Por que os morangos têm frutas pequenas e como alimentá-los?
Muitos agricultores e jardineiros precisam descobrir por que os morangos têm frutas pequenas e retorcidas e como alimentá-los para obter frutos grandes. É útil estudar uma visão geral dos fertilizantes adequados e os métodos básicos de aplicá-los.
As principais razões para cortar bagas
Os morangos devem ter frutos bonitos e suculentos que causem uma boa impressão. Isso é o que até mesmo os jardineiros que não vendem a safra, mas a comem eles próprios, se esforçam para conseguir. Mas às vezes a seleção de variedades, a rega, a escolha de um local no local não levam ao sucesso. Então você tem que tomar medidas urgentes e, primeiro, descobrir qual é o motivo. Muitas vezes, a razão pela qual os frutos se tornaram pequenos, retorcidos e feios é crescer a planta por muito tempo.
Um morango anual geralmente agrada seus donos e não os incomoda.... Mas uma tentativa de criá-la no segundo ano ameaça apenas sérios problemas. As plantas com tendência ao declínio, por definição, não podem produzir uma colheita decente. Conclusão: apesar da grande laboriosidade, é mais correto plantar essa safra do zero com mais frequência. Então será bom olhar para o prato.
No entanto, a degeneração vegetativa não é a única razão pela qual os arbustos produzem muitas frutas pequenas. Não podemos descartar outros fatores prejudiciais que fazem os jardineiros se arrependerem de seu fracasso. A versão mais simples é falta de água ou comida. Portanto, os agricultores que regam regularmente e corretamente os morangos têm menos probabilidade de enfrentar esse problema.
Não é difícil reconhecer a falta de rega - ao mesmo tempo, os rebentos também secam e as flores murcham, os ovários pioram; folhagem também tem uma aparência murcha.
Mas mesmo que a irrigação seja organizada corretamente, os problemas ainda são possíveis.... Esta é uma situação em que o solo carece de nutrientes. A cobertura de morangos de jardim deve ser realizada não apenas no início da estação (antes do plantio), mas também durante a estação de crescimento. As necessidades de nutrientes da plantação são grandes e ela os colherá intensamente do solo. Quanto mais produtiva for a variedade, maior será a necessidade de nutrição especial.
O aparecimento de pequenas bagas nos morangos jovens pode informar não só sobre problemas com a alimentação "em geral"; às vezes fala, por exemplo, de deficiência de boro. Nesse caso, frutos deformados são formados - deformados tanto que não há dúvida. É importante notar que uma situação semelhante às vezes ocorre quando o plantio é muito denso. Então, as plantas vizinhas simplesmente interferem umas com as outras e se rompem com o contato, e também tiram muitas substâncias úteis.
A violação crônica dos padrões agrícolas às vezes provoca defeitos ainda mais graves. Nesse caso, a cultura às vezes degenera completamente. Então você não pode contar com arbustos grandes e frutas saborosas e suculentas no formato correto. Às vezes, nenhum esforço pode ser feito para restaurar o estado normal das coisas.
Portanto, jardineiros atentos e responsáveis necessariamente estudam com antecedência os esquemas de plantio, e então não os abandonam arbitrariamente por capricho.
Voltando ao problema da idade, vale ressaltar que os bagos pequenos, secos e irregulares aparecem na idade de 5 a 7 anos. É impossível dizer com maior precisão, porque a variedade e qualidade do solo, os parâmetros de cultivo desempenham um papel importante aqui. A saída para o círculo vicioso é o rejuvenescimento das aterrissagens.Não há necessidade de fazer isso ao mesmo tempo, porque os novos pousos são divididos em dois subtipos. Em um caso, são utilizadas variedades testadas pelo tempo e, no outro, são realizados experimentos com novas variedades.
No entanto, mesmo um solo de boa qualidade e uma tecnologia agrícola adequada para os próprios morangos não significam que o problema dos pequenos frutos irá contornar o jardim. Freqüentemente, também está associado à contaminação da terra por plantas estranhas. As plantas nocivas têm uma folha muito grande, apresentam muitos bigodes, no entanto, elas próprias não produzem bagas. As flores estão completamente ausentes ou muito opacas e desbotadas. É possível reconhecer uma ameaça mesmo na primavera, ela pode ser eliminada da única maneira - desenraizar implacavelmente os espécimes errados, evitando que eles atrapalhem a cultura útil.
Finalmente, o corte da safra também pode ser provocado por ataques de insetos nocivos ou infecções com infecções. É útil realizar tratamentos de forma preventiva. Os arbustos são examinados regularmente, pelo menos uma vez a cada 2-3 dias. Isso permitirá detectar até as primeiras manifestações de patologias e invasões de insetos que tiram a força das plantas.
No entanto, é recomendável dar atenção especial ao problema da nutrição do morango, e não a outras causas de seus distúrbios.
Visão geral de fertilizantes
Mineral
Para frutas grandes, é útil usar carbamida (conhecida por muitos residentes de verão como uréia). Tem a mesma função que o esterco líquido, porém muito mais higiênico. O superfosfato simples é usado para forçar a formação de raízes e dobrar os botões das flores. É colhido na primavera e adicionado novamente quando a safra é colhida. Vale ressaltar que o mesmo fertilizante é utilizado para que haja chances de preservação da safra no inverno e na entressafra.
O amofos pode substituir as duas composições anteriores. É usado da mesma forma duas vezes: no início da estação de crescimento e após o término da colheita. Os especialistas também falam positivamente sobre o sulfato de potássio. Graças a ele:
-
o dobramento dos botões, a fixação das flores e a formação dos frutos são ativados;
-
as bagas serão mais doces;
-
a imunidade é ativada e a resistência às patologias aumenta.
Orgânico
Regar ou alimentar os morangos com matéria orgânica quando a planta dá frutos é bastante razoável... Essas composições são relativamente seguro... Além disso, são baratos e podem estar mais facilmente disponíveis do que as misturas de fábrica. Resultados muito bons podem ser obtidos usando ninhada de galinhas. Uma vez que contém muito nitrogênio, você terá que diluir o fertilizante com água.
Você tem que esperar 180 minutos após a rega. Mesmo a mistura diluída não deve atingir a folhagem e as raízes. É despejado estritamente nos corredores, e não na raiz. A proporção de diluição recomendada é de 20 partes de líquido para 1 parte de matéria seca. O tempo de infusão é de 240 horas, devendo o recipiente estar aberto.
Uma boa alternativa pode ser considerada cinza de madeira. É usado em estado puro e como solução. Coloque cerca de 50 g da substância em 1 arbusto. A massa seca é utilizada imediatamente antes da irrigação ou na véspera da chuva. Além disso, alguns jardineiros preferem diluir 1 ação de cinza com 10 partes de água quente limpa.
Que remédios populares para alimentar?
Para ampliar a fruta, é preciso trabalhar na primavera. O negócio começa com uma inspeção visual dos arbustos e uma avaliação de sua condição. Em vez de fertilizantes naturais puros, podem ser usados compostos minerais orgânicos. Ao escolher o revestimento de cobertura, você precisa se certificar de que eles podem processar a planta ao mesmo tempo. No entanto, a compatibilidade dos curativos é um assunto para uma conversa à parte.
O primeiro processamento do ano pode ser feito:
-
Solução de verbasco a 10%;
-
Excrementos de frango diluídos 12 vezes;
-
Composto maduro simples, que é colocado em círculo, evitando salpicar no gargalo da roseta.
A suplementação com boro desempenha um papel importante no desenvolvimento bem-sucedido dos morangos. No momento da extensão dos pedúnculos, são diluídos 10 litros de água:
-
quelato bórico (25 - 30 g);
-
solução de iodo de farmácia (5 g);
-
soro de leite (1 kg).
Mas a alimentação deve ser feita após o término da colheita principal. Na segunda quinzena de junho, os morangos do jardim ainda podem deliciar os agricultores e residentes de verão com deliciosas frutas silvestres. Os parâmetros necessários podem ser fornecidos adicionando potássio e oligoelementos. Por exemplo, uma solução a 1% de cinzas de madeira ganhou popularidade. Cerca de 500 ml dessa solução devem ser despejados em uma planta; após 2 semanas, o mesmo tratamento é duplicado.
Melhores dicas de tempero
Em caso de dúvida sobre quais plantas devem ser alimentadas primeiro, então a principal atenção deverá ser dada àqueles que estão dando frutos no momento. Estamos falando de espécimes que vivem por 2 a 4 anos. A cobertura inicial ocorre imediatamente após o derretimento da neve, assim que o solo seca. Amassar a sujeira e compactar excessivamente o solo ao redor do arbusto não é uma boa ideia. O principal componente neste momento é o nitrogênio, e nada pode substituí-lo.
A melhor fertilização inicial com nitrogênio é o esterco de vaca, que tem tempo para brotar. A substância deverá ser diluída em água. 2-3 kg de cobertura são diluídos em 10 litros de água. A solução é usada em 1000 - 1200 ml por bush. Fertilizantes avícolas também são usados, no entanto, com muito cuidado.
Na floração e dobra dos ovários, é necessário o uso de suplementos foliares de boro (de acordo com a folhagem). 2 g de ácido bórico são colocados em um balde de 10 litros. Água morna ou mesmo quente é despejada ali. Às vezes, é mais correto diluir o reagente em uma pequena massa de água quente e, em seguida, despejá-lo no recipiente principal.
Folhas e flores devem ser molhadas abundantemente.
Você pode descobrir como alimentar os morangos para que as frutas fiquem grandes até o final da temporada no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.