Remédios populares para lagartas em repolho
O repolho é um dos vegetais mais populares, pois produz muitos pratos saborosos e saudáveis. Mas para que um vegetal cresça saudável e apto para a alimentação, ele deve ser protegido dos efeitos de inúmeras pragas. As pragas que mais atacam essa cultura são as lagartas de todos os tipos de borboletas. Você pode se livrar deles por diferentes métodos, incluindo os populares.
Descrição da praga
Se o repolho crescer no jardim e as borboletas começarem a voar sobre ele, este é o primeiro sinal de que uma ação precisa ser tomada. Lagartas aparecem em borboletas diferentes, mas na maioria das vezes são quatro tipos principais de insetos.
- Traça do repolho. Este inseto aparece no final de abril e é uma pequena borboleta marrom. Depois de algumas semanas, a fêmea põe ovos. A borboleta vive por um mês e, durante esse tempo, consegue botar quase cinquenta ovos. A alvenaria está sempre localizada no fundo da chapa. Mesmo na fase larval, a traça do repolho começa a se alimentar da seiva da planta. A lagarta que aparece é de cor verde ou marrom, seu comprimento é de 1 centímetro. O inseto se move rapidamente e, se sentir perigo, se enrola e cai da folha.
- Belyanka. Esta borboleta também é chamada de repolho. O inseto é grande, sua cor é branca. Ele voa apenas durante o dia, especialmente ativamente no calor. Coloca os ovos em pilhas no fundo da folha. Cada pilha contém 200 peças. As lagartas são reconhecidas instantaneamente: são rastejantes bastante grandes, com cerca de 5 cm de comprimento, amarelo esverdeado, com faixas ou manchas escuras no corpo. Além disso, o corpo é coberto por pêlos finos.
- Colher de repolho. É uma grande borboleta marrom com uma grande envergadura. Acima de tudo, ela adora umidade alta. Durante o dia você não consegue encontrá-lo, mas à noite ele geralmente voa para a luz. Ovos de postura, dos quais emergem larvas verdes vorazes, rapidamente se transformando em lagartas marrons de até 5 centímetros de comprimento. Uma faixa amarela é claramente visível na lateral do corpo. Uma das lagartas mais perigosas, pois envenena a cabeça do repolho com toxinas, tornando-a imprópria para o consumo humano. A fertilidade do inseto também chama a atenção: durante todo o ciclo de sua vida, ele pode colocar mais de 2,5 mil ovos.
- Traça do repolho. Esta é outra mariposa. Suas asas são claras, com ornamentos e bordas marrom-amareladas. Coloca relativamente poucos ovos - até 60, mas é muito cedo para se alegrar. As larvas que aparecem têm uma cor verde clara e desejam comer imediatamente após o nascimento. Em muito pouco tempo, uma lagarta verde-amarela aparece, atrás da qual fileiras de verrugas com pelos são claramente traçadas. Como conchas, essas lagartas envenenam as plantações.
É muito fácil reconhecer o aparecimento de uma praga no repolho. O primeiro sinal, como já mencionado, serão borboletas. O segundo é o estado da própria cabeça do repolho. As folhas da couve serão roídas, porque as lagartas ficam felizes em comer polpa fresca.
Se você iniciar a planta, apenas as veias permanecerão nas folhas. Depois disso, o inseto passará para a própria cabeça do repolho, e não haverá uma boa colheita.
Como regar ou borrifar?
Os métodos tradicionais são uma excelente opção para o controle de insetos. É bom porque o jardineiro usará remédios caseiros que não farão mal às pessoas, animais e às próprias plantas. Também é a única solução se a colheita está para breve. As idéias mais populares são infusões e decocções líquidas. Vamos agora considerar as características da preparação de alguns deles.
Composição de água e vinagre
O vinagre é conhecido por ter um aroma bastante forte. Ele vai assustar os visitantes indesejados do jardim. Não é difícil encontrar uma solução. Para fazer isso, pegue um balde de água para 10 litros e despeje cerca de 125 gramas de vinagre 9% ali. Mexa e coloque em um borrifador. Você precisa pulverizar tanto a parte superior quanto a inferior da folha. Você também pode derramar a composição em um regador e regar a terra. Você precisa processar o repolho com essa solução a cada 10 dias. Mas lembre-se que os insetos se acostumam rapidamente com uma coisa, por isso é melhor alternar as composições.
Outra opção é usar essência de vinagre. É preciso tomar duas colheres de sopa dessa substância e diluir nos mesmos 10 litros de água. A solução é complementada com duas colheres de sopa de sal ou 25 gramas de amônia.
