Descrição da colher de batata e medidas para combatê-la
Nenhum jardineiro deseja que suas safras sejam comidas por pragas ou suas lagartas. Como resultado, todo agricultor tenta encontrar a melhor maneira de lidar com as pragas, incluindo a colher de batata (ou colher de primavera lilás, colher de pântano) no jardim. Os agricultores oferecem muitas maneiras de resolver o problema. Alguns usam métodos populares ou agrotécnicos, outros recorrem a produtos químicos poderosos ou preparações biológicas. No entanto, todos têm o direito de decidir de forma independente como agir em tal situação.
Descrição
A colher de batata é uma pequena borboleta de aparência indefinida. Ela é tão discreta que pode parecer uma criatura completamente inofensiva. Na verdade, a concha do pântano, cuja luta é extremamente difícil, costuma trazer muitos problemas aos jardineiros. Para ter sucesso em destruí-lo em seu jardim, você precisa entender as características de vida da praga. A envergadura da colher é de 28-40 mm. As frontais são amarelo-acinzentadas ou castanho-acinzentadas com tonalidade avermelhada, linhas transversais castanho-escuras, pintas e moldura larga ao longo do bordo. As asas posteriores são amarelo-avermelhadas ou cinza-amareladas com uma faixa escura correndo no terço superior. Na cabeça existem duas longas antenas, largas no início e afinando nas extremidades. De ovos de 0,8 mm de tamanho, cuja cor muda suavemente de amarelo claro para quase preto, eclodem as lagartas, cujo comprimento é de 40-50 mm.
Sua cor varia do amarelo claro ao preto, com uma faixa avermelhada no dorso. A cabeça da lagarta é pigmentada em cores mais escuras, sem manchas e linhas. Escudo torácico acastanhado, com cerdas marrom-avermelhadas, estigma preto. A pupa atinge os 17-25 mm e tem uma cor amarelo-acastanhada. Uma ninhada de ovos de 20-60 colheres, dispostos em 1-2 fileiras, hiberna atrás das folhas de representantes perenes de gramíneas de cereais: grama de trigo rasteira, ouriço, capim timóteo. As lagartas eclodem no final da primavera, alimentando-se de folhas e caules de plantas. No início de julho, no solo próximo às plantas comidas, a uma profundidade de até 15 cm, ocorre a transição da larva para a pupa. A pupa se desenvolve em 13-30 dias. As borboletas voam de meados do verão a meados do outono, pondo até 200 ovos.
A fertilidade de uma fêmea pode chegar a 500 ovos. Uma geração de conchas consegue se formar durante a temporada.
Para quais culturas é perigoso?
O verdadeiro perigo não é uma colher adulta, mas sua lagarta devorando batatas. Essas pragas podem prejudicar gravemente muitas culturas. As lagartas abrem caminho para dentro dos caules e frutos, roendo buracos. Eles também corroem completamente os ovários de frutas silvestres, botões e, às vezes, raízes de plantas. Como resultado, o arbusto, atacado por conchas, cernelha, murcha, folhagem voa dele. Apesar do nome "revelador", a colher não come apenas batatas. A praga do jardim costuma comer outras culturas:
- tomates;
- cebola;
- alho;
- morangos;
- framboesas;
- milho.
As lagartas adoram flores bulbosas, como íris e lírios. Os insetos adultos se alimentam do néctar das ervas daninhas dos cereais. A ameaça do aparecimento de pragas em áreas com solos alagados é especialmente grande. A umidade excessiva leva ao desenvolvimento de micróbios nocivos que destroem a vegetação.
A colher de batata rói o caule e abre caminho até o tubérculo, onde continua a comer e crescer intensamente. Acontece que o tubérculo parece completamente saudável e atraente quando o núcleo já foi roído.
Como lutar?
Com uma borboleta
O combate à pá da batata consiste em eliminar o maior número de borboletas possível, desde que haja tempo para dar o braço a torcer. Como o inseto noturno não aparece durante o dia, é mais eficaz colocar armadilhas no local, nas quais ele pode cair. Para atrair a colher, um líquido doce (água com geléia e fermento ou cerveja adoçada) é despejado em um recipiente e colocado em toda a área a um nível de 20-25 cm acima do solo. De manhã, as borboletas afogadas são retiradas das armadilhas. O comprovado método não químico é considerado uma decocção de absinto. Para fazer, pegue 1 kg de absinto fresco, despeje 3 litros de água e deixe ferver por 15 minutos. Os vegetais são irrigados com caldo coado e resfriado. A operação é realizada duas vezes: pouco antes do início da floração e após 2 semanas.
Preparações inseticidas.
