Como tratar o repolho com pó de tabaco?
O repolho costuma ser atacado por todos os tipos de pragas. Na luta contra eles, os jardineiros usam vários métodos populares que comprovaram sua eficácia por décadas. Uma das melhores ferramentas é o pó de tabaco, que pode ser facilmente comprado ou fabricado até mesmo para um residente de verão iniciante.
Processando recursos
A principal vantagem do pó de tabaco é o seu baixo custo. Essa substância é um desperdício, então seu custo é baixo e não há por que temer as falsificações. Além disso, o pó é amigo do ambiente, é seguro para a saúde das pessoas e dos animais. O tratamento com essa substância tem dois propósitos. O primeiro é a fertilização. O pó do tabaco penetra rapidamente no sistema radicular do repolho, acelerando seu crescimento e sobrevivência. O segundo objetivo é o controle de pragas. A substância elimina quase todos os inimigos: lagartas, borboletas, besouro da batata do Colorado, formigas e outros insetos que podem prejudicar as plantações.
O pó do tabaco vem em diferentes formas:
- o pó é espalhado no solo e nas folhas do repolho;
- a migalha é adicionada ao solo;
- a folhagem é borrifada com líquido, o solo é derramado com ele;
- bombas de fumaça são usadas para fumigar uma estufa.
Para processar o repolho com pó de tabaco, é necessário escolha o dia certo... Se estiver ventando no exterior, o procedimento não surtirá efeito, pois as partículas de poeira se espalharão imediatamente pela área. O mesmo se aplica à chuva, que levará a substância em questão de minutos. Você pode processar a colheita imediatamente após o plantio: isso evitará o aparecimento de pragas e fertilizará o solo.
Mas quando o repolho florescer, os procedimentos devem ser adiados, pois nesse caso os insetos benéficos, assustados com o cheiro forte do tabaco, também irão embora.
Duas semanas antes da colheita, o processamento é interrompido, caso contrário, as cabeças de repolho terão um sabor estranho.
Métodos de aplicação
Basicamente, na prática, existem duas maneiras de usar o pó do tabaco:
- seco (pulverização ou fumigação);
- molhado (infusões, decocções).
Vamos considerar essas técnicas separadamente.
Poeira
Este método também é chamado de polinização. É o mais simples porque não requer tempo de preparação. Pela manhã, enquanto o orvalho ainda está na folhagem, o repolho é polvilhado com pó de tabaco. Se não for possível realizar o procedimento pela manhã, as folhas são borrifadas com água antes do uso. O principal é que isso não aconteça no pico da atividade solar.... Quando a chuva passar, o procedimento pode ser repetido.
Nota: O pó de tabaco funcionará com muito mais eficácia se misturado com cinzas de madeira em proporções iguais. Para uma pulverização mais confortável, você pode usar uma peneira fina.
No entanto, deve ser lembrado que a poeira inibe ligeiramente a fotossíntese da cultura, portanto, a pulverização não deve ser usada com muita frequência. É melhor alternar várias técnicas.
Fumigação
Esse método é usado com menos frequência do que os outros, mas vamos conversar sobre isso também. Pelo nome fica claro que as plantas devem ser fumigadas com fumaça. Você precisa aplicar a técnica ao ar livre. No talhão são colocados mato seco e matéria orgânica junto ao repolho. Quando a chama assume o controle, o pó do tabaco é jogado lá. O aroma que emana do fogo expele as pragas do local. É importante que não haja vento neste dia, caso contrário a técnica não será segura. Para 1 metro quadrado de área fumigada, são necessários 10 gramas de poeira. O beneficiamento é feito exclusivamente após a floração, caso contrário as abelhas não chegarão.
Importante: esta técnica não pode ser usada em estufas com plantas, a cultura simplesmente não aguenta tal impacto.As fumigações em estufas são realizadas como medida preventiva apenas antes do plantio.
Pulverização
Para pulverizar plantas de várias pragas, você também pode usar tabaco. Você pode diluí-lo para pulverização da seguinte forma:
- cuidadosamente despeje meio quilo de pó de tabaco em um balde;
- despeje 10 litros de água, mexa bem;
- deixe fermentar por três dias, mexendo a composição uma vez por dia;
- coar a solução, despejar em um borrifador e usar.
Você também pode fazer uma decocção. Pegue um recipiente desnecessário, ferva dois litros de água nele e despeje 50 gramas de pó de tabaco na água fervente. Reduza o fogo e cozinhe por meia hora. Depois disso, a composição deve ser infundida por um dia. Antes do uso, o caldo é diluído com mais dois litros de água e, em seguida, são adicionadas 4 colheres de chá de sabão líquido ou ralado.
Como no caso do uso seco, o tabaco também pode ser misturado às cinzas.... Você precisará de um copo de cada ingrediente. Essas substâncias são despejadas com um litro de água bem quente, deixadas para esfriar completamente. Antes de usar, acrescente dois copos de água fria e três colheres de sopa de sabonete líquido. Mexa e use imediatamente para pulverizar.
Se você tiver pó de tabaco líquido, tente a seguinte técnica. Pegue 400 mililitros da composição e despeje em um balde de dez litros de água morna. Deixe por dois dias e depois coe. Antes do uso, o concentrado é diluído em outros 10 litros de água pura e complementado com sabão ralado.
A dosagem é calculada da seguinte forma: para cada litro da composição, é necessária uma colher de chá de sabonete. Você precisa processar o repolho com essa solução imediatamente após o cozimento.
Agora, vamos dar uma olhada no intervalo em que você precisa usar pó de tabaco:
- espanando - não mais do que 2-3 vezes por temporada;
- fumigação - depois da floração (se for uma estufa, então antes do plantio), pode ser feito várias vezes por estação;
- pulverização - a cada 14-15 dias.
Todas as técnicas acima ajudarão a se livrar de quase todas as pragas que parasitam o repolho. Se o pó for usado como fertilizante, as próprias plantas não serão borrifadas com ele. O agente deve ser espalhado apenas no solo ou adicionado ao cavar um jardim.
Medidas de precaução
Ao tratar plantas com pó de tabaco, é preciso lembrar que esse é o alérgeno mais forte. Se você é alérgico, é melhor tomar outro remédio. Além disso, a poeira é volátil, o que significa que pode facilmente entrar nos olhos e no sistema respiratório. Para evitar isso, você deve usar óculos especiais, bem como um respirador ou atadura de gaze. As mãos devem ser protegidas com luvas. Se as plantas estiverem sendo cultivadas em uma estufa, faça uma pausa a cada 15-20 minutos e respire ar fresco. Qualquer substância que entrar em contato com a pele deve ser lavada imediatamente com água. Leve as roupas que costumava trabalhar com as plantas para a sala dos fundos e lave-as.
Importante: quaisquer decocções e infusões com pó na composição não podem ser cozinhadas nos pratos que você comer. Você precisa levar recipientes especiais que não são usados na culinária.
O comentário foi enviado com sucesso.