Como e como tratar o repolho de uma pulga?

Contente
  1. Por que as pulgas são perigosas?
  2. Espécie de inseto
  3. Por que eles aparecem?
  4. Como lutar?
  5. Medidas preventivas

Se o repolho jovem estiver coberto por uma rede de buracos, o problema provavelmente estará na atividade dos besouros de pulgas. Para não perder a safra em poucos dias, é preciso agir com rapidez, sem esquecer as medidas preventivas.

Por que as pulgas são perigosas?

A pulga é um pequeno inseto, na verdade um besouro das folhas, o que significa que se alimenta ativamente de mudas e, em geral, causa danos irreparáveis ​​às cabeças de repolho. As criaturas com comprimento não superior a 1,5-3 mm têm patas traseiras fortes que lhes permitem alçar vôo a vários metros de altura. Os insetos se reproduzem rapidamente e são capazes de destruir um arbusto inteiro em apenas alguns dias. Eles se tornam mais ativos em dias ensolarados e quentes, sem precipitação.

Na maioria das vezes, mudas de repolho são atacadas por besouros de pulgas, embora eles usem cabeças jovens de repolho com igual prazer. As criaturas comem os pratos de forma que comecem a se assemelhar a uma peneira devido aos orifícios de multiplicação. Como resultado, a planta geralmente não consegue formar uma cabeça de repolho e morre rapidamente. Em princípio, a criatura é capaz de praticamente esqueletizar as placas, raspando a pele.

A propósito, é bastante simples determinar que se trata de pulgas. Se você mexer levemente a folha de repolho, pequenos insetos brilhantes começarão imediatamente a pular para cima e para baixo.

Como os insetos preferem apenas folhas delicadas, eles causam o maior dano ao repolho de Pequim, cujos pratos não endurecem quase até a colheita. Neste caso, cortando um lindo garfo, você encontrará uma colônia inteira dentro. A gula da praga aumenta durante o aquecimento, mas no início de junho diminui ligeiramente. Em meados de julho, os besouros consomem as folhas já fortalecidas, causando um pouco menos de danos ao jardim.

Espécie de inseto

Apenas algumas espécies de pulgas são encontradas nas folhas do repolho. Indivíduos leves as plantas jovens da família das crucíferas são especialmente apreciadas. Eles têm um corpo escuro com um brilho metálico e uma cabeça amarelada. As dimensões do inseto não ultrapassam 4 milímetros. As larvas dos besouros pulgas de pernas claras preferem as lâminas das folhas em vez das raízes. Pulga preta pequena mais frequentemente encontrado em camas de repolho. É muito fácil identificá-lo pela cor monocromática do corpo de 2-3 milímetros de comprimento.

Bastante comum e pequeno insetos ondulados com corpo escuro e uma faixa amarela característica nas asas. Seus adultos esqueletizam as lâminas das folhas e as larvas consomem as raízes laterais. Além disso, o repolho, junto com outros vegetais, muitas vezes sofre de representantes entalhados da espécie. Ao contrário das listras onduladas, amarelas já são encontradas no corpo.

Por que eles aparecem?

As pulgas que atacam o repolho geralmente passam o inverno no solo, escondendo-se com segurança sob as folhas caídas. Com a chegada dos dias quentes, eles ganham vida... Em junho, as fêmeas colocam seus ovos no solo ou diretamente nas plantas. As larvas que aparecem após algumas semanas alimentam-se das raízes da couve e, depois de atingir a maturidade, atacam as folhas das cabeças da couve. Tudo isso acontece por diferentes motivos.

Por exemplo, as condições desfavoráveis ​​podem ser as culpadas: altas temperaturas e ar seco, que são ótimas para o crescimento populacional.

É claro que um grande número de ervas daninhas ou espessamentos nos canteiros provocam seu desenvolvimento. Se os restos das plantas não foram queimados no outono anterior, você pode ter certeza de que as pragas nelas escondidas já estão prontas para se mudar para o repolho. As razões para a propagação de insetos também incluem:

  • falta de escavação profunda do solo no final da temporada;
  • secagem do solo;
  • semeadura tardia das sementes, o que significa o enfraquecimento das mudas.

Como lutar?

Quando as pragas aparecem em plantas crucíferas, é melhor, em primeiro lugar, usar métodos populares e, depois, se eles não funcionarem, recorrer a produtos químicos mais eficazes.

Métodos tradicionais

É mais sensato tratar o repolho do besouro da pulga com misturas caseiras nos estágios iniciais ou pouco antes da colheita. Essa substância amiga do ambiente não prejudica a parte comestível da planta, mas resolve o problema de forma eficaz. Por exemplo, em campo aberto, seria bom organizar o pó. Este procedimento é realizado no início da manhã ou no final da noite, e sempre segue após a irrigação.

A própria mistura pode ser preparada a partir de cinzas e penugem de cal, tomadas em proporções iguais, ou pó de cinzas. Monocomponentes também são adequados:

  • pó de tabaco;
  • naftaleno;
  • Pimentão vermelho.

O “pó” acabado é colocado em um saco de gaze, meia de náilon ou peneira fina e, em seguida, sacudido uniformemente sobre as folhas de repolho, espanando as cabeças de repolho e o solo sob elas.

As plantas crucíferas também podem ser pulverizadas com uma variedade de preparações caseiras. A maioria deles, via de regra, permite não só proteger a cultura dos ataques de insetos, mas também alimentá-la.

  • Para criar uma solução de cinzas, a chave o componente é vaporizado com água fervente na proporção de 1: 3. Se você adicionar lascas de sabão em pó à mistura, poderá melhorar sua fixação nas folhas verdes.
  • Polvilhe com a tintura de repolho e alho, mas vale a pena fazer enquanto o líquido ainda está quente. Na fase de cozimento, um copo de dentes de alho, o mesmo número de lâminas de suas folhas, assim como enteados de tomate são cortados nos menores fragmentos. Um moedor de carne ou liquidificador ajudará a lidar com a tarefa. A massa é despejada com 10 litros de líquido aquecido e complementada com uma colher de sopa de sabão ralado.
  • Livrar-se das pulgas permitirá infusão de 0,5 kg de folhas e raízes de dente de leão, 10 litros de líquido e uma colher de sopa de sabonete.
  • Será muito eficaz diluir excrementos de frango em uma proporção de 1: 20 e deixe fermentar na rua por cerca de duas semanas.
  • Definitivamente, será possível remover insetos com a ajuda de vinagre... O principal componente dessa mistura são 250 mililitros de vinagre de mesa a nove por cento ou algumas colheres de sopa de essência, e esse componente é diluído no mesmo balde de água.
  • É considerado bastante eficaz para regar as camas. solução de sabão de tabaco... Durante o cozimento, primeiro é necessário despejar 200 gramas de tabaco com 10 litros de água recém fervida e, depois de esperar que esfrie, coar tudo e adicionar lascas de sabão.
  • Infusão de absinto é obtido a partir de 100 gramas de grama e um balde de água.
  • Para caldo de batata você precisa de 4 quilos de batatas e 10 litros de água fervente. Recomenda-se diluir o caldo após coar antes da irrigação com mais 10 litros de água.
  • Caldo de tomate preparado com 2 quilos de tampos secos ou 4 quilos de água fresca, bem como um balde de água fria. Primeiro, a mistura é infundida por cerca de 4 horas e, em seguida, fervida em fogo baixo por cerca de meia hora. Depois de esfriar e coar, o caldo é combinado com água limpa na proporção de 1 para 1 e complementado com 40 gramas de sabonete líquido.
  • Para combater a pulga, os jardineiros também se preparam uma mistura de 20 mililitros de amônia e 10 litros de água. A presença de amônia na composição fornece um aumento adicional da massa verde da planta.
  • Alguns jardineiros preferem lutar contra os "conquistadores" com armadilhas pegajosas caseiras. A base, que é um pedaço de tecido grosso, papelão ou um pedaço de compensado fino, é fixada em um bastão e revestida com resina ou substância adesiva semelhante. A estrutura deverá ser instalada no jardim.
  • Também vale a pena tentar salvar suas colheitas. usando um pano embebido em diesel usado ou óleo de carro... Os espaços em branco são dispostos em caixas de papelão colocadas perto das camas. Depois de alguns dias, eles mudam.
  • A brancura ajuda a expulsar as pragas dos canteiros. Pedaços de tecido velho com lados iguais a 30 centímetros são embebidos na solução do medicamento. Além disso, eles são distribuídos pelos leitos de forma que pelo menos um exemplar seja encontrado em cada metro quadrado. Todas as noites, os trapos devem ser umedecidos com uma nova porção de hipoclorito de sódio.
  • Outra receita eficaz é usar alcatrão de bétula... Uma colher de chá do medicamento é diluída em um litro de água com uma pequena quantidade de sabonete líquido.

Produtos químicos

Se a cultura estiver em condições de danos severos, então será possível destruir a praga somente com a ajuda de um veneno forte. A química deve ser usada muito antes da colheita das cabeças de repolho.

  • Você pode envenenar uma pulga com um universal Bi-58diluído em 5-10 litros de água.
  • Se a praga atacou em um momento em que a temperatura da rua foi fixada em 24-35 graus Celsius, então é melhor usar "Decis". A droga tóxica mata imediatamente a praga e não é removida dos lençóis pelos próximos 20 dias.
  • "Imidalite" mais adequado para desinfecção de sementes, e "Diazion" - para o tratamento de canteiros, realizado antes da transferência das mudas para o terreno aberto.
  • Resultados rápidos podem ser alcançados "Bankol", causando paralisia do sistema nervoso de uma criatura prejudicial após 3 dias. Nesse caso, apenas 7 gramas da substância devem ser usados ​​por balde de água.
  • Conveniente para usar meio tóxico "Aktaroy" ação contato-intestinal, que não requer diluição adicional e se decompõe rapidamente no solo.
  • Bom e Actellik. A solução obtida pela combinação de 2 mililitros da droga e 2 litros de água entra nas lâminas das folhas, e os insetos, que as consomem para se alimentar, morrem rapidamente.
  • "Iniciativa" pode-se utilizá-lo para mudas, bem como imediatamente após sua transferência para o campo aberto.
  • De produtos biológicos para cultura são adequados Fitoverm, causando paralisia da criatura 10 horas após o tratamento, bem como "Aktofit". Este último na quantidade de 4 mililitros é diluído em 10 litros de água e utilizado imediatamente para pulverização. O tratamento deve ser realizado em dia quente, quando a temperatura está na faixa de +16 a +28 graus, pois a eficácia do inseticida diminui no tempo frio. Após apenas 12-18 horas após a pulverização, os insetos irão parar de se mover, e após 2-3 dias eles morrerão completamente.

Em geral, ao trabalhar com todas as preparações químicas, deve-se lembrar que sempre devem ser diluídas de acordo com as instruções, e todos os processos devem ser tratados protegendo os olhos, a pele e os órgãos respiratórios. A pulverização é realizada em um dia seco e calmo, de preferência à noite, quando a atividade das contas de pulga diminui.

Medidas preventivas

A prevenção oportuna é um dos métodos mais eficazes de proteger o repolho dos besouros da pulga. Assim, depois que as mudas estiverem em campo aberto, elas precisarão ser cobertas com um tecido não tecido especial - por exemplo, um spandbond. Graças a isso, enquanto as mudas vão ficando mais fortes, não vão sofrer pragas, e então, quando a folhagem já tiver adquirido a rigidez necessária, o material pode ser retirado. A areia de rio, que forma uma camada de 1 centímetro de espessura, pode se tornar uma alternativa à tela protetora.

Plantar próximo a uma safra de coentro, alho ou endro dará bons resultados. Todas essas plantas têm um odor forte, desagradável para os besouros pulgas, e por isso formam uma espécie de parede protetora. As variedades tardias de repolho são mais bem protegidas colocando capuchinhas, malmequeres e calêndulas em canteiros adjacentes.

As medidas preventivas incluem o desdobramento diário de absinto recém-colhido entre as fileiras. A água destinada à irrigação pode ser complementada com óleos de pinho e abeto, bem como com tintura de corvalol e valeriana. Um componente adicional na quantidade de 10-15 gotas é usado em um balde de água decantada. Certas regras agronômicas também são importantes para proteger as crucíferas. É importante liberar regularmente as ervas daninhas nas plantações e, após a colheita, é imprescindível cavar o solo - para que insetos escondidos no solo apareçam na superfície e morram de frio.

A prevenção cuidadosa também inclui a manutenção da rotação de culturas, tratamento da semente, irrigação frequente e fertilização regular.

A propósito, regar realmente desempenha um papel significativo, porque os besouros das folhas são especialmente bons em climas quentes e secos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário