Doenças e pragas da cenoura: métodos de controle e prevenção
Um vegetal de raiz como a cenoura cresce em quase qualquer canteiro de jardim. Existe a opinião de que essa cultura é muito resistente a todo tipo de doenças e pragas, mas não é assim. Sem os devidos cuidados, as cenouras se tornam suscetíveis a todos os tipos de infecções. Como detectar e curar corretamente esta ou aquela doença, veremos a seguir.
Descrição e tratamento de doenças da cenoura
Se um jardineiro cuida regularmente das cenouras, elas raramente ficam doentes. Porém, em condições de alta umidade e calor, a cultura pode pegar o fungo. Ele carrega um perigo particular, afetando a própria cultura de raízes. Em casos raros, as cenouras podem ser infectadas com doenças virais ou bacterianas. Como regra, a infecção ocorre por meio de ferramentas de jardim não tratadas, bem como nos casos em que as sementes doentes foram inicialmente colhidas.
Além disso, os insetos transmitem várias doenças. Aqui está uma lista das doenças mais comuns da cultura descrita.
Podridão
Uma doença como a podridão é apresentada para váriostipos diferentes.
- Branco... Esta doença também é chamada de esclerotinia. É perigoso porque a princípio não se manifesta de forma alguma. Na maioria dos casos, eles percebem tarde demais, já na hora de colocar os vegetais para armazenamento. Ao tocar em uma cenoura infectada, você pode sentir uma mancha mole que se parece com o resto do vegetal. Em seguida, uma penugem branca aparece nesta área, que libera umidade. Não há como comer uma cenoura assim. O primeiro método para lidar com a doença deve ser a fumigação do armazém com uma vara de enxofre. Quanto ao local, as próprias lavouras durante o crescimento são borrifadas com preparações de cobre, e também derramadas com água com potássio (uma colher e meia de sulfato de potássio em um balde de dez litros).
- cinza... Também chamada de botritose. Essa podridão também afeta as cenouras já colhidas, é especialmente ativa se os frutos estiverem superaquecidos ou congelados. A doença é caracterizada pelo aparecimento de áreas moles de cor marrom no vegetal. Posteriormente, eles são cobertos com uma penugem cinza. Para prevenir a doença, as cenouras devem ser armazenadas a uma temperatura de cerca de +2 graus. Além disso, a cultura da dacha deve ser borrifada com líquido Bordeaux e garantir que tenha nitrogênio suficiente.
- Preto (alternaria). Esse tipo de podridão se manifesta mesmo durante o crescimento da raiz. Você pode notar a doença pelo escurecimento do caule. Se você desenterrar essa cenoura, verá imediatamente manchas escuras nela.
Durante o armazenamento, a colheita se deteriora rapidamente. A droga "Rovral" é capaz de ajudar no combate à podridão negra.
Mancha marrom
Cladosporia geralmente ocorre em condições úmidas. As cenouras recém-plantadas quase sempre morrem, e faixas escuras aparecem na parte inferior dos espécimes já enraizados. A folhagem também sofre, ficando coberta de manchas marrons. Posteriormente, ele começa a rolar. Manchas podres são claramente visíveis na parte subterrânea do vegetal. As medidas para combater a mancha marrom são simples: fertilizantes de potássio-fósforo são usados para prevenção e fungicidas locais são usados para tratamento.
Oídio
Esta doença é uma das mais comuns não só na cenoura, mas em geral em todas as outras culturas. Ele progride especialmente fortemente em condições de secura e calor extremo. Nas pontas das cenouras, aparece uma flor branca, semelhante à farinha. Um pouco depois, ele fica cinza, coberto de pontos escuros.A colheita resultante será pequena, não muito saborosa. Para evitar isso, as plantações devem ser tratadas com "Fitosporin-M", solução de cinzas também ajuda.
É muito importante não plantar cenouras onde crescem as culturas guarda-chuva.
Cercosporose
Outra doença fúngica. Ama o frescor e a umidade. As folhas são as primeiras a sofrer: manchas castanhas com um ponto branco no meio são imediatamente visíveis. Mais tarde, as manchas aumentarão de volume, brilharão. A folhagem começará a se enrolar em um tubo. O mofo aparecerá em toda a superfície da planta, o que causará a morte da cultura. As cenouras devem ser tratadas com fungicidas.
Bacteriose
Esta é uma doença bacteriana e se manifesta muito rapidamente. É caracterizada por uma lesão na parte inferior dos topos, onde manchas de tonalidade amarela são bem visíveis. Um pouco mais tarde, essas manchas vão crescer e ficar escuras. As hastes também serão afetadas: pontos e listras serão visíveis nelas. Quanto às raízes, aparecem áreas macias. Não há cura para a bacteriose: se as colheitas adoecem, são destruídas imediatamente. Como medida preventiva, as cenouras são borrifadas com Hom (40 gramas por balde de água). Isso é feito 20 dias após a emergência da planta.
Pragas da cenoura e métodos para lidar com elas
A parte superior da cenoura tem um aroma forte característico que é extremamente atraente para os insetos. Chegando ao local, a praga fica feliz em se banquetear na parte subterrânea da raiz e, às vezes, é completamente invisível para o jardineiro. Na luta contra eles, os residentes de verão usam métodos populares e inseticidas químicos. Vamos ver quais pragas atacam as cenouras com mais frequência.
- Mosca de cenoura. Este é o parasita mais comum, ele começa a causar estragos em maio. As larvas da mosca devoram a folhagem, fazendo buracos nela. É fácil ver os sinais de uma mosca: as pontas das cenouras ficam roxas ou amarelo-escuras. A safra colhida é muito amarga.
- Folha de besouro... É uma pequena pulga que pode saltar rapidamente. As larvas do besouro das folhas causam muitos danos às folhas, roendo-as. Isso faz com que as cenouras sequem.
- Mariposa guarda-chuva. Uma pequena borboleta que vem de colheitas crucíferas. Inicia a sua atividade no início de julho. No primeiro ano de vida, as lagartas são inofensivas, mas tornam-se pupas, fazendo com que as copas sequem.
- Lesmas... Essas pragas se reproduzem em alta taxa. Eles adoram umidade e escuridão, então você não pode vê-los durante o dia. Eles rastejam por todo o site, comendo os topos e as raízes.
- Wireworms... Eles são pequenos vermes. Eles parasitam em junho e julho, se alimentam da parte subterrânea das cenouras. Eles são capazes de estragar as plantações rapidamente.
As pragas descritas afetam as cenouras com mais freqüência. Mas muitas vezes acontece que os seguintes insetos chegam ao local:
- pulgão;
- formigas;
- Urso;
- nemátodos de vermes da raiz;
- colheres de inverno.
É necessário combater a invasão de parasitas imediatamente após a detecção. Vale a pena se familiarizar com as diferentes técnicas com mais detalhes.
Processando remédios populares
Os métodos populares são muito bons no início da infecção. Eles são seguros para pessoas e plantas. Aqui estão algumas receitas comprovadas.
- Cinza de madeira. Este produto natural oferece boa proteção contra quase todos os tipos de pragas. Você precisa pegar as cinzas e combiná-las com o pó do tabaco na proporção de 1: 1 e, em seguida, polvilhar as camas.
- Infusão de tabaco. Este remédio é especialmente eficaz contra pulgões, moscas da cenoura e moscas. 400 gramas de poeira são dissolvidos em um balde de água, então são insistidos por dois dias. Antes de usar, 40 gramas de sabão em pó ralado são misturados na solução. A composição resultante deve ser pulverizada nas plantações. Importante: o processamento do tabaco é interrompido 30 dias antes da colheita.
- Infusão de alho. Os insetos têm muito medo de odores pungentes, e o alho tem exatamente isso. Você precisa cortar várias cabeças grandes e, em seguida, enchê-las com 2 litros de água morna. A solução custa um dia e antes do uso é diluída em 8 litros de água.
- Solução de sabão. O sabonete é ótimo para todos os tipos de ácaros e pulgões. Esfregue 40-50 gramas, despeje sobre água aquecida. As plantas são pulverizadas com um borrifador.
- Infusão de casca de cebola... Ele vai destruir as pragas e também prevenir muitas doenças. Você precisa de 20 gramas de casca por litro de água. Resistir a um dia e, em seguida, processar as plantas.
- Infusão de absinto. Esta infusão é boa para destruir lagartas e borboletas. O balde é enchido com grama fresca e depois com água. Leve para ferver e espere cerca de 10 minutos. O concentrado é diluído com líquido puro na proporção de 1: 10. Os tratamentos são realizados a cada 10 dias.
- Amônia... Essa composição cáustica afasta rapidamente todas as pragas. 2 colheres de sopa são dissolvidas em 10 litros e, em seguida, derramadas com a mistura resultante das camas. Não borrife nos topos. Além disso, antes desse tratamento, as mudas são regadas com água pura.
Além disso, as pragas podem ser tratadas usando os seguintes meios:
- decocção de topos de batata ou tomate;
- decocções de ervas daninhas;
- solução de mostarda;
- salmoura;
- armadilhas;
- coleta mecânica;
- atração de insetos e pássaros benéficos.
Produtos químicos
Ao cultivar cenouras em campo aberto, também podem ser usados agentes químicos. Eles nem sempre estão seguros, mas agem muito rapidamente. Além disso, somente eles são capazes de destruir colônias de pragas que cresceram demais. Aqui estão alguns alimentos comprovados.
- "Trovão". Permite proteger as mudas de pragas que vivem no solo. Não é menos eficaz contra borboletas e lagartas. Analógico - "Zemlin".
- Aktara. Ajuda a combater besouros, pulgões e moscas brancas. É um inseticida de ação de contato.
- Karbofos. Permite economizar cenouras em qualquer fase de seu crescimento. Não muito prejudicial, portanto, é muito popular entre os jardineiros. Funciona especialmente bem em pulgões e lagartas.
- Fitoverm... Um inseticida biológico que pode ser usado ao ar livre e em uma estufa. O processamento é melhor realizado em climas quentes.
As seguintes ferramentas populares também são usadas:
- Actellik;
- "Lepidocida";
- "Nematorin" (apenas contra nematóides);
- "Etonem";
- Iskra-M;
- "Decis".
Ao usar inseticidas, é importante não esquecer algumas regras:
- observar a dosagem indicada na embalagem;
- pare todos os tratamentos um mês antes da colheita;
- proteger as mãos e o rosto durante o trabalho;
- use pratos separados;
- após o processamento, lave as mãos, tome banho, lave a roupa e desinfete bem os equipamentos utilizados.
Profilaxia
Ao cultivar cenouras, o jardineiro deve seguir uma série de regras. Só então você terá uma colheita saborosa e saudável. Aqui estão algumas orientações a serem seguidas durante o período de crescimento das raízes e até mesmo antes de plantá-las.
- No outono, o solo é escavado com cuidado. Isso é feito porque a maioria das pragas põe ovos ali, que passam o inverno com segurança no solo. Não será supérfluo regar o solo com soluções desinfetantes, por exemplo, sulfato de cobre (30 gramas de vitríolo por balde de água).
- A preparação para o plantio começa com a desinfecção das sementes. Primeiro, coloque-os em água quente por 10 minutos e, quando esse tempo acabar, em água fria por 5 minutos.
- Não plante cenouras no mesmo local onde cresceram no ano passado. Além disso, você não pode plantar mudas onde as culturas guarda-chuva anteriormente cresciam.
- O cuidado deve estar correto... Isso é especialmente verdadeiro para a rega. É importante regar as plantas com um líquido morno. A segunda condição para um crescimento saudável é o controle de ervas daninhas.
- Se você perceber que muitos insetos se reproduziram na cultura, a parte danificada deve ser cortada e queimada. Isso impedirá que os parasitas se espalhem. O mesmo vale para doenças.
- Para prevenir o aparecimento de pragas, pode ser plantado próximo a plantas de cenoura com cheiro forte... Pode ser calêndula, alho, cebola, hortelã.
- A solução correta seria selecionar variedades resistentes a doenças e pragas.
Lembre-se de levar em consideração o clima da sua região, pois algumas variedades requerem condições especiais.
O comentário foi enviado com sucesso.