Doenças da folha de maçã e seu tratamento

Contente
  1. E se a folhagem ficar amarela e secar?
  2. Outros problemas e soluções
  3. Características de prevenção

Ao plantar um jardim, poucas pessoas imaginam pinturas pouco atraentes em forma de frutas deformadas, troncos de árvores mutilados por uma praga e folhas retorcidas que murcham antes do tempo. Mas, infelizmente, esse tipo de ataque pode acontecer em qualquer jardim. E mesmo que os frutos não sofram particularmente, as folhas doentes das mesmas macieiras não permitem desfrutar plenamente da floração e da colheita.

E se a folhagem ficar amarela e secar?

O problema mais comum com as folhas da maçã é o amarelecimento e o ressecamento. E parece que isso é culpa de algum problema específico, o que complica o tratamento da árvore. Na verdade, as folhas ficam amarelas, secam e caem por vários motivos.

Vamos designar os principais.

  • Calor e falta de umidade. Se o verão for seco, isso acontece. Nessa situação, a árvore precisa ser regada com mais frequência do que o normal. Mas se as folhas amolecem e começam a apodrecer, é porque há muita umidade.
  • Falta de ferro. A falta de um elemento importante leva ao amarelecimento e à secura. No entanto, esses sintomas também podem ser uma reação à falta de cálcio e magnésio.
  • Queimaduras por rega inadequada. As árvores são regadas de manhã cedo, e se você fizer isso no meio do dia, quando o sol está forte, queimaduras podem se formar muito rapidamente nas folhas.
  • Ácaro da maçã. Essa praga também deforma a folhagem. Ele é muito guloso, hiberna entre os galhos e volta a caçar na primavera. Se esse parasita comer os rins, as folhas começarão a adoecer imediatamente.
  • Escudos. Eles são diagnosticados se aparecerem pequenas manchas amareladas nas folhas. Eles têm a forma de uma vírgula. As bainhas são perigosas porque levam à secagem completa das folhas e consequente queda.
  • Mosaico. As listras amarelas caóticas, que, junto com os pontos, criam um padrão estranho - esta é uma frase para a árvore. O vírus do mosaico é incurável, a árvore afetada ameaça outras, embora ainda sã, por isso deve ser removida do local.

O controle de pragas ou doenças deve começar assim que for detectado. Nos estágios iniciais, a árvore pode ser salva e as doenças podem ser impedidas de se espalhar para outras plantações.

Outros problemas e soluções

A folhagem da macieira não só seca e amarelece, mas também toda uma lista de deformidades e condições dolorosas que precisam de diagnóstico competente e tratamento adequado.

manchas marrom

Manchas vermelhas, marrons e até avermelhadas são um sintoma perigoso. Na maioria dos casos, indica um fungo ou vírus que infectou a árvore.

Você pode definir a doença por alguns pontos.

  • Manchas vermelhas caoticamente localizadas nas folhas podem indicar danos por ferrugem. Essa doença fúngica, sem tratamento oportuno, se espalha rapidamente para outras árvores.
  • Se houver um centro de luz nas manchas marrons, e cair da placa ou ficar coberto de fissuras, provavelmente septórios. Também a doença é chamada de "mancha branca", afeta um grande número de culturas.
  • Manchas marrons expressivas também podem ser um sinal de marsoníase. A doença fala de cuidados insuficientes com a coroa.
  • Se manchas escuras com um subtom verde-oliva se formaram na placa de folhas, então a crosta atacou a macieira. A doença é terrível, difícil de tratar. Mas, felizmente, agora existem muitas variedades que são resistentes a este flagelo.
  • Se a vermelhidão das folhas for pronunciada, pode ser mancha fúngica. Mas a doença é bastante rara, no entanto, as folhas das ameixas costumam ficar vermelhas.
  • Manchas marrons com uma tonalidade marrom podem indicar deficiência de cobre. Se houver muitos fertilizantes de nitrogênio no solo, isso é bem provável. O excesso de nitrogênio interfere no equilíbrio dos oligoelementos na terra.

Os sinais descritos são um motivo para iniciar o tratamento mais rapidamente.

Flor branca

Manchas brancas quase sempre indicam uma infecção fúngica. Os micélios são visualmente distribuídos desta forma. Na maioria dos casos, essa descrição da mudança na lâmina foliar fala de oídio. As áreas afetadas secam gradualmente e morrem. Além disso, teias de aranha brancas aparecendo nas folhas podem ser um sinal de um ácaro.

E então há uma praga chamada mariposa da maçã. Ele também deixa para trás um revestimento branco semelhante a uma teia de aranha. Com tal infortúnio, as folhas parecem ficar transparentes. A mariposa não toca a casca da folha, mas comê-la de forma rápida e insidiosa. A lâmina foliar é opaca, tem um brilho prateado - um sintoma claro de que as folhas atingiram uma doença chamada "brilho leitoso".

Folhas ficam pretas

O negrume já é uma fase fatal para a folhagem, indicando processos necróticos na lâmina foliar. As chances de salvar a árvore já são muito menores do que em outros casos. Mas as medidas de emergência ainda deixam uma chance.

Vale a pena descobrir por que as folhas ficam pretas.

  • Queima de sistema de raiz. O caso não é muito comum, mas não deve ser descartado. As árvores jovens geralmente sofrem com isso se for decidido fertilizá-las muito cedo ou se a dosagem da primeira alimentação for excedida.
  • Rega inadequada. Também afeta as árvores jovens com mais freqüência. As macieiras jovens são muito sensíveis e as folhas pretas são um sinal de que é urgente repensar os princípios do cuidado.
  • Fungo fuliginoso. A folha não está coberta por uma camada preta sólida, mas por uma flor de fuligem. Depois que as árvores foram atacadas por pulgões, pode haver essa derrota.
  • Câncer negro. Ele se manifesta em pequenos pontos que crescem na velocidade da luz. No início, as folhas ficam vermelhas, então focos terríveis pretos já são visíveis nelas. A doença ataca a madeira, a casca começa a ficar coberta de úlceras e rachaduras até a camada do câmbio.
  • Queimadura bacteriana. É repleto de escurecimento completo das folhas, brotos e inflorescências também são afetados. Os insetos se tornam portadores de bactérias, a restauração das árvores será difícil.

Mudanças sombrias são a razão para uma resposta imediata à doença.

Espinhas e inchaços

Se as manchas começaram a adquirir uma textura perceptível e você já quer chamá-las de saliências e saliências, isso na maioria dos casos fala de pragas. Por exemplo, os pulgões depositam suas larvas onde podem, e galhas se formam nas superfícies das placas de folhas das macieiras. Aí as folhas vão começar a secar, enrolar, privadas de seu suco pelo inseto agressor.

Se as folhas atingirem pequenos pontos com tubérculos pronunciados, isso pode ser um sinal de filostictose. Além disso, a doença costuma ser chamada de mancha marrom. As folhas afetadas cairão com o tempo.

Palidez

Às vezes, as folhas não ficam amarelas, não ficam pretas, não ficam vermelhas, mas parecem desbotar. Eles perdem a cor, desbotam, clareiam consideravelmente. Pode ser um tom de verde pálido que é completamente anormal para uma árvore saudável. E tal doença pode afetar uma macieira de qualquer idade. O problema pode atingir uma árvore que não seja suficientemente alimentada com nitrogênio. Durante a estação de crescimento, este elemento é vital. Em princípio, a deficiência geral de oligoelementos, seu desequilíbrio no solo também causa essas deformações nas folhas.

É necessário tratar o solo adequadamente, consultando o calendário de fertilização.

Enrolar

Este é um dos sintomas mais perturbadores das folhas enroladas. Se for uma praga, nem tudo é tão perigoso, a pulverização salvará a árvore do parasita e o problema com as folhas será resolvido. Mas se esta é uma doença viral, talvez ela tenha atingido seu estágio final e não haja como escapar da torção.

Os problemas a seguir estão associados à ondulação das folhas.

  • Enrole como um barco eles são se a árvore for atacada pela curuquerê.O parasita se transforma em pupa, deixa apenas veias na folha e segue para o fruto.
  • Folhas coladas com gotas marrons, perceptível após uma inspeção mais minuciosa, falam da invasão do copperhead. Os insetos atacam a árvore, via de regra, no início da primavera, unindo os botões e botões.
  • Ondulação também pode fazer com que as folhas fiquem manchadas, inchadas e deformadas.
  • Estreito tornam-se devido a pequenas folhas, juntam-se até em cavidades discretas.

As folhas costumam ser afetadas em junho, mas os problemas podem ser sentidos mais cedo.

Os princípios do combate às doenças das folhas em uma macieira devem ser conhecidos por todo jardineiro.

  1. Pulverização para doenças em uma árvore nua. Mistura bordalesa (solução a 3%), "Horus", "Ureia", "Pharma-iodo", vitríolo de ferro são adequados para o tratamento.
  2. Pulverizar sobre um cone verde. Uma solução de um por cento de mistura de Bordeaux protege contra doenças, e "Tanrek", "Decis Profi", "Inta-vir" protege contra ataques de pragas.
  3. Pelo botão de rosa. Se nesta altura as pragas se tornaram ativas, "Iskra", "Fitoverm" e "Inta-vir" ajudarão a eliminá-las.
  4. Nos ovários. Resgate de doenças foliares "Khom", "Horus", "Abiga-PIK", "Skor", vitríolo de ferro, uréia. "Iskra", "Tanrek" e "Fufanon" ajudam no combate às pragas.

Para a pulverização, utiliza-se estritamente um remédio para doenças e outro para pragas, não mais. As recomendações de dosagem prescritas na embalagem são rigorosamente seguidas.

Características de prevenção

As medidas de prevenção são simples de implementar, um problema é que muitas vezes são esquecidas e, afinal, antes mesmo do início da temporada, é hora de começar a prevenção.

O que os especialistas recomendam como prevenção das doenças da folha da maçã:

  • seleção de variedades com resistência máxima a doenças;
  • plantio esparso de macieiras - de árvore em árvore deve ser de pelo menos 5 metros;
  • as folhas caídas no outono devem ser recolhidas e queimadas;
  • é imperativo desenterrar os círculos próximos ao tronco;
  • os ramos secos devem ser cortados, capturando os tecidos saudáveis ​​em 7 cm;
  • o corte certamente é desinfetado com solução de sulfato de cobre a 1%;
  • ferramentas de jardim são desinfetadas de qualquer maneira disponível antes do trabalho;
  • prevenção de danos mecânicos ao tronco e ramos - abrem caminho para infecções;
  • branqueamento de troncos, bem como de ramos esqueléticos.

Folhas que secam, ondulam, mudam de cor, se transformam em placas indefinidas em buracos - um indicador de doença, infestação de pragas ou tratamento analfabeto.

Uma análise clara deixará claro o que o dono do jardim está fazendo de errado, onde ele perdeu os primeiros sinais de alerta. Felizmente, existem muitos medicamentos que podem resolver a maioria dos problemas. Mas, talvez, seja necessário revisar as regras da tecnologia agrícola, a necessidade de irrigação, o regime de alimentação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário