Sinais de aparência e métodos para lidar com um nematóide em morangos

Contente
  1. Descrição do nematóide
  2. Causas e sinais de aparência
  3. Medidas de controle
  4. Profilaxia
  5. Variedades resistentes

O aparecimento de um nemátodo numa horta de morangos causa muitos inconvenientes aos jardineiros. Esse parasita infecta os frutos e raízes das mudas, prejudicando a qualidade e a quantidade da colheita. Para proteger os morangos do jardim, é necessário monitorar de perto os canteiros de frutas vermelhas, desinfetar em tempo hábil e adicionar curativos nutritivos para aumentar a imunidade da planta.

Descrição do nematóide

Nematoda é um pequeno verme parasita do grupo dos primostômios, considerado inimigo das lavouras de frutas e frutos silvestres. No total, são mais de 20 mil de suas variedades na natureza. Eles infectam não apenas plantas, mas também animais e até humanos, e podem viver na água e na terra. Nas variedades de morango, a boca se assemelha a pinças, com elas a praga se agarra aos frutos e folhas da planta, levando à sua morte. A peculiaridade do parasita é que eles desenvolveram resistência à maioria dos pesticidas, por isso é muito difícil removê-los.

Dependendo do local de localização nos arbustos de morango, 2 tipos de nematóides são distinguidos.

  • Tronco... Ele está localizado principalmente nas hastes. Ele parasita no caule central e deixa ninhos nas rosetas das folhas. Freqüentemente, penetra na fruta, de onde pode entrar no corpo humano - isso leva a helmintíases, causa envenenamento e outras disfunções gástricas.

  • Raiz... Vive principalmente no solo e ataca o sistema radicular dos arbustos de morango. Pode se espalhar para os brotos, portanto, leva à morte da planta mais rápido do que o caule.

As diferenças entre esses tipos de nematóides são bastante arbitrárias. Tanto um quanto outro podem viver tanto na superfície da planta quanto no solo. Ambos causam graves danos às bagas.

A aparência de uma lombriga em arbustos de morangos de jardim é desagradável em si mesma. No entanto, este está longe de ser o único problema que o aparecimento desse worm acarreta. A infecção do morango leva à diminuição da defesa imunológica da planta e, como resultado, ao desenvolvimento de doenças infecciosas.

Além disso, o próprio parasita freqüentemente se torna um portador de microrganismos e vírus fúngicos.

Na maioria das vezes, a podridão bacteriana aparece em canteiros de jardim, que se desenvolvem rapidamente no contexto de um enfraquecimento geral do corpo. Mas os vírus associados à nematose são muito mais destrutivos para a cultura. Seus patógenos podem persistir no corpo do portador por vários anos e no solo por vários meses. Hoje, a maioria das patologias de plantas virais são incuráveis.

A derrota das bagas por um nemátodo traz consequências perigosas para as pessoas. Como todo parasita, o nematóide parasita não apenas a massa vegetativa, mas também os frutos. O uso de tal baga é repleto de envenenamento. Normalmente, passa com tonturas leves, letargia e cólicas estomacais toleráveis. Mas às vezes a intoxicação leva a consequências tristes: alergias de pele, vômitos, perda de apetite, espasmos e dores musculares. Para prevenir o aparecimento de tais sintomas, as bagas devem ser lavadas em água morna antes de serem consumidas.

Causas e sinais de aparência

Nematoda afeta morangos em condições específicas.

Acidez do solo - 5,5-5,9 unidades... Este é o nível máximo permitido de acidez do substrato em que o verme é capaz de habitar; com outros indicadores, a infecção não ocorrerá.

Temperatura ambiente - + 25-30 graus. Se estiver mais frio ou mais quente, as larvas permanecem passivas.

Os fatores de risco incluem diminuição da imunidade em morangos devido a deficiências nutricionais, seca ou, pelo contrário, umidade excessiva.

Mas a principal razão para o aparecimento de uma lombriga é o plantio de mudas infectadas.

Se você observar o parasita nos arbustos infectados com o tempo, poderá salvar a cultura de forma rápida e fácil. No entanto, a dificuldade é que esses vermes são muito pequenos e difíceis de detectar. Os principais sintomas de infecção são:

  • reduzir a quantidade de arma cobrindo a superfície inferior da folha;

  • o aparecimento de tubérculos e galhas;

  • as folhas se juntam em um acordeão, ficam duras;

  • a cor verde adquire intensidade e brilho não naturais;

  • a formação de manchas escuras;

  • encurtamento e deformação dos pecíolos;

  • redução no tamanho das placas de folhas e bagas;

  • o tronco do meio fica coberto de inchaços e começa a morrer;

  • mudar a cor dos cortes para carmesim;

  • a saída parece deformada.

Estes são sinais visuais de uma infecção pelo nemátodo do morango. No entanto, na maioria das vezes tornam-se visíveis quando o estado dos morangos já é deplorável. Portanto, para confirmar suas suspeitas, você pode realizar alguns pequenos experimentos.

Desenterre um dos arbustos e examine cuidadosamente o rizoma. Se houver um nematóide, as raízes ficarão raquíticas e você notará um grande número de pequenos ovos esbranquiçados em sua superfície.

Rasgue algumas folhas, pique e coloque em um recipiente com água e coloque em um local aquecido. Em breve, vermes filamentosos de cores esbranquiçadas ou amarelas aparecerão na superfície.

Dica: Essas criaturas são tão pequenas que é quase impossível vê-las a olho nu. Portanto, ao examinar um arbusto, é aconselhável usar uma lupa.

O nematoda é freqüentemente confundido com o ácaro do morango. Os sintomas da infecção são realmente semelhantes: as folhas enrugam-se e começam a brilhar, os arbustos murcham, a colheita morre e as próprias pragas são imperceptíveis devido às suas dimensões microscópicas. Mas sob uma lente de aumento não é difícil distinguir um do outro: um é um verme filamentoso e o outro é um inseto redondo, a diferença entre eles pode ser vista em um exame detalhado dos arbustos.

Para referência: os nematóides sempre podem ser encontrados no solo em condições naturais, por isso é impossível destruir toda a sua colônia. No entanto, com uma população pequena, esses vermes não causarão danos significativos. Apenas acúmulos significativos de nematóides em uma área representam uma ameaça. É isso que pode explicar os casos frequentes de avarias únicas nos arbustos de morangos de jardim, que criam "carecas" no jardim. A destruição total da cultura é extremamente rara, isso só pode acontecer quando milhares de vermes se acumulam em um metro quadrado de terra.

Medidas de controle

A fêmea do nematóide tem a propriedade de se tornar um cisto, neste momento até 1 mil ovos são formados nele. Visualmente, ele se assemelha a um casulo com uma casca protetora tão forte que nem mesmo os inseticidas mais poderosos conseguem rompê-lo. É por isso que se livrar de pragas pode ser muito difícil.

Produtos químicos

Como é difícil combater o parasita dos morangos, muitos jardineiros usam drogas tóxicas. Os mais comuns são vários.

"Heterofos"

A composição de trabalho para pulverizar morangos é constituída por 10 g do fármaco dissolvido em 10 litros de água. A pulverização de mudas é realizada a uma temperatura de + 20 ... 22 graus. As mudas devem ser embebidas no mesmo líquido antes do plantio.

Importante! O "heterofos" é uma substância tóxica, portanto, no processamento das camas, deve-se usar EPI: luvas, roupas que cubram as pernas e as mãos, vai precisar de um respirador para proteger o seu aparelho respiratório.

Fosfamtida

Para a pulverização, é utilizada uma solução de agrotóxico a 0,01%, a pulverização deve ser realizada a cada 5 dias.

"Mercaptophos" ou "Ruskamin"

Eles são usados ​​da mesma forma que a Fosfamtida.

Remédios populares

Ao decidir a melhor forma de processar morangos de jardim a partir de nematóides, você pode se debruçar sobre os métodos tradicionais. Eles são mais suaves, mas não menos eficazes. Nossas avós também os usaram para reduzir a população do verme a um número seguro. Aqui estão apenas alguns deles.

Água quente

Este método é usado por muitos jardineiros, observando seu desempenho excepcional. O arbusto doente é desenterrado, as raízes são lavadas com água corrente. A planta preparada é colocada em um tanque com água aquecida a + 40 ... 55 graus, e mantida por 15 a 25 minutos. A temperatura da água e o tempo de tratamento são determinados com base no volume da lesão. Por exemplo, para eliminar indivíduos sexualmente maduros, +40 graus é suficiente, a postura morre quando aquecida a +55 graus por 20-25 minutos.

Importante! Não é necessário aquecer muito a água, caso contrário corre-se o risco de simplesmente ferver as mudas, pois no futuro tal planta inevitavelmente morrerá.

Decocção de calêndula

Para a praga do morango, os malmequeres se tornam uma toxina forte. O cheiro dessas flores é atraente para os parasitas, mas seus sucos têm um efeito negativo sobre os vermes. Para fazer uma infusão de trabalho, 3 kg de matéria-prima fresca ou seca são despejados em 5 litros de água e colocados em local aquecido por 2 dias. A solução final deve ser filtrada e usada para irrigar arbustos doentes.

Infusão de calêndula

5 colheres de sopa são introduzidas em meio balde de água. eu. ervas secas e coloque em um lugar quente por 2-3 dias. Para proteger camas de morango, a composição pronta é usada na forma de pulverização sobre uma folha uma vez a cada 7-10 dias por um longo período, para manter as medidas preventivas - 2 vezes por mês.

Infusão de hogweed

Para fazer um preparo de trabalho, 500 g de grama são despejados em 5 litros de água. Depois de um dia, a infusão pode ser usada para regar o solo sob as plantas afetadas.

Importante! Não se esqueça de que a hogweed é uma planta muito venenosa. Qualquer trabalho com ele e seus caldos deve ser realizado com luvas e óculos de proteção, evitando que a solução entre em contato com a pele e mucosas.

Infusão de capuchinha

A composição de trabalho é feita com 400 g de grama, cheia com 6 litros de água. A composição resultante é insistida por cerca de um dia e, em seguida, pulverizada sobre as plantações de morango a cada 7-10 dias.

Técnicas agrícolas

O tratamento das doenças do morangueiro causadas por lesões dos nemátodes é realizado de acordo com um algoritmo específico.

Na primavera, é necessário revisar as plantações, inspecionando regularmente os pés de morango. Ao mesmo tempo, a planta precisará de fertilizantes à base de potássio e fertilizantes orgânicos. O melhor efeito nesta fase é cinza de madeira.

Durante a estação de crescimento, o plantio tratado três vezes com "Epin" e outros meios destinados a aumentar a defesa imunológica da planta. Todas as plantas doentes devem ser desenterradas e irrigadas com água aquecida.

Após a colheita dos frutos, compostos tóxicos serão necessários. No outono, substâncias fósforo-potássio devem ser adicionadas ao substrato.

Profilaxia

Para prevenir o crescimento da colônia de nematóides, você precisa tomar apenas mudas saudáveis. Antes de escolher o material de plantio, é necessário fazer um exame cuidadoso, com atenção especial ao estado das raízes. Mas mesmo sem sintomas visíveis de infecção, é aconselhável regar as raízes com água aquecida antes de plantar em áreas abertas das raízes.

O substrato no local deve ser compostado. Além disso, isso deve ser feito não apenas antes do plantio das mudas, mas também durante todo o período de crescimento e desenvolvimento da cultura. Formas ativas de bactérias são abundantes no composto, elas permitirão que o nematóide atinja a cal. Atenha-se a uma rotação de cultura. A localização das camas de morango deve ser mudada a cada 3-4 anos. Essa medida ajudará a prevenir a disseminação total de worms pelo site.

Vale a pena plantar malmequeres, bem como calêndulas ou capuchinhas, ao longo do perímetro do jardim. Por meio de suas raízes, essas flores secretam substâncias específicas que têm a propriedade de repelir vermes. Não vai doer colocar Drummond, Gaillardia ou Rudbeckia nos corredores. O cheiro de amônia tem um efeito dissuasor.

Vizinhos inadequados para morangos de jardim são batatas, tomates, repolho, bem como cenouras e legumes.

Na primavera e no outono, retire todos os resíduos vegetais do território, é aconselhável queimá-los fora da área do jardim. Esta medida ajudará a criar indivíduos que se acomodaram no inverno no outono e foram capazes de sobreviver a ele com sucesso.

Ao plantar novas mudas, tente não engrossar muito. Cuide de morangos, remova ervas daninhas e desbaste periodicamente.

Seguindo essas medidas simples, você pode reduzir significativamente a população de nematóides.

Variedades resistentes

Não existem híbridos resistentes exclusivamente a nematóides. Mas os cientistas foram capazes de criar muitas variedades de morangos com alta imunidade que resistem com sucesso a infecções, pragas de insetos e também vermes. A lista das variedades mais resistentes inclui:

  • "Neta";

  • "Foguete";

  • "Pérola";

  • "Festivalnaya";

  • "Saxônia";

  • "Sobremesa".

Concluindo, vamos nos deter rapidamente nos erros típicos que os jardineiros cometem na luta contra a lombriga.

  • Uso de inseticidas. As preparações deste grupo têm um efeito exclusivo para o extermínio de insetos.

  • Envie arbustos doentes para a pilha de compostagem... Ovos e larvas de lombrigas suportam facilmente o inverno e, após a introdução dos biofertilizantes, começam a se espalhar por toda a área cultivada.

  • Não se livre de arbustos doentes... Se 1-2 plantas murcham, suas mudas devem ser removidas. Isso evitará a infecção de todas as camas de morango.

O nematóide em morangos é descrito no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário