Descrição do nematóide da cebola e medidas de controle
Este verme parasita é capaz de destruir até 80-100% da colheita. Sua astúcia reside na fertilidade, na gula e na capacidade de cair em animação suspensa por até 5 anos. Estamos a falar do nemátodo da cebola. Leia mais sobre o tipo de praga, como determinar os danos à planta e como se livrar do nematóide da cebola - no artigo.
Descrição
O nematóide da cebola é um pequeno verme que é uma praga, pertence ao tipo de lombrigas (lat.Nematoda). Lombrigas são um grande grupo de parasitas. A variedade da cebola é controversa há muito tempo. Hoje, os cientistas concordam que o nemátodo do caule da cebola e o nemátodo da batata são espécies diferentes, já que seu meio nutritivo é diferente. A praga infecta as raízes da cebola, causando a morte da planta. Após o dano, as lâmpadas tornam-se inutilizáveis e, devido aos seus danos, aumenta o risco de outras doenças.
O nematoda é um verme branco, cujo comprimento é de apenas 1,5-2 cm (larvas - 0,5 cm). Externamente, o verme se parece com um pedaço de linha, em uma extremidade do qual há uma ponta. É o denominado estilete, com o qual a praga penetra na raiz. O nematoda se alimenta do suco e da polpa macia da cebola e depois põe ovos na raiz. Durante a temporada, a fêmea pode botar centenas de ovos e, em boas condições climáticas, podem surgir até 6 gerações de larvas no verão. O verme põe em média 10 ovos por dia. E o ciclo de vida de um adulto pode chegar a 75 dias.
As larvas são imediatamente levadas para a destruição da cultura, e a reprodução dos nematóides dentro do bulbo não para mesmo após a colheita da cebola. Como muitos vermes, o nematóide da cebola é uma praga migratória. Movendo-se de um lugar para outro, pode destruir toda a colheita; o parasita é especialmente comum nas regiões temperadas.
O verme é muito móvel, pode viajar até 2 metros, movendo-se das camadas inferiores do solo até a superfície.
Depois que o nematóide bota os ovos, as larvas emergem deles - é assim que ocorre a primeira muda. A larva permanece no bulbo, alimentando-se dos tecidos e da seiva da planta. Antes que a larva se torne sexualmente madura, ela passa por 4 mudas. Isso dura um mês e meio, após o qual o verme se acasala e a reprodução da população continua. O ciclo de vida de um inseto dura de 4 a 8 semanas, período durante o qual deixa centenas de ovos, dos quais surgem novos nematóides. A propagação da praga ocorre a uma velocidade cósmica, razão pela qual muitas vezes se trata da destruição total da plantação.
O parasita se sente mais confortável em um clima moderadamente úmido a uma temperatura de + 15-20 ° C. Se a temperatura cair abaixo, o verme pode cair no estado anabiótico, no qual permanece viável por até 5 anos. Em solo sem alimento, os nematóides podem permanecer viáveis por até um mês e meio, em resíduos secos de vegetação - até 1 ano. Durante o estudo, verificou-se que quando a temperatura cai para -80 ° C, os nematóides permanecem viáveis por mais 20 minutos. É por isso que eles sobrevivem até mesmo geadas severas.
É importante entender que o "lar" da praga são os tecidos da cultura da raiz, e o solo é apenas um meio intermediário. Uma lâmpada pode conter até 15 mil indivíduos. A insidiosidade dos vermes também reside no fato de que, ao comerem suco e lenços de papel de cebola, as pragas produzem uma enzima especial. Os vermes precisam dela para digerir a raiz vegetal, enquanto essa enzima é destrutiva para os bulbos.Ele inibe o crescimento, após o qual a planta começa a morrer. Os nemátodes não se alimentam e não escolhem plantas fracas e doentes para pôr larvas. Além disso, assim que o bulbo começa a se deteriorar e seu crescimento diminui, os nematóides migram para plantas saudáveis.
Sinais de doença
Já nos estágios iniciais da infecção, pode-se entender que a cebola foi atingida por uma praga. Os sinais de infecção dependem do tipo de vermes (nematóides de duas ou três camadas) que atacaram a planta, em que ponto do crescimento da cebola isso aconteceu. Em geral, estes são os seguintes sintomas:
- caules e folhas subdesenvolvidos, eles praticamente não crescem;
- colheitas de raízes podres, soltas;
- a folhagem seca, apesar de regar, fica amarela, enrola-se;
- a lâmpada começa a estalar, a casca começa a cair;
- a parte inferior da raiz do vegetal amolece e depois cai.
Um dos primeiros sinais de infecção é a primeira folha inchada. Quanto mais velha a planta se torna, mais pronunciado é este defeito. Manchas esbranquiçadas nas lâmpadas também podem ser encontradas nesta fase. As "pétalas" do bulbo ficam mais espessas, cavidades aparecem entre elas e a cor da polpa muda de branco como a neve para cinza. As raízes adquirem um cheiro pútrido e tornam-se menores. Aliás, o cheiro desagradável de podridão também pode aparecer durante a rega, assim como depois da chuva. O nematóide do bulbo também afeta sementes e sementes.
Se as sementes do bulbo forem afetadas, as mudas podem nunca aparecer. A germinação diminui, assim como o desenvolvimento da planta em geral.
Medidas de controle
Em conexão com as peculiaridades da atividade vital do verme (reprodução ativa, a capacidade de cair em animação suspensa prolongada), o combate deve ser feito de forma abrangente, a prevenção desempenha um papel importante. É importante entender que o risco de danos às cebolas persiste mesmo após a colheita, durante o período de armazenamento.
Remédios populares
Os remédios populares podem ser eficazes nos estágios iniciais da infecção. Além disso, você terá que usá-los com mais frequência.
- Em primeiro lugar, é preciso cuidar da qualidade do material de plantio - recomenda-se mergulhar as sementes ou mudas em água com temperatura de + 45 ° C. O tempo de embebição é de 1 hora. Você pode usar cinza de madeira seca, colocando a semente nela por algumas horas. Em seguida, retire e seque bem.
- 10 horas antes de plantar os bulbos no solo, pode-se aquecê-los em água morna, enquanto a temperatura não deve ultrapassar + 45 ° C. Em seguida, seque-os bem. Finalmente, um dia antes do plantio, você pode embeber as sementes em uma solução de permanganato de potássio ou solução salina a 1%.
- Nos primeiros sintomas de infecção, os canteiros podem ser “pulverizados” com pó de tabaco ou borrifados com infusão de copas de tomate ou batata. Para isso, 1 kg de tops é embebido em 5 litros de água, insistida, filtrada, usada para regar as camas.
- A infusão pode ser feita de capuchinha ou malmequeres. Serão necessários 500-600 gramas da planta por 5 litros de água. O líquido deve ser infundido por um dia. Regue a cada 3-4 dias.
- Uma maneira simples de destruir os vermes na superfície do bulbo é removê-lo cuidadosamente do solo e mergulhá-lo em água quente por 5 a 7 minutos. Temperatura da água - não mais do que + 50-55 ° C. Durante o processamento das raízes, você pode desinfetar o solo e, em seguida, mergulhar novamente os bulbos no solo.
- A mostarda é outra maneira de matar um nematóide. 5 litros de água requerem 100-150 g de mostarda seca. O pó é diluído em água morna para que não haja grumos. Este líquido é derramado sobre as cebolas.
Produtos químicos
A preparação contendo ácido percalcita tem eficiência comprovada e confiança de jardineiros experientes na luta contra nematóides. Uma das vantagens do produto é a capacidade de envenenar os nemátodos de jardim em todas as fases da sua vida (adultos, larvas, cistos com ovos). O medicamento é usado em climas secos, espalhando-o na superfície dos canteiros uma semana antes do plantio. Consumo - 250-300 g / m². Você também pode adicionar uréia (100 g / m²) 3-4 semanas antes da semeadura. Menos comumente, recorrem ao uso de água com amônia. Um efeito colateral será um aumento no conteúdo de nitrogênio no solo.O consumo deste produto é de 250 g / m².
As preparações biológicas também podem ser consideradas bastante eficazes. Estes são "Nematofagin" e "Nemagon". O primeiro é um fungo que destrói os vermes e ajuda a aumentar as propriedades protetoras do solo. Seguro para pessoas e animais. A segunda ferramenta é adequada quando é necessário processar uma grande área. Entre os medicamentos recomendados por jardineiros experientes, também se destacam o brometo de metila (como o Nemagon afeta o trato respiratório do parasita), o Karbofos, a Fosfamida (as toxinas penetram na pele dos vermes, afetando o sistema nervoso). Com a ajuda de produtos químicos, são preparadas soluções para a irrigação da planta, o procedimento é realizado em um dia seco e nublado (seja pela manhã ou à noite, enquanto o sol não estiver muito ativo).
É importante seguir rigorosamente as instruções do medicamento. Para remover completamente os nematóides, o procedimento deverá ser repetido 2 a 3 vezes.
Métodos de prevenção
Na maioria dos casos, quando se trata do ataque de plantas por pragas ou doenças, é mais lucrativo e mais fácil fazer a prevenção do que o tratamento. O caso de danos aos bulbos por nematóides não é exceção. Dada a atividade e a gula dos vermes, não é fácil combatê-los. Mas a prevenção ajudará a salvar a colheita.
As medidas de prevenção são bastante simples.
- Alterne a localização dos canteiros anualmente. Isso não só reduz o risco de contaminação, mas também tem um efeito benéfico na qualidade do solo.
- A fertilização com esterco e outros fertilizantes, dependendo das necessidades do solo - solos pesados e úmidos e a presença de um meio nutriente tornam-se um ambiente ideal para o desenvolvimento de nematóides.
- O material a semear deve ser pré-processado com aquecimento ou produtos químicos destinados a isso.
- Remoção manual regular de canteiros e da área próxima a eles - as ervas daninhas podem se tornar um "refúgio" temporário para minhocas.
- Realize a desinfecção regular das ferramentas de jardim.
- Depois de colher as cebolas, deve-se limpar cuidadosamente a área: recolher e tirar as pontas, cavar os canteiros, melhorar a qualidade do solo com a ajuda de fertilizantes inorgânicos.
- Jardineiros experientes recomendam regar o solo com água de cebola 2 semanas antes de plantar as cebolas. Isso permite que você desperte os nematóides e os faça sair da animação suspensa. Porém, devido à falta de comida, os vermes morrem.
- A rotação de culturas envolve o plantio de cebolas no mesmo local somente após 5 anos. Não é recomendável escolher baixadas para a organização dos canteiros - haverá maior umidade e, portanto, risco de vermes. Com o aumento da acidez do solo, pode-se fertilizar o canteiro com turfa. Em solos soltos e não acidificados, os parasitas geralmente não podem ser encontrados.
- Calêndulas ou capuchinhas podem ser plantadas ao longo do perímetro ou próximo ao canteiro. A seiva dessas plantas repele os nematóides.
Se os nematóides já apareceram uma vez no local, os especialistas recomendam no futuro escolher variedades de cebola mais resistentes ao aparecimento de vermes. Entre eles está Bamberger.
No próximo vídeo, você encontrará três maneiras de se livrar de um nematóide.
O comentário foi enviado com sucesso.