O processamento deve ser realizado em dia nublado e sem vento, de preferência no final da tarde.
Solução aquosa de cloreto de sódio
A água salgada também pode ter um efeito prejudicial nas lagartas de absolutamente todas as borboletas. Para remover a praga, misture duas colheres de sopa de sal comum em um balde de dez litros de água. A composição finalizada terá que perder as folhas e o solo.
Amônia
Este produto tem um odor incrivelmente forte e pungente, por isso pode ser transformado numa arma na luta contra os parasitas. A substância também é boa porque dá às safras o nitrogênio de que tanto precisam para um crescimento rápido, além de desoxidar o solo, o que é útil para as plantações de repolho. O menos de amônia é o desgaste rápido. Se chover, o produto é lavado imediatamente, por isso é importante usá-lo junto com alguma coisa.
Contudo, para um efeito rápido, você também pode preparar uma solução padrão. A água é coletada em um regador e, em seguida, a amônia é adicionada. A dosagem depende da concentração de álcool. Se for 10%, bastam duas colheres de sopa, para 25% uma será suficiente. As folhas e o solo devem ser regados a cada 10 dias.
Além da composição clássica, existe outra receita eficaz. Nele, a cinza é combinada com a amônia. 50 ml de amônia são despejados em um balde de 10 litros, e três quartos de um copo de cinzas de madeira são despejados no mesmo. De acordo com as avaliações, essa ferramenta é capaz de se livrar das lagartas após o duplo processamento.
A propósito, as cinzas podem ser substituídas com sucesso por sabão em pó ralado.
Solução de sabão em pó
O sabonete é um excelente fixador, permitindo que outros produtos assentem nas folhas e durem muito mais tempo. Mas uma solução limpa também funcionará. Trezentos gramas de sabão em pó ralado são diluídos em um balde de dez litros e, em seguida, filtrados para que não fiquem grumos que possam causar queimaduras. Este produto deve ser pulverizado na parte superior e inferior da folha.
Além do mais, O sabão é frequentemente usado em outras soluções, e uma das mais populares é a camomila. 1 kg de folhas de camomila é colocado em um balde de dez litros e suplementado com 50 gramas de sabão. Você precisa envenenar as lagartas borrifando as folhas. Após uma semana, o procedimento deve ser repetido.
Infusões e decocções de ervas
Várias receitas populares podem ser distinguidas aqui.
- Bardana. Esta erva é colocada em um terço de um balde de dez litros e depois com água para cobrir as verduras. A composição é infundida por três dias, depois é filtrada e colocada em um borrifador. O processamento é realizado três vezes por semana.
- Folha de louro. Pegue 10 gramas de matéria-prima, encha com um litro de água fervente. Quando o caldo esfria, ele pode ser usado para o fim a que se destina. Este remédio é usado a cada 7 dias.
- Dente de leão. É necessário levar meio quilo de dente-de-leão, ao mesmo tempo que leva tudo: flores e raízes e folhas e caules. As matérias-primas são colocadas em um balde de dez litros, complementado com uma colher de sopa de sabão líquido. Infundido por 10-12 horas, então usado para processamento. Pode ser aplicado a cada 7 a 10 dias.
- Valeriana. É necessário rolar valeriana fresca em um moedor de carne, obtendo o suco.Cerca de 15 gotas de suco são colocadas em um balde de 10 litros de água. Você pode remover pulgões borrifando repolho com essa composição algumas vezes por semana.
Outras receitas
Além das receitas já descritas, existem algumas formulações mais eficazes.
- Casca de cebola. As lagartas não suportam aromas fortes e o cheiro de cebola será extremamente desagradável para elas. Um frasco de litro de casca previamente coletada é despejado em uma panela de dois litros. A mistura é colocada no fogo e levada para ferver. Assim que a água começar a ferver, retire o recipiente do fogo e deixe ferver por um dia. A composição é recomendada para uso algumas vezes por semana.
- Tops de tomate ou batata. As copas dos tomates são colhidas nas seguintes quantidades: 2 kg - secos, 4 - frescos. É despejado com cinco litros de água fervente, infundido por cerca de 4 horas, após o que é fervido por mais três horas. A composição acabada deve ser diluída em água na proporção de 1: 2. Já para as pontas de batata, a seca é retirada no valor de 1 quilo, fresco - um e meio. Despeje a água fervente e deixe por 4 horas. Em seguida, adicione cerca de 30 gramas de sabão ralado e proceda imediatamente ao processamento do repolho. Frequência - uma vez a cada 7 dias.
- Pimenta malagueta. Esta é outra planta com um odor pungente. Cerca de cem gramas de frutos são colocados em uma panela, despejados com um litro de água fria, tapados com uma tampa e colocados no fogo. Ferva por uma hora e depois deixe ferver por dois dias. Depois, é preciso retirar as vagens e esmagá-las com uma colher para que o suco saia. O último passo é colocar as vagens em um balde de 10 litros, despejar o caldo ali. Coe tudo e use como um pulverizador uma vez a cada duas semanas.
- Alho. Como a cebola, o alho pode facilmente expulsar pragas indesejadas do local. Dez cabeças são divididas em rodelas e, sem retirar a pele dos cravos, são cortadas com faca. Despeje água quente na quantidade de cinco litros, insista por três dias. Pode ser aplicado 1 a 2 vezes por semana.
- Excremento de frango. Duzentos gramas de excrementos são bem misturados em 10 litros de água fria. A solução deve durar um dia até ficar macia. Tanto as folhas quanto o solo são retirados do regador. É melhor usar a composição uma vez a cada 2 semanas.
O que você pode polvilhar?
Se você notar que borboletas estão voando sobre o repolho, poderá usar vários pós contra elas. Esta técnica é menos eficaz do que a preparação de soluções líquidas, mas permitirá que você salve a cultura sem esforço nos estágios iniciais de desenvolvimento do parasita. Polvilhe as plantas com os seguintes ingredientes.
- Uma mistura de bicarbonato de sódio e farinha. Esses componentes baratos são encontrados em todas as casas. Eles devem ser misturados na proporção de 1: 1. Para aumentar o efeito, você pode adicionar pólen de alguma cultura crucífera. Por exemplo, pode ser rúcula, espinafre, estupro, rabanete, nabo, rabanete e o mesmo repolho em diferentes variações. A mistura resultante é borrifada nas folhas da cultura, bem como no solo ao redor dela.
- Cal apagada. Por outro lado, essa cal é chamada de penugem. É um fertilizante muito famoso, usado por centenas de residentes no verão, mas poucas pessoas sabem que essa substância também ajuda a remover as lagartas do repolho. Precisam polvilhar as folhas, mas é importante que fiquem úmidas, pois só assim o limão pode se firmar. Após a chuva, o procedimento é repetido e assim sucessivamente até que a cultura esteja completamente curada. Além disso, pode-se colocar cal nos corredores, mas os jardineiros dizem que isso ajuda mais com lesmas do que com lagartas.
- Cascas de ovo. Cascas de ovo são mais conhecidas como fertilizantes para o solo, mas alguns residentes de verão as borrifam sobre folhas de repolho úmidas. A concha, mesmo a menor, cai rapidamente, então outras técnicas podem ser usadas. Por exemplo, uma aplicação interessante é pendurar grandes pedaços de conchas sobre repolho em cordas ou amarrá-las em varas compridas. A estrutura vai balançar com o vento, e o chamado obstáculo vai funcionar: as borboletas vão pensar que o lugar já foi ocupado e vão voar embora. Este é um método muito interessante, mas poderoso.
Além dos granulados, alguns ingredientes podem ser colocados diretamente em cima ou ao lado do repolho. Esse componente pode ser, por exemplo, copas de batata ou enteados de tomates. Ambos os tipos de verduras exalam um odor desagradável para borboletas. Você também pode usar absinto.
Colhendo insetos à mão
Este é um método bastante demorado e demorado, por isso não é aconselhável aconselhá-lo a ninguém. Consiste no fato de que você precisa observar regularmente as plantas. Se borboletas aparecerem sobre o repolho, você deve agir imediatamente. As folhas são examinadas cuidadosamente e as pragas encontradas devem ser destruídas. É importante que isso seja feito antes de passarem para a própria cabeça de repolho, pois neste caso nada pode ser feito.
Outra desvantagem desse método é que algumas lagartas liberam toxinas que podem afetar negativamente a pele, causando erupções cutâneas e irritação. É necessário realizar esse trabalho com luvas.
Construção de abrigo
Você pode proteger a cultura das borboletas do repolho com a ajuda de um abrigo. Esta é uma excelente opção para os residentes de verão que possuem grandes jardins, onde não há oportunidade de observar de perto cada cultura, bem como para os que não vivem no local, mas os visitam algumas vezes por semana. Deve-se notar que o abrigo salva não apenas de lagartas e borboletas, mas também de secar e, afinal, o repolho é uma cultura que adora umidade. Abrigos para mudas jovens serão especialmente relevantes.
