Tudo sobre o besouro da farinha
O besouro da farinha é um inseto que prejudica o conteúdo de despensas, armários de cozinha. É muito difícil para uma pessoa despreparada entender de onde veio um besouro grande ou pequeno em um apartamento, o que ele come. Uma história detalhada sobre como se livrar de larvas e adultos negros, uma descrição de seus hábitos, comportamento, ajudará a entender o problema mesmo sem ajuda profissional.
Descrição da praga
O besouro da farinha é um inseto com o dorso preto, encontrado em apartamentos e prédios residenciais e que se alimenta. Esta praga pertence à família dos escaravelhos negros, que crescem até 18 mm de comprimento. Besouros colocam seus ovos em despensas, armários e suprimentos de comida. Mais tarde, as larvas eclodem deles, que se desenvolvem com sucesso apenas em condições favoráveis - em um ambiente quente com um nível suficiente de umidade. Os insetos adultos vivem bem em quartos mais frios, pois são protegidos por uma concha quitinosa.
Pode ser muito difícil entender de onde o besouro veio para o apartamento ou casa. Ele rasteja, penetra em fendas quase invisíveis, deposita ovos em produtos alimentícios em depósitos, de onde são embalados. Os insetos precisam de acesso constante a uma fonte de alimento, são vorazes e se reproduzem ativamente. Durante sua vida, uma fêmea adulta põe até 1000 ovos, dos quais aparecem os vermes da farinha - larvas de até 30 mm de comprimento com membros tenazes e mandíbulas superiores poderosas.
O besouro Khrushchak é encontrado em edifícios residenciais em várias de suas variedades ao mesmo tempo. Eles têm algumas diferenças. Os entomologistas classificam esses membros da família do escaravelho da seguinte maneira.
- Besouro de farinha grande... Grande inseto voador com comprimento de corpo de até 18 mm. Seu abdômen é de cor vermelha. As larvas não têm olhos, mas têm um conjunto de membros com os quais se movem. As larvas de farinha chegam a 30 mm de comprimento, preferindo viver em ambientes úmidos e quentes.
- Pequeno besouro de farinha... Os insetos compactos com um comprimento de corpo não superior a 5 mm são os menores desta série. Não voam, embora tenham asas, secretam um segredo específico que espanta os inimigos. As larvas são esbranquiçadas, até 7 mm de comprimento, os ovos são pegajosos, branco-amarelados. Demora cerca de 2 meses para se transformar em um adulto a partir do momento em que o verme se forma.
- Besouro preto pequeno. O besouro é pequeno em tamanho, com comprimento do corpo não superior a 6 mm. A cor do inseto é marrom ou preto como carvão, o abdômen é branco. As larvas da praga têm corpo bege claro e o processo de transição para a fase de pupação leva 12 meses.
São esses insetos que as pessoas encontram com mais frequência em suas casas e apartamentos. Besouros adultos raramente se mostram aos humanos. Muito mais frequentemente, você tem que lidar com as larvas - larvas de farinha.
Causas de ocorrência
A razão para o aparecimento de um besouro em alojamentos pode ser a entrada de alimentos contaminados neles.... As pragas adultas são capazes de percorrer longas distâncias em busca de condições favoráveis para a postura dos ovos. Eles entram em casas e apartamentos por rachaduras no chão e nas paredes, rachaduras. Infectados com larvas e ovos, sacolas, caixas, pacotes com suprimentos, muitas vezes são trazidos para dentro de casa por pessoas sozinhas, sem saber de tão desagradável "surpresa".
A principal razão para o aparecimento do besouro da farinha é a criação de um habitat favorável para ele.... Frutos secos podres, grandes estoques de cereais na despensa, feijões mofados, feijões, ervilhas são alimentos ideais para larvas de besouro. Os pequenos Khrushchaks se sentem bem em quartos com aquecimento central, os grandes preferem depósitos, porões e locais com alta umidade. A limpeza irregular da cozinha e demais cômodos, a violação das regras de armazenamento dos alimentos fazem com que o besouro ponha seus ovos sem que os donos percebam. Depois de algum tempo, os suprimentos já estragam as hordas de larvas glutonas. Comprar alimentos "de reserva" em sacos de armazéns onde as regras de armazenamento foram violadas também costuma levar à entrada de suprimentos já contaminados na casa.
Em uma casa particular, o besouro da farinha costuma ser um companheiro das aves. Ele mora ao lado de pombos, galinhas, patos, afeta sua alimentação, se alimenta de restos de penas. A proximidade de um aviário infectado inevitavelmente levará ao fato de que os insetos penetrarão no alojamento humano, expandindo seu habitat.
Por que é perigoso?
À primeira vista, o dano causado pelo besouro da farinha não é muito grande. O besouro não morde uma pessoa, como seus “filhos”, raramente aparece à vista, preferindo se esconder do sol. O principal perigo é carregado pelas larvas, que secretam ativamente um segredo, deixando fezes e partículas de pele durante a muda. Entrando nos produtos alimentares, tornam os cereais, as farinhas, as massas, os frutos secos impróprios para o uso posterior. As reações alérgicas podem ser problemas adicionais. Eles ocorrem em produtos residuais de insetos, podem levar à bronquite crônica e asma e representam um sério risco à saúde. A reação pode ser especialmente forte se alimentos contaminados forem consumidos acidentalmente.
Não presuma que o besouro da farinha afeta apenas os cereais. O besouro é onívoro, pode roer papelão e papel de parede, comer cacau e chocolate. Ele não desdenha os materiais tricotados. Em instalações residenciais, tal bairro é sempre acompanhado por um odor desagradável específico.
Na falta de acesso a alimentos, a praga come roupas de cama feitas de tecidos naturais, lã e estofados de couro de sofás.
Maneiras de lutar
O aparecimento do besouro da farinha é freqüentemente detectado já no estágio em que os estoques de cereais ou frutas secas estão literalmente cheios de larvas. Nesse caso, o desejo de se livrar da vizinhança perigosa será perfeitamente compreensível. Basta entender que será muito difícil remover um besouro adulto e suas larvas, ovos por meio sozinho, sem recorrer a medidas de controle total de pragas. Soluções óbvias, como peneirar cereais e outros produtos, remover manualmente os insetos detectados, não ajudam a remover os ovos de pragas. Depois de algum tempo, eles aparecerão na caixa novamente.
As regras básicas para se livrar do besouro da farinha são bastante simples.
- Destruição de suprimentos contaminados. É aconselhável não só deitá-los fora, mas também queimá-los para evitar a possível propagação da praga. Você terá que percorrer todos os cereais e produtos de armazenamento de longo prazo disponíveis que não possuem embalagens herméticas.
- Processamento de móveis, pratos, onde foram encontrados besouros ou larvas. Eles devem ser bem lavados com produtos que contenham cloro.
- Processando suprimentos não contaminados... Recomenda-se assá-los no forno e depois despejá-los em um recipiente limpo.
Tendo tomado as medidas iniciais, você pode prosseguir para um controle de pragas em grande escala. Aqui, uma variedade de meios e métodos podem ser usados para alcançar a eliminação completa de insetos.
Inseticidas
A destruição do besouro da farinha em qualquer estágio de seu desenvolvimento é realizada com preparações inseticidas. Somente os pesticidas ajudam a realmente lidar com o problema se a infecção se tornou significativa. Nas condições de complexos de armazéns, celeiros, os seguintes grupos de drogas são usados para combater os insetos.
- Agentes de fumigação baseado em organofosforados.A fosfina é mais comumente usada.
- Drogas de contato. Emulsões concentradas não são tóxicas para humanos e animais de fazenda. Eles são perigosos apenas para insetos.
- Agentes de fumigação para aeração. Eles são usados em combinação com dispositivos profissionais - geradores de névoa.
- Drogas insectoacaricidas. Eles usam pesticidas do grupo dos piretóides. Isso inclui bifentrina, pirimofos e outros compostos.
Em casa, o tratamento de aviários, pombais, copas também é feito com inseticidas do grupo dos piretóides. Eles são adequados para uso doméstico e não são altamente tóxicos para humanos e animais. Os pesticidas mais comumente usados estão na forma de gel, spray em uma lata de aerossol. Ao mesmo tempo, é muito importante evitar o contato dos alimentos com os inseticidas, uma vez que se destinam, antes, a descontaminar a casa. Esses produtos químicos podem levar ao envenenamento se comidos, inalados ou engolidos.
