Ácaro-aranha nos tomates e a luta contra ele
Os ácaros da aranha são um grande problema para muitos residentes de verão e suas plantações. Por que essa praga aparece e como lidar com ela, contaremos no artigo.
Descrição da praga
Os ácaros da aranha são visitantes frequentes das estufas dos residentes de verão. Muitas vezes pode ser visto em tomates, pepinos, morangos, berinjelas e algumas flores. Ele é capaz de causar danos tremendos às plantas.
Esta praga é difícil de notar no início de seu aparecimento. É pequeno e parece um pequeno ponto, cujo tamanho não é superior a 2 milímetros. Freqüentemente, para encontrá-lo, os residentes de verão examinam as plantas usando uma lupa.
A cor do corpo do ácaro-aranha pode ser vermelho, verde, amarelo ou laranja. Suas larvas se distinguem pelo desbotamento de suas cores, também será difícil percebê-las.
Percebendo o aparecimento de um ácaro-aranha em sua planta, você precisa lutar contra ele com urgência. De fato, em um curto espaço de tempo, essa praga pode colocar cerca de 500 novos ovos, especialmente porque a estufa é um local ideal para sua reprodução, devido à alta temperatura e baixa umidade.
Além do mais, devido aos ataques dessa praga, novas doenças se formam na planta. Eles atrapalham o processo de fotossíntese, e também ocorre uma diminuição da imunidade, o que aumenta a chance de pegar novos vírus. Tudo isso prejudica o estado da fruta e do próprio plantio.
Razões para o aparecimento
Os ácaros da aranha podem aparecer nos tomates tanto na estufa quanto ao ar livre. Na maioria das vezes isso acontece devido ao fato de que o residente de verão adquire mudas já sabidamente infectadas, nas quais há larvas. É difícil notar sua presença imediatamente, devido ao fato de que o carrapato pode se esconder de olhos curiosos, seja no solo ou nas folhas.
Além disso, também pode surgir pelo fato de o terreno onde estão localizadas as plantas plantadas já estar infectado, ou seja, a praga nele parasitar previamente, e simplesmente se esconder no solo ou nos restos de a colheita do ano passado em antecipação aos melhores tempos.
Isso também acontece, porque se livrar de um carrapato não é fácil. Para evitar que isso aconteça, você precisa curar a Terra usando certos métodos preventivos.
O ácaro-aranha também aparece em áreas onde crescem muitas flores silvestres e várias ervas daninhas, nas quais ele adora parasitar.
Na maioria das vezes pode ser encontrado em estufas, o que ocorre devido à alta temperatura e à falta de movimento das correntes de ar.
Um ácaro pode aparecer rapidamente, mas livrar-se dele e tratar as plantas afetadas por ele demorará muito mais. E portanto você precisa prestar muita atenção em ambas as plantas de processamento e verificá-las quanto à presença dessa praga.
Sinais de derrota
A princípio, será um tanto difícil descobrir que um ácaro-aranha se espalhou na planta, devido ao fato de seu tamanho ser pequeno. No entanto, em breve você poderá determinar isso pelas condições da cultura e de suas folhas. O ácaro infecta a planta alimentando-se de suas células e esgotando seu suprimento de nutrientes. No final, ele para de crescer e logo morre.
É possível determinar a presença dessa praga glutona em sua planta por uma série de fatores.
-
Manchas descoloridas nas folhas. Gradualmente, suas cores deixam de ser monocromáticas.
-
O aparecimento de pequenos pontos transparentes nas folhas. Sua secagem e queda.
-
O aparecimento de uma teia fina, que é o resultado do processo de sua vida.
Para encontrar o carrapato em si, você deve tentar muito, pois seu tamanho é pequeno. Para isso, é necessário examinar cuidadosamente cada folha, a saber: sua parte inferior. Este processo é bastante demorado, mas desta forma você pode proteger definitivamente suas plantas e detectar a praga a tempo.
Com que ajuda para lutar?
Produtos químicos
O uso de tais meios é mais frequentemente utilizado apenas se não houver outra saída. São altamente tóxicos, que, se usados de forma incorreta, podem prejudicar o meio ambiente, a planta e, se as regras de segurança forem negligenciadas, até o homem.
No entanto, apesar de tudo isso, os produtos químicos são altamente eficazes na luta contra os carrapatos. Muitas vezes são pulverizados com plantas, estufas tratadas antes de plantá-los.
Normalmente, para usar produtos químicos, compram vários medicamentos de composições diferentes ao mesmo tempo. Pulverizar a planta uma vez para se livrar completamente do carrapato não será suficiente, e tratar a planta com o mesmo agente várias vezes é inútil, já que o ácaro rapidamente desenvolve o vício por eles.
Entre os produtos químicos, os mais eficazes e mais procurados são os seguintes:
-
Actellik;
-
Oberon;
-
Flumite;
-
Aktara;
-
"Nissoran".
É necessário realizar o processamento com esses meios, dependendo das condições meteorológicas e climáticas da sua área. No sol escaldante e no calor, por exemplo, as plantas devem ser tratadas pelo menos uma vez por semana. Isso é feito na maioria das vezes de manhã cedo, antes do nascer do sol, ou à noite, após o pôr do sol, para que as substâncias não evaporem muito rapidamente. Nesse caso, com o auxílio de produtos químicos, é imprescindível o uso de luvas, máscara, roupão e óculos, para não prejudicar a saúde.
Além disso, esses fundos não podem ser usados durante o período de frutificação. As frutas após esse processamento provavelmente não serão comestíveis.
Agentes biológicos
Esses medicamentos têm muitos benefícios. Eles não são prejudiciais ao homem, às frutas, ao meio ambiente e aos insetos benéficos. É permitido usá-los durante o período de aparecimento ativo das frutas, mas o efeito de sua ação pode não ser tão rápido quanto o das preparações químicas.
Entre esses fundos, os residentes de verão distinguem especialmente os seguintes medicamentos:
-
Aktofit;
-
"Kleschegon";
-
Fitoverm;
-
"Artesanato".
Além disso, você pode recorrer ao uso de fitófagos - este é o nome de uma variedade de ácaros predadores que se alimentam de pragas de aranha. Você pode comprá-los em qualquer loja associada a jardinagem. A eficácia de tal ferramenta é muito alta; se usada corretamente, pode evitar 90% das pragas!
Métodos tradicionais
Esses fundos são menos onerosos, eles levam uma variedade de componentes que só podem ser encontrados à mão. Se você usá-los junto com agentes químicos ou biológicos na luta contra os ácaros, o resultado não demorará a chegar. Apresentamos uma visão geral dos remédios populares mais populares na luta contra os carrapatos.
Álcool
Você precisará de 2 colheres de sopa de álcool 96-98% e um litro de água. Tudo isso precisa ser agitado, após o que a planta pode ser pulverizada. As plantas precisam ser tratadas para maior efeito várias vezes em intervalos de uma semana.
Aloe
Você vai precisar do suco dessa planta, espremido de 2 quilos de suas folhas, 10 litros de água e 25 gramas de raspas de sabão. Tudo isso deve ser bem misturado. A pulverização com essa solução pode ser realizada durante toda a temporada em intervalos de uma semana.
Cebola
Essa solução exigirá 200 gramas de casca e 4 litros de água aquecida. Os componentes devem ser misturados e a solução deve ser infundida, o que levará cerca de 5 horas. Para para se livrar de pragas, o tratamento deve ser realizado com esta ferramenta uma vez por semana.
Tabaco
Para essa solução, você precisará de 400 gramas de folhas de tabaco e vários litros de água. Misture os ingredientes e deixe fermentar por cerca de um dia, após o qual as plantas podem ser processadas.
Medidas de controle agrotécnico
Para evitar o aparecimento de ácaros em suas plantas e, por fim, desfrutar de um grande número de frutas, é necessário cuidar bem da estufa.
Tente inspecionar as plantas em busca de pragas com a maior freqüência possível. Remova as folhas afetadas. Será melhor desenterrar arbustos infectados para que a infecção não se espalhe mais.
Monitore as condições dentro da estufa. Monitore a temperatura e a umidade. O ácaro-aranha não tolera uma grande quantidade de umidade e não trata bem as baixas temperaturas - na presença de tais condições, é improvável que adira à sua estufa.
Certifique-se de desinfetar sua estufa após a colheita no outono, pois esse inseto pode se esconder no solo enquanto espera o inverno. No outono e no início da primavera, é recomendável desenterrar as camadas de terra para impedir a propagação de pragas.
Profilaxia
Para evitar o aparecimento de ácaros em suas camas, você deve prestar muita atenção às medidas preventivas.
Inicialmente, inspecione cuidadosamente as mudas adquiridas para evitar plantas contaminadas.
Queime a folhagem afetada das plantações, não a use como fertilizante ou qualquer outra coisa. Assim, você pode impedir o surgimento e o desenvolvimento das larvas.
Tire as ervas daninhas e afrouxe o solo regularmente, remova todo o excesso de vegetação, como as ervas daninhas, pois é nelas que essa praga mais frequentemente começa a aparecer.
Plante seus tomates de forma que haja uma certa distância entre eles. Nesse caso, mesmo que o carrapato comece, será difícil para ele destruir todas as plantas por causa das dificuldades de movimentação entre os arbustos.
Preste atenção em fertilizar suas plantas. É melhor usar aqueles que contenham fósforo. O ácaro aranha o odeia e, portanto, quanto mais fósforo houver no solo, melhor será para você e suas plantas. É improvável que a praga sobreviva nessas plantações. Além disso, não se esqueça de outras substâncias que os tomates requerem. Eles ajudam a fortalecer a planta, aumentando assim sua resistência a diversas pragas e doenças.
O comentário foi enviado com sucesso.