Como tratar uvas de doenças e pragas em junho?
Para que as uvas tenham uma boa colheita, requerem uma manutenção cuidadosa, que inclui o processamento. Leia sobre a melhor forma de processar esta planta abaixo.
Por que você precisa de processamento?
No verão, a partir do primeiro mês - junho, as uvas precisam não só ser regadas, mas também bem processadas. É nessa época que muitos insetos nocivos começam a se ativar, e o clima cria condições favoráveis para o desenvolvimento do fungo. Durante este período, as uvas tornam-se mais vulneráveis a doenças, pragas e intempéries, necessitando de um bom processamento e alimentação.
O primeiro processamento das uvas deve ser realizado antes da floração, o segundo - junho, após a floração. Durante a floração, qualquer pulverização desta cultura é contra-indicada. É necessário processar as uvas pela terceira vez no outono, pela quarta vez, também é a última, o beneficiamento é feito antes da planta ficar abrigada para o inverno. A essência do procedimento não é apenas proteger as uvas de diversos insetos e doenças virais.
Contribui também para o seu desenvolvimento estável, enriquecimento da composição do fruto e manutenção do rendimento normal.
Os melhores remédios
Produtos químicos
pedra de tinta
A droga é usada por muitos residentes de verão em várias plantas cultivadas, incluindo uvas. A grande vantagem da substância é baixa toxicidade e facilidade de uso. Por ser um meio de ação de contato, não é absorvido pelos tecidos da plantação e é facilmente lavado com água. Falando especificamente em uvas, o vitríolo de ferro é capaz de combater um grande número de doenças fúngicas, além de insetos nocivos.
Além do mais, também é ótimo como fertilizante. A planta deve ser tratada com este medicamento antes que os botões inchem. Uma solução baseada nele é fácil de fazer, mas considere a dosagem. Depende unicamente da finalidade para a qual você está usando a ferramenta. Assim, por exemplo, para combater o líquen da uva, uma solução com uma concentração de 3% é adequada, e para a prevenção é melhor usar uma solução com uma concentração não superior a 1%.
Sulfato de cobre
Esta droga é em muitos aspectos semelhante, tanto em sua composição quanto em ação com o vitríolo de ferro mencionado anteriormente. Em geral, esses dois remédios de vinha são intercambiável... No entanto, observe que o sulfato de cobre é mais prejudicial devido à sua alta toxicidade e, portanto, é altamente desencorajado o seu uso em grandes quantidades.
Mistura de bordeaux
Trata-se de um fungicida que, devido à presença de sulfato de cobre na composição, é desprovido de efeito nocivo de escaldadura. Uma solução baseada nele é capaz de proteger as uvas de:
- requeima;
- curvatura;
- mancha marrom;
- sarna;
- ferrugem cálice e outras doenças.
No entanto, observe que é impossível armazenar a mistura diluída e, portanto, deve ser usada imediatamente. O grau de concentração da solução que precisa ser preparada depende exclusivamente da situação e do tempo de processamento. Portanto, no período do início da primavera, você pode usar uma mistura mais forte, mais tarde - com uma concentração de no máximo 1%.
Uréia
A uréia, ou uréia, contém uma grande quantidade de nitrogênio. É um fertilizante eficaz e, além disso, totalmente seguro de usar. Pode ser usado tanto para a alimentação raiz quanto foliar de uvas.A uréia permite não apenas fertilizar a planta, mas também combater muitos insetos nocivos, bem como patógenos de várias doenças. Esta preparação ajuda a aumentar a resistência da vinha a vários fungos, bem como ao ataque de lagartas e cabeças de cobre. Na maioria das vezes, a ureia é combinada com o sulfato de cobre, uma vez que esses dois produtos estão em perfeita harmonia um com o outro. Uma solução deles é preparada da seguinte forma:
- 0,7 kg de uréia é despejado em um recipiente de plástico e despejado com 8 litros de água, após o qual é mexido, alcançando a transparência do líquido;
- 50-100 gramas de sulfato de cobre, por sua vez, são diluídos com 800 mililitros de água aquecida;
- em seguida, a segunda mistura é despejada lentamente na solução com uréia e outros 10 litros de água são adicionados.
"Fitosporin-M"
É antes uma preparação biológica de baixa toxicidade, razão pela qual é muito procurada entre os residentes de verão. É menos eficaz do que as preparações químicas, mas pode ser usado em qualquer fase do desenvolvimento da uva, com exceção da floração. Para preparar uma solução à base de "Fitosporina", bastam 5 gramas desse agente, dissolvidos em um balde d'água.
É necessário aplicar essa solução 3 vezes - antes da abertura dos botões, antes e depois da floração. Este produto é capaz de proteger a vinha de doenças bacterianas e fungos. Ao processar este medicamento, lembre-se que ele não possui alta resistência, portanto é aconselhável processá-lo em tempo sem nuvens.
Se chover, o tratamento deverá ser repetido.
Remédios populares
Soluções feitas de acordo com receitas populares também são perfeitas para processar e alimentar o vinhedo. Muitos deles são muito eficazes no combate a várias doenças e parasitas, mas em situações críticas são impotentes. Uma grande vantagem dessas soluções é sua disponibilidade. É possível fazer com as próprias mãos, em casa, enquanto os custos em termos de tempo e dinheiro serão mínimos.
- Casca de cebola. Para prevenir doenças fúngicas das uvas, é necessário pulverizar a planta com esta solução. Não é difícil fazer isso. Você vai precisar de meio balde do componente principal e água, tudo isso deve ser fervido por cerca de 20 minutos e deixado para tintura para outro dia. Se desejar, você pode adicionar 1-2 colheres de sopa de mel à mistura. Em seguida, as plantas são tratadas com uma solução, isso deve ser feito durante a abertura dos botões, antes e depois da floração. Da mesma forma, você pode preparar uma solução à base de celidônia ou confrei.
- Soda... Uma solução à base de refrigerante será uma boa medida preventiva, pois pode proteger sua planta de doenças fúngicas, incluindo o oídio. Para preparar o produto, é necessário dissolver 20 gramas de sabão em pó e 2 colheres grandes do componente em 7 litros de água. Antes da floração, a planta deve ser pulverizada uma vez, após a floração - mais três vezes com uma frequência de 7 a 10 dias.
- Iodo... Outro componente útil que é capaz de proteger a planta de doenças, aumentar seu rendimento e enriquecer a composição do fruto. Porém, seu excesso pode prejudicar a planta, deve ser utilizado com estrita observância à dosagem. Para a prevenção, uma solução será suficiente, onde uma gota de iodo cair sobre um litro de água.
Regras de conduta
Para prevenção, a planta é tratada 4 vezes ao longo da temporada:
- na época do crescimento dos brotos;
- com brotamento;
- após a floração;
- durante a formação dos cachos.
Observe que se o tempo piorou e começou a chover, o processamento deve ser realizado no máximo 2 horas depois. Se isso não for possível, é melhor recorrer ao processamento cíclico. Além disso, é aconselhável monitorar as condições meteorológicas. Durante o tratamento com produtos químicos ou soluções feitas de acordo com as receitas tradicionais, a folhagem deve estar seca e o clima deve ser calmo e fresco.
Na maioria das vezes, a hora ideal para o processamento é a noite, ou seja, o período em que o sol já se pôs.
Para informações sobre como tratar as uvas de doenças e pragas em junho, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.