Medidas para combater os ácaros da aranha em pepinos na estufa
O ácaro-aranha é um grande problema que quase todos os residentes de verão enfrentam. Se você não tomar imediatamente certas medidas para remover esse inseto, a praga pode destruir muitas plantas em um curto espaço de tempo, deixando você sem uma safra. Iremos dizer-lhe no artigo quais os sinais de aparecimento deste inseto nocivo, bem como de que forma você pode combatê-lo.
Descrição da praga
O ácaro-aranha é um verdadeiro amante de pepino... Ele costuma ser encontrado em suas estufas por residentes de verão que se dedicam à jardinagem.
Para não confundi-lo com qualquer outro inseto, é necessário conhecer exatamente as características de sua aparência. Parece imperceptível e se parece mais com um pequeno ponto insignificante de apenas 1 milímetro, que se move ao longo da planta. Por causa disso, muitos residentes de verão, procurando propositalmente esse inseto nos pepinos, recorrem ao uso de uma lupa.
Sua cor corporal pode ser vermelha, verde, amarelada ou laranja. Além disso, os machos têm um corpo mais alongado e cor desbotada, enquanto as fêmeas são geralmente grandes e podem ser vermelhas ou vermelhas brilhantes. Os maiores indivíduos do ácaro-aranha, se alimentando com dificuldade, podem chegar a 2 milímetros.
As larvas de insetos também são quase imperceptíveis. São transparentes, geralmente de cor verde claro ou verde com impurezas marrons, e manchas pretas localizadas nas laterais. O ácaro-aranha é bastante fértil - em poucas horas pode botar cerca de 500 ovos, por isso, percebendo o aparecimento desta praga, é necessário eliminá-la o mais rápido possível. Os ovos deste ácaro são geralmente amarelos claros ou leitosos.
É a estufa como um espaço fechado que é um terreno fértil para esta praga. Geralmente é quente na estufa, o que contribui para a reprodução ativa da praga glutona, e quanto mais alta a temperatura, mais rápido o embrião desse inseto se desenvolve. A propósito, o ciclo de vida de um ácaro-aranha também depende disso.
Na maioria das vezes, esse inseto nocivo se esconde na parte de trás da folha, o que torna ainda mais difícil detectá-lo se você não procurá-lo propositalmente.
Devido ao fato de o ácaro-aranha não ser muito perceptível, ele costuma ser encontrado tarde. A essa altura, ele já havia criado a maioria dos pepinos, cobrindo-os com teias de aranha, que é o resultado de sua vida.
Para evitar a derrota dos pepinos, você precisa examinar freqüentemente e cuidadosamente suas folhas, e em ambos os lados. É um processo longo e não muito agradável, mas é a única forma de garantir a segurança da sua colheita.
Na maioria das vezes, esse inseto aparece em pepinos devido às altas temperaturas e umidade mínima do ar. Se a temperatura atingir +30 graus e acima, o ácaro-aranha se sentirá o mais confortável possível... Portanto, devido ao amor do ácaro-aranha pelo calor, os residentes de verão que vivem nas regiões do sul precisam ter um cuidado especial.
Sinais de danos à planta
Apesar de não ser o maior inseto em tamanho, pode causar enormes danos aos pepinos e, não se limitando a eles, mude para outras plantas, incluindo berinjela, groselha, morango, bem como petúnia, rosas e hortênsias.
Devido à influência deste inseto, os pepinos começam a murchar, o processo de fotossíntese é confuso e interrompido. O ácaro os esgota sugando todos os nutrientes e se alimentando das células da folha. Por causa do inseto, a planta plantada começa a enfraquecer e sua imunidade diminui acentuadamente.
Devido à diminuição da imunidade, o pepino também pega outras doenças que, junto com o carrapato, literalmente matam a planta. Suas folhas gradualmente tornam-se amarelas e ondulam. Então, pequenas manchas brancas começam a se formar na planta, eventualmente ficam cobertas por teias de aranha.
A teia desse inseto também tem certas características. É repelente de água, tornando mais difícil cuidar de suas plantas.
