Como se livrar das larvas do besouro?
As larvas do besouro podem causar danos significativos à cultura. Eles danificam os frutos das plantas, bem como suas raízes. Você pode se livrar dessa praga natural por meios químicos ou biológicos e por remédios populares.
Características da luta
As larvas do besouro podem não ser como os insetos adultos. Eles têm um corpo macio e arqueado de cor branco-amarelo. O comprimento da larva é de 3-4 cm. Suas asas não são desenvolvidas.
O mal das larvas é que são muito vorazes. Mesmo alguns indivíduos em um curto espaço de tempo podem destruir quase completamente o sistema radicular de uma árvore jovem. Isso o deixará fraco e vulnerável. Se a planta for jovem, ela murchará em pouco tempo, e o adulto apenas retardará seu desenvolvimento. As larvas prejudicam muito os vegetais e as raízes.
Para para começar a lutar contra eles, você precisa encontrar seu habitat. Como regra, os besouros vivem em solo arenoso. Eles preferem evitar áreas pesadas de argila. É importante notar que essas pragas são fáceis de detectar. Devido à sua cor clara, são claramente visíveis no solo.
Não é difícil lidar com as larvas, pois elas levam um estilo de vida bastante passivo. Portanto, basta perceber o problema a tempo e escolher os meios adequados para resolvê-lo.
Como lidar com produtos químicos?
Como regra, os jardineiros usam produtos químicos para combater as larvas do besouro. Eles são eficazes e ajudam a destruir um grande número de pragas em um curto espaço de tempo. Existem vários medicamentos básicos que podem ajudá-lo a se livrar dessas criaturas permanentemente.
"Antikhrusch"
É um dos inseticidas mais populares. Sua principal vantagem é que ele fornece proteção não só contra as larvas do besouro, mas também contra pragas. Ele pode ser usado para tratar diferentes plantas.
Então, uma solução leve deve ser usada para proteger as batatas. Para 5-10 litros de água, são adicionados 10 ml da substância. Os tubérculos são pulverizados imediatamente antes do plantio. A solução preparada é suficiente para processar cem metros quadrados de terreno.
Uma solução mais concentrada é usada para proteger o tomate e o repolho. Assim, 10 ml da substância são dissolvidos em 3 litros de água. Os rizomas na mistura resultante também são embebidos antes do plantio. O líquido restante é diluído em um balde de água.
Esta solução fraca já é usada para regar os arbustos. O processamento adicional aumenta o efeito do uso da droga.
As árvores frutíferas devem ser regadas com uma mistura de 5 litros de água e 10 ml do preparado. A mistura acaba sendo bastante eficaz e ajuda a derrotar o inimigo rapidamente. Regue a árvore pela raiz. Árvores regulares são tratadas da mesma maneira. Mas a solução deve ser menos concentrada.
"Aktara"
Este medicamento vem na forma de grânulos. Eles podem ser usados secos, simplesmente borrifados no jardim ou adicionados ao solo cavado próximo à árvore. Mas na maioria das vezes os grânulos são dissolvidos em água. A solução é usada para regar ou pulverizar.
A vantagem dessa ferramenta é que o resultado do tratamento é perceptível imediatamente após o uso do medicamento. E dentro de um dia após sua aplicação, todas as pragas no local morrem.
O "Aktara" pode ser usado em qualquer época do ano e em qualquer clima. Isso é especialmente conveniente se você tiver que trabalhar em um terreno no campo, onde nem sempre você tem a oportunidade de conseguir.
"Karbofos"
Este inseticida de qualidade é normalmente usado em batatas. Você pode usá-lo imediatamente após o pouso. Mas não somente se as primeiras variedades forem plantadas. O medicamento é bom porque fornece às plantas proteção abrangente contra pragas.
"Bazudin"
Este produto oferece proteção duradoura contra insetos. É vendido na forma de grânulos. Eles devem ser misturados com areia antes do uso. Esta mistura é adicionada aos poços antes do plantio de quaisquer plantas ou flores.
Vale lembrar que se o jardim ou canteiros tiverem sido tratados com produtos químicos, a colheita só poderá ser consumida após 3 semanas.
Visão geral de produtos biológicos
As preparações biológicas também ajudam no combate às larvas dos besouros de maio. Eles contêm inimigos naturais dessas pragas: fungos e bactérias patogênicas, bem como ovos de vermes nematóides.
"Nemabakt"
Este medicamento é usado para combater mais de cem tipos de várias pragas. Conforme indicado na descrição, contém vermes nemátodos infectados com bactérias simbióticas. São eles que gradualmente afetam os insetos, alimentando-se de seus tecidos e, de fato, matando-os lentamente.
Essa droga é boa porque protege a planta de forma confiável, sem prejudicar a natureza. Além disso, os nematóides permanecem no solo por cerca de 2 anos. Então, por enquanto, você pode esquecer as pragas.
Esta preparação pode ser usada para proteger qualquer planta.
"Etonem-F"
O medicamento é introduzido no solo durante a rega pela manhã e à noite. É melhor usado em dias quentes. Ao mesmo tempo, o solo do jardim deve estar úmido e bem solto. A solução deve ser preparada seguindo as instruções da embalagem.
Boverin
Este medicamento contém esporos de fungos. Deve ser usado se o número de larvas no solo na área do jardim não for muito grande. Boverin também lida bem com pragas como scoop, bear e whitefly. Ele pode ser usado para proteger todas as plantações de vegetais e flores.
E também para combater essas pragas, você pode usar "Fitoverm" e "Aktofit". Eles também são bastante eficazes.
Os melhores métodos folk
Você também pode se livrar do besouro de maio usando métodos populares.
Colheita manual
O mais fácil e seguro é coletar as larvas manualmente. Jardineiros experientes sabem que no final da primavera e no verão essas pragas rastejam para a superfície do solo. Nesse momento, vale a pena esperar o entardecer e cavar o terreno. Após o processamento do solo, um grande número de larvas aparecerá na superfície, que podem ser coletadas manualmente e imediatamente destruídas. Claro, é impossível remover todas as pragas dessa forma. Mas é bem possível reduzir significativamente sua população.
Além disso, várias armadilhas podem ser usadas para controlar as larvas. E também os tubérculos tratados com inseticidas, espalhados pelo seu perímetro, também ajudam a reduzir o número de larvas no jardim.
Plantar plantas
Outro método popular de proteger um local de pragas é plantar próximo a árvores ou em uma horta que as repele.
Na maioria das vezes, o trevo branco é usado para essa finalidade. O fato é que as larvas do besouro de maio odeiam nitrogênio. E nas raízes dessa planta, logo após o plantio, formam-se bactérias que podem assimilá-la do ar. Com o tempo, ele se acumula no solo e o habitat se torna inadequado para as larvas do besouro. Isso os faz procurar ativamente um novo local de residência.
Ele repele as pragas e o cheiro de sabugueiro ou tremoço. O plantio de diferentes tipos de feijão, colza e mostarda também ajuda a evitar que as larvas se espalhem pelo local.
Atraindo insetos inimigos
Pássaros insetívoros e outros pequenos animais são inimigos naturais dos besouros de maio. Portanto, eles fazem um excelente trabalho de redução de sua população. Para obter a ajuda deles, você só precisa aprender como atrair essas criaturas para o seu site. A maneira mais fácil de fazer isso é pendurar uma casa de passarinho em uma das árvores.
As aves também ajudam a lidar com as pragas. Se as galinhas forem soltas em uma área com solo desenterrado, elas coletarão e destruirão as larvas muito rapidamente. Toupeiras e ouriços ajudam a combater as larvas.
Vários remédios populares também podem ser usados para destruir as larvas na estufa e na rua. Eles são ótimos contra essas pragas.
- Casca de cebola. Uma decocção de casca de cebola seca é a melhor maneira de lidar com larvas vorazes. Para sua preparação, o balde deve ser enchido com cascas por um terço. Depois é preciso enchê-lo com água morna. Tudo isso deve ser deixado por 4-5 dias. Após o tempo necessário, a infusão deve ser diluída com água na proporção de 1: 1. Vale a pena usá-lo para regar as plantas. É melhor fazer isso em climas quentes.
- Alho. Esta é outra solução eficaz. Para prepará-lo, você precisa de 100 gramas de alho picado, despeje 5 litros de água fervente sobre ele e deixe por 4-5 dias. Depois disso, a solução também deve ser diluída em água. As proporções são iguais às da infusão de casca de cebola.
- Permanganato de potássio. Esta droga também é boa para repelir as larvas do besouro. Para preparar uma solução, 5 gramas do produto devem ser dissolvidos em 1 litro de água morna. O produto resultante pode ser usado para o processamento de várias safras. Mas na maioria das vezes é usado para proteger contra a praga da batata.
- Folhas de nogueira. As folhas coletadas devem ser despejadas com 10 litros de água fervente. A tintura deve ser deixada em um local escuro por uma semana. Depois disso, deve ser filtrado e usado imediatamente para o tratamento do solo.
- Artemísia. Essa planta de cheiro forte também assusta as larvas. Para preparar a solução, você precisa cortar 300 gramas de absinto fresco e misturá-los com 200 gramas de cinzas de madeira. Tudo isso deve ser despejado em 10 litros de água fervente e insistido por 3 horas. A infusão pronta também é usada imediatamente.
Para evitar a reinfecção do local com as larvas do escaravelho, vale a pena seguir as seguintes regras:
- ao cavar um terreno para o inverno, o solo deve ser borrifado com água sanitária ou borrifado com "Brancura";
- cascas de ovo moídas também podem ser adicionadas ao solo no outono;
- para proteger os arbustos de morangueiro de pragas, recomenda-se tratar os canteiros com uma solução leve de amônia;
- na primavera não se deve regar os canteiros com uma solução de excremento de galinha, pois pode atrair pragas;
- o solo deve ser totalmente coberto com cobertura morta - você pode usar ramos de abeto, casca de árvore ou palha picada para isso.
Se você seguir todas essas regras e processar o solo em tempo hábil, as larvas dos besouros de maio não prejudicarão a plantação e destruirão árvores e arbustos.
Para informações sobre como se livrar das larvas do besouro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.