Por que as folhas de tomate ficam amarelas e ondulam?
O enrolamento das folhas do tomate é geralmente observado na deficiência de magnésio. No entanto, a forma da chapa metálica também pode mudar devido à manutenção inadequada. Cabelos cacheados, como muitas outras patologias, geralmente são o resultado de cuidados inadequados com as plantas.
Pobre cuidado
Folhas verdes fortes são um indicador de que os arbustos de tomate estão crescendo e se desenvolvendo totalmente. Se as folhas começarem a se enrolar para cima e para baixo, formar um caracol ou barco, este é um motivo para mostrar preocupação e observar atentamente suas mudas. Convencionalmente, todas as causas de deformação e mudança de cor podem ser divididas em vários grupos - doenças infecciosas e ações de insetos-praga. Mas, na maioria das vezes, erros de cuidado tornam-se a causa das doenças das plantas.
Se as folhas dos arbustos de tomate enrolarem e ficarem amarelas imediatamente após a colheita, é provável que as raízes tenham sido danificadas durante o transplante. Outra razão provável é o uso de solo de má qualidade. Muitos fabricantes de misturas de solo prontas para mudas pecam por colocar muita turfa - esse solo não retém água, flui para a panela e as partes verdes da planta não recebem umidade. Mas existem poucos oligoelementos em tais substratos, enquanto na fase inicial de vida, as mudas precisam de nitrogênio, fósforo e potássio.
A falta de minerais também faz com que as folhas dos tomates se enrolem.
Os pés de tomate são plantados depois que a ameaça de geadas recorrentes passa completamente. No entanto, ninguém pode garantir que, após o plantio das mudas em campo aberto, a temperatura será consistentemente elevada. Se a temperatura cair para 5 a 7 graus, uma planta jovem e imatura está sob estresse. Sua primeira reação à hipotermia é deformação e mudança na cor das folhas. Em tal situação, o tomate fica doente por um longo tempo e pode demorar muito para recuperar o juízo.
Arbustos maduros não toleram temperaturas muito altas. Essas plantas se sentem melhor em uma temperatura de 22-24 graus. No calor, quando o termômetro passa de 30 graus, os tomates sentem desconforto. Suas folhas começam a se enrolar, os caules perdem turgor, pendem sem vida e perdem os ovários.
Ao cuidar do tomate, é muito importante manter o equilíbrio da irrigação. Tanto a falta de umidade quanto seu excesso podem causar patologia. Na falta de água, as folhas enrolam-se para dentro - desta forma, a planta reduz a superfície de evaporação e, assim, protege contra o ressecamento.
Também é perigoso inundar a planta, a umidade excessiva leva a doenças, crescimento atrofiado e deterioração das características de sabor da fruta. Em condições de alagamento, os tomates começam a erguer suas folhas como um barco para garantir a evaporação máxima. Portanto, qualquer mudança no formato da massa verde do tomate torna-se um sinal para revisar o esquema de irrigação dos canteiros.
A alimentação inadequada freqüentemente causa patologia nas plantações de vegetais. Durante toda a estação de cultivo, os tomates precisam de 4-5 fertilizantes adicionais, enquanto as taxas de aplicação de substâncias minerais e orgânicas são dosadas com precisão.
Nos estágios iniciais de crescimento, as plantas precisam de nitrogênio para formar massa verde, na segunda metade do período vegetativo os arbustos jogam toda a sua força na formação e no crescimento dos frutos, nesse período é dada preferência ao fósforo-potássio compostos.
Um excesso de fertilizantes contendo nitrogênio no solo causa a "engorda" das plantas - uma acumulação intensiva da massa verde com a torção simultânea das folhas em um anel. Os tomates começam a enrolar e a dar rebentos espessos, este fenómeno é especialmente pronunciado nas variedades de baixo crescimento.
O enrolamento também pode ser observado na deficiência de potássio. O enrolamento das folhas, neste caso, é acompanhado pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na casca do fruto. Bem, se as folhas estão dobradas de cabeça para baixo, escurecem fortemente e adquirem uma tonalidade azulada pronunciada - portanto, os tomates precisam de fósforo.
A falta de aperto pode levar à torção das chapas. Em seguida, os arbustos de tomate são cobertos por um grande número de brotos laterais. Eles perdem a forma, os caules sob o peso da massa das folhas começam a dobrar para o chão e as próprias folhas ficam deformadas.
