Como se livrar de um carrapato em uma groselha?
O ácaro do botão é uma praga comum que pode matar arbustos de groselha. Quais as razões que indicam o aparecimento de um parasita, e o que fazer com isso, contaremos no artigo.
Sinais da doença
O ácaro do botão da groselha costuma infectar arbustos de groselha, bem como groselhas pretas, vermelhas e brancas.
Na maioria das vezes, essa praga ataca os botões dos arbustos. É mais fácil notar as partes doentes da planta mais perto do outono, em contraste com as partes saudáveis. Eles diferem na aparência. Botões de flores saudáveis parecem arredondados e ligeiramente alongados, e os frondosos distinguem-se pelo alongamento, eles são fechados com escamas externas fortes.
Os rins doentes parecem inchados e redondos. Seu inchaço se deve ao fato de conterem um grande número de fêmeas. Quando chega o tempo quente, eles estão prontos para procriar ativamente.
Na primavera e no verão, vale atentar para a mudança na forma, tamanho e cor das folhas, principalmente no topo dos brotos jovens. A folha pode deformar-se e tornar-se mais áspera ao toque.
Os rebentos do arbusto param de se desenvolver. As plantas infectadas começam a desenvolver doenças virais, que são ativamente transferidas por essas pragas. Por causa deles, as groselhas podem ter reversão de folhagem ou flores duplas. O tratamento dessas plantas é inútil. A melhor solução seria livrar-se deles, para evitar a propagação da doença a outros arbustos ainda saudáveis.
Razões para o aparecimento
Existem muitos fatores diferentes que podem influenciar o aparecimento de uma praga. No verão, o principal motivo são as condições climáticas - calor excessivo e seca. Tudo isso favorece a reprodução ativa dos ácaros renais e, por isso, começam a se espalhar em grande número nas plantações.
A razão para os ataques ativos de pragas pode ser a falta de fertilizantes orgânicos no solo. Devido à falta de nutrientes no arbusto, a planta começa a enfraquecer gradativamente, assim como sua imunidade. Ele se torna mais vulnerável a ataques de carrapatos e ao desenvolvimento de muitas doenças virais.
A doença também pode se espalhar de outras safras infectadas que estão próximas a safras saudáveis. Se as plantas afetadas não forem eliminadas a tempo, a doença começará a se espalhar, o que pode atrair um carrapato.
Além do mais, insetos também podem aparecer devido ao excesso de poeira na folhagem do arbusto. Isso pode ser devido à irrigação infrequente.
Métodos de controle
Produtos químicos
Esses fundos não estão incluídos na lista de favoritos dos residentes de verão, mas são muito eficazes no combate aos parasitas. No entanto, eles são muito tóxicos, o que pode causar danos aos seres humanos, bem como insetos benéficos e animais de estimação. Diante disso, é necessário seguir estritamente as normas de segurança, atuar estritamente de acordo com as instruções.
Agentes químicos como enxofre coloidal, acaricidas, incluindo Neoron, Oberon e Nissoran, além de um insectoacaricida como Fufanon, têm se mostrado mais eficazes no controle de pragas.
Lembre-se de que o carrapato pode se acostumar a um determinado produto químico, o que pode torná-lo menos eficaz. Portanto, ao processar o arbusto novamente, é necessário o uso de um medicamento diferente.
Agentes biológicos
Esses medicamentos são mais procurados, pois são altamente eficazes e, ao mesmo tempo, não prejudicam os seres humanos nem o meio ambiente. Os componentes de tais preparações geralmente incluem cepas de fungos e bactérias.
Entre todas as ferramentas, os jardineiros mais experientes recomendam "Akarin", "Fitoverm", "Bicol", "Boverin" e "Bitoxibacillin".
O tratamento com essas preparações é recomendado antes do aparecimento das flores. Será melhor reiniciá-lo apenas depois de colher os frutos.
É necessário processar arbustos em temperaturas acima de +15 graus. Se o tempo estiver muito ventoso ou se forem observadas baixas temperaturas, não haverá nenhum benefício para a planta do processamento durante esse período.
Ao usar drogas, recomendamos fortemente que você siga estritamente as instruções da embalagem. Além disso, é recomendado o uso de diferentes preparações para processamento várias vezes, antes de usá-las, certifique-se de verificar sua biocompatibilidade.
Remédios populares
Esses métodos serão especialmente eficazes em combinação com métodos químicos ou biológicos, bem como se você iniciar o tratamento com parasitas no início da primavera.
Todos os remédios populares podem ser feitos em casa com as próprias mãos. Para criar soluções, são necessários componentes como cascas de cebola, tabaco, alho ou cascas de nozes verdes jovens.
Para o controle de pragas bem-sucedido, plantas como cebola ou alho também podem ser plantadas perto de groselhas. Eles repelem bem as pragas. Mas note que existem tais plantas que não valem a pena, especialmente se você tratou suas plantações com produtos químicos.
Para proteger o mato, também pode fazer uma solução, para a preparação da qual vai precisar de 10 litros de água, 10 gramas de enxofre coloidal e 75 gramas de "Karbofos". Tudo isso deve ser bem misturado.
Observe que o primeiro tratamento do arbusto deve ser feito antes da floração, quando os botões começam a inchar e crescer. Na segunda vez, recomenda-se processar o arbusto após a colheita dos frutos. Ressalta-se que, para o segundo uso, a quantidade de enxofre deve ser reduzida à metade, uma vez que essa substância é classificada como perigosa.
Medidas físicas
Este método é adequado apenas para o paciente especialmente e apenas para o início da primavera. Envolve um exame completo dos ramos do arbusto, bem como a limpeza de rins doentes. Se houver mais de 5 deles em um galho, ele deve ser cortado e queimado junto com os botões.
Além do mais, tente não usar muitos produtos químicos. Então insetos úteis como joaninha, encarsia, lacewing, hoverfly, calcídeos e outros serão capazes de ajudá-lo na luta contra as pragas. Eles comem ácaros renais prontamente. No entanto, se você usar uma grande quantidade de pesticidas, corre o risco de espantar todos os ajudantes naturais da planta.
Métodos agrotécnicos
Esses métodos não são diferenciados por um alto nível de complexidade. Devem ser orientados antes em medidas preventivas.
Inicialmente, é recomendável prestar atenção às variedades de plantas. Tente pegar aqueles que têm maior resistência a todos os tipos de doenças e ataques de insetos nocivos.
Não recomendamos enfaticamente o uso para o plantio de mudas em cuja saúde você não tem certeza. Caso contrário, pode levar à infecção de arbustos saudáveis.
Tente fornecer ao arbusto a quantidade necessária de umidade e nutrientes. Lembre-se de regar a planta para evitar secas e pragas.
Inspecione o arbusto regularmente e apare todas as áreas danificadas. Além disso, não tenha preguiça de remover os restos de plantas velhas, bem como eliminar ervas daninhas, que também espalham parasitas.
Variedades resistentes a doenças
Existem muitas variedades que são altamente resistentes aos ácaros renais. Os mais populares entre eles são variedades como Dachnitsa, Otradnaya, Snezhana, Rusalka, Katyusha e Yadrenaya. Além disso, os residentes de verão também distinguem as seguintes variedades: "Pérola Negra", "Bayana", "Fada Branca", "Minx" e "Cruz Vermelha".
O comentário foi enviado com sucesso.