Qual é a aparência de uma mariposa do prado e como lidar com isso?
A mariposa dos prados é um daqueles insetos capazes de produzir um surto em grande escala, o que prejudica significativamente as lavouras agrícolas. Este inseto consome a maior parte das safras que uma pessoa cultiva para si mesma. Além disso, a mariposa do prado é altamente prejudicial. Estas são principalmente lagartas. As borboletas podem viajar longas distâncias e explorar vastos territórios. São essas características que tornavam o inseto um dos mais perigosos para as lavouras.
Descrição
A mariposa do prado desenvolve-se gradualmente - são quatro fases: uma lagarta emerge do ovo, depois passa para a fase de formação de pupa e, em seguida, surge uma imago - uma borboleta.
Se as condições necessárias estiverem presentes, a borboleta começa a se multiplicar rapidamente. Isto:
- uma grande quantidade de comida;
- temperatura do ar de 20 graus com sinal de mais;
- umidade suficiente.
O acasalamento é iniciado por indivíduos que já atingiram a maturidade sexual. Depois que a borboleta deixa seu casulo, ela começa a botar ovos (5 a 7 dias). Os ovos podem ser vistos do lado de fora das folhas, às vezes no caule e raramente no solo. Eles se sobrepõem. De lado, é muito semelhante a telhas. Nesse modo, o inseto passa cerca de duas semanas.
O terrível é que uma fêmea desse indivíduo pode botar até 600 ovos. Os mais prolíficos são os insetos que comem beterraba.
Quando a temperatura do ar sobe para 27 graus e sua umidade é de 75%, leva de 2 a 15 dias para a larva se desenvolver. Metade dos ovos não sobreviverá até a eclosão das larvas se a umidade cair para 45% e a temperatura subir para 30 graus.
As larvas jovens comem a parte inferior da folha, resultando na formação de "janelas" sobre ela. Nesse estágio de desenvolvimento, a mariposa dos prados não afeta as lavouras de grãos, incluindo o milho, e se isso acontecer, toda a população morre.
A absorção dos cereais começa na terceira fase de desenvolvimento. No total, a lista de culturas que podem afetar a mariposa é de 200 itens. Após a invasão, apenas o esqueleto da planta permanece na teia e nada mais. Às vezes, até mesmo cortes são comidos.
De 15 a 30 dias, as larvas comem muito, depois se escondem no solo, ali criam um casulo e pupam. Uma borboleta aparece duas semanas depois. Ela já está pronta para a reprodução, respectivamente, a população aumenta significativamente.
A mariposa totalmente adulta é marrom-acinzentada. Em um estado calmo, parece um triângulo. Sua envergadura é de 25 mm. O voo da mariposa é caracterizado por movimentos rápidos em ziguezague.
A lagarta é muito bonita, tem coloração cinza-esverdeada e listras escuras no dorso e nas laterais, entre as quais há uma linha amarela sinuosa. A cabeça é preta, com um padrão branco.
As lagartas se alimentam de plantas cultivadas e silvestres, vivem delas. Os mais populares são a beterraba sacarina, ervilhas, melões e vegetais. Pode ser vista no milho, na colza, no girassol e no linho.
A lagarta também se alimenta de absinto, freixo da montanha, trepadeira e até grama amarga e venenosa. Durante toda a sua vida, ele cai quatro vezes. O período mais prejudicial da vida de uma lagarta é de 2 a 5 anos, e seu comprimento é de 0,8 a 3 cm. Nesse momento, as lagartas se alimentam o dia todo e param apenas para a muda.
O ninho de larvas é perceptível nas plantações. Freqüentemente, uma praga é encontrada no país. Durante o período de crescimento ativo, o inseto pode destruir a maioria das plantações.Visto de fora, pode parecer que tal inseto não pode causar grandes problemas. Na verdade, o dano é causado não tanto pela borboleta, mas pelos descendentes que ela dá.
No inverno, o inseto se esconde em um casulo. É ele a principal proteção contra o frio e outras condições adversas. Essas pupas permanecem vivas mesmo em uma temperatura de 30 graus. Com o início da primavera, eles reagem mal à geada.
A primeira geração de mariposas surge após o inverno (aproximadamente no mês de abril). No norte - apenas no início do verão.
A maior atividade é observada à noite. Durante o dia, quando o sol está forte, as mariposas dos prados se escondem na grama densa ou sob as folhas.
O néctar das plantas com flores é o principal alimento da borboleta. Se necessário, podem percorrer até 900 quilômetros, por isso suas migrações são ditas ativas.
Que dano a praga causa?
O limite de nocividade do inseto é grande - é de 10 indivíduos por metro quadrado. Normalmente, essa cobertura ocorre em uma fase de crescimento da planta de 6 folhas. Quando as flores aparecem, os números aumentam ainda mais. O mesmo metro quadrado possui 20 pistas. Eles são perigosos para muitas plantas agrícolas, por isso é tão importante começar a lutar contra a praga a tempo.
Quando os insetos se espalham em massa pelo território, há muita competição pelas abelhas. Os apicultores não estão particularmente satisfeitos com esse bairro, já que sua quantidade de mel é significativamente reduzida.
A primeira geração de lagartas come todas as ervas daninhas na beira da estrada. A segunda geração não diminui o apetite: alfafa, girassol, beterraba e outras culturas são utilizadas. Dependendo de quanto a população cresceu, o nível de produção pode ser reduzido à metade e, às vezes, é completamente destruído pela praga.
Por sua gula, as larvas da mariposa do prado só podem ser comparadas ao gafanhoto. Até o momento, não foi possível entender por que os surtos ocorrem em ciclos. Há apenas sugestões de que as condições climáticas, bem como a migração em massa, se tornem o principal motivo. Durante a migração para novos territórios, as borboletas conseguem evitar seus inimigos naturais.
Medidas de controle
Para se livrar do inseto, você pode envenenar com preparações especiais e usar remédios populares. Um inseticida contra uma mariposa funciona bem. Eles precisam ser processados em um determinado momento.
Uma vez a cada 8 a 10 anos, o inseto espalha-se maciçamente. Um grande acúmulo de lagartas está pronto para conquistar cada vez mais novas áreas, comendo tudo em seu caminho.
A uma temperatura de + 17 graus, a mariposa começa a se reproduzir ativamente, mas apenas se houver umidade suficiente. A seca contribui para o declínio da população, pois as borboletas permanecem estéreis.
Drogas industriais ajudam na luta. Esta é uma proteção de cultivo eficaz, mas às vezes bastante cara.
Antes de usar um dos meios eficazes, o monitoramento é realizado. Locais de acúmulo de massa do inseto estão sendo estabelecidos. Quando os números ficam ameaçados, o processamento é realizado.
As áreas capturadas pela lagarta devem ser aradas profundamente. Após o afrouxamento, as sementes das plantas são espalhadas. Uma jovem lagarta, coberta de terra, não consegue sair.
Também é aconselhável destruir as ervas daninhas não apenas nas lavouras, mas também nas estradas vicinais e na área de preparo do solo. Isso deve ser feito antes do aparecimento das mariposas do verão. Você pode destruir as ervas daninhas usando os preparativos "Gelfam" ou "Hurricane Forte". Os primeiros resultados após o tratamento com esses agentes aparecerão em uma semana. Por causa da medicação, as mariposas não têm onde colocar seus ovos e precisam voar mais longe. Mesmo que tenham que botar ovos, as larvas eclodidas não terão alimento.
Agrotécnica
Para lidar de forma eficiente com uma mariposa no jardim e no campo, você pode usar métodos agrotécnicos.
- Para evitar os estragos dos campos pela traça do prado, vale a pena fazer uma aração profunda do solo no início da primavera. Não apenas as lagartas, mas também as pupas, que estavam sob uma grande camada de terra, não conseguem rastejar para a superfície, o que inevitavelmente leva à morte.
- O simples corte da grama e o controle de ervas daninhas são muito eficazes, no qual o inseto gosta de esperar o calor do dia passar. Até as borboletas se tornam estéreis por falta de umidade.
- Vale a pena colher ervas silvestres não apenas no jardim ou no campo, mas também ao longo da estrada e em outros territórios próximos.
- Na dacha, você pode fazer um afrouxamento simples, limpar o corredor e amontoar as plantas.
- Já está comprovado que a gradagem traz bons resultados em matéria de controle de pragas.
Mecânico
O método mecânico de luta é considerado o mais difícil e ineficaz, pois pode ser usado exclusivamente em uma pequena área.
Primeiro, você deve remover todas as lagartas e larvas do jardim com as mãos. Só depois disso as ervas daninhas são removidas.
Você precisa entender que, se remover plantas infectadas inadvertidamente com larvas, o inseto pode chegar a plantações saudáveis.
Os especialistas notaram: quanto menos ervas daninhas no jardim, menor a probabilidade de ele ser infectado por uma mariposa do prado. Por isso é tão importante manter as camas limpas e não entupi-las.
Biológico
O inseto descrito também possui um inimigo natural que ajuda a combater o problema. Estamos falando de entomófagos.
Antes que a mariposa comece a voar nos campos com as colheitas, um tricograma é especialmente lançado sobre eles.
Em termos simples, é um parasita que se aloja nos ovos da mariposa e os destrói. Dependendo de qual população de borboletas foi identificada durante o processo de monitoramento, a taxa de liberação do parasita para os campos com plantio também é determinada.
O procedimento não é realizado uma vez por temporada, mas 2 ou 3. O intervalo é de 4 a 5 dias. Essa luta tem se mostrado eficaz ao longo dos anos, eliminando a necessidade de produtos químicos.
Existem outros parasitas que podem ajudar na luta contra a traça do prado - a mosca tahina e a larva da vespa. Pode contribuir para o desenvolvimento da cultura e das aves, além delas, e do besouro terrestre.
Existem produtos biológicos no mercado que são frequentemente usados no controle de insetos:
- "Bitoxibacilina";
- "Lepidocida".
O primeiro é aplicado a uma taxa de 2 quilos por hectare, o segundo - de 0,6 gramas a 1 quilo na mesma área.
Químico
Quando uma derrota é espontânea, são usados agentes químicos massivos. Um avião ou transporte especializado é usado para o processamento. O horário ideal para a limpeza é de manhã cedo ou à noite, após o pôr do sol.
Deve ser entendido que tais fundos provaram sua eficácia em lagartas jovens, a geração mais velha desenvolveu resistência aos inseticidas.
Na maioria das vezes, "Fufanon" é usado com o cálculo de 0,6-1 litros por hectare, "Metaphos", que deve ser de 20%, necessário para a mesma área de 0,5-1,5 litros. Você também pode usar "Karbofos" e "Decis". O primeiro é usado na mesma proporção que "Fufanon". A segunda está à razão de 0,25 litros por hectare.
O comentário foi enviado com sucesso.