Nas extremidades das folhas e rebentos das plantas afetadas, será fácil notar um grande número de pequenos insetos que se movem ativamente.
Além de tudo isso, pode aparecer podridão nas folhas da planta, já que esse inseto é o principal portador dos esporos da podridão cinzenta.
Métodos de controle
Produtos químicos
O uso de tais meios é bastante eficaz, entretanto, tais medidas geralmente são utilizadas apenas se não for possível eliminar as pragas usando outros métodos. Eles agem rapidamente, mas apresentam alto nível de toxicidade e podem prejudicar tanto o homem quanto os insetos benéficos e o meio ambiente em geral.
No entanto, observe que não adianta usar o mesmo remédio várias vezes seguidas, pelo fato de o inseto se acostumar rapidamente. Por isso, a composição da solução deve ser alterada periodicamente. Pulverizar a planta uma vez para destruir completamente a praga glutona não será suficiente.
A frequência do tratamento de uma planta com produtos químicos depende diretamente das condições climáticas. Se estiver quente e seco no exterior, recomenda-se realizar o tratamento com mais frequência. No verão, isso é feito todas as semanas para evitar ao máximo o desenvolvimento de larvas e o aparecimento de novos indivíduos. E uma vez que as substâncias estão sujeitas a uma rápida evaporação com o calor, o processamento das plantas com efeito de estufa é efectuado de manhã cedo ou à noite, quando o sol já se pôs.
Os produtos químicos mais eficazes a este respeito são considerados Aktara, Flumite, Apollo, Etisso, Vertimek, Karbofos, Neoron, Nissoran. Esses fundos têm um período de proteção e uma frequência de processamento diferentes, mas sua eficácia é igualmente alta.
Separadamente, observamos que ao processar uma planta com substâncias semelhantes medidas de segurança devem ser observadas. Não os negligencie, use luvas de borracha, máscara e óculos para sua proteção, caso contrário você corre o risco de prejudicar sua saúde.
Além disso, quando a planta está frutificando, não é recomendado o uso desses produtos, caso contrário, a safra ficará imprópria para o consumo humano.
Agentes biológicos
Os agentes biológicos também são altamente eficazes, mas são inúteis para pequenas larvas e ovos, e são usados principalmente contra carrapatos adultos.
Essas substâncias são mais amigas do ambiente do que os produtos químicos mencionados. Na maioria das vezes, eles podem ser usados durante a frutificação.
Os mais populares entre os residentes de verão são preparações biológicas como Akarin, Aktofit, Kleschegon, Kleschevit, Fitoverm e Bitoxibacilina... Todos esses fundos são altamente eficazes e atuam sobre um inseto nocivo no período de 8 a 24 horas. Ao mesmo tempo, esses fundos não causam resistência no inseto, o que permite usar o mesmo medicamento várias vezes seguidas.
Além disso, também são utilizados os inimigos do ácaro-aranha, que são outros tipos de ácaros - amblyseius e phytoseiulus... Você pode comprá-los em quase qualquer floricultura.Essas espécies de ácaros são predatórias e bastante vorazes, razão pela qual são capazes de destruir cerca de 90% ou mais dos insetos nocivos, se usados corretamente.
Você pode adicionar a isso todo o plantio de plantas que os insetos nocivos temem. Se você usar este método em conjunto com agentes químicos ou biológicos, o efeito será garantido. No entanto, essas plantas não têm a capacidade de lidar com pragas por conta própria.
No entanto, o efeito deles é perceptível. As plantas que espantam os ácaros da aranha incluem calêndula, malmequeres, absinto, salsa, alho, cebola, mil-folhas e ciclâmen.
Maneiras populares
Essa também é uma boa opção, que ajuda a se livrar da praga no menor tempo possível. Eles começam a usá-los com mais frequência no momento em que a planta começa a frutificar ativamente. Isso é explicado pelo fato de que os métodos populares são seguros e, com alto grau de probabilidade, não prejudicam os frutos das plantas, mas ainda assim serão úteis para a alimentação.
Calêndula
Para tal ferramenta, você precisará dos seguintes componentes:
- meio balde de flores secas;
- água morna;
- 50 gramas de aparas de sabão em pó.
Primeiro, você precisa misturar flores secas com água levemente aquecida e deixá-las fermentar, o que não levará mais de 2 dias. Depois disso, a solução resultante deve ser bem misturada e filtrada. E só então o sabão pode ser adicionado a ele.
As plantas são melhor tratadas com este agente à noite em tempo seco, não mais do que 1 vez em 7 dias. Nesse caso, é necessário processar apenas o verso das folhas.
Topos de batata
Outra forma eficaz de eliminar insetos parasitas. Para preparar o produto, você precisará de componentes como:
- meio balde de topos de batata;
- água morna.
Todos os ingredientes devem ser misturados e dados infundir... Isso vai demorar um pouco, cerca de 5 horas. Depois disso, o líquido resultante precisará ser completamente filtrado. É isso, a solução está pronta, recomenda-se usá-la para usinas de beneficiamento no máximo 1 vez em 7 a 10 dias.
Tops de tomate
Para fazer essa solução, você precisará de:
- meio balde de topos de tomate;
- agua;
- 40 gramas de sabão de alcatrão ralado.
Inicialmente, os topos devem ser preenchidos com água. Tudo isso precisa ser fervido em fogo baixo por cerca de meia hora. Após resfriar a solução, é necessário adicionar sabão, diluir tudo novamente com água na proporção de 1 para 2. É necessário borrifar pepinos com uma solução semelhante no máximo 1 vez por semana.
Aconite intrometido
Outra ferramenta que é altamente eficaz e ajuda bem no combate aos insetos nocivos. Para fazer isso, você precisará de:
- raízes, folhas ou tubérculos de acônito;
- 1 litro de água.
Em primeiro lugar, uma solução de álcool deve ser preparada a partir da planta. A seguir, 100 mililitros do líquido resultante devem ser diluídos em 1 litro de água. Esta solução deve ser aplicada uma vez por semana.
Hogweed
Para fazer uma solução a partir desta planta, você precisará de:
- 1 quilograma de raízes secas de hogweed, que são colhidas durante ou após a floração;
- 10 litros de água.
As raízes da planta devem ser secas, caso ainda não o tenha feito, e enchidas com a quantidade necessária de água. Depois disso, você precisa deixar a solução fermentar, o que não levará mais de um dia. Depois disso, a solução estará pronta para uso, devendo ser aplicada uma vez a cada 7 a 10 dias.
Raízes de dente de leão
Para preparar esta solução, você precisa de:
- 30 gramas de raízes secas esmagadas desta planta;
- 1 litro de água.
Tudo isso deve ser misturado e insistido por 2-4 horas. Depois disso, a solução pode ser usada, mas não mais do que 2 vezes por semana.
Alho
A ferramenta consome bastante tempo, mas o efeito é perceptível no menor tempo possível. Para fazer esta solução, você precisará de componentes como:
- 2 cabeças de alho;
- 1 litro de água morna.
Pique o alho e adicione a quantidade necessária de água.Este líquido deve ser infundido por cerca de 5 dias, após os quais deve ser bem filtrado e a água deve ser adicionada novamente na proporção de 1 para 2.
Datura ordinária
Para fazer este remédio, você precisará de:
- 0,1 quilogramas de dope seco;
- 1 litro de água.
Depois de misturar tudo isso, deixe a solução fermentar. Após 12 horas, você pode coar o líquido e usá-lo para processar folhas de pepino.
Casca de cebola
Outro método bastante demorado. Para isso, você precisa de um punhado de cascas de cebola e 1 litro de água. Após insistir por 5 dias, coar, adicionar água novamente na proporção de 1 para 2. Depois disso, pode ser usado ativamente para borrifar as folhas da planta.
O cheiro da cebola com certeza espantará os insetos nocivos, o que ajudará a salvar suas plantações.
Gorchak rastejante
Para preparar esta solução, você precisará de:
- 0,1 quilogramas de mostarda desidratada;
- 1 litro de água.
