Traça da batata e lute contra ela
Mesmo depois de colher tubérculos de batata saudáveis para armazenamento no inverno, uma safra completamente estragada pode ser encontrada no armazenamento na próxima primavera. A culpa é toda da traça da batata - um inseto aparentemente indefinido que é capaz de destruir estoques em apenas alguns meses. O combate a esta praga, via de regra, é complexo, combinando medidas preventivas, fumigação e técnicas agrícolas.
Descrição
A mariposa da batata, também conhecida como fluorimea, é uma pequena borboleta que se parece com a traça da roupa. O inseto indefinível tem um corpo de 10 mm, uma boca pequena e um bigode comprido. Com as asas abertas, atinge 1,3 centímetros de largura. Ambas as asas superiores e posteriores são pintadas em um tom azulado, mas as superiores também têm círculos e listras claramente visíveis.
A América do Sul é considerada a pátria da traça da batata, mas hoje também pode ser encontrada na Rússia, principalmente nas regiões do sul.
Acima de tudo, a fluorimea adora tabaco e tomate - provavelmente foi com eles que a praga atingiu a maioria dos países. A borboleta batata não tem medo de saltos de temperatura. Além disso, seus ovos e larvas são capazes de viver até mesmo em tubérculos congelados. Portanto, se a fruta danificada for removida para armazenamento no inverno, é provável que na próxima primavera toda a safra salva seja infectada.
A traça da batata é um inseto noturno, por isso é quase impossível vê-la durante o dia. Além disso, a borboleta indefinida não se destaca muito bem. Durante o dia, as pragas se escondem nos arbustos, se tocam na planta, elas voam. Na maioria das vezes, os indivíduos escolhem caules e placas de folhas inferiores.
A época ideal para fluorimea é durante os meses de verão, com temperaturas consistentemente quentes. Nesse caso, a transformação de um ovo em uma borboleta leva apenas um mês, ou até menos. O verão sempre frio da traça da batata leva até 70 dias para completar o ciclo. Se as temperaturas caírem para +10 graus, o período aumentará para 200 dias, mas mesmo nessas condições a praga será capaz de se desenvolver. Ovos de insetos são encontrados com mais frequência perto das veias na parte inferior das lâminas das folhas. Se os tubérculos da cultura estiverem abertos, a borboleta poderá usar sua superfície para esse fim.
De referir que a traça da batata multiplica-se muito rapidamente e, em condições adequadas, é capaz de dar 5 gerações durante a estação quente.
Sinais de infecção
O fato de a batata ser afetada pode ser adivinhado pela aparência. Nas placas de folhas, traços da influência das larvas são claramente visíveis, e todas as partes verdes são pontilhadas com passagens. E também, se você examinar cuidadosamente as folhas, poderá ver nelas pequenas depressões cheias de excrementos de pragas. Uma vez que a fluorimea afeta com mais frequência as batatas colhidas para armazenamento, sua presença pode ser avaliada pelo estado dos tubérculos: eles são estragados por numerosas passagens estreitas e, consequentemente, larvas vivas. Quando a lagarta atinge a ponta da batata, ela começa a murchar e secar. As folhas podem ficar cobertas de teias de aranha e também é provável que apodreçam.
Para identificar o dano de uma praga em um estágio inicial, é necessário examinar cuidadosamente a nervura central do lado de fora das folhas. Se teias de aranha e excrementos forem encontrados perto dele, significa que a traça da batata já escolheu um lugar para si.
Vale ressaltar que a batata borboleta retarda o crescimento e o desenvolvimento dos arbustos, diminui a produção e prejudica o aparecimento de tubérculos. Sementes de beladonas infectadas não podem ser usadas para o plantio no futuro.
O que é prejudicial?
A fluorimea pode prejudicar não apenas os espécimes que crescem no jardim, mas também a safra colhida no armazenamento para o inverno. As larvas em maturação roem os túneis das lâminas das folhas e caules das plantas. Eles estragam as mudas e depois os arbustos que permaneceram intactos. As lagartas formadas alimentam-se de tubérculos de batata, após o que não são mais adequadas para consumo, porque se parecerá com uma esponja com vazamento sem centro. Na maioria das vezes, isso ocorre em porões e porões, mas as batatas, que estão localizadas perto da superfície, também podem ser afetadas.
Se você não começar a lutar contra as mariposas a tempo, pode perder quase 80% da safra. Não apenas sua quantidade diminuirá, mas sua qualidade também se deteriorará. Aliás, além da batata, o pimentão, o tomate, a berinjela e até a petúnia com physalis também podem sofrer.
Medidas de controle
Existem vários métodos para lidar com a traça da batata em casa.
Métodos biológicos
A essência dos medicamentos biológicos é que eles são criados com base em compostos produzidos por bactérias. Devo dizer que eles não agem imediatamente - após o procedimento, você terá que esperar de 5 a 10 dias até que os insetos morram. Esses meios são menos eficazes do que os químicos, mas será possível envenenar pragas com relativa segurança para a saúde humana, e os preparados também podem ser usados várias semanas antes de desenterrar a plantação. Também faz sentido processar vegetais com um agente biológico ao armazená-los.
Os produtos biológicos mais populares incluem lepidocida, enterobacterina, dendrobacilina e bitoxibacilina. Cada um deles tem suas próprias vantagens: por exemplo, "Lepidocida" tem um cheiro desagradável, que a borboleta da batata não gosta. Ele destrói a praga em qualquer estágio de seu desenvolvimento devido à presença de toxinas protéicas que destroem as paredes intestinais da borboleta e paralisam seu sistema digestivo.
Normalmente os insetos morrem alguns dias após a pulverização. A enterobacterina pode ser usada durante a floração e colheita contra 49 tipos de várias pragas. O componente ativo deste produto biológico são microrganismos benéficos. Para 1 grama de seu pó, diluído em água morna na proporção de 1 para 10, existem mais de 30 bilhões de esporos.
"Bitoxibacilina" também é adequada para "salvar" outras culturas, mas requer pulverização a cada 10 dias. Ele começa a agir assim que entra no trato digestivo do inseto. Depois de experimentar esta droga, as lagartas param de se alimentar e as borboletas param de botar ovos. Após cerca de 5 dias, todos os indivíduos morrem. Por fim, a “Dendrobacilina” - um pó marrom, atua no terceiro dia, causando paralisia intestinal nas pragas. A especificidade do método biológico pode ser estudada com base nas instruções de utilização da preparação para utilização em "adega". Após uma inspeção visual dos tubérculos, é necessário destacar aqueles nos quais são perceptíveis vestígios de pragas.
Para removê-los, você precisará preparar uma mistura de "Lepidocida" e "Planriz". Normalmente, para 100 litros de água, são usados 2 litros do primeiro medicamento e 0,5 litros do segundo. As batatas são mergulhadas em líquido por cerca de 10 minutos e depois secas naturalmente. Você pode comer esses vegetais em alguns dias. Se apenas "Lepidocida" ou "Bitoxibacilina" for usado, será necessário um litro de solução biológica para 150 litros de água.A propósito, se a mariposa está presente na própria adega, você pode se livrar dela com a ajuda de cal virgem ou tabletes de gás, e você pode tentar destruir as larvas da colheita com a ajuda de brometo de etila.
É importante lembrar que uma solução de natureza biológica deve ser usada imediatamente, pois tem um prazo de validade curto.
Devo dizer que muitos jardineiros usam métodos populares contra a fluorimea. Isto pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, ao plantar, adicione uma pequena quantidade de cinza de madeira aos buracos ou borrife os arbustos com uma mistura de absinto e cinza. Via de regra, um copo de grama e um copo de cinzas são despejados com 3 litros de água recém fervida e temperados por algumas horas. Um bom resultado ocorre quando você combina 100 gramas de raspas de sabão, 200 gramas de absinto e 50 gramas de casca de cebola. Os ingredientes são despejados com 5 litros de água fervente e infundidos por cerca de 3 horas.
Outro método envolve o uso de um quilo de talos de celidônia, que são primeiro fervidos por 10 minutos em 5 litros de água e, em seguida, despejados com 5 litros de água antes do uso. Deve-se mencionar que todas as pulverizações "populares" são realizadas 2 a 3 vezes durante a estação quente.
Químico
Os resultados mais eficazes são obtidos com o uso de produtos químicos. O beneficiamento deve ser feito no verão mesmo na fase de aparecimento da mariposa, sem esperar o aparecimento de lagartas que causam mais danos à cultura. Será possível detectar insetos com um exame completo ou usando armadilhas especiais de feromônios contendo hormônios sexuais de mariposas. A pulverização com produtos químicos é melhor feita a cada 2 semanas durante todos os meses quentes, e a última deve ocorrer pelo menos 20 dias antes da colheita planejada dos vegetais.
Para isso, é recomendável comprar piretróides ou compostos organofosforados. Os piretróides penetram nas placas, conectando-se com a seiva celular da planta e provocando a destruição do sistema nervoso da criatura que a consome. Neste caso, estamos a falar de drogas como "Decis", "Inta-Vir" e "Emboscada". Os compostos organofosforados são relativamente prejudiciais aos humanos, pois contêm toxinas à base de fósforo, mas têm tempo para se decompor em componentes não tóxicos antes da colheita. Este grupo de inseticidas inclui os medicamentos "Volaton", "Zolon" e "Foksim". Vale ressaltar que é recomendável alternar as mariposas químicas para que o inseto não tenha tempo de se acostumar com elas.
Agrotécnica
Os métodos agrotécnicos são técnicas de cultivo da batata que interferem na reprodução da borboleta da batata. Por exemplo, é um amontoado constante, que permite que os tubérculos se formem nas profundezas da terra e não na sua superfície. É importante que a camada de solo acima das batatas tenha em média 5 a 15 centímetros. É importante remover regularmente as ervas daninhas e se livrar do excesso de matéria verde. Depois de concluída a colheita, é necessário arar o campo de batata, aprofundando a pá em 20-25 centímetros. Um conselho importante é não usar cascas de batata de tubérculos danificados para colocar uma pilha de composto.
Trabalho preventivo
Para proteger as batatas das traças, é necessário executar uma série de medidas preventivas. Mesmo na fase de plantio, deve-se dar preferência às variedades precoces, que terão tempo de se formar antes mesmo do despertar da fluorimea. Todo o material de plantio deve ser examinado cuidadosamente e livrar-se dos tubérculos com o menor vestígio de danos. Além disso, antes de baixar os tubérculos ao solo, recomenda-se mantê-los por 2 horas a uma temperatura de 40 graus.
As batatas devem ser aprofundadas em cerca de 20 centímetros, após o que os arbustos devem ser derramados regularmente, e é preciso lembrar também de fixar as armadilhas de feromônios a uma distância de 100 metros uma da outra. A rega da cultura deve ser feita pelo método da chuva, sem expor os tubérculos, o que permitirá a destruição de um grande número de adultos, ou seja, as próprias borboletas.
É melhor fazer a colheita antes que as pontas sequem e, primeiro, em um dia, cortar e queimar a ponta da batata, e depois de 5-7 dias, desenterrar todos os tubérculos e removê-los imediatamente do campo para não deixar as borboletas fluorimea põem seus ovos.
O uso da rotação de culturas (plantar outras culturas depois da batata) permite interromper a reprodução de pragas. É importante lembrar que essa planta não deve morar na mesma área por vários anos seguidos, e também acabar em canteiros antes ocupados por outras beladonas. Para preservar a colheita para o inverno, será útil secar os frutos, bem como seu posterior processamento com "Entobacterina". A propósito, é melhor colocar os tubérculos afetados no fogo imediatamente. As batatas devem ser armazenadas a uma temperatura de aproximadamente 3-5 ° C. Claro, em temperaturas mais baixas de -2 a -4, o inseto morrerá mais rápido, mas os próprios tubérculos também ficarão pretos, o que não é desejável.
O comentário foi enviado com sucesso.