Doenças e pragas em folhas de groselha

Contente
  1. Como tratar manchas vermelhas?
  2. E se as folhas estiverem enroladas?
  3. Outras doenças e seu tratamento
  4. Pragas e a luta contra elas
  5. Medidas de prevenção

Se as folhas de sua groselha começaram a amarelar, ondular ou manchas vermelhas inchadas, isso indica que a planta adoeceu ou foi atacada por insetos nocivos. De uma forma ou de outra, na presença de tais sintomas, a planta precisa ser tratada com urgência para não perder uma boa colheita no final. Como fazer isso será discutido no artigo.

Como tratar manchas vermelhas?

Se aparecerem manchas marrons em seu arbusto, que borbulham e se tornam convexas, isso indica que a planta está danificada por uma doença como a antracnose. Esta é uma doença fúngica comum que na maioria das vezes começa a se intensificar no meio do verão. O fungo se desenvolve e se espalha de forma especialmente ativa em condições de aumento de umidade, calor e chuvas fortes.

A antracnose é mais típica das groselhas, mas às vezes também afeta as pretas.

Se falamos da descrição dos sintomas da doença, então a princípio na folhagem do arbusto, você pode ver pequenos pontos roxos com um diâmetro de 1 milímetro, que aumentam gradativamente de tamanho, se espalham e começam a se formar acidentados avermelhados bolhas. Ao mesmo tempo, você pode ver que a parte inferior da folhagem da groselha cai, os frutos doentes se desintegram e a resistência da planta ao frio diminui drasticamente.

É necessário começar a combater esta doença o mais cedo possível. Para isso, pode-se recorrer ao uso do líquido bordalês com o cálculo de 100 gramas do produto para cada 10 litros de água.

É necessário borrifar o arbusto imediatamente após serem detectados os sintomas da doença. O reprocessamento é realizado após a colheita.

Além do mais, você pode processar o mato com medicamentos como "Abiga-Peak", "Fitosporin" e outros. Ao pulverizar, siga estritamente as instruções, não negligencie as dosagens e observe também as precauções de segurança. A utilização desses recursos é uma forma eficaz de combater doenças fúngicas, mas eles contêm substâncias tóxicas que podem prejudicar a saúde humana.

Se a situação não estiver funcionando, você pode recorrer ao uso de métodos populares de luta. Soluções de acordo com receitas populares podem ser preparadas com as próprias mãos em casa, sem grandes custos financeiros.

No entanto, deve-se ter em mente que os remédios populares são menos eficazes e são adequados apenas para tratamentos preventivos, bem como quando uma doença é detectada nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.

Portanto, você pode preparar uma solução à base de refrigerante. Você vai precisar de um copo inteiro do componente principal, 10 litros de água e um pouco de sabão para fixar a mistura na folhagem do arbusto. Tudo isso é misturado e pulverizado em intervalos de 2 semanas para profilaxia e em intervalos de uma semana - quando ocorre uma doença.

A tintura de alho não será um remédio menos eficaz. Para cozinhar, tanto flechas de alho quanto cebolinhas são adequadas. Levará apenas meio quilo do componente principal na forma triturada e 5 litros de água. Tudo isso deve ser coberto com firmeza e deixado em infusão por toda a noite. Em seguida, coar a mistura, diluir com 10 litros de água e adicionar algumas colheres de sopa de sabonete líquido. Depois disso, a solução resultante pode ser pulverizada nas plantas.

E se as folhas estiverem enroladas?

Se a folhagem de seu arbusto de groselha está entrando em colapso, isso indica que sua planta foi infectada com oídio. A doença se manifesta em junho ou julho. A sua presença é indicada pelo aparecimento de uma flor esbranquiçada, facilmente removível da folhagem. Com o tempo, ele se torna mais compactado e as folhas afetadas começam a se enrolar e deformar. Os frutos do mato, não tendo tempo de amadurecer e encher, caem.

Para tratar esta doença, em primeiro lugar, é necessário livrar-se das áreas afetadas da groselha., após o que é necessário processá-lo com uma solução de sulfato ferroso na proporção de 300 gramas do produto por 10 litros de água.

Ao processar, é necessário prestar atenção não apenas à planta e sua folhagem, mas também ao solo sob ela.

Para tratar a planta, você também pode recorrer ao uso de uma solução de água sanitária. Você vai precisar de 2 colheres de sopa do produto para 10 litros de água.

Você também pode recorrer a remédios populares para obter ajuda. Então, para a solução, você pode usar carbonato de sódio. Você só precisa de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, a mesma quantidade de sabonete líquido e 10 litros de água. O processamento com essa mistura é realizado 2 vezes em intervalos de 7 dias.

Para combater o oídio, uma solução à base de um litro de soro de leite e 10 litros de água também é adequada. Com esta mistura, a planta deve ser tratada 3 vezes em intervalos de 3 dias.

Não ignore a solução à base de cinza de madeira. Você só precisa de 300 gramas do componente e 5 litros de água. Tudo isso é misturado, depois leve ao fogo baixo e leve para ferver. Em seguida, a solução deve ser resfriada, filtrada e borrifada com arbustos de groselha. Isso é feito em intervalos de 10-12 dias, alcançando a destruição completa da doença.

Você também pode combater o oídio com horsetail greens. Você só precisa de 100 gramas do componente principal e um litro de água. Tudo isso é infundido por 24 horas, após as quais a solução é usada para borrifar as plantas.

Para eliminar a doença, uma solução de um comprimido de aspirina, uma colher de sopa de carbonato de sódio e óleo vegetal, uma colher de chá de sabão e 5 litros de água também podem ser adequados. Tudo isso se mistura bem, após o qual um tratamento único de arbustos de groselha é realizado. Por favor, note que após a pulverização, as bagas de groselha devem ser enxaguadas com água antes de serem consumidas.

Outras doenças e seu tratamento

Ferrugem de taça

Existem dois tipos de ferrugem da groselha: cálice e colunar. A presença de ferrugem cálice na planta é evidenciada por bolhas convexas de cor vermelha que surgiram em sua folhagem. A doença é transmitida à planta pelo vento, bem como por insetos nocivos.

Para combater a doença, a planta precisa ser tratada com "Fitosporina" ou fungicidas. Para isso, pode-se usar, por exemplo, Bordeaux líquido com concentração de 1%. Em casos avançados, a planta requer várias pulverizações, que devem ser realizadas em intervalos de 10 dias.

mancha branca

A mancha branca também é chamada de septoria. Pode ser determinado pelas manchas que aparecem nas folhas dos arbustos de groselha. Eles são geralmente de cor acastanhada, têm uma forma redonda ou angular e têm apenas cerca de 3 milímetros de diâmetro. Esses pontos tornam-se claros com o tempo e a borda ao redor deles permanece escura. Essas manchas também podem ser vistas nos frutos da planta. Se a doença começar, a folhagem da plantação começa a cair.

Na maioria das vezes, a groselha preta é exposta à mancha branca, esta doença é menos comum na groselha. Para combater a doença, é necessário tratar a planta com Bordeaux líquido na concentração de 1% ou com preparações fungicidas, como, por exemplo, "Phtalan", "Captan" e "Homecin".

Se necessário, a pulverização com o medicamento é repetida após 10 dias.

Mosaico listrado

O fato de um arbusto de groselha ter se infectado com um mosaico listrado ou raiado é evidenciado pelo amarelecimento ao longo das nervuras da folhagem. É uma doença viral que não responde ao tratamento, mas se espalha facilmente e afeta arbustos saudáveis. Para prevenir o desenvolvimento da doença, é necessário eliminar a groselha doente, arrancando-a, e a área onde foi cultivada deve ser tratada com uma solução de manganês.

Pragas e a luta contra elas

Parasitas comedores de folhas são outra possível razão pela qual as folhas de suas plantas ficaram cobertas por várias manchas e começaram a murchar ativamente.

Na maioria das vezes, as groselhas são atacadas por insetos nocivos como os pulgões. Por causa desse parasita, bolhas avermelhadas ou amarelas aparecem na folhagem. Com o tempo, as folhas doentes secam e caem.

Pulgões se reproduzem ativamente e são capazes de dar até 7 gerações em uma estação. Ele se alimenta de sucos de plantas e é capaz de comer e destruir a maioria das plantas se não for tratado.

Quando um parasita é encontrado, é impossível hesitar. A planta precisa ser tratada com agentes como Actellik ou Karbofos. Você também pode usar várias soluções feitas de acordo com receitas populares, mas é recomendado usá-las apenas nos casos em que os pulgões ainda não tiveram tempo de se reproduzir.

O vagalume é outro parasita que danifica os arbustos de groselha. São pequenas borboletas acastanhadas que geralmente são inofensivas, mas suas larvas representam um grande perigo para a planta. As lagartas da borboleta comem os frutos do arbusto, enredando-os com teias de aranha. Um desses parasitas em estágio de lagarta é capaz de comer cerca de 15 frutas de groselha.

Para evitar o aparecimento do parasita, no início da primavera é necessário cobrir o solo ao redor das groselhas com algo parecido com linóleo. Isso deve ser feito para que as borboletas, que poderiam passar o inverno nas camadas superiores da terra, não possam escapar. Essa cobertura geralmente é removida no momento em que o arbusto começa a florescer.

Além disso, para combater o parasita, também pode recorrer ao uso de vários fungicidas e remédios populares.

Outro problema comum com as groselhas vermelhas e pretas são os ácaros. Eles são de dois tipos - rim aracnóide e groselha.

O primeiro tipo de parasita se manifesta como manchas brancas na folhagem do arbusto, que acabam descolorindo. Se houver muitos desses ácaros, as folhas começam a parecer mármore, depois secam e caem com o tempo.

O segundo tipo de ácaro prejudica os botões dos frutos, devido ao qual o número de frutos acaba caindo drasticamente.

Além disso, o parasita também é portador de várias doenças, pelas quais a planta sofre ainda mais.

Remover um inseto nocivo de uma planta requer o uso de produtos químicos. Produtos como "Karbofos", "Fosfamida" e enxofre coloidal são perfeitos. Além disso, vários remédios populares também podem ser usados ​​para prevenção.

Medidas de prevenção

A fim de prevenir a ocorrência de pragas ou doenças que se alimentam de folhas, é necessário tomar algumas medidas preventivas.

Então, Em primeiro lugar, é necessário examinar regularmente os arbustos quanto à presença de sintomas de uma doença ou parasita em particular. Isso ajudará a tomar certas medidas em tempo hábil e salvar a planta, sem recorrer a medidas drásticas.

Também é recomendável cuidar bem da planta. Tente controlar a quantidade de umidade introduzida no solo, evitando secas ou alagamentos. Preste atenção especial aos fertilizantes, seu excesso também não deve ser permitido. Também é recomendado podar periodicamente os arbustos para garantir a circulação de ar adequada. Para o mesmo efeito, no momento do plantio de uma planta, deve-se observar uma certa distância entre elas.

A limpeza de resíduos de plantas antigas, o tratamento oportuno de plantas com soluções medicinais para fins preventivos, bem como a desinfecção de utensílios de jardim contribuem para a manutenção da fitossanidade.

Observando todas essas medidas preventivas simples, você não terá que lutar contra parasitas e doenças por muito tempo e de forma dolorosa, seus arbustos crescerão saudáveis, como resultado, eles vão agradar com uma boa e rica colheita.

Como lidar com as pragas da groselha sem química, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário