O que é a quilha do repolho e como se livrar dela?
Keela com repolho é uma doença fúngica comum. Medidas preventivas são essenciais para evitar a contaminação. Se necessário, use remédios populares e produtos químicos. O solo é tratado, cuidadosamente nutrido com oligoelementos e fertilizado.
O que é isso?
O repolho saudável tem cabeças de repolho firmes e firmes. Mas nem sempre é assim. Se as folhas começarem a ficar amarelas e secas de repente, isso é sinal de uma doença do repolho chamada keela. A infecção é causada pelo pseudo fungo Plasmodiophora brassicae Woronin. O patógeno afeta todos os tipos de repolho e plantas crucíferas. A descrição desta doença comum inclui a condição do sistema radicular. Keela em um arbusto de repolho parece protuberâncias arredondadas nas raízes.
Os espessamentos estão na forma de protuberâncias. No estágio inicial, os nódulos têm a mesma cor da base da raiz, mas depois incham e apodrecem, enchendo o solo de células nocivas no final da temporada. O sistema radicular da cultura deixa de funcionar normalmente. Como resultado, as partes terrestres do mato não recebem oxigênio e não se alimentam do solo. A planta morre sem ter tempo de tomar forma e amadurecer.
As variedades precoces crucíferas são especialmente suscetíveis à ação do fungo.
Razões para o aparecimento
Os esporos do pseudo fungo permanecem no solo e são ativos por até 5-7 anos, portanto, superar o perigo de infecção não é uma tarefa fácil. Se a quilha se enraizar no solo, os jardineiros terão uma luta obstinada. Em canteiros onde muitas plantas crucíferas são cultivadas (por exemplo, rabanete, raiz-forte, nabo), a doença pode aparecer com alta probabilidade. Via de regra, o patógeno é introduzido no solo por meio de mudas de outra pessoa. Melhor usar suas próprias mudas. Os rebentos adquiridos devem ser examinados cuidadosamente. Externamente, eles podem parecer resilientes e robustos. Apesar disso, o menor espessamento na raiz central sinaliza infecção. Essas mudas devem ser destruídas. Se as focas estão localizadas nas raízes finas laterais, então a flora patogênica é levada através do solo. O fungo vive no solo e, após o plantio, ataca imediatamente as mudas.
Se o solo for excessivamente ácido, a flora patogênica permanece nele por muito tempo. Solo sobresecado também é prejudicial. Na maioria das vezes, problemas com acidificação de solos pesados são observados na região da Terra Não-Negra. A umidade do ar 70-80%, temperatura ambiente +25 graus e acima contribuem para o desenvolvimento e funcionamento do fungo. Ele não morre nas geadas, se o inverno for sem neve. A introdução insuficiente de cálcio, boro, potássio, magnésio, zinco e matéria orgânica permite que você crie um ambiente no qual células nocivas vivam e se multipliquem. Portanto, é importante fertilizar regularmente o solo, regar o jardim corretamente e seguir as regras de rotação de culturas. O patógeno morre em alcalino-terroso e, em um ambiente neutro a temperaturas moderadas, perde sua capacidade de se multiplicar.
Sinais de derrota
Sinais de doenças podem se manifestar durante todo o período de maturação da cultura. Plantas maduras podem ser salvas, colhidas e colhidas. Se um tumor jovem estiver doente, ele deve ser removido junto com as raízes. Nem sempre é possível reconhecer a infecção em plantas jovens imediatamente. Pequenos crescimentos parecem terra pegajosa. Mas se, apesar do cuidado cuidadoso e da rega, o repolho murchar e morrer, isso é sinal de que apareceu uma quilha.
A doença se manifesta no repolho desta forma:
- a maturação está praticamente ausente ou diminui;
- as cabeças do repolho não se formam, e em vez delas aparecem folhas separadas;
- as folhas mudam de cor, tornando-se roxas;
- as placas inferiores começam a amarelar e desbotar, depois caem;
- As cabeças do repolho são pequenas e fracas, subdesenvolvidas, não grudam no mato e caem.
As raízes infectadas também mudam com o curso da doença. No início, pequenos crescimentos se formam, enquanto as raízes finas parecem irregulares. Então, o tamanho das formações aumenta. Com o tempo, toda a raiz fica coberta por eles e se torna como um tumor. O nome popular da doença é câncer de repolho.
Medidas de controle
Existem várias maneiras eficazes de se proteger da quilha do repolho.
Rotação de colheitas
Esta é uma forma agrotécnica de proteger o solo. Para se livrar do vírus, plantas medicinais e ervas são plantadas no terreno doente. Estas são as seguintes culturas.
- Liliaceae. Bulbos dicotiledôneas e alho têm a capacidade de curar infecções em um ano. Gladíolos e jacintos não só vão decorar o local, mas também protegê-lo por dois anos.
- Cisne. Beterraba, quinua, bérberis e espinafre derrotarão o vírus em duas temporadas. Eles são plantados com vegetais de outras famílias para melhores resultados.
- Solanaceae. Uma escolha inconfundível seria plantar shag, tomate e colorau. Os vegetais irão livrar o local do organismo prejudicial em três anos. Outros representantes desta família também funcionam bem: batatas, berinjelas.
O plantio simultâneo de tomate e alho tornou-se um método comprovado para jardineiros. As colheitas vão curar o solo em um ano. Na próxima temporada, a terra é plantada com beterraba ou cebola, tabaco. Variedades selvagens de gramíneas também podem ser plantadas, pois são resistentes à quilha. Bolsa de pastor, galhas e soluços ajudarão a combater infecções. Após as medidas de saneamento da doença, costuma-se fazer um teste preliminar. O solo é testado no início da primavera. As sementes de repolho de Pequim são plantadas no solo. O desenvolvimento de brotos e a formação de cabeças são monitorados. Se o dano não ocorrer nas folhas e as raízes estiverem limpas, então, nesta temporada, eles tentam plantar hortaliças.
Se uma doença for detectada durante o cultivo, a remediação do solo é estendida por mais um ano.
Produtos químicos e biológicos
Para erradicar o fungo, eles atuam em medidas complexas, já que é resistente à maioria dos produtos químicos. Mas alguns medicamentos têm mostrado excelentes resultados no combate à quilha. Eles não podem remover completamente o fungo, mas evitam que a infecção se espalhe. Estas são ferramentas como:
- Fundazol;
- Trichodermin;
- "Topázio";
- "Phytodoctor";
- "Glyocladin";
- Previkur;
- Fitosporin.
"Fitosporin" pertence à última geração de agentes microbiológicos. Trata eficazmente as infecções bacterianas e fúngicas das hortaliças. É um medicamento fungicida que inicia seu efeito a partir do momento do tratamento. Um líquido, pasta ou pó contém entre 100 milhões e 2 bilhões de células vivas e esporos por grama. A cultura de esporos se espalha pelos vasos das plantas, expelindo bactérias nocivas. Uma preparação universal suprime os patógenos e evita a decomposição dos tecidos vegetais. Funciona a qualquer temperatura e dá um efeito de até 95%.
A pulverização pode ser realizada em qualquer fase de maturação. As sementes e a terra são cultivadas, observando-se uma frequência de uma a duas semanas.
Remédios populares
Recomenda-se que os caroços do repolho sejam preparados com antecedência - uma semana antes do plantio. Um pouco de enxofre ou cinza de madeira é despejado nos buracos. Em vez disso, os jardineiros usam bicarbonato de sódio e carbonato de sódio, giz e farinha de limão. O tubérculo de batata é colocado na cova pouco antes do plantio. E após o procedimento, a planta é regada com uma solução de enxofre coloidal (3 colheres de sopa por balde de água).
Os remédios populares são usados ativamente quando uma doença é detectada no estágio intermediário do crescimento da cultura. Os seguintes métodos são recomendados.
- As placas de folha amarela que aparecem são cortadas. Prepare uma infusão de cinza de madeira (2 kg de substância por balde de água).Deixe por dois dias, depois dilua novamente: um litro de infusão por 10 litros de água. A mistura pronta pode ser usada: uma caneca de meio litro é colocada sob cada arbusto infectado.
- Para tornar o solo alcalino, a calagem é necessária. Em meio balde grande de água, cerca de 150 g de cal são diluídos. 500 ml são suficientes para uma planta. O procedimento de tratamento é realizado após a rega. O repolho é então polvilhado bem alto para que as raízes da parte superior cresçam.
Se pelo menos uma planta ficar doente em um estágio avançado, você precisa limpar os canteiros imediatamente. Plantas com quilha são arrancadas e queimadas em uma folha de metal, adicionando uma substância combustível (gasolina ou querosene). Uma fogueira é feita o mais longe possível das camas. Quando queimado em fogo alto, a fumaça não pode ser evitada, que pode transportar esporos pelo ar.
Ao cavar os arbustos afetados, use uma ferramenta separada para não espalhar a infecção. Jardineiros experientes jogam fora o solo basal dos buracos junto com o repolho. Em seguida, é necessário derramar uma solução de permanganato de potássio nas fossas limpas.
Profilaxia
As medidas preventivas ajudam a prevenir o aparecimento de quilhas e protegem as plantas. Uma doença agressiva como o câncer de repolho é difícil de erradicar. Agrônomos oferecem medidas de proteção comprovadas.
- Use variedades de repolho com alta imunidade, resistentes ao ataque de fungos. Eles são obtidos como resultado de muitos anos de seleção.
- Siga rigorosamente as regras de rotação de culturas e faça pausas ao plantar culturas do mesmo tipo. Para evitar recaídas de infecção fúngica, os especialistas recomendam um procedimento de rotação de culturas de pelo menos três anos com culturas alternadas.
- Preste atenção à calagem do local. O cultivo do solo é realizado a cada 5 anos, levando em consideração o tipo de solo e o grau de acidificação. Para areia, uma pequena quantidade de produto é suficiente. Solos turfosos pesados requerem uma quantidade significativa de cal (pelo menos 300 g).
- Alimente o solo com fertilizantes orgânicos, composto, o dobro da quantidade de húmus. Adicione o humato de turfa de potássio aos brotos plantados várias vezes por temporada. O nitrato de cálcio é adequado como fertilizante mineral. Estimula o crescimento e a fotossíntese, fortalecendo a planta. O nitrato de cálcio torna o solo neutro e tira o excesso de acidez, absorve o excesso de ferro e manganês.
- Regue e remova as ervas daninhas regularmente. Afrouxe e amontoe as camas com repolho plantado, especialmente após fertilizar com fertilizantes minerais.
- Aumenta a permeabilidade do solo ao ar e enriquece-o com nitrogênio. Para isso, siderados são plantados. Apodrecendo, as raízes das gramíneas deixam canais para a penetração do ar, transformando o solo empobrecido em solo saturado em poucos anos. Centeio, aveia e mostarda de inverno ajudam a proteger contra ervas daninhas e a soltar o solo.
É igualmente importante preparar adequadamente as mudas para uso em campo aberto. As sementes devem ser tratadas com calor, colocando-as em água quente (cerca de 50 graus) por 15-20 minutos. Além disso, o material é colocado em uma solução fraca de mostarda por várias horas.
À noite, as sementes podem ser colocadas em uma solução de ácido ascórbico a 1% para tornar as raízes do repolho mais potentes. Após o preparo, a semente é lavada com água limpa e seca.
Variedades resistentes
Os modernos métodos de melhoramento possibilitaram a obtenção de híbridos resistentes ao patógeno. O repolho varietal é plantado imediatamente após o tratamento do solo. Híbridos têm nomes "Kilagerb", "Hope", "Tequila F1". Além deles, variedades fortes e resistentes à infecção de repolho branco foram cultivadas:
- "Ladozhskaya";
- Losinoostrovskaya;
- "Gribovskaya";
- "Colheita";
- "Presente";
- "Late Moscow".
O repolho à Pequim é conhecido por sua resistência a fungos. Pode-se destacar tipos populares como "Clarithray", "Clapton F1". O peso de uma cabeça de repolho precoce é de 1,7 a 2,5 kg. As cabeças de repolho do meio da estação são maiores: pesam de 2,2 a 3,3 kg. A cabeça das variedades tardias de repolho atinge 2,0-2,9 kg.As variedades tardias são recomendadas para serem plantadas nas regiões Central e Noroeste do país, enquanto os primeiros especialistas aconselham o plantio nos Urais, na Região Central da Terra Negra e no Cáucaso.
O comentário foi enviado com sucesso.