Quais são as diferenças entre larvas de besouro e larvas de urso?

Quais são as diferenças entre larvas de besouro e larvas de urso?
  1. Como eles se parecem?
  2. Diferença de desenvolvimento
  3. De que outra forma eles são diferentes?

A primavera é um período muito importante do ano para qualquer residente de verão. Preparação do local para o trabalho de semeadura, inicia-se a escavação do terreno. É aqui que você pode inesperadamente topar com alguns vermes gordos de cor marrom-esbranquiçada ou outros insetos estranhos que têm a intenção clara de compartilhar a colheita com você. Algumas das pragas de jardim mais perigosas são os ursos, assim como os besouros, também são os besouros de maio. Para escolher o remédio mais eficaz para lidar com esses hóspedes indesejados, primeiro você deve descobrir qual larva está na sua frente: um crustáceo ou um urso.

Como eles se parecem?

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a aparência dos adultos dos citados insetos. Medvedka (repolho, grilo-toupeira, lagostim) é um inseto bastante grande. O comprimento do corpo de um adulto pode chegar a 8 centímetros, e se levarmos em conta cauda e antenas, chega a 12 centímetros. O aparecimento do parasita é incomum. Acima de seu corpo tem uma cor marrom-acastanhada, abaixo é marrom-amarelado. A cabeça e a frente do corpo são cobertas por uma forte concha de quitina, que ajuda o animal a empurrar e compactar o solo ao cavar buracos e túneis.

Os olhos do urso são grandes, facetados, localizados nas laterais da cabeça. Na parte de trás do repolho, você pode ver 2 pares de asas. Talvez a característica mais notável desse animal sejam suas patas dianteiras, maciças e com garras, que lembram um balde de escavadeira ou as patas de uma toupeira.

Graças a esse recurso, o urso é capaz de cortar literalmente seu caminho através do solo.

Agora vamos falar sobre a aparência de um besouro de maio adulto. Seu corpo tem uma estrutura em forma de barril e um forte esqueleto quitinoso externo, a cor varia do marrom escuro ao preto. Os éltras são duros, chocolate ou amarelos. Em uma cabeça de tamanho médio, antenas lamelares em forma de leque e olhos grandes são distinguidos.

O comprimento do corpo de um besouro adulto pode chegar a 3,5 cm.

Agora vamos descrever os "filhos" desses dois insetos para ver com nossos próprios olhos as diferenças entre a larva do besouro e a larva do urso.

  • O "filhote" do urso parece quase idêntico ao adulto. Em seu desenvolvimento, não existem estágios de lagarta, pupação e borboleta. O corpo de um repolho recém-nascido pode atingir 0,3 cm de comprimento, ao final da formação chega a 5 cm, e um inseto adulto, como mencionamos acima, pode crescer até 8 cm, ou mais.
  • As larvas do besouro diferem dramaticamente do indivíduo no estágio de imago. São vermes gordurosos branco-amarelados dobrados em meio anel. Sua cabeça é de cor marrom-avermelhada, equipada com um aparelho roedor bem desenvolvido, os olhos estão ausentes. Existem 3 pares de patas ao lado da cabeça. O corpo é translúcido, os restos de comida digerida são claramente visíveis nele. Parece consistir em segmentos, nos lados de cada um dos quais você pode ver pontos escuros.

Como decorre da descrição, é impossível confundir a larva do besouro e a larva do urso: elas parecem completamente diferentes.

Diferença de desenvolvimento

Mas não apenas a aparência é a marca registrada desses insetos. Suas características de desenvolvimento também diferem.

Medvedki

Considere como as larvas das criaturas mais desagradáveis ​​para os jardineiros se desenvolvem.

  • A época de acasalamento é geralmente em maio. Ao final, a couve fêmea começa a equipar o ninho.Para isso, escolhem solo fértil, cavam buracos de 5 a 15 cm de profundidade (se for escolhido solo com predominância de areia, o buraco ficará mais fundo - cerca de 70 cm).
  • Quando o ninho está pronto, o urso põe de 400 a 500 ovos. Eles se parecem com grãos alongados de 0,1-0,3 cm de comprimento. Os ovos são amarelo acastanhado ou bege. Um número considerável de ovos contribui para um maior grau de sobrevivência dos indivíduos.
  • Para que os bebês eclodam, é necessário ter fatores favoráveis: o suprimento e a circulação de ar, um grau suficiente de umidade e uma temperatura positiva. Para evitar danos à embreagem com mofo, a mãe ursa vira os ovos de vez em quando.
  • Após 14-21 dias, aparecem pequenas larvas, semelhantes ao repolho adulto. Seu corpo atinge 0,3 cm de comprimento e apresenta uma tonalidade vermelho-acastanhada.
  • Os bebês se alimentam de restos de cascas de ovos, bem como de saliva materna.
  • Após cerca de uma semana, os ursinhos mudam, à medida que crescem um pouco. No total, eles transferem de 5 a 10 mudas até atingirem o estágio de imago. Para fazer isso, eles precisam de 1,5-2 anos.

Besouros de maio

O desenvolvimento dos crustáceos parece um pouco diferente.

  • A época de acasalamento desses representantes de Coleoptera é na primavera. Após a fertilização, as fêmeas penetram profundamente no solo (de 15 cm a um metro), constroem ninhos e colocam ovos (cerca de 70 unidades). Tudo isso consome as forças vitais do inseto, que, cumprindo seu dever, morre.
  • Após um mês, as larvas eclodem da ninhada. Descrevemos sua aparência anteriormente.
  • A lagarta entra em fase de pupa após o terceiro inverno. Essa fase de desenvolvimento leva um pouco mais de um mês. E todo o caminho da larva à imago leva 3 anos.

De que outra forma eles são diferentes?

Não é difícil distinguir os "filhotes" do urso e do besouro pela aparência. Como pudemos constatar, o desenvolvimento desses indivíduos também apresenta diferenças significativas. Agora devemos comparar as características de sua dieta e habitat.

Nutrição

Para começar, pequenos ursos e larvas de besouro causam danos completamente diferentes às terras agrícolas. Os ursinhos quase a partir do momento em que nascem começam a comer tudo o que gostam. Nos primeiros dois anos, as larvas do besouro não causam nenhum dano, e somente no terceiro ano de vida (ao se aproximar da fase de pupação) são atacadas por zhor, e então comem tudo que vem em sua direção.

Se falamos sobre as preferências de gosto dos indivíduos de ambas as espécies, elas são as seguintes.

  • As larvas de repolho concentram-se nas raízes de leguminosas, solanáceas e melões e não desprezam as sementes das plantas. Eles sofrem de batata e beterraba sacarina, repolho e berinjela, pepino e cebola, bem como árvores de jardim: macieiras, damascos, ameixas.
  • As larvas do besouro parasitam nas raízes das árvores. Eles amam especialmente maçã, cereja, thuja, larício, abeto e também destroem o sistema radicular de groselha, morango, morango, milho. Eles amam tubérculos de batata. Uma larva madura de 3 anos pode destruir completamente as raízes de um pinheiro adulto em 24 horas.

A propósito, o urso, à medida que cresce, passa a se alimentar de animais: ele come minhocas, larvas, o besouro da batata do Colorado e a joaninha.

Habitat

O habitat favorito do repolho são os solos úmidos: várzeas de rios, prados, canais de irrigação, pântanos. Como vivem no subsolo e amam o calor, é importante para eles que o solo se aqueça bem, seja solto, bem condimentado com húmus. Esses insetos são muito leais a montes de esterco.

As larvas do besouro também são termofílicas. Eles gostam de terrenos de jardim bem cuidados e sem ervas daninhas. Eles costumam hibernar em montes de composto. Eles são muito sensíveis ao frio: em temperaturas do ar abaixo de -3 graus, eles morrem.

Vamos tirar algumas conclusões:

  • tanto o urso quanto o besouro são insetos nocivos, o que significa que você precisa ser capaz de lidar com eles e reconhecê-los nos estágios iniciais de desenvolvimento;
  • a larva do urso parece uma pequena cópia de um adulto, apenas sua cor é ligeiramente mais pálida e a casca não é tão forte; a larva do besouro de maio não é absolutamente como uma imago, muito menos um urso: é um verme branco e gordo com a cabeça ruiva e o dorso escuro;
  • Os "filhos" de Khrushchev são criaturas mais termofílicas, pois são enterrados em uma profundidade maior do que os ursos, portanto, é mais difícil detectá-los;
  • esses e outros insetos (larvas e adultos), quando encontrados, devem ser coletados manualmente e destruídos, embora armadilhas e inseticidas também possam ser usados;
  • se você encontrar uma ninhada no solo, consistindo de ovos transparentes ou bege escuro, destrua-o imediatamente, pois no primeiro caso, muito provavelmente será uma ninhada de besouro, no segundo - um urso.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário