Qual a aparência de um mosaico de pepinos e como tratá-lo?

Qual a aparência de um mosaico de pepinos e como tratá-lo?
  1. O que é isso?
  2. Causas da doença
  3. Sinais de derrota
  4. Visão geral da espécie
  5. Como fazer o tratamento?
  6. Medidas de prevenção
  7. Variedades resistentes

Uma doença como o mosaico é freqüentemente encontrada em várias hortaliças. Esta é uma doença perigosa e difícil de combater, mas se não for eliminada, a planta acabará por morrer. Descreveremos a seguir o que é essa doença, como detectá-la e quais métodos existem para lidar com ela.

O que é isso?

Mosaico de pepino é uma das variedades de doenças virais... Afeta não apenas pepinos, mas também pode ser encontrada em tomates, batatas, repolho, abóbora, feijão e pimentão. Este é um vírus perigoso que pode matar muitas plantas. E não importa se eles crescem em uma estufa ou no campo aberto, absolutamente qualquer planta pode afetar esta doença.

O principal transmissor da doença são os pulgões, mas ela pode se espalhar devido a sementes doentes, partes de plantas infecciosas do ano passado, ervas daninhas e também devido à falta de processamento de ferramentas de jardim.

Causas da doença

Pode haver muitas razões para o surgimento do vírus. Pode penetrar no solo devido a uma semente doente e ficar na chamada hibernação por muito tempo. Vários fatores podem provocá-lo.

Um desses fatores é modo de temperatura errado. Pepinos amam o calor, por causa da queda de temperatura, eles morrem. Quando a temperatura cai abaixo de +16, elas param de crescer e todos os nutrientes que a planta acumulou durante todo o período começam a ser enviados para dar suporte à vida. Em temperaturas mais baixas, os arbustos morrem completamente.

Altas temperaturas superiores a +29 graus também são prejudiciais para o plantio. Nessas condições, as substâncias necessárias para os pepinos vêm mais lentamente. Como resultado, a atividade de desenvolvimento diminui e, com ela, a imunidade da planta.

Por causa disso, torna-se mais fácil para os vírus infectarem as plantações.

As doenças também podem ser causadas por alto teor de umidade da terra ou, inversamente, sua secura excessiva. Em solo muito seco, as raízes absorvem os nutrientes necessários à planta de forma muito mais lenta, cuja absorção, em sua maioria, ocorre apenas na forma líquida.

No entanto, o excesso de umidade diminui a aeração da terra, que é um bom terreno fértil para doenças patogênicas. O aumento da umidade proporciona condições favoráveis ​​para o vírus, que infecta facilmente as raízes do plantio enfraquecido. Portanto, um residente de verão, que espera uma boa colheita, precisa monitorar cuidadosamente o teor de umidade da terra, regando apenas depois que sua camada superior esteja completamente seca.

Prestar atenção em umidade do ar, porque isso também pode causar a ocorrência de doenças do pepino. No caso do pepino, as condições mais favoráveis ​​são a alta umidade, já que a planta é tropical. É melhor se o indicador de umidade for mantido em 85%. Se este indicador for mais baixo, os pepinos perderão rapidamente a água acumulada, que é carregada de enfraquecimento e, como resultado, doenças.

E se a umidade ultrapassar 95%, então neste caso começará a se formar orvalho, condição favorável para a penetração dos vírus.

É importante prestar atenção a fertilizantes... A coisa principal - não exagere com a frequência de seu uso. Se forem introduzidos incorretamente, há grande risco de provocar a atividade de doenças patogênicas. Muitos residentes de verão usam um cronograma de alimentação de plantas.

Certifique-se de monitorar a quantidade de fertilizante aplicada. Assim, um excesso de nitrogênio na terra pode levar ao fato de outras substâncias úteis serem absorvidas menos ativamente, o que levará a uma diminuição da imunidade dos pepinos e à ocorrência de várias doenças. Portanto, a deficiência das substâncias necessárias à planta não deve ser permitida se o seu objetivo é obter uma colheita boa, saborosa e saudável.

Também é importante escolher cuidadosamente as variedades de plantio.... Muitas vezes, entre eles, encontram-se os que apresentam baixa imunidade natural em nível genético, o que aumenta sua suscetibilidade a ataques de vírus patogênicos. No entanto, graças ao trabalho dos criadores, existem agora muitas variedades de plantas que são conhecidas por terem uma forte imunidade, graças à qual são capazes de resistir a vários tipos de doenças.

São essas variedades que devem ser adquiridas para o plantio.

Sinais de derrota

Inicialmente, o fato de uma doença ter aparecido na planta é evidenciado por uma modificação acentuada de sua folhagem e manchas. A folhagem torna-se enrugada, depois seca e se enrola. Um grande número de manchas claras e escuras são formadas nas folhas, que se assemelham a alvenaria em mosaico.

Além disso, o caule do pepino também está começando a mudar. Ele se dobra, muitas rachaduras se formam nele. As flores na plantação quase param de se formar e os verdes ficam amarelos e secos. Em um estágio avançado, a planta começa a descolorir e eventualmente murchar.

O efeito da doença também afeta os frutos do pepino. Na maioria das vezes, eles simplesmente param de aparecer e, se aparecerem, dificilmente alguém os comerá. A condição dolorosa do arbusto se reflete claramente na fruta. Eles ficam anões, com muitas manchas, e seu sabor torna-se visivelmente amargo.

A doença do mosaico pode ocorrer em qualquer estágio do desenvolvimento do plantio. Porém, acima de tudo, ameaça a planta na fase de muda.

Visão geral da espécie

A doença mosaico é de diferentes tipos. Em geral, os sintomas de todas as suas variedades são muito semelhantes, mas também existem características distintas. Ao mesmo tempo, notamos que vários tipos desta doença podem se manifestar em uma planta ao mesmo tempo. No total, a doença apresenta 4 variedades - tabaco, branco, comum e salpicado de verde.

  • Mosaicos de tabaco raramente atacam pepinos. Seus traços característicos são manchas em mosaico bege, aparecimento de protuberâncias e protuberâncias nas folhas. A própria folhagem começa a desbotar e a morrer gradualmente, e os frutos, se aparecem, não se desenvolvem totalmente e parecem deformados.
  • Mosaico comum em pepinos podem ser encontrados com muito mais freqüência. Se uma planta fica infectada com esse tipo de doença do mosaico, então um ponto característico com áreas de tons claros e escuros aparece em suas folhas, a própria folhagem começa a se curvar ao longo da borda, o caule racha e as inflorescências caem. Os frutos de plantações doentes são caracterizados por manchas, deformação perceptível e enrugamento.
  • Mosaico verde salpicado na maior parte, ataca apenas as plantações que pertencem à família das abóboras. Quanto aos pepinos, na maioria das vezes pode ser encontrado nas plantações que crescem em casa de vegetação. Na maioria das vezes, esse tipo de doença em mosaico se manifesta devido ao aumento da temperatura das massas de ar. Seu traço característico é o aparecimento de amarelecimento na folhagem, torna-se enrugado e seus veios brilham. As copas começam a murchar em uma taxa acelerada e manchas de mosaico aparecem nos frutos.
  • Relativo mosaico branco, então também costuma afetar pepinos. É caracterizada por um amarelo fino, localizado próximo às nervuras da planta, manchas verdes claras em forma de anéis ou estrelas nas folhas, bem como a brancura das folhas e uma desaceleração no desenvolvimento das plantações.

Como fazer o tratamento?

Lutar contra essa doença é um processo complexo. Até agora, não existem métodos que possam salvar definitivamente sua planta do vírus.

Produtos químicos

Isso não quer dizer que medicamentos desse tipo sejam capazes de combater o vírus de maneira eficaz. Freqüentemente, o resultado delas não corresponde às expectativas. No entanto, métodos químicos de processamento por residentes de verão ainda são usados. O remédio mais eficaz entre essas drogas é "Fitosporin", "Aktara" e "Attelik".

O método para preparar uma solução com essas substâncias é o seguinte: 85 gramas da substância selecionada são usados ​​para 10 litros de água, tudo isso é bem misturado. A seguir, a mistura resultante deve ser pulverizada no plantio.

Isso é feito em intervalos semanais, e para evitar o acúmulo de produtos químicos nos tecidos da planta, isso é feito exclusivamente durante o período de crescimento ativo.

Remédios populares

Os remédios caseiros também são úteis para tratar o vírus da planta e combatê-lo com eficácia. Eles se distinguem por sua compatibilidade ambiental, o que não pode ser dito sobre preparações químicas. Esses fundos são famosos por sua alta eficiência e resultados de longo prazo.

Na maioria das vezes, muitos residentes de verão recorrem ao uso solução de leite desnatado. Para o seu preparo, é necessário misturar o soro de leite com água na proporção de 1 para 2. Esta solução ajuda a prevenir o desenvolvimento ativo da doença e sua propagação. Para um melhor resultado, recomenda-se adicionar algumas gotas de iodo à solução.

Além do soro de leite, é frequentemente usado solução de verbasco... Isso requer 1 quilo de verbasco, 10 litros de água e uma colher de sopa de uréia. Tudo isso se mistura bem, após o que as plantas podem ser tratadas com a solução. Essa mistura contribui para o tratamento do plantio, bem como para a desinfecção da terra.

Para tratamento de plantas, você também pode usar uma variedade de soluções baseadas em ingredientes à base de ervas, que incluem dente-de-leão, tabaco e cascas de cebola. No entanto, você não deve se desfazer dessas tinturas.

Recomenda-se o seu uso junto com produtos químicos, com intervalo mínimo de uma semana.

Medidas de prevenção

As medidas preventivas também em muitos casos ajudam a evitar a ocorrência de doenças patogênicas e prevenir sua ocorrência.

  • Reserve um tempo inicialmente para desinfetar sementes... Para fazer isso, mergulhe-os em uma solução de permanganato de potássio a 1% e deixe por uma hora.
  • Todos os anos em condições de estufa substitua a camada superior da terra, que tem cerca de 12 centímetros.
  • Realize cuidadosamente e regularmente capina. Suas raízes podem ser portadoras de doenças patogênicas.
  • Certifique-se de que não apareçam pragas em suas plantações, especialmente pulgões. Tente se livrar deles nos estágios iniciais, caso contrário, há um grande risco de ficar sem uma rica colheita. Preste atenção a outras pragas, como os carrapatos, que se alimentam de sucos vegetais, esgotando seu suprimento de nutrientes, o que leva à diminuição da imunidade e ao surgimento de diversos tipos de doenças.
  • Seguir atrás do nível de umidade do ar em condições de estufa, bem como as condições do solo. Regue bem as plantas, fertilize-as, mas não exagere.
  • Certifique-se de monitorar nível de nitrogênio no solo e não permitem a deficiência de outras substâncias necessárias à planta.
  • Não negligencie desinfecção de ferramentas de jardim.
  • Inspecione a folhagem do pepino regularmente para sinais de doença. Se você encontrar plantas ou folhagens afetadas, livre-se delas para evitar a propagação da doença. Isso leva muito tempo, mas será necessário muito mais esforço para combater o vírus.
  • Preste atenção à escolha das variedades de plantas. Por favor, leia suas descrições antes de comprar. Vale a pena escolher aqueles que se diferenciam pela boa imunidade e alta resistência a diversos tipos de doenças.

Variedades resistentes

As variedades de pepino mais resistentes são opções chamadas:

  • "Thumb Boy";
  • "Masha";
  • "Divã";
  • "Martin";
  • "Princesa";
  • "Rouxinol".

Eles estão entre os que mais crescem.

Além disso, distinguem-se as seguintes variedades de pepinos, que são resistentes especificamente às doenças do mosaico do pepino:

  • "Adam F1";
  • "Anyuta F1";
  • "Gerold F1";
  • Danila F1;
  • Vicenta F1;
  • Capra F1;
  • "Comerciante F1";
  • "Lord F1";
  • "Magnat F1";
  • "Marinda F1";
  • Tais F1.

Você pode descobrir como lidar com o mosaico do pepino no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário