Descrição de doenças e pragas de pepinos na estufa
Muitos jardineiros enfrentam problemas como a doença do pepino. Atualmente, existe um grande número de infecções diferentes que podem afetar essa cultura. Hoje falaremos sobre as doenças que os pepinos sofrem com mais frequência em estufas e como lidar com elas.
Doenças e seu tratamento
A seguir, analisaremos a descrição, principais sinais, características de várias doenças dessas plantas. Eles vêm em diferentes tipos, na maioria das vezes pés de pepino sofrem de infecções fúngicas e bacterianas.
Antracnose
A antracose também é chamada de cabeça de cobre. É causada por um fungo e é considerada uma infecção viral bastante perigosa, na qual caules, frutos e folhagens são afetados. As folhas e o caule são gradualmente cobertos por manchas amarelas. Com o tempo, essas áreas começam a crescer.
As áreas afetadas secam e caem, formando buracos nas folhas. Nos frutos, formam-se manchas oblongas marrons e rosadas. Eles podem ser de vários tamanhos. Existem diferentes métodos de lidar com a antracnose. Para curar a vegetação, é melhor usar medicamentos antifúngicos prontos: Fitosporin, Topaz, Poliram.
Recomenda-se que o tratamento com esses agentes seja realizado com roupas de proteção e máscara.
Peronosporose
Esta infecção fúngica interrompe o processo de fotossíntese nas plantas, resultando em morte rápida.... A peronosporose pode aparecer em qualquer estágio de crescimento. É transmitido por via aérea. A doença afeta principalmente as folhas. Pontos de várias formas aparecem neles. Na maioria das vezes, são de cor verde-amarela.
No verso das placas de folha, uma flor de cor roxa ou cinza-esbranquiçada aparece. Gradualmente, as manchas crescem. Eles começam a se conectar uns com os outros. Como resultado, a folha fica completamente amarela e seca. Para combater esta doença, fungicidas químicos podem ser adequados. Então, você pode usar "Lucro", "Ridomil", "Fitosporin M".
Fusarium murchando
Esta doença freqüentemente afeta pepinos de estufa. Ao mesmo tempo, a vegetação torna-se lenta, as folhas caem. Na maioria das vezes, isso ocorre devido a danos ao sistema vascular das plantas por um fungo prejudicial. Mas às vezes pode ocorrer murcha devido ao solo excessivamente denso.
Com o tempo, os arbustos começam a perder sua rica cor brilhante, tornam-se pálidos e fracos. Uma flor de cor rosa aparece na zona da raiz. Se a planta não começar a sarar a tempo, ela simplesmente morrerá. Para combater esta doença, o melhor é usar os produtos químicos "Integral", "Planriz".
Ascochitose
Esta doença também é fúngica. Pode ser transmitido tanto pelo ar quanto pelo solo. Geralmente ocorre durante o período de maturação da fruta. Neste caso, as bordas das placas foliares são cobertas por manchas cinzentas, que se espalham gradativamente por toda a superfície da folhagem. E também nas áreas afetadas, podem aparecer manchas de cor escura. Depois disso, o fungo nocivo começa a danificar o caule e as raízes. Os vegetais escurecerão e ficarão inutilizáveis.
Para destruir a ascocite, podem ser usados preparações bacteriológicas prontas, incluindo Trichodermin e Fitosporin. Nos estágios iniciais, os pepinos podem ser curados com remédios populares simples.
Bacteriose
Esta doença também é chamada de manchas angulares. É viral. Os portadores podem ser humanos e insetos, bem como chuva e vento. A bacteriose está se desenvolvendo ativamente em condições de alta temperatura e alta umidade. A planta pode ser afetada em qualquer estágio de crescimento. Ao mesmo tempo, um grande número de pequenas manchas angulares de cor amarela aparecem na vegetação. Com o tempo, começam a escurecer, adquirindo uma coloração marrom. O muco se forma na parte de trás da folhagem.
Além disso, as partes afetadas secam e caem, como resultado, apenas as veias permanecem. Pepinos param de dar frutos e morrem rapidamente. Para curar uma cultura, você primeiro precisa reduzir os níveis de umidade... Todas as áreas afetadas são removidas. Em seguida, é realizado o tratamento com medicamentos. Além disso, é melhor usar inseticidas e fungicidas ao mesmo tempo para obter o efeito máximo. A melhor opção será os fundos "Kuproksat", "Actellik", "Fitolavin", "Baylon".
Cladosporium
A doença também é chamada de mancha marrom-oliva. Isto é fungo viral. A cladosporia geralmente é causada por níveis excessivos de umidade. Manchas marrons com bordas amarelas são formadas na folhagem entre as nervuras.
Gradualmente, eles ficam cobertos de flores. O fungo pode rapidamente assumir o controle de toda a planta. Com o tempo, atinge também os frutos, que ficam irregulares, recobertos por manchas de tom oliva. Para curar pepinos, você pode usar a droga "Oxyhom".
Durante a temporada, você precisa realizar 3-4 tratamentos em intervalos de 10-13 dias.
Podridão radicular
Esta doença fúngica ocorre devido ao excesso de umidade. Ela afeta o sistema radicular da vegetação, o que leva à sua morte precoce. É muito difícil reconhecer a podridão nos estágios iniciais. Em caso de derrota, a base do caule ficará mais fina, uma flor de tonalidade amarela aparecerá no mesmo local. Rachaduras começarão a se formar no rebento central. Na superfície da terra, você pode ver raízes marrons amolecidas.
As placas foliares inferiores tornam-se letárgicas, como resultado, a planta para de se desenvolver e morre. Pesticidas químicos (Previkur) devem ser usados para combater o apodrecimento das raízes. Após cinco dias, os pepinos devem ser regados com uma solução com a preparação "Fitolavin" (para 10 litros de água, 20 mililitros de substância). Para restaurar o solo após esses produtos químicos, você pode usar o remédio "Gamair".
Esclerotinia
A doença também é chamada de podridão branca. É causada por um fungo que surge devido aos altos níveis de umidade. A parte superior da planta começa a murchar e o processo de decomposição ocorre na parte inferior do caule.
As folhas perdem sua cor rica, tornam-se aquosas. Com o tempo, todo o arbusto fica coberto por uma flor branca. Como resultado, os pepinos morrem completamente. Todas as peças danificadas são necessárias cortado e queimado. Em seguida, é necessário realizar o processamento da cultura com as preparações químicas "Profit Gold" ou "Hom".
Podridão cinzenta
Esta doença fúngica afeta as folhas. Um grande número de manchas marrons aparecem em sua superfície. Em seguida, eles são cobertos por uma flor cinza. A planta começa a apodrecer e depois morre.
A podridão cinzenta requer um tratamento complexo e complexo. Todas as partes afetadas são imediatamente removidas e incineradas. Em seguida, os pepinos danificados são totalmente processados com compostos químicos e biológicos. Você pode usar os medicamentos "Koniotirin", "Hom", "Trichodermin". Além disso, a pulverização deve ser realizada tarde da noite ou no início da manhã.
mosaico
Essa doença viral perigosa pode se desenvolver o mais rápido possível. O principal vetor são os pulgões. Pontos escuros e claros aparecerão na folhagem, que se assemelham a uma imagem em mosaico.
Além disso, as folhas são deformadas, sua superfície torna-se acidentada. Os arbustos perdem sua cor rica e morrem. Em caso de derrota, você pode usar remédios populares caseiros. Uma solução com sabão de alcatrão seria uma excelente opção.... É necessário dissolver um pedaço grande desse sabão em 10 litros de água limpa. A pulverização é realizada com a composição acabada.
O procedimento deve ser repetido várias vezes em intervalos curtos.
Oídio
Esta infecção fúngica pode se espalhar rapidamente por toda a vegetação. Pequenas manchas brancas aparecem nas folhas do pepino. Eles ficam maiores com o tempo. A folhagem gradualmente se enrola e seca.
Em seguida, o fungo assumirá os frutos e os caules dos pepinos. Um processo ativo de decomposição começará, após o qual a vegetação morrerá. Para combater o oídio, você pode usar preparações biológicas: "Topázio", "Bayleton".
Pragas e a luta contra elas
Os pepinos são freqüentemente afetados por várias pragas.
- Pulgão... Esse parasita costuma infectar pepinos. Pulgões são pequenos insetos sugadores. Como regra, colônias inteiras podem ser vistas nas plantas de uma vez. A praga pode aparecer na cultura no início do verão. Alimenta-se dos sucos da vegetação, razão pela qual começa a murchar rapidamente, enfraquece e diminui o seu desenvolvimento. As nervuras das folhas mudam de cor, a folhagem começa a enrolar e a secar, os caules podem dobrar. Para se livrar dos pulgões, você pode usar vários remédios populares. A melhor opção seriam infusões preparadas à base de casca de cebola, dente de leão, cinza de madeira. Além disso, para maior eficiência, a composição deve ser diluída com sabão em pó amassado. Lembre-se de que também é necessário destruir oportunamente as formigas, que são os principais portadores dos pulgões.
- Mosca branca... Esse parasita se comporta da mesma maneira que os pulgões. A mosca branca vive em colônias inteiras na parte inferior da folhagem. Alimenta-se de sucos de plantas, por isso aparecem manchas brancas, depois as folhas começam a enrolar, secar e cair. Além disso, a praga secreta um líquido doce especial que também pode prejudicar os arbustos. Promove o aparecimento de oídio e podridão cinzenta na vegetação. Para se livrar do parasita, você também deve processar pepinos com remédios populares. A melhor opção seria uma solução com sabão em pó e água limpa (na proporção 1: 6). E você também pode pendurar armadilhas de cola especiais em estufas de policarbonato. Às vezes, os preparados prontos são usados imediatamente: "Iskra", "Actellik", "Biovert", eles permitem remover rapidamente a mosca branca.
- Ácaro-aranha. O inseto deixa uma teia branca e fina na planta. Além disso, ele suga ativamente todos os sucos dos pepinos. A folhagem está coberta de manchas de leve tonalidade. Depois fica completamente amarelo, seca e cai. Na maioria das vezes, os ácaros-aranha aparecem em climas secos com altas temperaturas. Para combater essa praga, é melhor usar inseticidas prontos: Karbofos, Akarin. As plantas afetadas são tratadas por pulverização. Freqüentemente, os jardineiros polvilham os pepinos com remédios caseiros preparados com sabão em pó, alho ou cascas de cebola.
- Thrips... Os insetos se escondem em folhas e botões. Eles sugam gradualmente todos os sucos da cultura. Os tripes podem voar por todo o local e danificar outras plantações. Quando danificado, um grande número de pequenas manchas de cor cinza-branco aparecerá na folhagem. Eles crescem e se fundem entre si, depois escurecem e caem, formando buracos de vários tamanhos. O crescimento da vegetação diminui muito e começa a frutificar mal. Os vegetais maduros têm formato irregular. Para se livrar dos tripes, vale a pena tratar com inseticidas químicos: Confidor, Fitoverm, Aktellik, Iskra. E também uma boa opção seria colocar armadilhas de cola na estufa.
- Wireworm... A praga se alimenta das raízes dos pepinos. Nesse caso, o uso de produtos químicos será absolutamente inútil.Quando um verme aparece, deve-se soltar completamente a área próxima ao tronco, para remover as pragas. No outono, vale a pena fazer uma escavação profunda do solo, isso ajudará a destruir as larvas. Você pode processar a vegetação com remédios populares. E também é recomendável aplicar fertilizantes com nitrogênio, cinza de madeira, que evitam o reaparecimento do verme.
- Lesmas... A principal razão para o aparecimento desses moluscos nocivos nos pepinos é a alta umidade. As lesmas comem plantas jovens, o que as faz enfraquecer e morrer. Para se livrar deles, você pode colocar salsa, coentro, pimenta entre as fileiras de pepino, eles espantam o parasita. Uma forma mais eficaz de combate será o uso de produtos químicos: "Ferramol", "Comedor de lodo", "Etisso". Em vez deles, às vezes são usados curativos especiais, que contêm cálcio. Em qualquer caso, é necessário fazer uma solução médica estritamente de acordo com as instruções.
- Medvedka... Um inseto tão grande pode atingir um comprimento de 6 a 8 centímetros. Pode destruir a maior parte das plantações do local em um curto espaço de tempo. Na maioria das vezes, quando um urso aparece, movimentos inteiros aparecem no solo. É permitido combatê-lo tanto com remédios populares quanto com produtos químicos. No primeiro caso, é melhor preparar uma solução medicinal com sabão em pó amassado e sabão em pó. A substância resultante é despejada nas tocas. No segundo caso, você deve tomar drogas como Boverin, Thunder, Prestige, Aktara.
- Nemátodos da galha. Esses pequenos vermes brancos atingem um comprimento não superior a 2 mm. Na maioria das vezes, eles aparecem quando a umidade é muito alta. Os nematóides da galha vivem no solo e, por meio dele, infectam pepinos. Os rebentos e a folhagem ondulam, as raízes tornam-se fracas e muito finas. O crescimento das plantas é muito mais lento. Além disso, a praga prejudica os processos metabólicos nas plantas, pois elas não podem receber todos os componentes nutricionais necessários. Para curar a cultura afetada, você deve comprar os medicamentos "Fosfamida", "Mercaptophos". E também alguns jardineiros escavam arbustos e os mergulham em água aquecida, em temperaturas acima de 40 graus Celsius, os nematóides morrem rapidamente.
Os pepinos costumam ser danificados por roedores. Camundongos e ratos comem facilmente o sistema radicular e os frutos maduros da colheita. E também são portadores de muitas doenças perigosas. Para destruí-los, é melhor usar drogas imediatamente: "Mortorat", "Golias", "Krysid".
Às vezes, os jardineiros colocam galhos de sabugueiro em seu local, eles espantam os roedores.
Medidas de prevenção
Para proteger os pepinos de várias doenças e pragas, vale a pena tomar medidas preventivas oportunas. Antes de plantar sementes de pepino, você deve inspecioná-las cuidadosamente para ver se há danos. Se houver sementes infectadas, elas serão destruídas imediatamente. E também imediatamente antes do plantio, as sementes e as mudas devem ser tratadas com desinfetantes e fungicidas.
Lembre-se de que diferentes organismos prejudiciais podem viver no solo do jardim, portanto, o solo deve ser preparado antes do plantio... Para isso, o terreno é tratado com uma composição com cal ou uma solução de armazenamento especial. Você não deve plantar pepinos no mesmo lugar por vários anos consecutivos. Antes de plantar, é recomendável desinfetar toda a estufa ou estufa. Não se esqueça que após o plantio, os canteiros de pepino precisam ser capinados regularmente, é preciso afrouxar o solo, aplicar fertilizantes. Não regue muito os arbustos, pois isso pode levar ao desenvolvimento de infecções fúngicas. A rega é feita apenas na raiz, não se pode derramar água nas próprias plantas.
Muitos jardineiros aconselham fazer tratamentos preventivos com preparações biológicas. Para isso, os melhores são os meios "Alirin-B", "Glyokladin", "Trichocin". Eles ajudam a proteger a vegetação contra o murchamento, a podridão das raízes, o oídio e a antracnose.Às vezes, para prevenir doenças, os arbustos são borrifados com soluções com fungicidas químicos, que contêm cobre. As opções mais populares são Bordeaux líquido e Hom, que fornecem proteção confiável para arbustos de pepino.
Qualquer doença na estrutura de uma estufa pode facilmente destruir todas as plantações nela, portanto, se forem encontradas plantas infectadas, medidas adequadas devem ser tomadas imediatamente para não perder toda a cultura.
O comentário foi enviado com sucesso.