Revisão e tratamento de doenças de tília
As árvores em um jardim, parque ou floresta podem ser afetadas não apenas por várias doenças, mas também por insetos parasitas. Linden é um dos representantes mais comuns da flora, que é utilizada no paisagismo e desenho do território. Ela, como outras árvores, pode sofrer de doenças que podem ser causadas por vários motivos.
Causas de ocorrência
Freqüentemente, as doenças se desenvolvem em uma árvore jovem, bem como nas que crescem ao lado de estradas ou rodovias. Nesse caso, o ar próximo às plantações contém grande quantidade de gases de exaustão, elementos tóxicos que reduzem a funcionalidade da vegetação, além de prejudicar seu crescimento e desenvolvimento. Como resultado, as safras que crescem em condições desfavoráveis geralmente ficam doentes e são atacadas por pragas.
Na maioria das vezes, uma planta jovem sofre de infecções fúngicas, pois sua imunidade ainda não foi fortalecida. Muitas vezes, a causa das doenças de tília é o não cumprimento das regras de plantio, bem como o cuidado de árvores analfabetas. Os representantes da flora tornam-se vulneráveis a várias doenças se forem plantados em solo infértil ou inadequado para eles.
Os especialistas observam que é possível infectar uma cultura com esta ou aquela doença usando uma ferramenta infectada no processo de corte da coroa.
Doenças principais
Mesmo que uma forte tília com imunidade normal cresça no local, ela pode ser afetada por doenças infecciosas ou fúngicas. O facto de a tília estar doente pode ser reconhecido pelo seu aspecto, nomeadamente: o aparecimento de manchas rosadas e de várias cores na folhagem, bem como a sua deformação e murcha. Como as doenças da tília podem ocorrer durante todo o ano, o jardineiro deve acompanhar atentamente o estado da planta e, se necessário, prestar-lhe assistência adequada.
Se as mudas de tília se deitarem, murcharem, os troncos ficarem macios e as folhas ficarem amarelas, isso indica a patologia das plantas. A razão para essa doença está em uma infecção fúngica que ataca as raízes de uma cultura jovem.
Podridão de mármore branco
A podridão do mármore branco é causada por um fungo parasita. Sinais da doença aparecem no tronco da planta, que fica coberto de podridão branca. Os sinais secundários da doença incluem:
- tronco curvo;
- fissuras na superfície da haste;
- a presença de feridas que não cicatrizam nos ramos.
Tinder
O fungo Tinder é um cogumelo que penetra na madeira devido a cortes, feridas, queimaduras e quebra de gelo. No início, o micélio começa a se desenvolver dentro da planta. O fato de a árvore estar doente pode ser indicado por galhos quebrados inesperadamente e, em alguns casos, troncos.
A principal fonte de distribuição do fungo tinder são plantas vizinhas infectadas.
Além disso, o fungo tinder pode entrar na tília das seguintes fontes:
- tocos que são trazidos da floresta e mantêm a infecção;
- adereços, postes, estacas;
- pilhas de lixo;
- pilhas de madeira;
- móveis de jardim.
Mancha da folha
Uma das infecções mais comuns da tília jovem é o aparecimento de manchas nas folhas. A manifestação da doença pode ser observada na parte superior da placa, enquanto as folhas apresentam o rebordo vermelho e a parte central branca. Depois de um tempo, as folhas afetadas começam a secar e cair.
Se a tília for atacada por manchas, a queda das folhas pode começar em qualquer época do ano.
Tirostromose
Uma das doenças infecciosas mais comuns da tília é a tireostromose.É provocada por um fungo patogênico ativo, que geralmente se desenvolve em árvores jovens. O fato de a planta ter atacado esta enfermidade pode ser indicado pelos seguintes sinais:
- o aparecimento de manchas escuras em brotos, folhas, tronco;
- morrendo das partes afetadas da árvore;
- o aparecimento de crescimentos achatados vermelhos, brancos, pretos;
- perda do aspecto decorativo da coroa;
- rápida disseminação da necrose por toda a planta.
Como tratar?
Se forem detectadas doenças de tília, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Dentre os métodos populares para lidar com doenças da madeira, o mais exigido é o uso de produtos químicos.
- Pico da Abiga. Este produto economizador de tília eficaz já foi apreciado por muitos jardineiros. A ferramenta lida bem com doenças fúngicas e bacterianas.
- "Kurzat R" é uma proteção confiável da árvore contra doenças e pragas. O produto tem um efeito positivo rápido. Os consumidores escolhem este produto por seu custo acessível e facilidade de uso.
- "Velocidade". Este medicamento é considerado um remédio versátil de tília. Ele contém uma parte fungicida. O uso de "Skor" ajudará a eliminar as lesões parasitárias que surgiram na parte inferior do tronco.
Para que as mudas de tília ocupem bem o novo terreno e também se caracterizem por um bom crescimento, os especialistas aconselham não só regar regularmente a planta, mas também alimentá-la com vários fertilizantes. Antes do plantio, um agente antifúngico especial deve ser injetado no solo. Além disso, a remoção regular de ervas daninhas e o afrouxamento do substrato não serão supérfluos. Se você realizar toda a gama de medidas agrotécnicas, a tília pode crescer até uma idade em que terá imunidade resistente a doenças fúngicas.
Ao aparar uma árvore, não se esqueça das ferramentas de desinfecção. Cada corte deve ser processado com Bordeaux líquido ou sulfato de cobre. Isso evita que a infecção entre nas fatias pelo ar. É necessário plantar tílias jovens no solo previamente preparado e desinfetado.
Cada muda precisa de alimentação e rega regulares. O solo próximo ao tronco deve ser capinado.
Nos últimos anos, os jardineiros têm usado injeções que podem proteger a árvore de parasitas e doenças. As injeções são capazes de formar uma alta resistência da planta às influências ambientais negativas. Esse método preventivo garante a sobrevivência da muda e contribui para a facilidade de cuidar da mesma. Os especialistas recomendam o uso das seguintes medidas contra manchas nas folhas:
- examine sistematicamente as plantas quanto ao aparecimento de doenças;
- eliminar as folhas caídas como principal fonte de infecção;
- no caso de danos massivos às árvores, recomenda-se pulverizar as copas com composições fungicidas.
Como tratamento e prevenção do acamamento de mudas, recomenda-se o seu plantio no final da primavera, bem como a desinfecção prévia do solo com preparações especiais.
A tirostromose é eliminada pelos seguintes métodos:
- eliminação e queima das partes afetadas da tília;
- tratamento com "Fitosporin";
- destruição de ramos infectados por poda;
- capinando e soltando a terra.
Linden é uma flora decorativa que precisa de cuidados adequados. Se a planta for atacada por qualquer infecção, o jardineiro deve começar imediatamente a pulverizar a cultura com preparações especiais.
De acordo com especialistas, o melhor método de proteger uma árvore contra doenças fúngicas é a prevenção oportuna e correta.
Para informações sobre como tratar a tília, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.