água. Essa mistura precisará ser fervida por 30 minutos. Em seguida, outros 0,5 l de kvass são colocados na composição, 250 g de açúcar granulado, 25 g de fermento, 0,5 l de soro de leite são adicionados. Toda a solução deverá ser colocada em um local aquecido e esperar até fermentar.
  • Você também pode preparar 300 g de crostas de pão de centeio, tomar 3 colheres de sopa. eu. açúcar granulado, 20 g de fermento. Todos os componentes devem ser colocados em uma jarra de 3 litros, cheia de água morna e coberta com um pedaço de tecido. A composição deverá ser deixada alguns dias em um local quente. Em seguida, é necessário água e, em seguida, despeje mais um litro de líquido fresco na jarra, acrescentando um pouco mais de açúcar e crostas. Arvoredos fermentados são uma excelente isca para uma praga.
  • Remédio altamente eficaz para vinagre de cidra de maçã... Você precisará diluir 1 copo deste componente em 1,5 litros de água.

A mistura preparada precisará ser despejada em recipientes. É necessário preenchê-los apenas em 1/3. Além disso, esses recipientes devem ser pendurados nas coroas à noite. Pela manhã será possível capturar e destruir as borboletas capturadas. As armadilhas são colocadas na geladeira até o pôr do sol.

Você pode afugentar a mariposa usando preparações especiais. Pela primeira vez, a macieira deve ser tratada com eles justamente no período em que as lagartas ainda estarão no topo das placas de folhas e frutos. Na luta contra o parasita em questão, os seguintes medicamentos populares são muito eficazes:

  • Karate, Kinmix, Sumi-Alpha;
  • Senpai;
  • Aktara;
  • "Confidor";
  • Insegar;
  • "Dimilin";
  • Fipronil;
  • "Aversectina";
  • Mospilan;
  • Fitoverm.

A droga "Mospilan" indicada na lista pode livrar-se da mariposa literalmente uma hora após a aplicação. Um efeito protetor eficaz será suficiente por mais 3 semanas, o que é um indicador muito bom. Além disso, o medicamento especificado não é fitotóxico e é relativamente seguro para o polinizador. Não é recomendado o uso de medicamentos desatualizados com alto nível de toxicidade. Estamos a falar de produtos denominados "Karbofos" ou "Inta-Vir".

Medidas de prevenção

Apesar de existirem meios suficientes para combater a mariposa, seria muito mais sensato não permitir que ela apareça no jardim. Para tanto, faz sentido recorrer a procedimentos simples, mas eficazes.

  • Necessário remover oportunamente a casca morta dos troncos das árvores frutíferas... Por exemplo, a mariposa sempre hiberna sob a casca solta das ameixeiras.
  • Periodicamente, você precisa podar os brotos de uma macieira, um pêssego. São componentes que apresentam sinais de danos.
  • Segundo jardineiros experientes, atrair pássaros pode ser uma boa solução para prevenir o aparecimento e ataques da mariposa.... Primeiro, você precisa fazer o arranjo das casas dos pássaros. As penas devem ser insetívoras.
  • Para uma prevenção eficaz da migração de insetos de uma árvore para outra durante a pupação, é necessário afrouxando o solo sob a copa a cada 10 dias.
  • Recomenda-se colocar armadilhas de feromônios com antecedência, que atrairá fêmeas com odores característicos de pragas masculinas. Assim, os insetos ficarão bem presos. Um dispositivo é suficiente para 4 safras de frutas.
  • É importante coletar periodicamente e certificar-se de queimar absolutamente todo o lixo coletado na horta. Frutas que estão faltando ou apenas secas não devem ser deixadas no chão diretamente sob as árvores ou no lixo. Não é recomendado enviá-los para a fossa de compostagem. A única ação benéfica é queimar essas frutas junto com o lixo.
  • É altamente recomendável manter a saúde das árvores frutíferas sob controle o tempo todoque você cultiva em seu jardim. Assim que você notar os primeiros sinais de ataque da mariposa, será necessário tomar as medidas adequadas imediatamente. Se você negligenciar esta regra simples, logo poderá ficar sem uma grande parte da colheita devido à sua própria desatenção.

Como lidar com a mariposa, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário