Quem é mineiro e como lidar com ele?
Um dos problemas mais sérios no cultivo de plantas (vegetais, árvores frutíferas, várias flores e arbustos) é o aparecimento de pragas e doenças. Sem o controle adequado e sem o uso de medidas preventivas, as pragas e doenças podem causar danos significativos à safra futura. No artigo, veremos quem é um mineiro e como lidar com ele.
Que é aquele?
As larvas de mariposas-mineiras e moscas (garimpeiros) causam sérios danos às folhas das plantas. E também alguns representantes de besouros ou borboletas podem ser mineiros. Mas a maioria dos insetos mineiros são lepidópteros.
O mineiro é uma praga de hortaliças cultivadas em estufas, viveiros, estufas. O inseto também danifica árvores frutíferas (cereja, maçã, pêra), arbustos (azevinho, rododendro, rosa), flores (crisântemo, violetas, zínias) e outros.
A praga de inseto causa danos significativos a muitas hortaliças, mas é mais comumente encontrada em tomates.
E também muitas vezes o mineiro pode viver de pepinos, repolho, vários tipos de saladas, cerejas e outras plantas. Para obter uma boa colheita, é necessário examinar periodicamente cuidadosamente as folhas da planta e certificar-se de que nenhum dano característico ocorre nos tomates, outros vegetais e árvores.
O mineiro mais comum é um pequeno díptero, com aproximadamente 2 milímetros de comprimento. Um inseto adulto (imago) tem o dorso, os lados pretos e a cabeça amarela. Pequenas listras amarelas estão localizadas ao longo das bordas do abdômen. Esta praga planta põe ovos ovais transparentes com um diâmetro de até 0,3 mm. Durante uma temporada, o mineiro de beladona pode criar de 5 a 6 gerações completas.
E também a mariposa mineira da castanha (camerilla ou mineiro de Ohrid) é bastante comum. Na idade adulta, é uma pequena mariposa (aproximadamente 3-4 milímetros).
É capaz de destruir até 90% da superfície foliar de uma planta, o que pode levar à sua morte. Prejudica principalmente a castanha-da-índia, em alguns casos pode viver em uvas ou bordo. Mora na Europa, mas a área está em constante expansão.
O mineiro de cereja (maçã) tem a capacidade de prejudicar mais do que apenas as cerejeiras. Também é prejudicial para macieiras, cerejeiras, ameixas, pereiras e outras árvores frutíferas. O inseto pode colocar 30-50 ovos.
Este inseto é caracterizado por flutuações numéricas. Em uma estação, a população pode aumentar significativamente, enquanto no ano seguinte, a distribuição pode ser silenciosa. Moscas e outros insetos desse tipo prejudicam diretamente a planta sugando seu suco.
E as larvas depositadas nas folhas se movem dentro da placa, danificando-a. Ao mesmo tempo, eles são protegidos de influências externas e potenciais inimigos naturais pela superfície da folha.
Existem vários tipos de mineiros:
-
crisântemo folhoso;
-
brotar;
-
variegado;
-
polífago;
-
erva-moura;
-
cebola.
Dependendo do grau de dano e destruição da substância da folha do meio (mesofilo), dois tipos de minas são distinguidos: bilateral e unilateral.
Sinais de aparência
A aparência de um mineiro pode ser facilmente identificada visualmente. Para isso, é preciso prestar atenção nas folhas da planta. Os primeiros sinais de dano são pequenos buracos nas folhas, que são perfurações deixadas por insetos fêmeas. Além disso, os movimentos aparecem na superfície da placa de folha. Na aparência, eles se assemelham a convoluções lineares sem garfos. Se o dano for forte o suficiente, então as passagens estão localizadas muito próximas umas das outras, fundindo-se em um grande local. É ele quem se chama "meu". A concentração de minas em uma folha pode ser bastante alta e atingir o número de 500-700 peças.
O mais notável são as minas localizadas nas flores. Em sua forma, eles podem ser manchados, manchados de serpentina ou serpentina.
Se houver poucos insetos mineiros, eles não têm um efeito negativo significativo no crescimento e na condição das plantas. Mas ainda vale a pena se livrar das pragas, pois os mineiros podem se reproduzir muito rapidamente. E então o dano pode ser irreparável.
Se várias larvas de inseto se alimentam de uma folha ao mesmo tempo, a placa perde quase completamente sua cor verde. Como resultado, os tecidos fotossintéticos são reduzidos, o que, por sua vez, provoca uma diminuição significativa na produtividade da cultura. Isso é especialmente perigoso para plantas jovens e imaturas.
Posteriormente, as folhas da planta começam a adquirir uma coloração amarela, e o sinal final de dano é a queda das placas foliares.
Medidas de controle
Você pode lutar contra uma praga de insetos usando vários tipos de inseticidas químicos. E também eficaz é a desinfecção do solo pelo método térmico. Em alguns casos, os jardineiros usam métodos populares que foram testados ao longo dos anos.
A primeira coisa a fazer ao lidar com mineiros é remover as folhas danificadas por insetos. A remoção é feita manualmente, após o que as folhas devem ser queimadas.
Jardineiros experientes não recomendam o uso de inseticidas imediatamente. Vale a pena usar drogas potentes apenas se houver uma colônia significativa de moscas-mineiras.
Métodos populares de lidar com mineiros.
-
Fumigação de uma estufa com makhorka.
-
Distribuição do pó de tabaco em canteiros de vegetais.
-
Usando uma mistura de cal apagada e cinza de madeira. É preparado a partir de partes iguais e utilizado na quantidade de 1-2 kg por 10 metros quadrados. A mistura preparada é espalhada ao longo dos canteiros de vegetais.
-
Compre em uma loja especializada. Eles ajudam a lutar contra os mineiros se você colocá-los na estufa.
-
Cultivo de flores e vegetais em tecido não tecido. Graças a essa proteção, os mineiros estão privados da oportunidade de colocar seus ovos nas plantas.
Se o dano for significativo, então neste caso já é possível recorrer a inseticidas químicos. Entre eles, os seguintes medicamentos apresentam os melhores resultados: "Karbofos", "Aktara", "Fitoverm", "Vertimek", "Aktellik", "Fosbecid", "Voliam Flexi" e outros. As formulações mais eficazes são aquelas que contêm matricária. O procedimento deve ser repetido várias vezes com uma diferença de 3-6 dias. No total, são necessárias cerca de 5 pulverizações.
Os próprios insetos morrem após o primeiro procedimento, mas as larvas são muito mais resistentes.
E as pupas não são afetadas por nenhuma composição química, já que a fase de pupação em algumas espécies de mineiros ocorre no solo. Nesse caso, um resultado positivo pode ser obtido regando o solo com produtos que contenham piretro.
As composições químicas devem ser utilizadas estritamente de acordo com as instruções. Isso é importante, pois muitas vezes o processamento é realizado em uma sala fechada (estufa ou estufa). Recomenda-se o uso de máscaras de proteção e luvas ao manusear essas substâncias. É melhor processar plantas de manhã ou à noite.
Outro método de lidar com os mineiros é usar pranchas amarelas para pegar pragas. E também podem ser usados fitas, cintos, placas nos baús.
Ações preventivas
A luta contra o mineiro não é muito difícil, mas é muito mais fácil prevenir o seu aparecimento do que posteriormente livrar-se da praga. Como no inverno o mineiro fica na camada superficial da terra, então antes de transplantar as mudas é necessário fazer a desinfecção por um método químico ou térmico. Durante a temporada, é necessário monitorar o aparecimento das ervas daninhas e retirá-las dos canteiros a tempo de evitar o desenvolvimento do inseto.
No final do outono, depois que as folhas caem, é necessário cavar o solo nas imediações dos canteiros e das árvores.
Todas as folhas caídas devem ser removidas e descartadas, já que as pupas dos mineiros preferem passar o inverno nas folhas caídas. Na segunda vez, você precisa cavar o solo no início da primavera.
Os minerais podem causar danos significativos a uma ampla variedade de plantas. Portanto, é muito importante tomar medidas preventivas e, em caso de aparecimento de insetos, tomar medidas imediatas para destruí-los. Nesse caso, as folhas não serão danificadas e a planta manterá sua vitalidade.
O comentário foi enviado com sucesso.