O que é um nematóide e como lidar com isso?

Contente
  1. O que é e o que acontece?
  2. Sinais de derrota
  3. Métodos mecânicos de luta
  4. Tratamento térmico
  5. O que significa usar?
  6. Medidas de prevenção

A produção agrícola é uma ocupação que exige do agricultor uma atenção constante às suas próprias plantações, de forma a protegê-las a tempo da invasão de visitantes indesejados. Nematoda é um daqueles inimigos aos quais você precisa reagir rapidamente, caso contrário, as consequências podem ser graves.

O que é e o que acontece?

Essas pragas também são chamadas de lombrigas de outra maneira, o que descreve bem sua aparência. Ao mesmo tempo, os nematóides não são uma espécie biológica, mas um grande grupo de espécies relacionadas, capazes de infectar não apenas as plantas do jardim ou da estufa, mas também os animais.

Por esta razão, tais parasitas são duplamente perigosos, mas o conhecimento deles deve começar com uma descrição aproximada das variedades mais comuns.

  • Tronco... O nome indica o principal perigo desses nematóides - gostam de penetrar no caule, bloqueando a transferência de seiva e afetando todas as partes da planta acima do solo, envenenando-as com as toxinas produzidas. A praga é perigosa para as plantações de hortaliças e flores, freqüentemente encontrada em pepinos e alho, tomate e flox. Engrossamento em forma de fuso nos caules, sua deformação com aparecimento de fissuras, ondulação marrom nas folhas, tecido solto nos bulbos - todos esses são sinais da atividade do inimigo descrito.
  • Folha... Se a espécie anterior escolhe caules como habitat, então esta, portanto, vive na folhagem. Os efeitos da infecção são mais bem vistos, novamente, nas folhas, que ficam pálidas e amarelas, finas, secas e eventualmente morrem. Na dacha, as consequências da penetração de intrusos são mais perceptíveis para as culturas ornamentais, mas os morangos também estão em risco.
  • Raiz (gálico). Esses vermes vivem no solo. Uma praga do solo afeta o sistema radicular, formando crescimentos específicos em sua superfície - galhas, que interferem na absorção normal da umidade do solo. Na falta de água e nutrientes, os arbustos de alho, beterraba e pepino começam a secar e murchar sem motivo.

Acredita-se que o nematóide do verme da raiz esteja especialmente interessado em plantações em estufas, mas também é perigoso para áreas abertas, onde pode chegar a tomates, repolho, clematite e muitas outras culturas.

Sinais de derrota

O sinal mais óbvio de que uma planta desenvolveu um inimigo feroz é quando você vê nematóides diretamente. A praga parece um verme muito longo, fino e esbranquiçado. O problema de sua detecção é que na maioria das vezes vive nas raízes, podendo até penetrar na estrutura da planta, ao passo que praticamente não é encontrado nas folhas.

Assim, geralmente é possível suspeitar que um inimigo invisível está atingindo o canteiro do jardim apenas pelos sintomas característicos:

  • a safra plantada mostra uma taxa de germinação incomumente baixa;
  • o crescimento e o desenvolvimento diminuem significativamente;
  • nas folhas e outras partes da planta, deformações visíveis aparecem na forma de manchas mortas marrom-escuras rodeadas por um halo bege;
  • a floração e a frutificação apresentam uma diminuição acentuada;
  • as plantas adultas começam a doer com frequência e por muito tempo, e as plantas jovens podem morrer de qualquer fator negativo que não seja expresso o suficiente para matar apenas os verdes.

Métodos mecânicos de luta

Os nematóides são um inimigo considerado muito sério e difícil de remover, mas ao mesmo tempo que teoricamente permitem salvar até aqueles arbustos que já foram definitivamente atingidos. Essa possibilidade é fornecida pelo método mecânico. Vamos lutar contra o inimigo da seguinte maneira - todas as plantas afetadas devem ser cuidadosamente desenterradas e os rizomas removidos delas, dividindo-se em várias partes. O método é prático apenas se a safra cultivada permitir a reprodução por divisão - então o arbusto dividido pode continuar a crescer na forma de estacas obtidas. O verme dificilmente poderia infectar toda a planta como um todo, especialmente se o agricultor prestasse atenção aos sinais de alerta a tempo, porque algumas das mudas obtidas deveriam estar saudáveis.

Quanto mais cortes feitos de um arbusto, maior a probabilidade de que a porcentagem de arbustos saudáveis ​​seja alta. Ao mesmo tempo, para não contribuir para a propagação da infecção, cada talo deve ser cultivado em quarentena. Isso significa que eles não podem ser cultivados no mesmo vaso ou próximos uns dos outros.

Ao mesmo tempo, ficar em quarentena é relevante para plantas perenes, pois seu período recomendado é de pelo menos um ano.

Tratamento térmico

Você pode se livrar de pragas com a ajuda de um aumento da temperatura, afinal, não há praticamente nenhuma espécie biológica na Terra que consiga suportar um calor desagradável por muito tempo. Em certo sentido, os humanos têm sorte com os nematóides - eles são “queimados” em temperaturas que ainda são incapazes de prejudicar uma planta cultivada. Presume-se que o tratamento térmico será mais seguro para plantas que não estão atualmente no estágio de crescimento ativo, portanto, ele geralmente é realizado durante um período de dormência. Como medida forçada, é permitido o uso da técnica no transplante de plantas (o que já é estressante).

O resultado final é para tratar as áreas afetadas da planta com água morna: +50 graus serão suficientes, tal limite de temperatura não deve ser ultrapassado para evitar o possível aparecimento de queimaduras já na própria cultura. O método térmico é mais conveniente para combater o nemátodo do verme da raiz - as raízes são simplesmente mergulhadas em água morna. Basta mantê-los em tal líquido por 5-15 minutos, após o que é necessária uma sessão de resfriamento, quando as raízes já estão mergulhadas em água fria.

A simplicidade da técnica certamente atrairia muitos seguidores, mas há um problema: não é potente o suficiente para combater infecções graves. Os residentes de verão recorrem ao tratamento térmico geralmente como uma espécie de profilaxia - se o nematóide acaba de penetrar na planta, sem ter tempo de se manifestar e se multiplicar visivelmente, tal efeito pode ser suficiente para derrotá-lo. O método é bom para processar rapidamente um grande número de plantas, mas não é adequado para salvar um espécime doente.

O que significa usar?

Todos os tipos conhecidos de nematóides são considerados inimigos terríveis e perigosos do residente de verão, não apenas por causa de sua gula e onívora, mas também porque é muito difícil destruí-los no local - muitos medicamentos "tradicionais" de controle de pragas realmente não funcionam neles. No entanto, a humanidade ainda não morreu de fome, o que significa que os agricultores ainda encontraram métodos eficazes de combate à infecção, permitindo-lhes prevalecer sobre ela.

Químico

Se a maneira mais fácil de lutar você considerar a necessidade de tratar a cama com "química", preste atenção para drogas específicasespecificamente voltado para o combate aos nematóides. Eles são chamados de nematicidas. A peculiaridade de tais substâncias é a capacidade de matar vermes com eficácia sem perturbar a composição química do solo ou o equilíbrio das bactérias e fungos. Bons exemplos de tais drogas são "Aktofit" e "Fitoverm"... Em ambos os casos, é um pó que deve ser espalhado na superfície do solo alguns dias antes do plantio das mudas e "afogado" no solo com auxílio de um cultivador. As preparações apresentam bons resultados na limpeza do solo dos nematóides das galhas mais comuns, mas, infelizmente, não ajudam em nada no caso de plantas já infectadas.

Ainda é possível salvar uma planta que entrou na estação de cultivo e mostra sinais claros de infecção por nematóides, mas isso exigirá uma ordem de magnitude mais "artilharia pesada". Residentes de verão experientes são aconselhados a usar drogas sistêmicas, como Aldoxicarbe, Alanicarbe, Marechal e Karbofurano... Outra coisa é que todas essas substâncias são altamente tóxicas não só para os nematóides, mas também para humanos ou animais de estimação, portanto, podem ser utilizadas no dia a dia com muito cuidado.

De acordo com as instruções, são utilizados principalmente em áreas abertas, sendo a utilização em estufas ou ainda mais em edifício residencial altamente indesejável. As fazendas que operam em escala industrial devem ventilar as estufas antes de usar tais "produtos químicos" e também fornecer ventilação forçada.

Depois de tudo isso, dificilmente é necessário especificar separadamente que o processamento é realizado apenas com o cumprimento estrito das regras de segurança química - o agricultor deve pelo menos proteger as mãos, os olhos e o nariz.

Biológico

O inimigo do meu inimigo é meu amigo, e essa regra funciona não só nas relações entre as pessoas, mas também no combate às pragas nos canteiros. Na natureza, praticamente não existem organismos vivos que não tenham inimigos naturais, o que significa que a tarefa humana é ajudar a garantir que tais inimigos dos nematóides, inofensivos para as lavouras agrícolas, estejam presentes na horta e tenham boas condições de reprodução. Vários organismos são capazes de parasitar as larvas dos vermes, evitando que se desenvolvam normalmente. Isso inclui certos tipos de nematóides carnívoros (não "vegetarianos"), bem como carrapatos e fungos. Esses organismos podem ser comprados na forma de preparação biológica em lojas para residentes de verão.

Você não precisa gastar dinheiro com a droga, estimulando o aparecimento natural dos organismos necessários no solo. As maneiras mais fáceis são adicionar fertilizantes orgânicos ou mesmo açúcar comum dissolvido em água ao solo.... Graças a esses aditivos, o número de saprófitas no solo aumentará muitas vezes e as espécies necessárias virão depois deles. Aqui, no entanto, é importante entender que a presença de criaturas vivas parasitando larvas de nematóides é apenas um impedimento para sua reprodução e disseminação adicional, mas não funcionará para curar plantas já doentes desta forma.

Os métodos biológicos de controle podem incluir a reprodução não apenas de predadores, mas também de plantas que podem demonstrar propriedades fitoncidas, ou seja, espantar pragas. Calêndula e malmequeres são alguns dos fitoncidas mais populares cuja presença no jardim significa que as pragas (e nemátodos entre elas) irão contornar o canteiro do jardim. No entanto, a aterrissagem de tais assistentes não é necessária em algum lugar no canto e não ao redor do perímetro do jardim - para proteção total, eles devem crescer a cada duas fileiras adjacentes da cultura principal.

Medidas de prevenção

Todas as medidas descritas em conjunto geralmente ainda não são capazes de fornecer um resultado do nível em que os nematóides desaparecem completamente do local. A tarefa é mais realista: se o inimigo não pode ser completamente destruído, é necessário pelo menos manter seus números sob controle. Naturalmente, é mais razoável gastar energia não para lutar contra um inimigo fortalecido, mas para neutralizar o fato de que se torna excessiva.

As seguintes são consideradas medidas eficazes:

  • remoção regular e oportuna de ervas daninhas, que também pode se tornar um refúgio para a criação de nematóides e, adicionalmente, enfraquecer as plantas cultivadas;
  • colocação obrigatória de esterco no solo;
  • derramamento diligente da mistura de solo e sua secagem subsequente, que se alternam repetidamente;
  • plantio em canteiros "estranhos" de leguminosas, além do agrião - essas plantas são consideradas capazes de resistir à disseminação do mais perigoso nematoide dos vermes, controlando sua população no local.

O uso de medidas preventivas por si só não garante que os nematóides nunca cheguem às lavouras, mas em conjunto com os outros métodos descritos acima, isso permitirá ao agricultor obter uma produção aceitável e manter um equilíbrio positivo de sua propriedade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário