Manchas marrons nas folhas da maçã: causas e tratamento

Contente
  1. Razões para o aparecimento
  2. Como tratar
  3. Métodos de prevenção

Freqüentemente, os jardineiros enfrentam problemas como o aparecimento de manchas marrons na folhagem da macieira. As razões pelas quais surgiram podem ser muito diversas. Leia sobre por que isso está acontecendo e como lidar com isso abaixo.

Razões para o aparecimento

Para realizar o tratamento de alta qualidade de uma árvore e eliminar manchas marrons nas folhas de uma macieira, em primeiro lugar, é necessário estabelecer corretamente a causa de sua ocorrência. Abaixo está uma descrição dos motivos mais comuns.

Doenças

A causa mais comum de manchas na folhagem das árvores é a doença fúngica. Na maioria das vezes, o fungo se espalha no verão com alta umidade. Os esporos dos fungos entram no tecido de plantio e, à primeira vista, parecem manchas redondas ou ovais de tonalidade acastanhada ou avermelhada. No entanto, o tecido da planta fica coberto por crescimentos em zigue-zague, que se espalham ativamente por toda a planta.

Outra doença comum é a sarna. É uma das infecções mais perigosas e fúngica. Esta doença está se espalhando ativamente por toda a macieira, afetando todas as partes dela.

Esta doença se desenvolve especialmente rapidamente em condições de baixas temperaturas e altos níveis de umidade.

Se a planta não estiver curada no início, há uma chance de perder os frutos e a própria macieira. As medidas terapêuticas necessárias contra a doença devem ser tomadas ainda na fase em que os botões dos frutos da planta estão apenas começando a florescer.

Pragas

Ataques constantes de insetos nocivos são outra causa comum de manchas marrons semelhantes à ferrugem na folhagem jovem. Esses parasitas não apenas prejudicam a árvore frutífera ao se alimentarem de seus sucos, mas também são os principais transmissores de muitas doenças. Você precisa lutar ativamente contra as pragas para salvar sua árvore e garantir a segurança da colheita. Para tal, recomenda-se recorrer a soluções populares à base de cebola, alho, tabaco, cinza de madeira e não só, e em casos avançados, utilizar agentes químicos ou biológicos.

Se falamos de uma praga específica, o aparecimento de manchas marrons na folhagem é causado por um inseto nocivo como a cabeça de cobre. Suas larvas absorvem os sucos da folhagem jovem da maçã, razão pela qual as flores morrem mais tarde. Além disso, o inseto provoca a queda dos ovários, a pequenez das folhas e, em geral, diminui a imunidade da árvore, tornando-a menos resistente a doenças.

É possível identificar o aparecimento do parasita pelos produtos de sua atividade vital. As larvas sugadoras são capazes de secretar orvalho pegajoso, que se parece com pequenas bolas claras, que posteriormente colam as áreas internas das flores em flor, folhagem jovem e muito mais. Além disso, o preto é formado em tais secreções, e brotos, folhagens e frutos começam a ficar cobertos com manchas marrom-escuras.

Para eliminar esses insetos parasitas, a planta deve ser borrifada com água quente (60+ graus). Isso é feito em março, antes do início do fluxo de seiva. Antes da floração, quando os botões começam a desabrochar, na luta contra o parasita, pode-se usar o "Inta-Vir", para o qual são necessários 10 litros de água e 1 comprimido do agente.

Além disso, durante o período de cultivo, você pode usar tinturas feitas de acordo com receitas populares, por exemplo: de alho, celidônia, tansy, topos de batata e muito mais.

Falta de minerais

No entanto, o aparecimento de manchas enferrujadas nas folhas da macieira está associado não apenas a várias doenças e insetos parasitas. Isso também pode ser devido ao próprio dono do jardim, que cuida inadequadamente da planta. Portanto, ele pode simplesmente não ter certos minerais para o desenvolvimento e a frutificação normais.

Na maioria das vezes, os problemas foliares estão associados à deficiência de nitrogênio. A falta dessa substância se reflete principalmente na folhagem. Eles ficam amarelos, parecem secos e inibem o crescimento. Os rebentos da planta tornam-se castanhos e caem rapidamente, nunca se formando normalmente.

Outro motivo é a falta de potássio. Ao mesmo tempo, a folhagem torna-se acastanhada ou acastanhada, seca-se gradualmente e inibe o seu desenvolvimento.

A falta de magnésio também afeta as folhas das macieiras. Eles começam a ficar ativamente amarelos, enquanto são cobertos por botões marrons. Isso se reflete nas próprias maçãs. Eles ficam pequenos, mudam seu gosto. A maior parte da folhagem cai.

A falta de boro é outro motivo de problemas com a macieira. Esta doença se reflete mais na árvore. Isso pode ser notado pelo estado e sabor da casca das maçãs: começam a ter gosto amargo e seco, e nunca caem. Além disso, também aparecem manchas marrons.

A deficiência de cobre também se reflete na macieira verde. Nesse caso, manchas marrons aparecem ao longo das bordas da folhagem. Ao mesmo tempo, rachaduras e inchaços podem ser vistos na casca da árvore, e os topos dos brotos começam a secar gradualmente.

O ferro é outro ingrediente essencial para a árvore frutífera. Com a deficiência desse componente, sua folhagem começa a ficar vermelho-amarronzada, os brotos começam a morrer e a copa seca.

Tendo notado um desses sinais em sua planta, é necessário abastecê-la com as substâncias de que necessita o mais rápido possível.

No entanto, tente aplicá-los com moderação, pois o excesso de minerais também prejudica a árvore.

Como tratar

Se você não conseguiu evitar o aparecimento de manchas e as folhas ainda estão cobertas por elas, é necessário agir. Isso deve ser feito o mais rápido possível, pois pode ser difícil, e às vezes até impossível, combater a doença em estágios avançados.

Tendo conseguido perceber a princípio a doença, a árvore afetada deve ser tratada com fungicida. Três semanas depois, a planta precisa ser pulverizada novamente para consolidar o efeito.

Se você descobrir a doença tarde demais, o número de tratamentos terá que ser aumentado. Portanto, em caso de danos graves, a árvore precisará ser pulverizada 6 vezes durante o período de crescimento.

Note que no momento do processamento do produto é necessário trocá-lo regularmente, caso contrário o fungo pode desenvolver vício, devido ao qual a eficácia dos medicamentos diminuirá sensivelmente ou será totalmente cancelada.

Ao mesmo tempo, a pulverização das plantas é realizada em tempo calmo e nublado ou à noite, quando não há vento forte. O tratamento no verão durante um período de alta temperatura do ar é inútil e ineficaz, além disso, existe a chance de a planta receber uma queimadura, que se manifesta na forma de manchas marrom-amareladas.

Se falamos sobre os preparativos para a pulverização, na maioria das vezes os residentes de verão usam o seguinte: ferro vitríolo, ureia, DNOC, "Nitrofen", enxofre coloidal com concentração de 70%, oxicloreto de cobre, "Topázio", "Skor" e mistura bordalesa com concentração de 1%.

Se você se depara com uma doença fúngica como a sarna, é necessário processar não apenas a macieira, mas também o solo ao seu redor. Na maioria das vezes, o sulfato de cobre é usado para isso. A planta deve ser processada várias vezes em intervalos regulares. Na primeira vez, isso é feito antes que os botões comecem a florescer.O segundo tratamento ocorre após a floração e o terceiro - três semanas após a segunda pulverização.

Nesse caso, antes do processamento, é necessário eliminar as áreas afetadas da planta, e cavar o solo ao redor, tentando não agredir o sistema radicular.

Métodos de prevenção

Combater as doenças das plantas é difícil e, portanto, seria melhor simplesmente evitá-las. Para tanto, é necessário observar medidas preventivas que ajudem a evitar a doença ou (em caso de desenvolvimento desfavorável dos eventos) a eliminá-los em um primeiro momento, não permitindo que se desenvolvam plenamente.

Então, em primeiro lugar, é necessário inspecionar regularmente a planta para ver se há infestações e pragas. Isso ajudará, se algo acontecer, a tomar medidas oportunas e se livrar da doença sem dificuldades. Também é necessário remover os restos da folhagem do ano passado após a colheita final, pois larvas de pragas ou esporos de fungos podem permanecer neles. Também é recomendável cavar o solo.

Também vale a pena prestar atenção aos cuidados adequados, fornecendo as plantas com os curativos minerais e orgânicos necessários em tempo hábil. Também é impossível permitir o alagamento e o abandono das plantações, que impedem a circulação normal do ar. Caso contrário, existe um alto risco de desenvolvimento de fungos.

Além disso, recomenda-se optar pelo plantio de variedades de maçãs altamente resistentes a doenças. Essas variedades incluem Suvorovets, Winter Jonathan, Antonovka e alguns outros. Isso não será capaz de fornecer proteção de cem por cento contra doenças, mas reduzirá significativamente a probabilidade de sua ocorrência.

Você aprenderá mais sobre como lidar com a crosta de uma macieira no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário