Bombeiro: descrição e métodos de luta
O vaga-lume é um inseto nocivo que danifica as plantas do jardim e muito mais. Leia sobre sua aparência e de que maneiras você pode combatê-la abaixo.
Descrição e variedades
Firefly é uma família inteira de borboletas que são pragas de jardim. É um grande inseto com asas castanhas claras com uma borda branca. A família dos vaga-lumes conta com cerca de 6200 espécies dessas borboletas, entre elas estão o bombeiro girassol, a pinha, o buxo, a pêra, a maçã, o figo, o moinho e outros. Como o nome indica, este inseto pode ser encontrado tanto em árvores frutíferas como maçã, pera e figo, quanto no girassol.
O fogo põe ovos no interior das folhas. Em uma temporada, ela consegue botar cerca de 200 ovos. Você pode reconhecer esta borboleta por sua lagarta ou pupa. Assim, as lagartas desse inseto têm o corpo verde-amarelado coberto de pelos finos, a cabeça preta e pode atingir 5 centímetros de comprimento.
Alimentam-se principalmente da folhagem da planta, prejudicando-as no processo.
Se falamos das pupas do fogo, então as lagartas entram nesta fase após 3-4 semanas - o período depende apenas da temperatura das massas de ar: quanto mais alta, mais rápido é o processo... A pupa tem uma cor verde claro e está localizada em um casulo solto, seu comprimento é de cerca de 3 centímetros. O inseto permanece neste estado por cerca de 2 semanas, após o qual uma borboleta aparece. A borboleta também hiberna em estado de pupa. No total, esse inseto pode dar cerca de 2 a 3 gerações, porém, se o clima permitir, pode aparecer uma 4ª geração.
Para o homem, esse inseto é totalmente inofensivo, porém causa enormes danos às plantações e, em casos críticos, pode destruir mais de 80% da lavoura.
Sinais de derrota
Você pode entender que um incêndio começou em sua planta por uma série de sinais:
- na folhagem e nos brotos do plantio, pode-se ver uma fina teia de aranha, assim como as peles de larvas e resíduos de lagartas;
- muito da própria lagarta aparece nos galhos e folhas;
- no solo, é fácil perceber camadas inteiras de resíduos de folhagens, bem como excrementos, que têm um cheiro desagradável e específico;
- a planta começa a secar rapidamente e as inflorescências, se a árvore foi afetada durante o período de brotação, começam a ficar marrons e secas;
- frutas danificadas ficam pretas e também secas, mas não caem, mas ficam penduradas na planta até o ano seguinte.
Maneiras de lutar
Métodos químicos
Os produtos químicos são os mais eficazes e o ajudarão a se livrar completamente do inseto nocivo. Mas deve-se ter em mente que esses fundos não são seguros para os humanos. Devem ser utilizados estritamente de acordo com as instruções, observando as normas de segurança e utilizando equipamentos de proteção, incluindo máscara de proteção e luvas de borracha.
Entre os produtos químicos que vão ajudar no combate a incêndios, destacam-se os Decis Profi, Actellic e Engio. São meios de contato que devem ser combinados com meios de ação sistêmica. Isso inclui drogas como Confidor Maxi e Aktara.
Os remédios acima mencionados são especialmente eficazes contra borboletas já formadas. Para o combate às lagartas, drogas como "Match" e "Lepidocida" são adequadas.
Observe que o processamento sozinho não funcionará. Esses recursos funcionam por cerca de 2 semanas, no máximo 20 dias, e o ciclo de desenvolvimento do inseto dura, por sua vez, mais de um mês. Portanto, você terá que processá-lo cerca de 2 a 3 vezes.
Ao pulverizar com produtos químicos, é necessário tratar cuidadosamente toda a superfície da folhagem. Você também pode usar a rega da planta com uma solução à base de medicamento "Aktara". Para um efeito visível, é necessário embeber o solo em 30-40 centímetros. Este tratamento é suficiente para todo o ciclo de vida do parasita.
Observe que ao processar este tipo de meio, é necessário levar em consideração a temperatura das massas de ar, caso contrário, há risco de danos à saúde.
Portanto, se a temperatura ultrapassar +25 graus, é recomendável tentar usar outros meios.
Receitas folclóricas
Para se livrar de uma borboleta nociva, não é necessário envenená-la. Você pode recorrer a soluções populares, que podem ser feitas com suas próprias mãos em casa. É improvável que eles consigam exterminar os parasitas, mas estão completamente assustados.
Então, mostarda seca pode ser usada para a solução. Você precisará de 0,1 kg deste ingrediente e um balde de água. Tudo isso deve ser misturado e deixado por 2 dias para infundir em temperatura ambiente. Antes do uso, a solução final deve ser filtrada e diluída novamente com água na proporção de 1 para 2.
Para combater o fogo, o extrato de agulhas também será muito eficaz. Para fazer isso, você precisa de 0,2 kg de agulhas e 2 litros de água aquecida. Tudo isso deve ser misturado, coberto e dado uma semana para tintura, mexendo a mistura todos os dias. A solução finalizada deve ser filtrada e diluída na proporção de 1 para 10. Em seguida, pode-se iniciar a pulverização, que deve ser realizada em intervalos semanais durante toda a fase de floração.
Outro componente da infusão são as cinzas de madeira. Você vai precisar de um quilo de matéria-prima, que deve ser despejado em um balde de água e deixado por uma semana para tintura. Decorrido o tempo, a mistura deve ser filtrada e aí adicionado sabão, necessário para que a mistura seja fixada na folhagem. O tratamento com essa solução deve ser realizado durante a formação dos ovários.
Outro ingrediente que será eficaz no combate às chamas é o tabaco. Para a mistura, você precisa de 0,4 kg de pó de felpa ou tabaco. O componente principal deve ser colocado em um recipiente com 10 litros de água e deixado em infusão por 2 dias. Após este tempo, a solução deve ser diluída novamente com a mesma quantidade de água, após o que as plantas podem ser pulverizadas em intervalos semanais, a partir da fase de floração.
Medidas de prevenção
O cumprimento das medidas preventivas não pode garantir 100% que esta borboleta nociva não começará em sua planta. No entanto, isso ajudará a reduzir ao mínimo a probabilidade de aparecimento de uma praga.
Então, primeiro você precisa inspecionar as plantas continuamente. Isso é feito para perceber o aparecimento da praga nos estágios iniciais e evitar sua proliferação.
Se estamos falando sobre proteção de arbustos, faz sentido aproximar o solo em 10-15 centímetros. Nesse caso, se as borboletas decidirem passar o inverno no solo, isso as impedirá de sair e botar ovos.
A cobertura morta das camas também será eficaz, para a qual você pode usar composto ou turfa. As pragas não conseguirão sair do solo e não prejudicarão as suas plantações.
Durante a floração, é aconselhável recorrer à cobertura do solo à volta da planta com uma película de polietileno. Isso também impedirá que insetos prejudiciais atinjam suas plantas.
O comentário foi enviado com sucesso.