- Ao plantar, um pouco de grânulos de Bazudin são despejados em cada buraco. A proporção ideal depende muito do tipo de solo e do estado do tempo, mas é necessário proceder a partir da proporção de 20 kg de preparo por 1 ha de área. É aconselhável realizar o beneficiamento em solo úmido, além disso, a preparação também permite que você se livre do verme.
- Para combater as lagartas que hibernam no solo, a ferramenta "Nemabakt" ou um de seus protótipos é perfeita. É mais confiável comprá-lo em pontos de venda agrotécnicos especiais, uma vez que as ofertas nos mercados costumam ser falsas.
- Tratamento do local com "Clorofos". Hoje, a ferramenta não está em uma demanda particular, no entanto, quando a situação se tornou incontrolável, você também pode usá-la. Só não se esqueça que este medicamento não é classificado como seguro e pode fazer mal à saúde.
- O tratamento com "Karbofos" dá um bom efeito. Sua vantagem indiscutível sobre produtos semelhantes é sua exposição de curto prazo. A substância ativa do agente - malatião - desintegra-se ao ar livre após 1-2 semanas. Em sua forma pura, "Karbofos" é pouco usado hoje, no entanto, as preparações baseadas nele ("Inta-Ts-M", "Iskra-M", "Fenaxin-plus", "Fufanon" ou "Actellik") estão em grande demanda entre jardineiros e jardineiros.
Antes do uso, é imperativo que você se familiarize com a anotação que o acompanha.
Com lagartas
Existem várias fases de formação da lagarta. No estágio inicial, absorvem apenas as folhas inferiores da planta. No 2º e 3º ínstares, a atenção principal é dada a toda a parte verde da planta, restando apenas as nervuras. No final de junho, começa a fase de transição da larva para a pupa. Na verdade, em um estado semelhante, as borboletas vão para o inverno. Levando em consideração essas características da atividade vital dos insetos, você poderá entender como exterminá-los em seu site.
Existem diversos métodos agrotécnicos que atuam como prevenção do aparecimento de furos no local. Aqui estão os principais.
- Se a tarefa é exterminar a colher, primeiro você precisa entender - a fêmea está botando ovos nas ervas daninhas. Consequentemente, a eliminação regular de ervas daninhas não é apenas uma garantia de uma boa colheita, mas também uma forma bastante engenhosa de prevenir a reprodução de insetos em um jardim de batata.
- Para destruir o abrigo da colher de batata, afrouxe o solo entre as fileiras com mais frequência. Aqueça as plantas em tempo hábil - de preferência várias vezes por temporada. Isso levará algum tempo, mas reduzirá significativamente a possibilidade de um inseto emergir.
- A colher de batata vai morrer se no outono, antes do início da primeira geada, você cava cuidadosamente o jardim ao redor de todo o contorno.
- Remova plantas e tubérculos infestados de insetos em tempo hábil. Esse trabalho não pode ser chamado de fácil, especialmente quando o seu site tem mais do que seiscentos metros quadrados "infelizes", caso contrário dificilmente você conseguirá alcançar o sucesso.
- Desacidificação do solo no local por meio de calcário, casca de ovo ou cinza.
A última operação preventiva no combate à colher nas batatas é realizada em clima seco e calmo e, em seguida, o local é desenterrado. Para a realização da calagem, não é necessário adicionar fertilizantes fosfatados ou nitrogenados ao material selecionado, caso contrário o resultado será anulado. O mais importante é lembrar que mesmo após a eliminação de todas as embreagens, a concha (lagarta na batata) pode reaparecer no local assim que surgirem condições adequadas para isso. Mesmo de várias que conseguiram passar o inverno ou ovos trazidos do território vizinho, novas lagartas vorazes aparecerão na primavera.
Antes do uso, é imperativo que você se familiarize com a anotação que o acompanha.
Remédios populares para controle de insetos
Um meio particularmente eficaz na luta contra a colher no local é o tratamento de plantas com uma variedade de decocções e infusões. Os mais populares deles são.
- Uma vez a cada 10-12 dias, é necessário processar todas as hortaliças com uma composição infundida com flechas de alho. É preparado da seguinte forma: flechas de alho picadas finamente (pelo menos 400 g) são colocadas num frasco de vidro com capacidade para 3 litros, despejadas até ao gargalo com água e insistidas pelo menos 7 dias, depois filtradas. Para o processamento, 50 g de tintura são despejados em um balde com água limpa e o mesmo pedaço de sabão em pó é colocado. A tintura de alho é eficaz contra todos os tipos de colheres.
- Você pode preparar uma decocção de absinto. Para fazer isso, 1,2 kg de absinto recém-cortado são despejados em 10 litros de água fervente, escondidos em uma sala escura por 3-4 dias. Antes do uso, o caldo é filtrado e diluído em água limpa na proporção de 1: 10.
Para informações sobre como vencer a batalha pela colheita com a colher, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.