Entre os medicamentos que podem ser usados independentemente quando uma colônia de escaravelho da farinha é encontrada sob rodapés ou em armários, pode-se destacar o "Diclorvos" e seus derivados. O aerossol é conveniente para pulverização localizada, tóxico para besouros. É importante apenas levar em consideração que o processamento é recomendado para ser realizado em despensas livres de produtos alimentícios, e outras salas. Necessário:
- spray aerossol;
- deixe a sala fechada por 30 minutos;
- ventile completamente os quartos ou armários;
- realizar limpeza úmida.
O tratamento químico dos insetos é sempre realizado com todas as medidas de proteção necessárias. É imperativo proteger as mãos, olhos e órgãos respiratórios. Em aviários, pombais e locais onde é armazenada ração animal, apenas preparações profissionais devem ser utilizadas. Os inseticidas domésticos podem fazer mais mal do que bem.
Métodos tradicionais
A principal forma de combater os insetos nocivos, dos quais eclodem os larvas de farinha, é o tratamento térmico. O congelamento ajuda a garantir a destruição de pragas. Quando as temperaturas atmosféricas caem para -7 graus, tanto as larvas quanto os insetos adultos morrem. Infelizmente, esse método é de pouca utilidade em um apartamento na cidade. Mas ele trabalha bem no campo ou em uma casa particular. A destruição local dos ovos da crosta da farinha é realizada por aquecimento. Calcinar alimentos no forno em temperaturas acima de +100 graus permite que eles sejam desinfetados. Mas ainda é impossível comer alimentos afetados por larvas.
Tratamentos de vapor ou calor seco também são bons para matar pragas. É importante apenas não danificar os móveis e móveis da cozinha. Os inseticidas naturais seguros ajudam a afastar os besouros da farinha adultos da cozinha ou da despensa. Eles são pendurados em cachos dentro de prateleiras e armários, colocados sob os rodapés. As ervas funcionam melhor:
- lavanda;
- artemísia;
- tansy;
- Camomila caucasiana;
- Folha de louro;
- manjericão;
- hortelã.
Os remédios anti-mariposa têm um efeito semelhante. As chamadas seções, que ficam penduradas nos armários, contêm os óleos essenciais das plantas. Eles são lançados no ar, evitando a propagação de insetos. É improvável que seja possível destruir o besouro da farinha com a ajuda deles.
Medidas de prevenção
Diante de um besouro da farinha em uma casa ou apartamento, depois de se livrar dele com sucesso, medidas preventivas eficazes devem ser tomadas no futuro. Entre as recomendações úteis estão as seguintes.
- Inspeção periódica de todos os suprimentos de alimentos. Cereais, farinha e outros produtos a granel devem ser periodicamente sacudidos para fora das latas e separados.
- Manter um microclima seco na despensa, armários de cozinha, porões. A umidade é um dos principais contribuintes para a deterioração dos alimentos. É ela quem atrai os besouros para a casa.
- Movimentação de produtos a granel para recipientes hermeticamente fechados. Isso impedirá o acesso das pragas aos cereais e à farinha.Ao esvaziar os recipientes, eles são cuidadosamente lavados, desinfetados antes de serem reutilizados.
- Ventilação regular de despensas, móveis de cozinha... Limpeza com desinfetantes.
- Inspeção das instalações após detecção de besouros adultos. É dada especial atenção aos locais sob o papel de parede, rodapés, nas fendas sob os peitoris das janelas.
- Instalação de redes mosquiteiras... Eles protegerão as instalações da infecção por besouros voadores.
- Vedação de vãos em pisos e paredes. Essas medidas ajudarão a evitar que o besouro entre no apartamento ou casa dos vizinhos.
- Uso de fitas de aço. Eles puxam sacos de comida em armazéns. O cheiro metálico é desagradável para os parasitas. Isso também pode ser usado na despensa doméstica.
Tendo cuidado da prevenção em tempo hábil, você não pode ter medo do reaparecimento da larva da farinha nos alimentos.
Para informações sobre como se livrar dos insetos dos cereais e do armário, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.