Como lidar com uma colher de repolho?
A colher de repolho é um inseto noturno cujas lagartas infectam muitas culturas, incluindo batata, repolho, tomate e muito mais. Ela pode aparecer em absolutamente qualquer canteiro de jardim, você não pode ter certeza contra isso. Qual é a aparência dessa praga e quais métodos de lidar com ela são melhores para usar, leia abaixo.
Descrição da colher de repolho
A colher é uma família de borboletas que são pragas de jardim. Trata-se de um inseto noturno, que em geral, na idade adulta, não prejudica o plantio, mas suas larvas durante o desenvolvimento podem destruir completamente as plantas. Existem muitas variedades desta borboleta: jardim, repolho, inverno, exclamação e outros. O inseto é polífago, principalmente as culturas crucíferas.
Externamente, a borboleta parece uma mariposa. Você pode distingui-lo por suas asas. As frontais são castanho-escuras com manchas e linhas castanhas, enquanto as traseiras são pintadas de cinzento, apresentando uma tonalidade mais escura nas orlas. O tamanho de suas asas pode chegar a 5 centímetros. As dimensões da própria borboleta podem ser diferentes, isso depende de muitos fatores.
Essa praga é ativada apenas no final da primavera ou no início de junho, após o qual literalmente imediatamente começa a se multiplicar e a pôr ovos. No total, até 3 gerações desta borboleta podem aparecer ao longo de toda a estação - depende apenas da região e do clima nela.
Avançar, após 10-12 dias, lagartas vorazes aparecem dos ovos, de cor cinza ou verde escuro. Eles precisam comer continuamente e, portanto, comem ativamente repolho e outras culturas crucíferas, privando-os de sua apresentação e forçando-os a entrar em colapso, o que posteriormente leva à morte das plantas. Esses insetos nocivos são ativos principalmente à noite e, durante o dia, preferem descansar.
Sinais e causas do aparecimento
Vamos começar com os sinais de um parasita:
- nas mudas jovens, as lagartas roem ativamente os troncos das mudas, após o que as plantas caem, o que é um dos sinais de ativação das larvas;
- durante a fixação das cabeças de repolho na folhagem, é possível ver os buracos e as veias grossas restantes - locais onde se comia a polpa mais suculenta.
Além disso, se você não tomar certas medidas, a colher de repolho pode destruir completamente a cultura, privando a planta de grande parte de sua folhagem e causando o apodrecimento por dentro.
Se falamos sobre a razão do aparecimento deste inseto nocivo, então é óbvio - a presença de comida. Particularmente atraente para este parasita é o cheiro de cereais, feno ou rações compostas. Por causa disso, enxames de insetos muitas vezes podem ser vistos perto de armazéns de grãos e dependências.
Além disso, a colher de repolho pode aparecer devido à abundância de ervas daninhas, já que a borboleta muitas vezes põe ovos nelas.
Medidas de controle
Produtos químicos
Os produtos químicos são altamente eficazes, mas muitos residentes de verão não gostam de usá-los. O motivo dessa atitude é a alta toxicidade desses agentes. Eles dão um resultado rápido e de longo prazo, mas não prejudicam apenas os insetos parasitas, mas também destroem os benéficos, por exemplo, as abelhas polinizadoras.
Além disso, os insetos podem desenvolver dependência a uma determinada droga e, portanto, fazendo várias pulverizações, é necessário o uso de diferentes meios.Eles usam esse tipo de droga com mais frequência em casos avançados, quando nenhum outro meio está ajudando.
Se falarmos sobre as próprias drogas, então mais frequentemente entre elas estão fundos como:
- Iskra-M;
- "Sherpa";
- "Pó";
- "Piretro";
- Inta-Vir.
Eles se mostraram bem em ação no jardim e são capazes de livrar você completamente de lagartas nocivas.
Observe que antes de processar a planta, é necessário ler as instruções para o preparo de uma solução à base do produto químico e sua dosagem, bem como para sua posterior utilização, caso contrário há risco de danos ao plantio. Além do mais, é necessário processar a colheita pelo menos um mês antes da colheita, caso contrário permanecerão produtos químicos, que podem não afetar da melhor forma o corpo humano e causar envenenamento.
Para se livrar dos parasitas dessa forma, você deve comprar equipamentos de proteção, incluindo pelo menos luvas de borracha e uma máscara, e também seguir rigorosamente todas as regras de segurança.
Além disso, vale a pena considerar as condições climáticas para o tratamento químico. Em dias nublados não adianta borrifar as plantas, pois depois da chuva terá que refazer o tratamento.
Agentes biológicos
O método biológico de controle não é menos eficaz do que o uso de produtos químicos. Esse método envolve o uso de inimigos naturais desse inseto nocivo, vários antibióticos, além de inseticidas fúngicos e bacterianos. Eles são completamente inofensivos, mas seu uso pode parecer um pouco mais complicado do que o uso de produtos químicos.
Se falamos de inseticidas, então eles são usados em pequenas quantidades e na maior parte são combinados com agentes químicos, o que aumenta sua eficácia e eficiência várias vezes.
Dentre todos os produtos biológicos do momento, os mais demandados são:
- "Bitoxibacilina";
- "Lepidocida";
- Fitoverm.
Antes de usá-los, você deve ler as instruções.
Se falamos sobre os inimigos naturais de insetos nocivos, então eles geralmente se referem a ácaros predadores, que estão prontos para se banquetear com lagartas com prazer. Além disso, insetos como tricogramas podem ser usados. Eles são capazes de destruir os ovos de borboletas nocivas, colocando seus próprios neles.
Você pode comprar esses assistentes em lojas especiais. Esses insetos benéficos são utilizados principalmente em pequenas parcelas de jardim, por apresentarem alto custo.
Remédios populares
Os remédios populares estão em demanda entre os residentes de verão. São fáceis de usar e você mesmo pode fazer em casa e sem nenhum custo especial. A grande vantagem das soluções feitas de acordo com as receitas populares é que elas estão disponíveis e são totalmente inofensivas. Alguns deles são para regar as plantas e outros para pulverizar. No entanto, notamos que tais misturas não visam exterminar insetos nocivos, mas espantá-los com a ajuda de aromas bastante específicos e pungentes.
Por exemplo, para combater insetos nocivos, uma solução à base de pimenta vermelha é adequada. Você precisará de 0,1 kg do componente principal fresco ou 20 gramas seco, além de um litro de água. Tudo isso precisa ser fervido por cerca de uma hora, após o que é necessário coar a mistura resultante e deixar por 2 dias para tintura.
Após esse tempo, o caldo deve ser diluído em 10 litros de água, misturado e pulverizado com as plantas.
Um remédio eficaz é o absinto amargo. Você precisará de 0,25 kg deste componente e um balde de água quente. Após 6 horas de infusão do líquido, a solução pode ser usada em plantas.
Existe outra receita de absinto. Para isso, você precisa de um quilo do componente. Deve ser fervido em 3 litros de líquido por cerca de 15 minutos, depois coar. Separadamente, é preciso insistir nos excrementos de pássaros por cerca de 2 dias com o cálculo de 100 gramas de um componente por 3 litros de líquido, após o que ambas as misturas devem ser misturadas, diluídas em 10 litros de água. Além disso, a solução pode ser usada em plantas, pulverizando-as 2 vezes em intervalos de uma semana.
Um bom componente para soluções é a bardana. Esta planta deve estar bem compactada em um recipiente de forma que ocupe exatamente a metade. O restante deve ser enchido com água, após o que a solução deve ser deixada em infusão por 3 dias.
Além do mais, não menos eficazes para combater uma borboleta nociva serão as soluções feitas à base de erva-leite, maconha, tabaco ou tomate. Observe que para que a solução se fixe bem na folha do repolho, você pode colocar sabonete líquido nela ou adicionar 40 gramas de sabonete doméstico.
Método agrotécnico
Este método não tem como objetivo combater a praga, mas sim de caráter preventivo e ajuda a evitar o aparecimento de uma borboleta nociva.
O método agrotécnico inclui o controle de ervas daninhas, que devem ser removidas de forma contínua. Inclui também o cultivo de espaçamentos entre linhas, o que implica o afrouxamento regular do terreno, bem como a aração em queda profunda, que ajuda a melhorar o estado do sistema radicular e a aumentar a resistência da plantação aos ataques de insetos.
Como lidar com uma colher de repolho, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.