Misture tudo isso e deixe descansar por 10 horas. Em seguida, por analogia com os métodos acima, coar e adicionar água na proporção de 1 para 2. Recomenda-se usar a solução no máximo uma vez por semana.
Quais técnicas agrotécnicas podem ser aplicadas?
Para que as plantas te agradem com uma grande quantidade de colheita, é necessário fornecer boa proteção e cuidado para a estufa em que crescem. Isso ajudará a prevenir o aparecimento de ácaros.
As regras mais básicas para cuidar de plantas de estufa incluem rega cuidadosa, mas moderada de pepinos, adição de curativos necessários com alto teor de potássio e fósforo, sem exagerar na dosagem, ventilação frequente da estufa, bem como remoção de ervas daninhas perto das plantas e afrouxando a terra.
Além do mais, é necessário monitorar cuidadosamente o nível de nitrogênio no solo que está localizado sob a planta. Com o seu excesso no solo, começa a engorda das plantas, ou seja, elas passam a ganhar massa verde ativamente, o que posteriormente prejudica seus frutos.
São essas plantas que o ácaro-aranha dá mais preferência, o que agrava ainda mais a situação.
Além disso, é recomendável monitorar cuidadosamente o nível de umidade da estufa e a temperatura do ar. Também é necessário monitorar cuidadosamente no momento do plantio para que haja uma certa distância entre as plantas. Após a colheita durante o outono, é necessário desinfetar a estufa, tratar a camada fértil da terra com meios e preparações especiais. Também é recomendável remover a camada superior do solo, que dura cerca de 20 centímetros, e trocá-la por uma nova a cada vez.
Além do mais, você também deve ter uma abordagem responsável na escolha da variedade de pepinos. Entre eles, encontram-se os mais resistentes aos ataques ativos de vários insetos nocivos. Estas incluem as variedades Murashka, Benefis, Rodnichok e 5 estrelas. Eles têm alta vitalidade e são capazes de resistir a pragas vorazes por mais tempo.
Profilaxia
Como o ácaro-aranha é uma praga bastante desagradável que causa muitos danos às plantas, é altamente recomendável não negligenciar suas medidas de prevenção, que ajudam a aumentar a segurança de suas plantações.
Inicialmente, é necessário monitorar as condições da estufa, controlando a temperatura nela e a umidade do ar. Este tipo de praga não tolera baixas temperaturas e alta umidade. Por conseguinte, é precisamente nessas condições que deve ser fornecido. Se o nível de umidade na estufa ultrapassar 60%, o inseto morrerá.
No outono, quando a colheita está totalmente colhida, assim como na primavera, quando a neve acaba de derreter, é necessário cavar as férteis camadas verdes na estufa. Isso ajudará a eliminar o desenvolvimento de larvas, que provavelmente permanecerão no solo para sobreviver ao inverno. A escavação não é um processo preventivo muito demorado, mas ajuda a eliminar a possibilidade de desenvolvimento dessa praga.
Preste atenção ao conteúdo de fósforo dos fertilizantes para suas plantações. O ácaro-aranha é o inimigo absoluto desse remédio e, portanto, pode e deve ser usado ativamente.
Além disso, a folhagem que sobrou dos pepinos não precisa ser guardada para posterior inserção na silagem. Queime-o para que o carrapato que possa permanecer nele seja completamente exterminado.
Elimine de forma diligente e completa as ervas daninhas e outras plantas desnecessárias, e plante junto às suas plantações aquela vegetação que espantará os insetos nocivos, evitando o seu aparecimento. Dilua as plantações de pepino na estufa com tomates. Também ajuda a se livrar e repelir os ácaros da aranha.
Também não é recomendado exagerar com produtos químicos. Recomenda-se usá-los somente se outros métodos de controle de pragas não ajudarem. Em outros casos, use remédios biológicos e populares para salvar suas plantas dos carrapatos e obter uma boa e, o mais importante, uma colheita segura para o corpo, adequada para o consumo humano.
Para obter informações sobre como se livrar dos ácaros da aranha em pepinos em uma estufa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.