Traça do repolho: descrição e métodos de luta
A traça do repolho é um inseto parasita que não custa nada para estragar toda a plantação. Ela vive, se desenvolve e procria por isso. Pode não sobrar nada da colheita sazonal de repolho se você deixar as coisas seguirem seu curso e não entrar em oposição à traça. E isso pode e deve ser feito se a praga já estiver visível na planta.
Descrição da praga
A traça-do-repolho é um inseto do gênero das borboletas, possui asas de até 8 mm de comprimento, de coloração marrom claro. Ela parece um tanto desbotada, portanto, está longe de ser impressionante. E de longe não funcionará em nada ver a mariposa: ela se disfarça com sucesso como galhos comuns de cor marrom. A mariposa põe ovos dos quais as lagartas eclodem.
E agora eles ficam felizes em comer folhas de repolho, e os insetos adultos não são avessos a festejar com o néctar da flor. Ao mesmo tempo, uma mariposa adulta pode colocar no máximo 5 ovos, eles são muito pequenos, apenas 0,4 mm. Os ovos são esverdeados e pouco realistas.
Eles os colocam bem no repolho e, após 3 dias, você pode esperar lagartas, que formarão pupas em 3-4 semanas.
O principal tipo de inseto-praga é chamado de traça do repolho, mas a lagarta tem o efeito mais formidável na colheita. Assim que nascem, começam a comer as folhas e muito rapidamente danificam gravemente a planta. Para destruir 1 cabeça de repolho, por exemplo, bastam 2-3 lagartas! E se uma família inteira se instalou na cabeceira do repolho, nem é preciso dizer com que rapidez eles vão destruir a safra. A planta afetada diminuirá o crescimento e então começará a apodrecer completamente. E tudo por causa da pequena e indefinida mariposa e suas larvas.
Quando as lagartas comem uma cabeça de repolho, elas não se acalmam e começam a seguir a outra, rastejando calmamente para a próxima. E quando a lagarta renasce em uma mariposa, ela para de comer repolho, mas de bom grado cria descendentes em suas folhas. É por isso que esse círculo vicioso deve ser rompido e não se deve continuar o processo de postura, incubação, maturação, etc.
Razões para o aparecimento
O aparecimento desse parasita é cíclico. Depende principalmente do contexto climático, do nível dos indicadores de temperatura e umidade. Acredita-se que esse tipo de mariposa em massa se espalhe nos anos com invernos quentes e bastante úmidos, os chamados invernos amenos. Graças a esse clima, as ervas daninhas crucíferas se desenvolvem mais cedo do que o normal e são elas que se tornam a base da forragem da primeira geração do parasita. E se então a dinâmica das temperaturas positivas é estável, então a primeira geração de mariposas se desenvolverá ativamente e sem obstáculos, e então o tempo da segunda geração chegará e um ciclo completo começará.
Calor, verões secos também são condições muito boas para o parasita. Em tal estação, é a traça do repolho que pode se tornar o líder em pragas que destroem maciçamente as plantas crucíferas. Outro fator de risco que o residente de verão pode influenciar definitivamente é o cultivo permanente de lavouras em um só lugar. Se o repolho crescer no mesmo ponto da parcela por 6-8 anos consecutivos, o risco de um infortúnio, como a traça do repolho, aumenta significativamente.
Em um clima quente, a praga pode produzir até seis gerações, em condições climáticas mais severas - não mais do que duas ou três gerações.
Métodos de controle
Se uma praga for encontrada no local, todas as plantas crucíferas precisam ser processadas, não apenas o repolho. Se mostarda, nabo, colza, rabanete ou rúcula crescem no jardim, eles também estão em risco. As próprias borboletas começam a voar sobre as plantas tarde, após o pôr do sol, então consertá-las é problemático. Mas se forem encontradas folhas danificadas, com grande probabilidade podemos falar de mariposas.
Se você virar o interior da folha, poderá ver as lagartas comendo-a. Uma inspeção superficial da planta de cima pode resultar em nada. É óbvio que a planta sofrerá com o ataque de parasitas - letargia geral, fraqueza, aparecimento de manchas amarelas nas folhas são sinais de danos muito característicos. Se o amarelecimento cobriu toda a cabeça do repolho, é quase a morte da planta.
Produtos químicos
É claro que poucos residentes de verão ou jardineiros desejam usar "química" em seu site. É lógico que você queira se livrar da praga o mais suavemente possível, sem nenhum risco para a cultura, mas nem sempre isso é possível. Se for constatado que mais de 10% de todas as plantas já são afetadas pela traça do repolho, então são os agentes químicos que devem ser usados. Se houver mais de 3-5 larvas em um arbusto de repolho, você não pode hesitar.
"Química" de quais classes podem ser usadas:
- neonicotinóides;
- piretróides;
- compostos organofosforados.
Estes grupos incluem Karbofos, Chlorofos, Karate, Aktellik, Nurell, Ambush, Fury, Ripkod, etc. conhecidos pelos residentes de Verão. Qualquer uma destas drogas requer a estrita observância das medidas de segurança.
São agentes tóxicos, condicionalmente perigosos para o próprio usuário e para a cultura. Se você ultrapassar a dosagem, é errado diluir a composição, você pode destruir a planta.
Um dos produtos químicos mais populares contra a traça do repolho é o Actellik. É um inseticida químico de classe de perigo 2. O medicamento é considerado muito tóxico, mas devido à sua forte ação apresenta grande eficácia. É lançado em ampolas de 2 ml cada. O produto deve ser dissolvido em água. Uma solução pronta a partir de um equipamento especial já está sendo pulverizada. A pessoa que realiza o tratamento deve estar protegida: são necessários óculos, respirador, luvas. Caso contrário, você pode ter uma forte reação alérgica, etc. O processamento da safra deve ser adiado para o dia em que o tempo estiver claro, estável e os próximos dias não prometem chuva. Durante esses dias, todas as pragas que estão firmemente arraigadas no repolho morrerão. Eles não terão tempo de passar para outras cabeças de repolho e outras crucíferas.
Mas os inseticidas químicos também têm desvantagens: não deixam chance para lagartas e borboletas, mas podem não afetar pupas e larvas adultas. Para destruí-los, você terá que realizar um novo procedimento após algum tempo (jogo de "acabamento"). Antes de usar qualquer produto químico proposto, é necessário ler atentamente suas instruções (pode haver nuances fornecidas pelo fabricante) e certificar-se do tempo de processamento. O tratamento químico não é possível durante todos os períodos de crescimento da planta.
Agentes bacterianos
Caso contrário, eles são chamados de inseticidas microbiológicos. Eles são baseados em esporos bacterianos e suas toxinas. Uma lagarta que come uma folha de um repolho ou outra planta crucífera não suspeita que tenha sido tratada com essa "arma" bacteriana e fica paralisada por causa disso. As preparações deste ciclo são eficazes apenas se a temperatura externa estiver acima de +16, neste momento a atividade alimentar da mariposa aumenta. Os insetos, aliás, não morrem imediatamente, somente após 3, ou mesmo 5 dias. Deve-se notar que as preparações bacterianas não têm efeito em humanos e animais, não são tóxicas para eles, o que as torna mais preferíveis.
Bactospeína, Lepidocida, Dendrobacilina, Gomelina e também Entobacterina estarão na lista com esses fundos. Tomemos, por exemplo, "Lepidocida" - bactérias em sua composição matam a traça do repolho em 2 dias. Se você pulverizar as plantas com esta preparação, sua proteção será prolongada por 2 semanas. E isso afeta significativamente o nível de rendimento.
Mas os agentes bacterianos têm suas desvantagens.A traça do repolho desenvolve imunidade a eles, portanto as preparações devem ser alternadas em caso de uso repetido.
Métodos populares
Muitos problemas no jardim podem ser resolvidos com os chamados métodos populares. Por exemplo, fisicamente, você também pode lidar com mariposas, mas apenas se houver muito pouco disso na planta. Se você visa a coleta manual de alguns comedores de repolho, é possível interromper o ataque. Mas ainda é difícil, porque apenas algumas pragas se assentam na superfície das folhas do repolho, não mais do que 30%, o resto, infelizmente, não pode ser abordado.
Outras medidas populares incluem infusões. Se você borrifar as plantas com uma infusão de tanásia ou celidônia, absinto e talvez topos de batata, a mariposa também pode recuar. Para meio balde de verduras picadas das plantas listadas, adicione a mesma quantidade de água fervente, em proporções necessariamente iguais dos componentes. A grama é derramada com água fervente e esperada por um dia. Em seguida, deve-se filtrar a composição medicinal e borrifar a planta com esse agente.
Você também pode tratar o repolho com cinzas. Dizem que não há remédio melhor para as lesmas do repolho, mas descobriram que também podem combater as mariposas. Propõe-se a dissolver dois copos de cinzas em 10 litros de água e jogar uma barra inteira de sabão em pó de boa qualidade. E toda essa composição precisa ser mexida com cuidado, eles são borrifados com folhas de repolho danificadas.
Mais algumas receitas contra a traça do repolho.
- Pegue a casca de cebola e o fumo, cada ingrediente por 200 ge deite 10 litros de água sobre eles. A solução deve ser fervida por 2 horas e, no final da fervura, adicionar 200 g de dentes de alho finamente picados à composição. A composição resfriada é filtrada, em vez de água fervida, adiciona-se água doce de modo que o volume do líquido seja de 10 litros.
- Pó de mostarda na composição de 100 g é despejado em 10 litros de água fervida - a mistura é infundida por 2 dias. Antes de usar, a solução é filtrada e diluída com água um a um.
- Meio quilo de folhas frescas de dente-de-leão finamente picadas (se não, você pode substituir 1 kg de folhas secas) são despejadas em 10 litros de água quente. Esta solução é infundida por 12 horas, após o que é filtrada. Para borrifar o repolho, o concentrado é diluído em água na proporção de 1 a 3, 1 colher de sopa de qualquer sabonete líquido é adicionada.
As borboletas mariposas também podem ser capturadas com armadilhas especiais. Papelão ou algo semelhante denso é pintado de amarelo (você pode simplesmente colar sobre ele com papel amarelo brilhante). Sua superfície deve ser untada com algo pegajoso - vaselina ou apenas cola grossa. E essas armadilhas são penduradas perto das cristas do repolho: são muito atraentes para as mariposas.
Contudo, esse método popular pode ser substituído por uma armadilha especial de feromônio totalmente oficial para compra única. Eles são prejudiciais apenas para os insetos, atraem apenas eles.
Na loja, você deve esclarecer definitivamente para qual praga específica a armadilha foi comprada.
Medidas preventivas
A principal e confiável forma de prevenir o ataque da traça do repolho é por meio de uma rotação de culturas. Mesmo que a mariposa não seja tão terrível, uma diminuição na produção devido à diminuição na concentração de minerais no solo deve alertar o jardineiro. A cada 3-4 anos, as cristas precisam ser trocadas. O que mais você pode fazer para prevenir a traça do repolho:
- remova completamente toda a grama no outono e, em seguida, remova-a do local e só então cave o solo;
- cavar o solo qualitativamente, profundamente, porque a traça passa o inverno no solo - após a colheita, o parasita é cavado no solo e todo o frio fica lá;
- se você está empenhado no plantio de variedades e híbridos precoces, comprovados e resistentes, pode deixar o repolho crescer significativamente até o momento de um possível ataque de uma mariposa, e uma planta crescida e mais forte o tolera melhor;
- a inspeção de mudas emergentes (especialmente durante a seca) ajuda a não ignorar a praga, plantas bem cuidadas têm mais chances de passar com calma pelo ciclo de vida estabelecido.
Então, uma vez, enquanto no jardim, olhando sob as folhas do repolho, em plena luz do dia, você pode tropeçar em jovens lagartas vorazes. Ou o residente de verão os ataca ou eles são a colheita do jardineiro. Cuidado e luta vitoriosa por uma rica colheita!
O comentário foi enviado com sucesso.