Quem é o rolo de folhas e como lidar com isso?
A temporada de verão em muitos chalés de verão começa com pragas que comem plantas cultivadas. Estes incluem os vermes da folha pertencentes à família das borboletas. A lagarta é uma das etapas da vida. É nessa fase que o inseto traz problemas para os moradores do verão.
Tipos e descrição da praga
Na natureza, de toda a família de vermes da folha, apenas dois gêneros são os mais tenazes e difundidos: mariposas e brotos. Como você pode imaginar pelo nome, o primeiro gênero se alimenta principalmente de folhas de árvores frutíferas ou arbustos. O segundo vive dos rebentos de árvores principalmente coníferas. Outras variedades são menos comuns, embora possam se alimentar de toda a planta, desde as raízes subterrâneas até as folhas e caules aéreos.
Para os chalés de verão, são as mariposas que causam os maiores problemas. Por sua vez, este gênero também se divide em muitas espécies diferentes. Eles diferem em seu habitat e seu alimento principal. Eles têm algumas diferenças na aparência, mas existem alguns recursos que são comuns a todos.
Portanto, lagartas de curuquerê não são insetos muito grandes. Seu comprimento varia de 10 a 20 mm, a cor do corpo pode ser verde ou amarelo escuro e a cabeça é marrom ou preta.
Verme da macieira
A macieira é uma árvore frutífera, é muito apreciada por esta praga. Um grande número de diferentes lagartas de curuquerê pode viver nele.
- Folheto do rim. De outra forma, é chamado de vertunya. Sua larva é muito pequena - apenas 9-11 mm. A cor do corpo pode ser cinza e marrom, ou uma mistura de ambos. A cabeça é quase toda preta, como o peito. Além da macieira, vive de muitas outras árvores frutíferas, como pera, damasco, cereja, etc.
- Um monte de folhetos. Recebeu esse nome por causa de seu habitat. Via de regra, é encontrada em plantas do mato, cujos frutos crescem em cachos. Mas a lagarta dessa borboleta também não se importa em comer as folhas de uma macieira. Seu corpo tem cerca de 11 mm de comprimento. A coloração é predominantemente amarela, freqüentemente com tons de cinza, e a cor da cabeça é marrom claro.
- Mariposa oriental... Uma das lagartas mais perigosas para a colheita. Ela se diferencia das outras porque a cor de seu corpo é muito clara: pode ser branco, bege e ligeiramente rosado. O compartimento da cabeça e do tórax destacam-se nele. Sua cor é escura, geralmente apenas preta. Essa lagarta vive não apenas em uma macieira, mas também em um pêssego e uma pêra.
- Curuquerê do espinheiro. A larva desta borboleta se instala não apenas nas cabanas de verão - macieiras, ameixas, cerejeiras - mas também nas árvores silvestres da floresta, como bordo, carvalho, tília. Esta espécie possui uma grande variedade de cores corporais. Eles variam em tons de preto e cinza. Portanto, a cor pode ser cinza claro ou totalmente preto. E as dimensões dessa lagarta são em média 22 mm de comprimento, o que é bastante.
- Folheto da Apple. Seu outro nome é mariposa da maçã. Ela o recebeu justamente pelo que é mais comumente encontrado nas macieiras. No entanto, esse inseto também pode se alimentar de folhas de pêra e, às vezes, pode até ser encontrado em bétulas. Uma das características dessa curuquerê é o vício das variedades mais doces de maçã e pêra. Em árvores com frutas ácidas, é menos comum. Você pode reconhecê-lo pelos pontos característicos no corpo verde-amarelo. Além disso, cada um desses pontos é uma pequena cerda.A cabeça geralmente é marrom.
Essas lagartas são mais freqüentemente encontradas nas folhas da macieira. Além deles, você pode encontrar outras espécies, por exemplo, ameixa, groselha, etc. Mas, claro, a principal praga das macieiras de todos os tipos de curuquerê é a traça-das-sementes.
Leafwig em uma pera
A pêra, assim como a macieira, é um habitat muito comum para lagartas de vermes da folha. Por causa disso, eles têm pragas comuns que são encontradas nas folhas de uma e de outra árvore. No entanto, a pêra também tem suas próprias lagartas, que vivem principalmente dela.
- Folheto de pera. É uma espécie de análogo da mariposa da maçã. As borboletas colocam seus ovos dentro da fruta, e sua escolha recai principalmente nas variedades de verão. É tudo uma questão de casca fina de frutas de verão, o que torna mais fácil para as borboletas deixarem suas garras lá. A lagarta cresce, alimentando-se de uma pêra, após o que rasteja para fora e deixa a fruta secar. Na aparência, este folheto realmente não se destaca. Seu comprimento corporal pode chegar a 11 mm, e sua cor é predominantemente branca, mas não muito brilhante. A cabeça é geralmente amarela escura ou acastanhada.
- Rolo de folha de carvalho. Apesar de o nome falar de um habitat em forma de carvalho, essa lagarta costuma ser encontrada em uma pêra. Graças à sua cor, recebeu outro nome - folheto verde. A cabeça é escura e o comprimento do corpo não ultrapassa 18 mm.
Freqüentemente, essas pragas danificam os brotos jovens da pereira - os botões. Isso acontece na primavera e, se nenhuma medida for tomada, o jardineiro pode ficar sem plantar por um ano inteiro.
Rolo de ameixa
A ameixa é um local favorável para muitos tipos de vermes da folha. É o lar da maioria das pragas inerentes às pereiras e macieiras. Além delas, existem mais duas espécies que também podem ser encontradas nesta árvore frutífera.
- Rolo de folhas de ameixa. Ao mesmo tempo, é também uma mariposa, ou seja, vive nos frutos. A lagarta se alimenta dos nutrientes da ameixa, comendo, via de regra, a polpa dos frutos maduros e os ossos dos jovens. O comprimento do corpo varia de 12 a 15 mm, e a cor muda durante seu crescimento de branco para rosado ou vermelho.
- Curuquerê das frutas. Uma espécie comum que vive não só da ameixa, mas também de vários arbustos. No entanto, o tamanho do corpo desta lagarta é bastante grande - pode chegar a 20 mm. Cor - um dos tons de verde, como oliva ou verde escuro.
Curuquerê do damasco e pêssego
O damasco e o pêssego são menos comuns na Rússia e na Europa, mas costumam ser encontrados em áreas com clima favorável. Essas árvores não possuem nenhuma praga inerente apenas a elas. No entanto, eles ainda estão maravilhados com o rolo de folhas. Estes são principalmente vermes da maçã, pêra e ameixa, mas às vezes também são encontrados os de uva ou groselha.
Verme da videira
As árvores não são apenas lar de pragas, mas também de arbustos. Entre elas estão as uvas e, além da curuquerê comum, podem pousar uvas e bienais.
- Curuquerê da uva... Sua principal característica é o longo comprimento das lagartas maduras - pode chegar a 3 cm. Vivem da uva, alimentando-se primeiro dos botões e, depois de crescer um pouco, das folhas. Dos signos externos, nota-se uma cor cinza-esverdeada do corpo e uma cabeça marrom.
- Folheto de dois anos. Distribuído em todo o continente. Ele come não apenas arbustos de frutas, incluindo uvas, mas também plantas forrageiras. Neles, a lagarta se alimenta de botões e flores, danificando-os. A cor do corpo da larva adulta é vermelha com flashes roxos, e a cor da cabeça e do tórax é preta ou marrom. Suas dimensões chegam a 15 mm de comprimento.
As pragas desse tipo criam abrigos para si mesmas nas folhas do arbusto, envolvendo-as em um tubo. Se você perturbar uma lagarta que descansa em tal casa, verá como ela começará a descer rapidamente ao longo da teia de aranha até o solo.
Curuquerê da groselha
A principal praga é a curuquerê groselha. A lagarta desta borboleta em seu comportamento é muito semelhante às pragas da uva. Ela também come os botões e folhas da planta, enquanto cria seus abrigos neles. Seu comprimento varia de 16 a 20 mm, e sua cor é verde, com tonalidades de amarelo ou cinza. Essa curuquerê tem uma fertilidade muito alta, portanto, as larvas desse inseto costumam causar grandes prejuízos aos jardineiros.
Verme da framboesa
Em geral, as framboesas são menos sujeitas a danos causados pelos rolos de folhas. Isso é especialmente perceptível quando comparado com groselhas ou uvas. Mesmo assim, as larvas desses insetos estão presentes nesta planta. As seguintes espécies são encontradas principalmente em framboesas.
- Curuquerê congelada. Ele pode ser encontrado em uma macieira, uma pêra e uma framboesa. Sua larva não tem diferenças especiais, mas sua cor é notável: o corpo em si é verde-claro, mas há um par de listras ainda mais claras no dorso. Seu tamanho é de cerca de 16 mm.
- Curuquerê da malha. Sua larva é um inseto bastante grande, pois atinge mais de 2 cm de comprimento.A cor da lagarta pode variar muito em diferentes indivíduos. É representado principalmente pelo verde, cujos tons podem ser claros ou escuros. Além das framboesas, esse inseto é encontrado em outros arbustos, bem como em árvores frutíferas.
Leafworm em rosas
O assentamento de vermes da folha é possível não apenas em plantas frutíferas, mas também em plantas com flores. Incluem-se as rosas, em cujas folhas podem ser frequentemente vistas lagartas. Esta é principalmente uma variedade rosé. A lagarta desse inseto é bastante comum em um grande número de árvores frutíferas e arbustos, bem como em plantas ornamentais. Normalmente seu corpo é verde e os tamanhos variam de 18 a 20 mm. Ela come na planta não apenas botões e folhas, mas também botões. Na maturidade, a larva começa a se enrolar em folhas, como pragas de uvas e groselhas.
Cigarrinha em outras plantas
As lagartas também podem ser encontradas nos tomates. Normalmente, eles são chamados de colheres de tomate. O tamanho da lagarta chega a 3 cm, de onde se conclui que esta é uma das maiores larvas do gênero. Ela parece bastante intimidante. Eles prejudicam as folhas da planta e os próprios tomates. Em árvores coníferas às vezes você pode ver vermes da folha do lariço. Eles próprios se alimentam das agulhas e, às vezes, o interior dos cones é adicionado à sua dieta.
As pragas de árvores decíduas, como o carvalho, incluem a curuquerê verde. Ela se instala praticamente apenas no carvalho e pode atingir 2 cm de comprimento.No bordo, existe uma praga de mesmo nome, que vive apenas nesta árvore. A cereja doce é danificada por uma espécie subcrustal, que também pode ser encontrada na maçã, na pêra e às vezes na ameixa. Cereais, como trigo ou centeio, são danificados pela praga de mesmo nome. Corujas do pântano e vermes do morango se alimentam de morangos.
Sinais de ocorrência
A presença de lagartas de pragas pode ser entendida pela presença de sinais característicos de mudança na planta.
- Nas folhas começam a aparecer manchas não naturais... Isso se deve a danos aos vasos das plantas por insetos.
- Secagem de folhas, frutos, flores. Normalmente, a larva se alimenta de uma ou mais partes da planta. Isso leva ao fato de que, mais cedo ou mais tarde, os insetos que se alimentam começam a morrer e secar.
- O aparecimento de uma certa teia de aranha em uma planta - um sinal claro da presença de lagartas de curuquerê. A teia de aranha ajuda as larvas a se moverem de maneira mais conveniente pela planta, criar abrigos e formar pupas.
- Dobrando as folhas. A consequência do fato de que as lagartas criam "casas" para si mesmas torcendo-se em folhas.
Métodos de controle
Depois que o jardineiro finalmente estiver convencido de que as pragas de insetos começaram em seu jardim, ele deve tomar medidas para removê-las.Além disso, é melhor fazer isso o mais cedo possível. Isso se deve ao fato de que as larvas são mais fáceis de destruir do que as borboletas. Existem muitos métodos para lidar com eles.
Para resumir, todos os métodos podem ser combinados em quatro grupos: biológico, químico, mecânico e popular.
Químico
Esse método consiste no uso de um veneno à base de agrotóxicos. Na maioria das vezes, eles são comprados, uma vez que sua fabricação exige elementos químicos difíceis de serem obtidos por uma pessoa comum. Todos os medicamentos são divididos em sistêmicos e de contato. A essência dos meios de contato é a relativa segurança de seu uso. Isso significa que, ao usar essas drogas para se livrar dos rolos de folhas, a pessoa não corre nenhum risco.
No entanto, sua eficácia é bastante baixa. Os meios de contato são adequados nos casos em que não há muitas pragas no local. As drogas sistêmicas são uma espécie de "artilharia pesada". São muito eficazes, o resultado do seu trabalho é especialmente visível quando o número de folhetos é elevado. Mas sua principal desvantagem é o alto perigo de uso. Eles são tóxicos não apenas para os insetos, mas também para os humanos.
O custo dos produtos químicos sistêmicos geralmente é maior do que o custo do contato.
Os mais populares são os medicamentos de contato dos seguintes fabricantes:
- "Alatar";
- "Karbofos";
- Dursban;
- "Átomo";
- Aktara;
- Actellik.
Leafworms são insetos bastante tenazes, portanto, para exterminá-los com os meios acima, você terá que esperar um pouco. Além disso, vale a pena usá-los várias vezes com uma pausa de 1 ou 1,5 semanas.
As plantas podem ser tratadas com os seguintes produtos químicos sistêmicos:
- Ivanhoe;
- Alfatsin;
- Fatrin;
- "Fastak";
- "Acorde".
São capazes de remover qualquer tipo de rolo de folha, mas devem ser usados com muito cuidado, pois são muito tóxicos para o homem. Tratar com pesticidas deve exatamente de acordo com as instruções, no entanto, em sua maioria, eles são capazes de exterminar insetos não apenas na primavera, mas também no verão e no outono.
Biológico
Você pode lutar contra os insetos com a ajuda de quem se alimenta deles na natureza. Podem ser pássaros comuns. Para os vermes da folha, o chapim será o inimigo mais desagradável. Ela não come apenas lagartas, mas também borboletas. A melhor maneira de atrair pássaros para sua área é com alimentadores. Vale a pena fazer e pendurar no outono - então há uma grande chance de que na primavera seja possível perceber o resultado desse método. No entanto, os métodos biológicos têm uma desvantagem - os pássaros podem comer parte da plantação junto com os insetos. Portanto, ao agir dessa forma, você precisa ter cuidado e não exagerar.
Folclórica
O problema da presença de pragas nos jardins surgiu há muito tempo, mas soluções modernas - recentemente. Por causa disso, as pessoas agora têm uma vasta experiência na luta contra os rolos de folha usando remédios populares. Sua característica distintiva é que esses métodos são geralmente seguros para humanos e plantas. Você também pode notar seu baixo custo - as substâncias das quais os venenos são feitos muitas vezes nem precisam ser compradas.
Portanto, aqui estão algumas decocções "faça você mesmo" eficazes.
- Decocção de absinto... Para prepará-lo, você precisará de absinto seco e água. Em vez da versão seca, você também pode usar grama fresca, mas neste caso, deve ser bem picada. Este ingrediente é adicionado à água e infundido por vários dias. Depois disso, o caldo é fervido por cerca de 30 minutos. Com o auxílio da água, o volume do produto é trazido ao original, e antes do uso, é novamente diluído na proporção de 1: 1.
- Infusão de tabaco... Adicione 0,5 kg de shag ou pó de tabaco a um balde cheio de água quente. Em seguida, você precisa deixá-lo fermentar por cerca de dois dias e passar por um pano de algodão. Antes do processamento, o medicamento deve ser diluído em água 1: 1 e adicionar 40 g de sabão comum.Este caldo é tóxico para o homem, por isso vale a pena usar equipamento de proteção na hora de usá-lo.
- Decocção de topos de tomate. O método de sua preparação é muito semelhante ao da preparação de um caldo de absinto. Para ele, você precisará picar bem as raízes e as pontas dos tomates e adicioná-los a um balde de água. Eles podem fermentar por 4 horas e, em seguida, ferva em fogo baixo por 30 minutos. A droga será o próprio líquido, então ele deve ser filtrado novamente, e as tampas devem ser espremidas e jogadas fora. Este produto é armazenado em potes de vidro em locais frescos. Antes do uso, é diluído e um pequeno pedaço de sabão ralado é adicionado a ele.
Mecânico
O tratamento de plantas de vermes da folha também pode ser feito mecanicamente: colete as lagartas com as mãos e destrua-as. Esta operação é semelhante à remoção do besouro da batata do Colorado. A "cura" mecânica é boa nos estágios iniciais, assim que os insetos indesejados são detectados. Às vezes, sua população não é muito grande e esse método pode muito bem estar funcionando.
Medidas de prevenção
Os métodos preventivos são muito simples. Leafworms se instalam em árvores e plantas fracas ou doentes. Portanto, você não deve permitir isso em seu site. Cada planta deve ser monitorada de perto.
- Arbustos basta capinar na hora certa e, se necessário, alimentar e regar. Mas é preciso lembrar que o excesso de minerais é tão ruim quanto a falta deles.
- Árvores frutíferas e estéreisque estão em sua posse devem ser aparados para evitar uma coroa muito densa.
- Você também pode usar alguns produtos químicos especialmente criados para tratamentos preventivos.
A presença de uma população de curuquerê no local pode levar à morte de plantas. Muitos meios podem ser usados para remover os parasitas, mas é melhor prevenir o seu aparecimento e tomar medidas preventivas.
No próximo vídeo, você está aguardando a proteção das uvas contra a curuquerê da uva.
O comentário foi enviado com sucesso.