Visão geral das doenças e pragas do repolho e medidas de controle
Doenças e pragas do repolho podem destruir facilmente até mesmo a safra mais rica, se medidas não forem tomadas desde o início para resolver os problemas que surgiram. Mas mesmo os jardineiros experientes nem sempre sabem como pulverizar mudas para proteção, do que processá-las em campo aberto após o transplante. Uma visão geral das ferramentas e métodos mais populares de controle de pragas e doenças o ajudará a descobrir.
Doenças e seu tratamento
Todas as principais doenças do repolho podem ser divididas em 2 grupos principais: fúngicas e virais. Sua descrição detalhada deve ser estudada tanto por iniciantes quanto por jardineiros experientes. Algumas infecções são especialmente perigosas para as mudas, enquanto outras afetam apenas as plantas maduras. Com algumas doenças, as folhas ficam amarelas, com outras, as raízes são modificadas. Tendo aprendido mais sobre os diferentes sinais, você pode escolher o tratamento certo a tempo e escolher os métodos de luta.
Vamos listar as principais doenças do repolho.
- Quilha de repolho. Uma das doenças fúngicas mais comuns que afetam as plantas crucíferas. O microrganismo parasita é especialmente perigoso para mudas, afetando principalmente mudas jovens de repolho. A raiz infectada com a quilha fica coberta de crescimentos que prejudicam a nutrição da planta. O fungo é perigoso para couve-flor e repolho branco, facilmente espalhado pelo vento, insetos.
- Oídio (oídio). Doença fúngica, igualmente perigosa para todas as plantas da família das crucíferas. A infecção geralmente se manifesta na fase de cuidado com a muda na forma de manchas acinzentadas ou amarelas nas folhas. Uma flor branca aparece na parte de trás da placa, o desenvolvimento da planta para ou diminui visivelmente. O míldio costuma se manifestar em condições de alta umidade.
- Fusarium (traqueomicose). Esta doença fúngica não afeta apenas o repolho, a infecção pode se espalhar por todo o jardim. A lesão é direcionada ao sistema vascular da planta. O nome popular - icterícia - recebeu Fusarium por sua sintomatologia característica, em que a cor da lâmina foliar muda, torna-se frágil e quebradiça, traços de micélio de cogumelo são visíveis no corte do pecíolo. A formação de uma cabeça de repolho em caso de dano ocorre com as violações, ela acaba deformar-se.
- Blackleg. Com esse nome geral, é conhecida a derrota de vários tipos de fungos. Eles persistem no solo no inverno e aparecem tanto nas plantas em estágio de muda quanto nos adultos. Você pode reconhecer uma infecção pela aguada e escurecimento do caule na área da raiz. Em arbustos adultos, a perna preta não causa a morte, mas pode levar a uma desaceleração do crescimento e do desenvolvimento.
- mosaico... Uma doença viral que afeta a couve-flor. A doença se manifesta em mudas com 1 mês ou mais. As folhas são cobertas por manchas necróticas e bordas escuras ao longo das nervuras. Com mosaico de nabo (anel preto), as manifestações da doença apresentam coloração verde claro.
As medidas de luta também são escolhidas de forma diferente.... Por exemplo, no caso de uma quilha, apenas medidas preventivas podem ser tomadas. A calagem preliminar do solo na quantidade de 0,25 kg / m2 evita a propagação do fungo. Para outras famílias que não as crucíferas, o fungo que causa a quilha não é perigoso. Você pode semear raízes ou verduras com segurança na terra cultivada.
No caso de outras doenças, o tratamento será específico.
- Com peronosporose. Plantas já afetadas devem ser pulverizadas com preparações de Fitosporin ou Ridomil Gold. Como medida preventiva, as mudas de repolho podem ser tratadas com uma mistura de bordeaux na concentração de 1%. Recomenda-se regular a umidade do solo com cobertura morta.
- Com fusarium. O tratamento antifúngico padrão é aplicado. As plantas infectadas são retiradas dos canteiros, o restante das plantações é borrifado com fungicidas do grupo dos benzimidazóis. Na próxima temporada, o repolho não pode ser plantado nas mesmas canteiras.
- Com uma perna preta. As plantas doentes são destruídas. Os leitos são desinfetados com solução de manganês. As plantas restantes são tratadas com "Fitosporin" ou líquido Bordeaux, solução de bicarbonato de sódio, "Trichodermin" na concentração de 100 ml por 1 balde de água.
As doenças virais do repolho - mosaicos de todos os tipos - não respondem ao tratamento. As plantas são destruídas sem esperar pela morte. Como medida preventiva, os pulgões e carrapatos que carregam o vírus podem ser controlados.
E também é dada atenção especial à desinfecção - sementes, solo, ferramentas de transplante.
Como você pode tratar pragas?
As pragas de insetos aparecem no repolho, a partir do momento em que as plantas são plantadas no solo, bem como em outras fases do ciclo vegetativo. Na luta contra eles, uma abordagem integrada é de grande importância. O cultivo ao ar livre deve começar antes mesmo do plantio, depois que a neve derreter. Nessa fase, é necessário regar o solo com água fervente, destruindo as larvas da mosca do repolho, da colher de inverno e dos besouros de maio. Então, depois de transferir as mudas, você terá que escolher os produtos químicos e repelentes de insetos certos.
Se você não quiser usar venenos industriais, pode passar sem eles. Algumas formulações podem ser simplesmente aspergidas na superfície do solo para repelir as pragas. Mas não pense que será fácil livrar-se deles sem química.
Às vezes, a pulverização de plantações de repolho deve ser estendida para toda a estação. Mas é muito mais eficaz combinar produtos químicos e receitas tradicionais que forneçam proteção abrangente contra pragas.
Para insetos crucíferos
Essas pragas são bastante grandes, seus corpos são pintados de verde brilhante com manchas vermelhas no élitro. A solução mais simples parece ser a capacidade de borrifar a superfície das folhas com veneno. Mas isso é opcional. Os insetos não podem ser envenenados, mas coletados manualmente, destruindo as pragas detectadas. O cultivo cuidadoso e adequado da terra ajuda a reduzir o risco de insetos crucíferos - os insetos vivem principalmente de ervas daninhas.
Entre os produtos químicos usados no combate aos percevejos, podem ser distinguidos os seguintes meios:
- "Fosbecid";
- Aktara;
- Actellik.
Entre as receitas populares, borrifar as plantas com uma solução de sabão em pó é considerado o mais eficaz. Bastam 300 g de aparas para 10 litros de água. O tratamento é repetido semanalmente ao longo da estação de crescimento.
De pulgões
Pulgões são uma das pragas mais perigosas... Pode ser difícil guardar o repolho dele. A praga suga o suco da planta, é capaz de destruir uma cabeça inteira de repolho em apenas 2-3 dias. Você pode reconhecer a infecção visualmente, enrolando e mudando a cor das folhas para rosa. Os pulgões infectam todos os tipos de repolho, infectam plantas em estufas e ao ar livre e também transmitem quase todas as doenças infecciosas e fúngicas.
A destruição de pragas com produtos químicos não é necessária no caso dos pulgões. As receitas populares não serão menos eficazes neste caso.
- Solução em pó de mostarda. Vai precisar de 5 litros de água quente. A mostarda se dissolve em água na quantidade de 50 g, então a composição é resfriada um pouco, utilizada para pulverização.
- Uma solução de sabão em pó ou de alcatrão. Para 10 litros de água, adicione 100 g de substância amolecida e 50 ml de amônia. A solução pode ser pulverizada no repolho 1-2 vezes por mês.
- Caldo de tabaco. É preparado a partir de 200 g de folhas e 5 litros de água. Demora cerca de 90 minutos para cozinhar a mistura.Em seguida, é resfriado, acrescenta-se um pouco de sabão líquido, completado até um volume de 5 litros. Derrame o repolho sobre a folha com a solução.
Com ação oportuna, até mesmo uma plantação de plantas fortemente infestada será eliminada de pulgões dentro de um mês. E também os insetos reagem negativamente às soluções de vinagre, cinzas e tabaco.
De besouros pulgas
Para salvar as plantações de repolho desses insetos em miniatura e extremamente ativos, os pesticidas ajudam. As plantas devem ser pulverizadas na primavera e no verão. Atenção especial deve ser dada às mudas. Às vezes, é protegido por métodos e meios populares - polvilhar com cinzas, migalhas de folhas de tabaco.
Do caule espreitador
Esta praga afeta as plantações de repolho e colza. Na verdade, é besouro do gorgulho, 75 espécies das quais causam danos significativos às plantações de plantas agrícolas. O repolho é afetado por sua variedade de caule, que deposita ovos e larvas no pecíolo dos brotos. Um sinal de dano à planta pode ser chamado de aparecimento de inchaço na parte de trás das folhas. Eles apodrecem, podem levar ao ressecamento e à quebra dos caules.
A principal luta contra a probóscide do caule à espreita é realizada por métodos agrotécnicos. É importante descartar o material de plantio infectado, afrouxar regularmente o solo e observar o tempo de rotação da cultura. O tratamento inseticida é realizado apenas em caso de danos massivos às plantas.
De mariposa
A traça do repolho é uma praga que afeta principalmente as culturas de crucíferas. Uma borboleta adulta parece imperceptível, tem asas de um tom cinza-marrom ou mais escuro, as posteriores são franjadas nas bordas, com um brilho prateado. As larvas da mariposa fusiforme são primeiro brancas e depois verdes ou marrons. A traça do repolho aparece nas plantas no final de abril ou início de maio. É possível reconhecer o dano à planta pelos golpes curtos dentro das folhas da couve. Gradualmente, os buracos vão ficando maiores até que restem apenas as veias da cabeça do repolho. As larvas podem comer os caules e as sementes, os botões apicais do repolho jovem.
Entre as preparações químicas contra traças, as mais populares são:
- complexo "Inta-Vir";
- piretróide Sumi-alfa;
- "Fury" a uma concentração de 1 ml por 10 litros de água.
Os agentes biológicos eficazes contra as mariposas estão limitados às formulações "Bitoxibacilina", "Lepidocida". As decocções de ervas para o controle de lagartas em plantas jovens podem ser preparadas com base em valeriana, folhas de dente-de-leão, pó de mostarda e tansy. O consumo de matéria-prima por 10 litros será de 500 a 1000 g.
De lagartas e larvas
O combate aos que comem folhas de repolho deve ser feito de forma contínua. O maior perigo é representado por brancos e mariposas. Lagartas e larvas de borboletas roem as folhas do repolho, sujando-as com seus excrementos. No caso de danos aos canteiros de repolho por lagartas, a solução mais razoável seria usar pesticidas especiais.
Existem várias receitas populares disponíveis para lidar com lagartas e larvas.
- Pulverização com soluções aquosas. Sal, 50 ml de amônia ou 1 copo de vinagre na concentração de 9% são adicionados ao líquido. Isso será suficiente para preparar uma solução de 10 litros de água.
- Plantar absinto próximo aos canteiros... Seu cheiro afugenta as borboletas.
- Cozinhar caldo de pimenta. 500 g de vagens secas de uma variedade picante deste vegetal são embebidas em água fervente. A infusão é vertida em 10 litros de água quente. Após 1 hora, está pronto para uso.
As receitas populares são projetadas principalmente para afastar os insetos das plantações de repolho. Você não deve confiar seriamente neles na luta contra as lagartas.
De Gall Midge
Esta praga do repolho infecta ativamente representantes de diferentes espécies da família dos crucíferos. Os adultos são de cor marrom-laranja, têm antenas e pernas longas e não excedem 1,5 mm de tamanho. As pragas são sensíveis aos pesticidas. Durante o processamento, é melhor usar compostos do grupo dos neonicotinóides.
De tripes
Os tripes de pragas diminutas não são visíveis na superfície das plantas devido ao seu pequeno tamanho. Os vestígios de lesão localizam-se sempre localmente, em forma de manchas esbranquiçadas, transformando-se gradativamente em necrose do tecido. As folhas escurecem gradualmente, morrem. Traços de danos podem ser encontrados em repolho branco, repolho à Pequim e couve de Bruxelas. Contra tripes, drogas biológicas como Fitoverm, bem como infusões de plantas, como celidônia, alho, pimenta, etc.
De lesmas
Essas pragas não são muito incômodas para os jardineiros, mas podem estragar as cabeças do repolho durante o processo de amadurecimento. Eles aparecem com mais freqüência em estufas, em condições de alta umidade do ar. Lesmas não toleram luz solar intensa e altas temperaturas.
O principal perigo das lesmas é como portadoras de várias infecções fúngicas. Eles não usam produtos químicos contra eles, mas podem armar armadilhas ou coletar pragas manualmente.
Medidas de prevenção
Há uma lista de medidas preventivas bastante simples para ajudar a proteger o repolho de possíveis doenças e danos causados por pragas. É especialmente importante proteger as plantas jovens após o plantio no jardim, porque são mais vulneráveis a doenças. As primeiras variedades de repolho que brotam em climas frios exigem uma manutenção mais cuidadosa. A proteção não está apenas no tratamento químico - diluir o Fitoverm para combater infecções fúngicas não será suficiente. É importante seguir as recomendações dos especialistas.
- Conformidade com a rotação de cultura... O repolho não deve ser plantado no mesmo local por vários anos consecutivos. Além disso, os representantes da família crucífera, em geral, não devem estar localizados nas mesmas cristas. Bons precursores do repolho são cebolas e alho, ervas, legumes, adubos verdes, pepinos e abóbora.
- Seleção de variedades precoces. Isso ajudará a evitar algumas doenças do repolho de início tardio.
- Resistência a infecções específicas... Por exemplo, existem variedades que não são afetadas pela quilha.
- Desinfecção de sementes. Eles são embebidos em uma solução de manganês, imersos em água por 20 minutos a uma temperatura de + 48 ... 50 graus, e então resfriados em um líquido frio. Em seguida, o material é enviado para desembarque.
- Proteção contra congelamento... Após a exposição a baixas temperaturas, a defesa imunológica da planta diminui, tornando-se mais vulnerável aos danos por infecções virais.
- Cuidado puro. É importante evitar possíveis danos às partes da planta.
- Seleção cuidadosa do material de plantio... Você não deve pegá-lo de fontes aleatórias, de vizinhos e conhecidos. As sementes infectadas podem iniciar uma epidemia no jardim.
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas regularmente. É útil formar um pequeno monte na base para proteção adicional da raiz.
- Limpa o solo 1 ano antes do plantio do repolho. Isso evitará atingir pousos com a quilha.
- Regulação de rega. É especialmente importante no calor. A rega frequente ajudará a prevenir o crescimento de besouros de pulgas em suas plantas.
Observando as medidas preventivas, você pode reduzir significativamente os riscos de danos ao repolho por insetos-praga ou as doenças mais comuns.
O comentário foi enviado com sucesso.