Por que as folhas de pepino ficam amarelas e secas e o que fazer?
Conseguir uma boa colheita de pepinos não é difícil, o principal é manter o mato verde o maior tempo possível. Mas muitas vezes, mesmo que todas as regras agrotécnicas sejam seguidas, as folhas dos pepinos começam a amarelar, enrolar e secar. Nesse caso, é claro que você só pode sonhar com uma colheita.
Às primeiras mudanças na cor das folhas do pepino, o jardineiro precisa reagir. No artigo, falaremos sobre as causas do aparecimento do amarelo, o que fazer para eliminá-lo e como proceder para que os arbustos permaneçam saudáveis e não sejam afetados por pragas e doenças fúngicas.
Razões possíveis
Em suma, as folhas de pepino ficam amarelas e secas pelos seguintes motivos:
- devido à falta de luz;
- devido às queimaduras do sol forte;
- rega inadequada;
- devido à diferença nas condições de temperatura;
- com deficiência de nutrientes;
- topos são afetados por pragas;
- Zelentsy contraiu um fungo ou foram acometidos por doenças virais.
As lesões distinguem-se pela sua localização, apresentam um contorno nítido de locais amarelados. Se o processo já começou e não pode ser interrompido, a tonalidade das folhas mudará rapidamente e, eventualmente, o arbusto vai secar. O amarelecimento pode aparecer nas primeiras folhas pequenas das mudas e em uma planta já adulta. Dependendo da causa, as medidas de resposta serão diferentes, portanto, vamos examinar mais de perto cada causa separadamente.
Os pepinos podem sentir falta de luz em diferentes estágios de seu desenvolvimento e crescimento, mas a luz é especialmente necessária para as folhas pequenas que estão surgindo do solo e os topos inferiores durante a frutificação.
No primeiro caso, o problema é resolvido rapidamente, reorganizando as mudas para outro local onde haja mais luz ou iluminando as mudas com fitolampo. O processo de fotossíntese é restaurado e as plantas voltam a assumir uma tonalidade verde brilhante. Mas se as folhas inferiores dos arbustos adultos secam (acredita-se que isso seja inevitável devido à grande massa de vegetação), então elas são imediatamente removidas e o arbusto é desbastado, cortando aquelas cercas de acácia nas quais as flores para frutificação não são visível. Assim, a estação de crescimento é prolongada.
As queimaduras de sol, respectivamente, e o amarelecimento ocorrem ao regar em calor extremo. E embora esse amarelo não prejudique os pepinos em geral, é melhor não permitir. Regue a colheita no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol está menos quente. É importante notar que a falta de umidade afetará negativamente os pepinos, bem como outras culturas da família da abóbora. Freqüentemente, os pés de pepino ficam amarelos exatamente por causa da falta de umidade ou da seca. As pontas das folhas começam a secar, depois toda a folha e arbusto.
Portanto, você precisa regar os pepinos com frequência, mas não com o sol escaldante e com moderação, o transbordamento também é perigoso. As folhas de pepino também podem amarelar em situações de estresse, por exemplo, devido a uma queda acentuada nas temperaturas diurnas e noturnas. Você pode proteger as mudas da hipotermia cobrindo-as com tecido não tecido ou fibra de algodão. Se você não tomar nenhuma medida, a cultura não poderá receber uma nutrição normal e isso afetará o período de cultivo.
Assim que o regime de temperatura se estabilizar (natural ou artificialmente), a planta voltará ao normal e o amarelo passará.
Como economizar pepinos em caso de deficiências nutricionais?
A folhagem do pepino fica amarela com a falta de todo o complexo de elementos úteis e com a deficiência de nutrientes individuais.Em qualquer caso, é necessário tomar medidas imediatas e alimentar as plantas a fim de conservar os pepinos.
Para entender o que falta à cultura, estude as características do amarelo que apareceu e preste atenção aos sintomas.
- Com a falta de nitrogênio, não só as folhas ficam amarelas, a planta retarda seu desenvolvimento, cresce mal (este elemento é especialmente importante durante o crescimento), não dá novos brotos e o ovário existente desaparece... Neste caso, é necessário adicionar fertilizantes contendo nitrogênio na forma de cobertura (tanto minerais quanto orgânicos são adequados). Então, faça tratamento foliar com uréia. Você só precisa de 1 g para cada litro de água. Os pepinos são pulverizados com esta solução uma vez, após 10 dias mais uma vez. Os excrementos de frango compensam bem a deficiência de nitrogênio - este método será mais do agrado dos fãs do cultivo orgânico de vegetais. Um copo de excrementos é diluído em 10 litros de água e a composição é deixada a fermentar durante vários dias. O concentrado resultante é diluído (em um copo grande por balde) e colocado sob cada arbusto (é indesejável atingir a planta).
- Quando os pepinos têm falta de potássio, as bordas das folhas são cobertas por uma borda amarela, que fica marrom com o tempo.... Ao mesmo tempo, o ovário não aparece e os cílios são puxados - também são sinais de deficiência de potássio. Este oligoelemento é necessário à planta para a assimilação normal de outros nutrientes. Sem o potássio, o resto dos elementos não serão úteis para os pepinos, portanto, aos primeiros sinais de falta de potássio, esse problema precisa ser resolvido. A cinza é uma opção adequada para repor a deficiência de potássio: ela pode ser enterrada sob um arbusto por 2-3 colheres de chá e então derramar neste lugar, ou você pode preparar imediatamente uma solução de cinza líquida. Normalmente eles fazem em um balde de água, pegando um copo de pó de cinzas, misturam tudo bem e regam na proporção de meio litro de solução de cinzas para cada arbusto. O potássio e magnésio também é usado - este fertilizante (20 g por balde de água) é melhor para diluir e regar os arbustos, você também pode pulverizar as plantas afetadas.
- Se as folhas começarem a ficar brancas e depois enrolar, isso indica uma deficiência de cálcio.... Isso geralmente pode ser observado no cultivo de pepinos em solos ácidos. Se você não agir, a folhagem cairá: idealmente, é melhor medir o nível de acidez e trazer o valor do pH de volta ao normal. A situação pode ser corrigida pelo tratamento com sulfato de cálcio. Jardineiros experientes recolhem cascas de ovos durante o inverno, secam, trituram e também, neste caso, como fertilizante natural, acrescentando plantas. Ele contém uma grande quantidade de cálcio facilmente digerível, 1 colher de chá desse pó é suficiente para um arbusto.
- Se as folhas do pepino ficarem amarelas, mas as veias permanecerem verdes, isso indica que a planta precisa de ferro.... Em lojas especializadas, eles vão oferecer preparações prontas para repor o estoque desse elemento e darão instruções de como utilizá-lo. Você pode preparar uma solução adequada para regar ou pulverizar em casa, tomando 10 g de sulfato ferroso, 20 g de ácido ascórbico e dissolvendo tudo isso em um litro de água.
- Com a falta de magnésio, as folhas começam a amarelar, depois ficam vermelhas, enquanto as veias, como na deficiência de ferro, podem permanecer verdes... Neste caso, o sulfato de magnésio é útil: os grânulos deste fertilizante (20 g por 10 l) são dissolvidos em água e pulverizados. É melhor fazer isso depois que a cor aparecer nos pepinos.
Um tratamento não será suficiente, você terá que repetir o procedimento pelo menos mais 2 vezes com um intervalo de 10 dias.
Tratamento de doenças
O amarelecimento nos galhos do pepino também pode indicar que as plantas estão doentes com doenças fúngicas. Pepinos estão doentes com fusarium, antracnose e um fungo chamado míldio também os afeta. Nós iremos lhe dizer com mais detalhes o que fazer, como processar os arbustos nesses casos.
- Fusarium... Com essa infecção, o amarelecimento aparece nas folhas, depois os caules ficam mais finos e a própria planta murcha.Você só pode economizar pepinos com preparações industriais; os remédios populares não ajudarão neste caso. Então, você precisa comprar, por exemplo, "Trichodermin" ou "Fundazol" e se o fusarium for detectado, pulverizar a plantação de pepino ou espalhar terra em volta dos arbustos.
- Oídio... Quando manchas amarelas aparecem na lâmina foliar e uma flor branca é encontrada no outro lado da folha, trata-se de uma lesão com míldio (esporos de vapor). Você também pode destruir esse problema usando o método popular, preparando uma solução de refrigerante (25 g) e sabão em pó (5 g) - os componentes precisam ser agitados em 5 litros de água quente e, quando a composição esfriar, borrife o arbustos e solo de derramamento perto deles. Se você tiver fungicidas como "Acrobat" e outras preparações semelhantes em mãos, poderá usar "química".
- Antracnose... Se as folhas começaram a amarelar e secar imediatamente, você está lidando com antracnose. Com essa lesão, podem aparecer manchas com diâmetro de 3 a 5 cm, que adquirem uma tonalidade marrom. A folha simplesmente quebra na área afetada e seca se você não tomar medidas para tratar a planta. Aqui você não pode ficar sem fungicidas, “Quadris”, “Poliram” e outros compostos ajudarão.
Controle de pragas
Os pepinos também podem ser atacados por pragas, como minhocas e ácaros. Muitas vezes, na plantação de pepino, você pode encontrar invasão de pulgões e moscas brancas... O ataque dessas pragas também leva ao aparecimento de amarelecimento nas folhas.
Se essas pragas forem detectadas em tempo hábil e o processamento necessário for realizado, consequências graves podem ser evitadas. Escolha formulações eficazes e os parasitas irão recuar rapidamente. Para erradicar pulgões e moscas brancas, você precisará de inseticidas de amplo espectro, como "Envidor", "Confidor" e outros, e para destruir ácaros-aranha e vermes farinhentos, você terá que estocar drogas do grupo "acaricidas".
Medidas de prevenção
Todo mundo sabe que é melhor prevenir as doenças com medidas preventivas do que se livrar delas mais tarde. Isso também pode ser atribuído a plantas de jardim. Considere as atividades que precisam ser realizadas na estufa, no campo aberto, na varanda para salvar os pepinos.
Na estufa
Em uma estufa ou sob uma película, os pepinos se desenvolvem rapidamente devido ao fato de que um regime estável é fornecido às plantas. Mas, à menor falha, a situação pode muito rapidamente ficar fora de controle. Para manter a estabilidade em um ambiente protegido e não expor a safra de pepino ao estresse ou doenças, siga as regras.
- Pepinos d'água, no máximo, uma vez a cada três dias à taxa de 10 litros por lote de 1 metro quadrado.
- Mantenha a mesma temperatura interna de acordo com o clima externo: até + 24 graus durante o dia e até +18 - à noite. Durante a frutificação, a temperatura aumenta vários graus.
- Não se esqueça de arejar estufas e estruturas de estufa... Alta umidade e falta de oxigênio é um bom ambiente para o desenvolvimento de doenças fúngicas, por isso não se instale nos trópicos.
- Bem, você precisa fazer uma escolha em tempo hábil se as sementes foram plantadas muito próximas umas das outras... Não há necessidade de ter medo de se livrar dos cílios mais fracos, caso contrário o aperto levará ao fato de que todas as plantas se desenvolverão mal.
Uma estufa ou estufa é construída de forma a garantir a troca normal de ar para as plantas - a umidade elevada é atraente para fungos e outras doenças.
Em campo aberto
Mas para manter os pepinos verdes no jardim, siga estas regras:
- proteja do frio, cobrindo-os com filme ou criando outra proteção, o principal é evitar a hipotermia dos brotos;
- não se esqueça de regar, mas também não exagere na umidade, a folhagem de uma cultura de pepino pode amarelar tanto com a seca quanto com o excesso de água, enquanto no primeiro caso é mais fácil corrigir a situação, já que no segundo a podridão do arbusto já está começando, e se você não tem tempo de se soltar e deitar sob ela cinzas ou areia, é fácil perder a planta;
- não permita a "fome" de pepinos e alimente-os em tempo hábil: devido à falta de nutrientes, a folhagem torna-se amarelada;
- não toque nas plantas em calor extremo (não regar, não alimentar, e assim por diante).
Pois bem, ninguém cancelou as medidas preventivas contra pragas e doenças: em primeiro lugar, inspecionar os arbustos com mais frequência e suprimir qualquer "infecção" pela raiz.
Na varanda
As razões para a descoloração das folhas em pepinos de varanda ou plantas que crescem no peitoril da janela são as mesmas que no campo aberto e na estufa (rega inadequada, falta de nutrientes, umidade elevada), mas pode haver outra boa razão. Se o amarelo sumiu, isso pode significar que as mudas estão apenas apertadas, elas são plantadas em vasos ou recipientes muito pequenos.... Se não estamos falando de plantas adultas que já estão dando frutos, então as mudas podem ser transplantadas.
E se chegou a frutificar, e a folhagem começou a amarelar, é bem possível que este é um amarelo natural que é característico dos pepinos no final de seu desenvolvimento... Se você planta mudas apenas na varanda, não alimente com matéria orgânica antes de plantar em um espaço aberto.
Após o aparecimento de 2 folhas, pode-se fertilizar com uma composição de nitrogênio, para não causar a falta deste elemento durante o período de formação.
O comentário foi enviado com sucesso.