É muito fácil fazer uma "casa" para o repolho. A primeira opção é usar uma grade. Uma rede de malha fina é lançada sobre a cultura imediatamente após o plantio, é necessário regar e alimentar. É importante que o material não restrinja as cabeças do repolho, pois, à medida que o repolho cresce, a rede precisa ser esticada e relaxada. Em geral, pode ser colocado sem moldura, mas os veranistas são aconselhados a fazê-lo, ainda mais por isso não é difícil. Basta martelar algumas estacas de madeira em volta do perímetro das plantações, lançar uma rede e fixá-la aos postes com arame.
A segunda opção é usar spunbond fino ou fibra agrícola. Cubra o repolho e coloque um tijolo sob o tecido. Quando a cultura cresce, os tijolos são substituídos por postes. A rega é feita diretamente no tecido, pois o material é perfeitamente permeável à água. Eles removem esse abrigo pouco antes da colheita. É interessante que alguns residentes de verão usem uma rede mosquiteira normal em vez de um spunbond - este é um orçamento e uma boa solução. Também há chapéus de repolho especiais à venda, que podem ser adquiridos em lojas de hortifrutigranjeiros. Essas "roupas" são usadas em cada cabeça de repolho separadamente e fornecem excelente proteção contra parasitas.
Importante: não se deve cobrir o repolho com filme, pois muitas vezes esse abrigo precisará ser removido para ventilação, além de causar um efeito estufa, totalmente desnecessário para uma cultura adulta.
Dicas úteis
Uma opção totalmente gratuita e eficaz para proteger o repolho será atrair pássaros e insetos benéficos para o local. É melhor fazer isso com antecedência, antes que as pragas apareçam. Andorinhas, chapins e pardais serão de grande ajuda. Essas aves pegam e comem borboletas no local, evitando que estas dêem à luz seus filhotes. Eles também ajudarão na luta contra lagartas e cucos: este pássaro absolutamente não tem medo das toxinas das lagartas, e os cucos as comem com prazer. Você também pode tentar atrair estorninhos e torres. Para fazer isso, você deve pendurar as bandejas de comida.
Além dos pássaros, as lagartas são comidas com prazer por sapos, sapos e lagartos. Se você criar essas criaturas, os insetos não terão chance. Parasitas maliciosos também se tornarão um excelente alimento para louva-a-deus, besouros terrestres e gafanhotos. A cal do repolho tem 100% de probabilidade de ser destruída pelo cavaleiro Apanteles: um pequeno inseto preto com asas que põe ovos diretamente no corpo da praga. Trichogramma ordinário ajudará contra outros tipos de lagartas.
Muitos residentes de verão também usam vespas.Embora nem todos gostem, esses insetos ajudam o ecossistema matando pragas. As vespas tiram as larvas da folhagem, alimentando-as com seus descendentes.
Atrair hóspedes listrados é muito simples: dissolva um pouco de açúcar na água e espalhe sobre a área de cultivo de repolho. Você também pode coletar água doce ou geléia em pequenos recipientes e organizá-los ao redor da área.
Considere algumas outras dicas para proteger o repolho de lagartas.
- Desinfete-o antes de plantar mudas. Estimulantes de crescimento também podem ser usados para tornar as mudas mais saudáveis e com maior probabilidade de se firmarem em seu novo habitat.
- Preste atenção à qualidade do solo: se pragas ou doenças foram observadas nos últimos anos, o solo deve ser escavado e desinfetado. A maneira mais fácil é derramar com água fervente.
- Assim que a safra for colhida, limpe bem a área. Remova os resíduos da colheita, especialmente as folhas. Não os deixe no local: leve-os para a floresta ou queime-os.
- Se as ervas daninhas crescerem perto de seu jardim, dê uma olhada nelas. Talvez haja representantes dos crucíferos entre eles. As pragas dessas gramíneas podem voar até o repolho, por isso é melhor removê-las.
- As ervas daninhas precisam ser eliminadas regularmente e no próprio local. Livre-se de todas as ervas daninhas imediatamente, pois elas atraem borboletas instantaneamente para o jardim.
- Faz sentido plantar plantas com cheiro forte ao lado do repolho. Podem ser cebolas e alho, hortelã, calêndula, absinto e quaisquer outras ervas com aroma forte. Essas safras desencorajam rapidamente as borboletas de voar para as plantações de repolho.
Como visto, existem muitos meios de combater as lagartas do repolho. O principal é não atrasar o tratamento, porque em apenas algumas semanas os insetos podem criar colônias inteiras, e então será necessário usar inseticidas químicos, que podem afetar adversamente a qualidade da colheita e a saúde humana, insetos e pássaros benéficos, bem como animais de estimação andando pelo local.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
O comentário foi enviado com sucesso.