Doenças e pragas da groselha vermelha

Contente
  1. Descrição e tratamento de doenças
  2. Revisão e controle de pragas
  3. Medidas de prevenção
  4. Variedades resistentes

Todo jardineiro está familiarizado com as consequências das doenças que aparecem nos arbustos de groselha - são manchas marrons, teias de aranha, dobramento de folhas. Mas é muito difícil saber todos os agentes causadores dessas manifestações. No artigo, descreveremos as pragas e doenças que afetam os arbustos cultivados, diremos como você pode combatê-las.

Descrição e tratamento de doenças

A groselha vermelha é suscetível a doenças fúngicas, virais e lesões causadas por pragas, que incluem vários insetos - borboletas, besouros, carrapatos, pulgões... Como resultado, as folhas aparecem avermelhado, manchas laranja, flor branca, teia de aranha, protuberância manchada, através de buracos.

Vamos primeiro considerar as lesões fúngicas e infecciosas dos arbustos de groselha, descobriremos por que eles secam e como devem ser tratados.

Antracnose

Doença fúngica inerente à família da groselha. Groselhas vermelhas especialmente sofrem com isso. Ao contrário das variedades negras, nas quais apenas as folhas são afetadas, os arbustos de groselha também perdem bagas, pecíolos, caules, rebentos verdes jovens.

No início do verão aparecem manchas nas folhas - vermelhas, marrons, marrons, esverdeadas e amarelas. Tudo começa com uma pequena saliência no centro da lâmina foliar, que se espalha e ocupa toda a superfície, mudando de cor. Apesar do início do verão, as folhas da groselha morrem e caem, como no outono.

As primeiras manchas nas folhas e na casca sinalizam o início da doença. É necessário iniciar o tratamento, caso contrário o arbusto pode perder todas as folhas e rebentos. A doença se espalha de maneira especialmente rápida em climas quentes persistentes.

Maneiras de lutar:

  • tratamento da mata e do solo no início da primavera ou no final do outono com um medicamento de três por cento "Nitrafen";
  • pulverização com fungicidas durante a brotação e após a colheita.

Ferrugem de taça

A doença é típica de arbustos que crescem perto de pântanos, já que o fungo dessa espécie precisa de juncos como um estágio de transição. A perda de rendimento é de cerca de 80%. A situação se torna ainda mais desastrosa com o tempo chuvoso.

A doença se manifesta com crescimentos de laranja que crescem e destroem os ovários e as folhas. Os crescimentos estouram, os esporos caem no junco e continuam seu ciclo de vida nele. Na primavera, eles se encontram novamente nas groselhas, e tudo se repete.

Maneiras de lutar:

  • para evitar infecções, você não deve cultivar groselhas em pântanos;
  • do início de maio a meados de junho, você precisa tratar os arbustos com líquido bordalês (solução a um por cento) três vezes.

Septoríase

Uma infecção fúngica chamada mancha branca. A groselha vermelha raramente é afetada, as variedades de plantas negras são mais afetadas. Nas folhas, observam-se lesões brancas com borda escura, nas quais aparecem manchas pretas - conídios do fungo. A doença desenvolve-se muito rapidamente, os arbustos perdem a folhagem precocemente, enfraquecem e reduzem a imunidade antes do início do inverno.

Maneiras de lutar:

  • usar uma solução de sulfato de cobre;
  • antes da abertura do botão, pulverizar com líquido Bordeaux (3%);
  • os ramos afetados são cortados e queimados;
  • usar preparações fungicidas para o tratamento;
  • fertilizantes minerais enriquecidos com cobre, boro, manganês são aplicados ao solo;

a partir de remédios populares, uma infusão de alho é usada.

Spheroteka

O segundo nome de uma doença fúngica é oídio. Os jardineiros devem ser alertados pelo aparecimento de manchas brancas na frente da folha. Logo eles crescem e cobrem a folha completamente. O arbusto parece que foi polvilhado com farinha. O período de incubação do fungo é inferior a 10 dias, a reprodução é rápida, principalmente em climas quentes e úmidos. O arbusto afetado para de crescer e murcha visivelmente. As razões concomitantes para a propagação de spheroteka podem ser uma plantação densa de arbustos ou um excesso de fertilizantes de nitrogênio.

Maneiras de lutar:

  • antes do início do escoamento da seiva, os arbustos são tratados com compostos fungicidas, como o "Topázio";
  • as groselhas já infectadas são tratadas com outros tipos de fungicidas - "Quadris", "Fitosporina";
  • enxofre coloidal é usado;
  • usar líquido bordalês;
  • como remédios populares, são tratados semanalmente com soro.

Reversão

O segundo nome da doença é terry, é causada por vírus (vírus Riber). O portador da doença pode ser um ácaro renal ou material de plantio de baixa qualidade, ferramentas de jardim não tratadas. As folhas afetadas mudam, tornam-se trilobadas, com nervuras grossas, tornam-se pequenas e pálidas. Em vez de flores, aparecem formações escamosas, daí o nome da doença "terry". Existem muitos brotos, mas parecem subdesenvolvidos e deformados.

Maneiras de lutar:

  • tratar arbustos com 1% de composição de enxofre coloidal;
  • polvilhe as plantas com água fervente de um regador no início da primavera;
  • despeje a solução de alho.

Revisão e controle de pragas

A groselha, assim como outros arbustos cultivados, são suscetíveis ao ataque de pragas e, infelizmente, são muitas. Vamos falar sobre os tipos mais comuns que podem prejudicar as variedades de groselha de jardim.

Ácaro do rim

Uma praga muito perigosa, parece um minúsculo verme com não mais de 0,2 mm de tamanho. A doença pode ser reconhecida pelos botões anormalmente aumentados da planta. Eles parecem grandes porque o ácaro fêmea põe ovos neles. Com as primeiras flores e folhas, os jovens parasitas deixam a embreagem, sugando toda a seiva celular. Os botões perdem o desenvolvimento, o que afeta negativamente a vida da groselha.

O ácaro do rim é perigoso para toda a família da groselha, pois é capaz de transmitir doenças virais, por exemplo, a reversão da groselha. Devido à incurabilidade dessa doença, é preciso se livrar do arbusto e queimá-lo com urgência para que outras plantas não sofram.

Maneiras de lutar:

  • identificação e destruição de todos os rins doentes;
  • tratamento com acaricidas ("Nissoran", "Envidor"), antes da floração, antes do aparecimento dos carrapatos, são realizados dois tratamentos com intervalo de uma semana e meia;

Uma pulverização mais tóxica pode ser feita após a colheita das bagas, durante este período, preparações como "Fosfamida", "Accent" são usadas.

Ácaro-aranha

O parasita, de até 1 mm de tamanho, tem uma cor amarela, no outono torna-se avermelhado. Em climas secos e quentes, o ácaro se reproduz ativamente, cada fêmea põe até 7 ovos por dia, fixando-os no lado sujo da folha. A doença pode ser reconhecida por manchas vermelhas e amarelas nas placas foliares inferiores. Durante todo o verão, as pragas destroem arbustos, bebendo suco de folhagens e frutos, envolvendo-os em suas teias de aranha. E no inverno, as plantas se escondem na casca e congelam até a chegada dos dias quentes.

Maneiras de lutar:

  • uma vez que os inseticidas não atuam em carrapatos, acaricidas tóxicos são usados ​​na luta contra eles - "Fufanon", BI-58; o processamento é realizado em clima seco e calmo, com medidas de segurança, ou seja, em respirador, luvas e óculos de proteção;
  • regar com um jato forte de água pode ser usado como uma luta;
  • um exame completo do arbusto e a remoção manual das folhas afetadas ajudam.

Berry Sawfly

Inseto de até 4 mm de tamanho, de cor amarela e terrosa. A mosca-serra põe ovos nas flores dos arbustos de groselha vermelha e preta. As larvas crescem até 12 mm, três vezes o tamanho de um adulto. Seus corpos longos e amarelos têm uma aparência pálida e enrugada.Os parasitas destroem ativamente a polpa suculenta das bagas. Você pode reconhecer a invasão de pragas pelas bagas de groselha escura alongadas e distorcidas.

Maneiras de lutar:

  • durante o congelamento do fluxo de seiva (na primavera e no outono), eles escavam bem o solo ao redor do arbusto;
  • a planta é cravada o mais alto possível, mesmo antes da floração;
  • a pulverização é feita com inseticidas.

Mariposa groselha

Uma borboleta variegada marrom-acinzentada bota ovos em botões entreabertos durante o brotamento de flores de groselha e outras plantas de groselha... As larvas eclodidas comem os ovários e as lagartas se alimentam de bagas, envolvendo-as em teias de aranha. Depois de 30-40 dias, ganhando força, descem da groselha para o solo, onde, enroladas em um casulo, se transformam em pupas. Lá eles hibernam para se tornarem borboletas na primavera e reiniciarem seu ciclo de vida.

Maneiras de lutar:

  • coletar e queimar cachos de frutos danificados;
  • tentando destruir os casulos das mariposas, no outono, o solo é cuidadosamente desenterrado junto com o composto;
  • na primavera, as plantas são tratadas com inseticidas Iskra, Aktellik;

as larvas são pulverizadas com Fitoverma.

Mariposa

Borboletas bastante grandes, com tons de preto e branco, comem folhas de groselha. Com uma invasão em grande escala, eles podem destruir completamente o arbusto. Pode-se notar o ataque da mariposa pela presença de orifícios passantes nas placas das folhas da groselha.

Maneiras de lutar:

  • coleta de lagartas e casulos à mão;
  • tratamento com inseticida;
  • o uso de métodos populares - borrifar com caldos de absinto, tansy comum, pimenta.

Copo de groselha

O vidreiro é uma borboleta com corpo listrado em preto e amarelo e asas estreitas transparentes. Possui larvas de até 3 mm de comprimento, brancas com a cabeça escura. Eles hibernam nos brotos dos arbustos e os destroem, devorando a estrutura por dentro. Na primavera, eles pupam no mesmo local, sem deixar galhos danificados. As borboletas aparecem nas pupas durante a floração das groselhas. Eles colocam ovos nos próprios botões. Depois de algumas semanas, as lagartas que aparecem penetram no rebento jovem e, alimentando-se dele, criam seus próprios túneis nocivos. Os ramos do arbusto param de se desenvolver, desbotam gradualmente. As lagartas vivem dentro dos brotos por 2 anos, durante os quais podem destruir até 25% dos ramos renovados do arbusto.

Maneiras de lutar:

  • os brotos afetados são cortados e queimados, evitando a propagação de pragas para arbustos saudáveis;
  • as plantas são pulverizadas com karbofos 1,5-2 semanas após a floração - 80 g do medicamento são diluídos em 10 litros de água;
  • como um remédio popular, eles usam plantação intercutânea de flores de calêndula, malmequeres; alho ou cebola são plantados ao redor das groselhas.

Pulgão

Esta praga prefere folhas de groselha vermelha acima de tudo, elas são mais macias do que outras espécies da família da groselha. O pulgão é um inseto, com cerca de 2 mm de tamanho, corpo oval amarelado translúcido. Suga o suco das folhas novas, dificultando o desenvolvimento de todo o arbusto.

As larvas aparecem após o inverno, assim que as primeiras folhas começam a se desenvolver. Um indicador de que a planta está infectada será manchas marrons inchadas nas placas das folhas. A invasão da groselha continua até que suas folhas cresçam e se tornem grossas. Em seguida, as fêmeas com asas voam para a grama mais macia e suculenta para continuar a procriar.

No outono, eles voltam para os arbustos de groselha e colocam seus ovos para o inverno.

Maneiras de lutar:

  • antes da abertura dos botões, os arbustos são tratados com "Nitrafen" (300 g por 10 litros de água);
  • você pode usar o inseticida "Biotlin" para pulverizar antes da floração, aplique em clima seco e calmo;
  • se a planta estiver gravemente afetada por pulgões, é realizado tratamento com karbofos (antes da floração e após a colheita);
  • de remédios populares para borrifar, infusões de camomila, tabaco, misturando-os com uma solução de sabão;
  • tomates são plantados entre os arbustos, malmequeres - os pulgões não suportam o cheiro;
  • seu inimigo natural, a joaninha, lida bem com a praga, que pode destruir até 40 parasitas por dia.

Peixinho de groselha

Este inseto é um besouro alongado, centímetro, dotado de uma cor esverdeada com um tom dourado, daí o nome "peixinho dourado". As larvas do besouro se desenvolvem nos brotos jovens, devorando-os por dentro e causando grandes danos ao arbusto. Os adultos deixam os brotos em junho e começam a se alimentar das folhas, continuando a destruir a groselha. As fêmeas colocam ovos na casca jovem dos brotos, as larvas nascidas picam profundamente nos galhos e hibernam neles. Na primavera, o ciclo se repete.

Maneiras de lutar:

  • a parte afetada do arbusto é removida, a poda terapêutica é realizada da primavera ao final do outono;
  • com uma solução de karbofos, a planta é pulverizada durante a emergência em massa dos insetos.

Rolo de folhas

Uma borboleta marrom claro com envergadura de 3 cm. Ela foi chamada de rolo de folhas pela capacidade das lagartas de se esconderem, envolvendo-se em folhas de groselha, que se transformam em tubos. Este é um parasita muito perigoso, pois em uma estação pode destruir até 80% da massa verde de um arbusto comendo folhas, flores e botões.

Forma de luta:

  • a curuquerê tem seus próprios inimigos naturais, é bom morar perto - destroem as lagartas nocivas do chapim, da alvéola, do papa-moscas;
  • em caso de danos óbvios ao arbusto com rolos de folhas, são usados ​​preparações inseticidas.

Gallica

Pequeno inseto bege de asas longas, cujas larvas destroem os tecidos jovens do arbusto de groselha. Os sinais de danos são rachaduras e úlceras na casca dos galhos, deformação de botões e folhas e queda de flores.

Forma de luta:

  • quando as lesões são encontradas, os ramos são imediatamente removidos, o arbusto é aparado e o material infectado é queimado;
  • para o inverno e a primavera, eles escavam bem o solo, cobrem o sistema radicular da groselha com composto ou turfa;

os arbustos são tratados com karbofos antes da floração e a pulverização só pode ser repetida após a colheita.

Gorgulho cinza

O besouro é encontrado em quase todos os arbustos e árvores frutíferas, incluindo groselha. Para uma cabeça alongada na forma de uma tromba, é chamada de elefante, um chanfro sulcado. O inseto hiberna no solo bem ali, embaixo do mato. Na primavera, ele sobe até os botões e os corrói; quando os botões e as folhas aparecem, sua dieta se expande significativamente.

Maneiras de lutar:

  • antes que os botões cresçam, os arbustos são pulverizados com inseticidas, por exemplo, "Mospilan" ou "Aktara";
  • de remédios populares, eles usam decocções de coníferas e tabaco.

Medidas de prevenção

É preciso muito trabalho para cultivar arbustos fortes e saudáveis. Você terá que trabalhar na luta pela colheita ao longo do ano. Técnicas agrícolas corretas ajudarão a lidar com os parasitas.

Prevenção de outono

O cuidado de outono com os arbustos de groselha consiste em várias etapas.

  • Remova e queime as folhas secas caídas.
  • Faça uma escavação profunda e completa. Pedaços de terra devem ser quebrados e soltos.
  • É necessário podar, livrar o arbusto de galhos secos e pouco saudáveis, desbastar a copa. É melhor escolher dias de sol para trabalhar, então as seções não apodrecerão e logo secarão.
  • Após a poda, é necessário tratar imediatamente a planta e o solo com medicamentos para doenças fúngicas, por exemplo, "HOM".
  • Depois de uma semana, trate o mato e o solo de pragas com karbofos ou outros compostos.

Prevenção de primavera

A prevenção na primavera é tão importante quanto a prevenção no outono. Considere o que precisa ser feito após o inverno.

  • Use um ancinho para remover todos os resíduos orgânicos, com ele, uma grande proporção de pragas de inverno desaparecerá.
  • Em seguida, você precisa afrouxar bem o solo, para saturar as raízes com oxigênio e fortalecer o arbusto. Isso ajudará a planta a adquirir resistência a pragas.
  • Depois que a neve derreter, o solo vai secar gradualmente e os arbustos precisarão ser regados. Na ausência de precipitação, pode ser realizado uma vez por semana.
  • Quando a planta está pronta para despertar, mas os botões ainda não começaram o fluxo de seiva, a pulverização é realizada. Às vezes, os jardineiros simplesmente borrifam água fervente no arbusto, matando larvas de pragas e fungos.

Mas você pode tomar medidas mais radicais - antes de brotar, tratar os arbustos contra doenças fúngicas, antes da floração, pulverizar com produtos químicos para combater pulgões e também tratar com mistura de bordeaux.

Prevenção de verão

No verão, além de regar e fertilizar, o combate a doenças e pragas continua.

  • Quando os ovários se formaram nos arbustos, não é mais possível realizar o tratamento químico tóxico. Portanto, é melhor ir para o uso de remédios populares - infusões de casca de cebola, dente de leão, absinto, alho com a adição de uma solução de sabão.
  • Devemos ser inspecionar arbustos e livrá-los manualmente de parasitas, remova os ramos afetados, remova as lagartas.
  • Para que as pragas não cresçam do solo para as plantas, o solo deve ser afrouxado com freqüência.
  • Seria bom plantar plantas herbáceas perto de arbustos de groselha que atrairiam crisálidas, joaninhas e outros inimigos naturais de pulgões e ácaros.

O controle de ervas daninhas também ajudará a manter as pragas das ervas daninhas em seus arbustos.

Variedades resistentes

Existem muitas variedades de groselha, mas nenhuma é absolutamente resistente a todas as doenças. Alguns são mais imunes a pragas, outros, como as variedades Temptation e Kipiana, a doenças fúngicas. Você deve perguntar quais doenças os arbustos sofrem em uma determinada região e adquirir tipos de groselha que são resistentes a eles. Oferecemos uma descrição de variedades mais resistentes e fortes.

  • "Victoria". Um primeiro arbusto de alto rendimento, criado para o clima europeu da zona intermediária, resistente à geada, resistente à antracnose, à ferrugem.
  • "Faya é fértil." Um arbusto resistente ao inverno, criado nos EUA, com maturidade média. Pouco suscetível à ferrugem cálice, esferoteca, antracnose.
  • Chulkovskaya... Uma das primeiras variedades populares na Rússia. Resistente ao inverno, resistente à seca, imune a infecções fúngicas, mas pode desenvolver reversão.
  • Roland... A variedade holandesa resiste bem a doenças fúngicas.
  • "Alfa"... Dotado de imunidade às cinzas causadas pelo fungo.
  • "Cherry Viksne". Variedade resistente à antracnose.

Se escolher a casta adequada para a sua região e cuidar bem dela, os arbustos de groselha irão certamente deliciá-lo com uma boa colheita.

1 comentário
0

Um artigo muito bom e útil. Muito obrigado!

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário