Como lidar com uma mariposa em uma groselha?
O fogo da groselha é uma praga comum em arbustos de jardim. As groselhas são especialmente prejudiciais. Qual a aparência desse inseto, quais sinais indicam sua aparência e como lidar com isso, diremos no artigo.
Qual é a aparência de uma praga?
O vaga-lume groselha é uma família de borboletas nocivas que pertencem à ordem dos lepidópteros e causam grandes danos ao jardim. No momento, existem aproximadamente 6.200 espécies desse inseto. A traça é freqüentemente encontrada em plantas como groselhas, groselhas, peras, figos e outras.
É uma grande borboleta, que é um inseto com asas cinza-amarronzadas, e antenas podem ser encontradas em sua cabeça. Sua envergadura pode variar de 24 a 36 mm.
Se falamos sobre a postura desse inseto, então em um determinado momento ele é capaz de botar cerca de 200 ovos. Ao mesmo tempo, apenas uma geração de parasitas se desenvolve totalmente em uma estação. Porém, em condições favoráveis, que são altas temperaturas e baixos níveis de umidade, existe a probabilidade do desenvolvimento de uma segunda geração.
Vale citar as larvas dessa lagarta, pois são as principais pragas. A mesma borboleta adulta é absolutamente inofensiva - o único problema é que é por causa dela que aparecem as lagartas parasitas.
A lagarta do vaga-lume é verde ou verde-amarelado e tem a cabeça preta. Seu corpo é totalmente coberto por pequenas vilosidades. O tamanho desta lagarta é de 5 centímetros, mas são encontrados principalmente indivíduos menores. Se você controlar a situação, esse inseto pode destruir cerca de 80% das plantas, simplesmente se alimentando de sua folhagem.
Após a fase de lagarta, o inseto transforma-se em pupa, o que ocorre após um mês ou menos. O tempo de transição para um novo estágio depende apenas da temperatura do ar: quanto mais alto o indicador no termômetro, mais rápida será a transição. A pupa desta borboleta tem cerca de 3 centímetros de comprimento, é de cor verde claro e está localizada em um casulo frouxo. Esta fase dura aproximadamente 2 semanas, então aparecem as borboletas adultas e maduras.
Ao longo do inverno, essa praga também se mantém na forma de pupa, que se distingue por uma cor acastanhada, com textura semelhante a pergaminho.
Sinais de infecção
Reconhecer a aparência de um fogo em um arbusto de groselha não é difícil. Isso é evidenciado por vários sinais.
Assim, nas folhas e nos rebentos da groselha, é fácil ver uma fina teia de aranha que vai entrelaçando gradativamente toda a planta, bem como os restos das películas das larvas e a atividade vital do parasita, que exalam um odor desagradável . Nesse caso, os resíduos verdes da planta geralmente ficam no solo. Além disso, é possível observar que os frutos da plantação, que vão secando gradativamente, começam a se deteriorar rapidamente e posteriormente caem.
Não é difícil encontrar as próprias lagartas na planta.
Remédios populares
Os métodos tradicionais de lidar com os bombeiros não são famosos por sua eficácia. Eles só conseguem salvar suas plantas se a situação não for negligenciada e você conseguir encontrar o inseto nocivo em tempo hábil, ou seja, antes que ele tivesse tempo de se reproduzir completamente.
Então, você pode assustar o fogo com a ajuda de uma solução baseada em mostarda seca... Você precisará de 100 gramas do produto e um balde de água.Em seguida, ele precisa ser mexido e insistido por cerca de 2 dias em um local quente. Após este tempo, a mistura deve ser diluída com uma quantidade adicional de água na proporção de 1 para 2, após o que as plantas podem ser tratadas.
Será útil usar e mistura de coníferas. Para preparar este remédio, você precisará coletar 200 gramas de agulhas, adicionar 2 litros de água pré-aquecida. A mistura deve ser infundida por 7 dias, mexendo periodicamente. Após 7 dias, a solução é filtrada e diluída com água na proporção de 1 para 10.
As plantas podem ser pulverizadas a cada 7 dias durante a fase de floração.
Você também pode usar matérias-primas como tabaco... Para preparar o produto, serão necessários 400 gramas do componente principal, que deve ser despejado em um balde de 10 litros de água. Tudo isso deve ser infundido por 2 dias, após os quais a mistura é novamente diluída em 10 litros de água. Começando com a floração, os arbustos de groselha são tratados com a composição, fazendo isso em intervalos de 7 dias.
Será útil usar e cinza de madeira, para se livrar das chamas em seu jardim. Para a solução, você precisará de 1 quilo do componente e um balde de água. Tudo isso deve ser bem misturado e deixado em infusão por 7 dias. Depois de uma boa tintura, eu filtro o produto, depois as plantações são borrifadas durante o período de formação do ovário. Para maior estabilidade da solução, geralmente são adicionadas algumas gotas de sabonete líquido.
Muitas vezes, para eliminar o fogo, eles usam e pó de piretro.
Com essa ferramenta é necessário pulverizar os arbustos, eles fazem isso em intervalos de uma semana.
Outra solução popular é baseada em camomila... Para preparar o produto, serão necessários 50 gramas de camomila de farmácia e 5 litros de água quente. Dentro de 2-3 horas, a solução deve ser infundida, esfriando ao longo do caminho, após o que pode ser usada em plantas.
Além disso, existem várias outras maneiras de espantar o fogo do seu jardim.
Para um deles, você precisará construir armadilha de luz, para isso pintando uma caixa de papelão comum com luz amarela brilhante e aplicando cola nela. Esse dispositivo precisará ser colocado próximo a um arbusto ou sob lanternas, onde insetos nocivos voarão.
Outro assistente é mais velho... Um ramo dessa planta com inflorescências deve ser colocado na parte central do arbusto, o que vai espantar os parasitas. O sabugueiro também é adequado para a preparação de soluções. Você precisará de 10 gramas de flores de plantas secas e um litro de água.
A solução deve ser infundida por cerca de 2 dias, após o qual é filtrada e aplicada nas plantas.
Como lidar com produtos químicos?
Os métodos químicos ajudarão a se livrar do fogo muito mais rápido do que os remédios populares. Eles são altamente eficazes e de ação rápida. Você só precisa processar a planta uma vez para ter certeza disso. No entanto, os produtos químicos também têm suas desvantagens. Eles não são seguros para os humanos e o meio ambiente em geral. Usando-os, você se livrará não apenas de insetos nocivos, mas também de insetos úteis. Portanto, o tratamento químico é necessário apenas em casos avançados.
Então, para insetos adultos, produtos químicos como "Actellik", "Decis Profi", "Engio" e outros... Estes são produtos químicos de contato recomendados para uso com medicamentos sistêmicos para maior eficácia - incluem, por exemplo, Aktara e Confidor Maxi.
Para lidar com as lagartas do fogo, meios como, por exemplo, "Lepidocida" e "Match".
Usando esses meios, certifique-se de observar a dosagem, siga as instruções, e também não negligencie as normas de segurança e use equipamentos de proteção individual: máscara, óculos, luvas de borracha, respirador.
Além disso, não trate com produtos químicos a uma temperatura do ar acima de +25 graus, caso contrário, existe o risco de causar grandes danos aos seus arbustos.
Usamos métodos mecânicos
Normalmente, este método é usado em combinação com qualquer outro.
Para começar, é necessário arranjar o tecido ao redor da bucha, após o que a bucha deve ser bem sacudida. Dessa forma, você pode assustar as lagartas maliciosas. Ao mesmo tempo, eles se enroscarão em um anel e cairão do arbusto diretamente sobre o tecido, tentando escapar do perigo. Após este procedimento, o tecido deve ser enrolado e queimado.
Este método é ineficaz. Alguns parasitas ainda podem permanecer na planta, ou mesmo durante o inverno até a próxima estação, escondendo-se no solo. Para evitar isso, é necessário cavar várias vezes. Assim, as pragas vão acabar no frio e logo morrerão.
Além disso, outro método mecânico pode ser usado. Para fazer isso, você precisará coletar todas as frutas afetadas com as próprias mãos, cortando-as. Em caso de dúvida se a fruta está sã ou não, recomenda-se também cortá-la, o que poupará o resto dos bagos e minimizará os estragos causados pelo fogo.
Medidas de prevenção
As medidas preventivas não ajudarão a eliminar o fogo, mas podem muito bem ajudar a prevenir o seu aparecimento ou propagação.
Por isso, antes de mais nada, é preciso dedicar tempo à coleta de resíduos vegetais antigos, o que precisa ser feito após a colheita final. Isso ajudará a se livrar das larvas que podem ter permanecido na folhagem. Se houver muitos parasitas na última temporada, é recomendável trocar 10 centímetros de solo por um novo.
Para que os parasitas que permanecem no solo não possam se manifestar na primavera, o círculo do tronco deve ser coberto com uma densa fibra negra. Na primavera, quando a neve já derreteu, o solo pode ser totalmente eliminado com água quente, o que ajudará a finalmente se livrar dos parasitas restantes.
As plantas também devem ser inspecionadas periodicamente quanto a pragas. Dessa forma, você pode eliminá-los logo no início, evitando que se espalhem em grandes quantidades. Para prevenção, você também pode pulverizar os arbustos com soluções folclóricas, o que vai assustar a borboleta para longe de suas plantações.
Além disso, é recomendável escolher variedades de arbustos que sejam altamente resistentes aos ataques de vários insetos nocivos.
Você pode aprender como se livrar das lagartas de groselha no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.