Doenças e pragas
As folhas das mudas de tomate podem se deformar e ressecar devido a infecções fúngicas e virais.
Câncer bacteriano
Esta é uma doença perigosa. O primeiro sintoma da patologia é a murcha e leve ondulação dos lobos superiores das folhas, logo começam a amarelar e secar. É possível entender que os tomates estão doentes com câncer bacteriano por manchas necróticas nos caules e feridas marrons nos pecíolos e caules.
Normalmente, a doença começa na camada inferior e gradualmente sobe para o topo.
Stolbur (fitoplasmose)
A infecção é perigosa para a planta em qualquer fase da estação de crescimento: insetos e cigarras tornam-se seus portadores. Imediatamente após a infecção, as folhas começam a clarear e deformar rapidamente, suas bordas tornam-se rosadas ou roxas e sobem. Stolbur infecta rapidamente toda a planta, incluindo os frutos já formados.
É inútil tratar esse arbusto - ele deve ser removido do jardim o mais rápido possível e queimado.
Fusarium
O primeiro sintoma da doença é a descoloração das veias. Logo as folhas começam a enrolar, ficar pálidas e cair, e a própria planta seca e morre rapidamente.
Verticilose
Essa infecção não leva à morte da muda, mas é improvável que o jardineiro espere por uma boa colheita. Os primeiros sinais de patologia são o amarelecimento da camada inferior da massa foliar, paralelamente a partir de cima, desenvolve-se um cacho clorótico. Isso se deve ao fato de o fungo do solo obstruir os vasos da superfície da lâmina foliar e ocasionar necrose dos tecidos verdes.
Vírus do mosaico do tabaco
Uma das doenças mais comuns do tomate, é transmitida por pragas de jardim e mãos humanas. Provoca deformação das folhas, o seu enrugamento e descoloração - as folhas enrolam-se, assumindo a forma filamentosa ou de samambaia.
Bacteriose
A presença da doença pode ser indicada pelo enrugamento das folhas na parte inferior do caule e seu amarelecimento. Em que faixas acastanhadas e raízes aéreas são discerníveis nas hastes a olho nu, e o muco começa a emergir no local do corte da haste.
Vírus Fineness
Com a seca prolongada e o tempo quente, as folhas do tomate começam a se enrolar em tubos finos. Nesse caso, os frutos se curam bem devagar, enquanto não ganham peso, ficando pequenos e enrugados.
Muitos problemas para os proprietários de canteiros de tomate são causados por pragas. Pulgões, ácaros e moscas brancas são especialmente perigosos para os tomates. Esses insetos se alimentam da seiva vital da planta, como resultado, as folhas mudam de forma, secam e caem.
Métodos para lidar com o problema
O enrolamento das folhas nos arbustos de tomate sempre indica um problema que precisa ser resolvido. Para melhorar o estado dos tomates, eles são tratados com produtos químicos especiais, é feita a fertilização e as técnicas agrícolas são alteradas.
Modo de irrigação
É muito importante ajustar o horário de irrigação das mudas. Mudas novas devem ser pulverizadas, mudas crescidas são regadas pela raiz enquanto o coma de terra seca. Alguns dias antes da colheita e no quinto dia depois, a planta precisa ser regada em abundância.
No resto do tempo, você deve seguir as seguintes regras:
- você precisa regar os pés de tomate 1-2 vezes por semana; em tempo seco, a irrigação três vezes é permitida;
- cerca de 10 litros de água devem ser despejados sob um arbusto adulto;
- é necessário irrigar de forma que a água escorra por baixo da raiz e não caia nos caules e folhas;
- quando os frutos se formam e começam a amadurecer, a quantidade de rega é reduzida;
- se o solo estiver muito úmido, por um tempo você precisa parar de regar o jardim;
- se o motivo da umidade excessiva for chuvas prolongadas, cubra os tomates com um filme;
- para evitar problemas de encharcamento do solo, é necessário colocar areia ou serragem na cova de semeadura durante o plantio para que absorvam o excesso de umidade;
- para irrigação, é melhor usar neve derretida, chuva ou água da torneira;
- a cobertura morta ajuda a proteger as raízes das plantas contra o ressecamento e o superaquecimento;
- se a planta murchar com o calor, uma única vez você pode usar permanganato de potássio ou ureia - para essas 2 colheres de sopa. eu. os fertilizantes são diluídos em um balde de água e os arbustos são borrifados com um borrifador;
- se os tomates crescem em área aberta, é aconselhável criar sombras nos canteiros para que as plantas fiquem protegidas dos raios escaldantes do sol.
Top curativo
Com um excesso de nitrogênio no solo, os tomates não recebem mais excrementos de pássaros, verbasco e outros fertilizantes orgânicos. Nesse caso, o curativo foliar com monofosfato de potássio ou sulfato de cobre será mais eficaz. Um bom resultado é obtido processando as folhas das mudas com uma decocção de cinza de madeira.
Se houver falta de cobre, molibdênio, boro, zinco e ferro, a planta pode receber aditivos especiais. O fertilizante mais popular é o "Kelkat", que contém todos os oligoelementos necessários para o pleno desenvolvimento dos pés de tomate.
A deficiência de fósforo é reabastecida com superfosfato; se houver falta de potássio, a planta deve ser alimentada com sulfato de potássio, humato ou cinza de madeira.
Se a ondulação das folhas for causada por uma concentração excessiva de componentes minerais no solo, deve-se interromper a aplicação de cobertura até o final da estação de crescimento.
Tratamento
O tratamento da maioria das doenças fúngicas e bacterianas pode ser eficaz apenas no estágio inicial de desenvolvimento da planta. As patologias virais são incuráveis.
- Com o câncer bacteriano, é necessário remover todos os arbustos afetados do jardim, e os arbustos saudáveis que crescem nas proximidades devem ser borrifados com oxicloreto de cobre.
- Os tomates infectados com fusarium também precisam ser descartados. Eles são removidos das raízes e o solo é tratado com medicamentos antifúngicos.
- Ao tratar arbustos de stolbur, o maior efeito é dado pela solução "Fitoplasmin".
- Com o murchamento bacteriano, os arbustos são destruídos, não há cura para eles.
Medidas de prevenção
Para evitar a ocorrência de problemas que levem ao enrugamento e amarelecimento das folhas, é necessário seguir as práticas agrícolas padrão.
- É importante garantir que os tomates em crescimento não se sobreponham uns aos outros com livre acesso à luz solar. Para fazer isso, uma distância de 45-50 cm deve ser mantida entre os arbustos.
- Uma faixa de temperatura confortável para os tomates é de 20-28 graus, então você precisa proteger os arbustos de uma onda de frio e dos raios escaldantes do sol.
- A rega deve ser moderada, mesmo nos dias mais quentes você não deve regar seus canteiros de tomate mais de 3 vezes por semana. Mas o solo também não deve secar.
- A cobertura é realizada apenas se necessário: se a planta estagnar em crescimento, não acumula massa verde e não produz ovários.
- A prevenção das doenças do tomate começa com o tratamento das sementes e continua ao longo da estação de cultivo.
- Antes da semeadura, a semente é mantida em solução de "Fitolysin" ou permanganato de potássio.
- No local, o princípio de pousos alternados deve ser respeitado. Ao cultivar tomates em estufas no mesmo canteiro, a camada superficial do solo deve ser renovada a cada ano.
- Para proteger as plantações de pragas de jardim, recomenda-se pulverizar as folhas com infusões de ervas de cheiro forte, pó de tabaco ou cinza de madeira.
- Um bom efeito é a prática do plantio misto, quando canteiros com tomates alternam com canteiros de plantas perfumadas (malmequeres, coentro, camomila de farmácia ou alho).
- Na área de plantio, é necessário remover regularmente as ervas daninhas e soltar o solo, fazer cobertura morta com agulhas ou pontas.
- Se uma infecção foi encontrada no jardim na última temporada, os inseticidas devem ser tratados no final do outono e início da primavera.
- Tendo encontrado insetos em arbustos de tomate, é necessário tratar as plantas com produtos químicos. Para prevenir o reaparecimento de pragas, a pulverização preventiva com infusões de dente-de-leão, absinto ou mil-folhas deve ser realizada.
O enrolamento das folhas no tomate pode estar associado a uma variedade de razões. Você não precisa se livrar imediatamente das mudas ou recorrer a uma química altamente tóxica - primeiro você precisa descobrir a causa da patologia, e só então tomar as medidas necessárias (ajustar o regime de rega e alimentação, tratar plantas contra fungos ou exterminar pragas de insetos).
Você pode descobrir o que fazer se as folhas de tomate estiverem enroladas no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.