Qual é a aparência de um gorgulho em um morango e como lidar com isso?

Contente
  1. Descrição da praga
  2. Sinais de derrota
  3. Medidas de controle
  4. Profilaxia

Para obter uma rica colheita de morangos, não basta plantá-los e processá-los corretamente. Às vezes, insetos invisíveis, chamados de gorgulhos, podem destruí-lo. A tarefa do jardineiro é ver o perigo a tempo e livrar-se dele.

Descrição da praga

O nome científico da praga é gorgulho da framboesa e morango (Curculionidae). Pode infectar ambas as culturas, destruindo uma parte significativa da fruta. Besouros se alimentam de botões de flores de plantas, movem-se com calma de um arbusto para outro.

O gorgulho pertence à ordem dos coleópteros, a família dos gorgulhos. A praga do morango parece um besouro comum. Na aparência, é pequeno, o comprimento do corpo é de 2-3 mm, incluindo a tromba alongada localizada na cabeça. Por esse recurso, o inseto é chamado de elefante. Ele tem um corpo negro coberto por uma densa camada de cabelos. As pragas podem hibernar perfeitamente nos caules ou folhas que permanecem no local. Se não houver escombros, os gorgulhos simplesmente se enterram no solo, passam o inverno no mesmo lugar, não muito longe da superfície.

Na primavera, assim que fica mais quente, eles iniciam uma atividade vigorosa, alimentando-se do verde emergente das plantas. A época de reprodução chega no final da primavera. A fêmea deposita as larvas diretamente nos botões, distribuindo estritamente um ovo em cada um deles. Protegendo a prole da morte, ele obstrui o buraco com seus próprios resíduos. Para que durante o desenvolvimento não desapareçam, a fêmea roe ligeiramente cada "incubadora". Os botões não podem mais se abrir, simplesmente permanecem pendurados no arbusto e depois caem no chão.

Depois de um certo tempo, as larvas nascem. Eles têm um corpo branco com cerca de três centímetros de comprimento e uma cabeça marrom. As pragas glutões rapidamente destroem o botão e se transformam em pupas. O processo de transformação em adulto dura 8 dias. Os jovens besouros emergentes sobem novamente nos brotos de morangos ou framboesas, começando a comer suas folhas. As pragas partem para o inverno quando a temperatura média diária cai para 10 graus.

Uma fêmea pode colocar até 50 ovos por temporada. O gorgulho emergente dos morangos pode destruir a maior parte da colheita.

Os gorgulhos escolhem os botões de flores masculinos para colocar os ovos. Eles têm estames deliciosos, dos quais se alimentam as larvas nascidas.

Sinais de derrota

Na maioria dos casos, a presença de um besouro gorgulho na área do jardim permanece por muito tempo despercebida. As pragas tornam-se visíveis quando os botões se desfazem, e mesmo assim nem sempre.

Esses insetos secretos exigem uma inspeção cuidadosa dos arbustos de morango pelo menos uma vez por semana. Essas medidas ajudarão a detectar e destruir as pragas a tempo.

Vale lembrar que alguns indivíduos não farão muito mal aos morangos. Portanto, ao ver um besouro, você precisa destruí-lo, mas não entre em pânico. No entanto, quando uma colônia inteira é formada, uma ação deve ser tomada rapidamente. Mas o fato é que o aparecimento de um grande número de pragas significa que os morangos ficaram mal cuidados. Afinal, os besouros não podem voar de longe. Provavelmente, o jardineiro não notou sua aparência por um longo tempo. Eles, sentindo-se à vontade, conseguiram se multiplicar.

Os besouros podem rastejar ou voar de uma área adjacente. Eles se alimentam e hibernam perto dos locais onde as larvas podem ser depositadas. Os gorgulhos podem ser vistos no início do outono ou na primavera. É então que você deve prestar atenção especial aos seguintes sinais.

  • Buracos pouco visíveis nas folhas de morango. Esses danos são deixados pela probóscide dos gorgulhos. Se não houver besouros, ou se houver poucos, os rastros não serão perceptíveis. Mas quando quase toda a superfície das folhas parece danificada, vale a pena examinar cuidadosamente os arbustos de morango para começar a brigar com pessoas indesejadas.
  • A presença de botões murchados, caules roídos. Quando há muitos deles, não é difícil determinar se há uma praga aqui.
  • As bordas das folhas com vestígios de estragos, como se alguém as estivesse comendo. Provavelmente, é exatamente assim que se parecem os traços da atividade vital do elefante.

Medidas de controle

Quando há poucas pragas, não é tão difícil lidar com elas. Mas não se pode deixar tudo como está, sem fazer nada, é fácil perder o momento da rápida liquidação da colônia. Há boas chances de você ter um problema difícil, perder safras ou até mesmo as próprias plantas.

Na melhor das hipóteses, o jardineiro perderá metade da colheita. Além disso, os insetos, depois de se multiplicarem, começarão a destruir as plantações vizinhas com folhas que são saborosas para eles. Derrotar as pragas não será mais fácil. Levará mais de uma temporada para remover um grande número de intrusos.

Mesmo em uma situação difícil, existe uma chance de se livrar do problema. O desenvolvimento de um conjunto de medidas para proteger o local das pragas ajuda a destruí-las de forma rápida e eficiente. O primeiro processamento dos morangos é realizado no início da primavera. A praga tem medo do frio e se esconde em abrigos no inverno. Depois que a neve derrete, as camas precisam ser derramadas com água fervente ou borrifadas com inseticidas.

É possível matar insetos que hibernam na folhagem queimando-a, mas aqui você deve observar as medidas de segurança e queimar os restos em um local especialmente preparado. Recomenda-se regar a parcela novamente antes da floração. Durante a frutificação, o processamento deve ser feito com cautela. Envenenar besouros é perigoso, pois o veneno pode se acumular nas frutas.

Entre os muitos remédios para o gorgulho, uma substância como o ácido bórico deve ser distinguida. Se você polvilhar morangos com uma solução, você não só pode se livrar das pragas, mas também melhorar o sabor dos frutos silvestres. Para proteger as plantas do gorgulho, os corredores são polvilhados com cinzas.

A luta para preservar a colheita do morango e protegê-la do gorgulho deve ser feita de forma integrada, utilizando técnicas agrícolas, preparações químicas e biológicas. As mais eficazes são as seguintes ações.

  • Sacudindo besouros em um pano espalhado sob os arbustos. Depois disso, é rapidamente coletado e os insetos são limpos em um balde de querosene. De manhã, quando o gorgulho não está muito ativo, esse método é especialmente bom.
  • Iscas de dispersão, armadilhas.
  • Coleção de botões murchados e caídos, sua destruição imediata.
  • Pulverizar plantas com bioinseticidas, decocções ou preparações de contato.
  • Executar medidas preventivas de outono que contribuam para a destruição da praga.

A pulverização com produtos químicos é realizada apenas como último recurso e, o mais importante, antes que as primeiras flores apareçam.

Na luta contra o gorgulho, os seguintes métodos são considerados os mais eficazes:

  • biológico;
  • químico;
  • folk;
  • com a ajuda de outras plantas;
  • atraindo inimigos naturais.

Tudo isso em conjunto com o uso de medidas agrotécnicas (soltura e fertilização do solo, uso das regras de rotação de culturas, limpeza de áreas de resíduos vegetais).

Químico

O método de processamento de camadas de morango com preparações inorgânicas é denominado químico. É um dos métodos de proteção fitossanitária mais eficazes e minimamente nocivos. As drogas modernas combatem as pragas pontualmente. Além disso, eles matam não apenas os besouros adultos, mas também suas larvas.

Quando a colônia de pragas é significativa, os inseticidas industriais ajudarão a destruí-las completamente. O principal é escolher o remédio certo. Entre as formulações mais populares que podem ser usadas para tratar o gorgulho, as mais populares são as seguintes.

  • "Fufanon". Uma preparação moderna, tóxica para os insetos, com um odor desagradável.Pode ser usado quando não houver abelhas por perto. Por 1 sq. m é necessário diluir 1,5 ml do produto em meio litro de água. No verão, são realizados dois tratamentos de plantio de morango.
  • "Kemifos". Tem um nível de perigo suficiente, portanto, o tratamento é realizado antes da floração em dia seco, fresco e sem vento.
  • Actellik. A substância ativa penetra no interior, matando rapidamente os insetos. O processo leva de 3 a 10 dias após o processamento.
  • "Alatar". Tem um efeito depressor no sistema motor dos insetos, mata-os por envenenamento. Uma propriedade importante do medicamento é que permanece na planta após a chuva e a rega.
  • "Comandante". Tem um efeito sistêmico. Quando pulverizado em arbustos de morango, causa paralisia de insetos nocivos.
  • "RAM". O medicamento é eficaz no início do brotamento. Protege os morangos por 4 semanas após o processamento. Além do gorgulho, mata pragas como pulgões e tripes.

É importante saber que esse processamento deve ser realizado uma semana antes da floração e um mês antes da colheita. Para alcançar um resultado duradouro e não tornar-se viciante, recomenda-se a troca dos medicamentos. Durante a pulverização, deve-se usar roupas de proteção e, após o procedimento, tomar banho, enxaguando os restos da substância ingerida.

Biológico

O uso de inseticidas à base de substâncias naturais não é menos eficaz. Os seguintes produtos biológicos pertencem a esta categoria de agentes de proteção.

  • Fitoverm. A composição contém microorganismos. Mata muitas pragas, mas é especialmente eficaz contra gorgulhos. A morte da colônia após a pulverização com uma solução de morangos afetados ocorre em 5 dias.
  • Fitosporin. É usado principalmente como agente profilático. Baixa toxicidade. Uma semana após o processamento, você pode comer as frutas colhidas.
  • Sabonete verde. Uma substância espessa com um odor característico de sabão, usada para proteção durante a floração e a frutificação. Penetrando dentro do besouro, lá se torna cola e mata as pragas. É utilizado na presença de um pequeno número de pragas.

Folclórica

Se o problema não for muito agudo, é melhor usar remédios populares para combater o gorgulho. Eles são, claro, menos eficazes, mas podem servir como uma medida preventiva e uma forma de espantar o gorgulho. Entre os remédios populares que podem ser usados ​​nessa luta, destacam-se os seguintes.

  • Iodo. Dissolva uma colher de chá da substância em 10 litros de água. O produto resultante é pulverizado em todos os arbustos de morango. Para evitar que as folhas queimem, é melhor trabalhar tarde da noite ou não muito quente durante o dia.
  • Amônia (amônia). Para pulverizar, 2 colheres de sopa de álcool são diluídas em um balde de água. Protege as plantas durante a emergência dos botões.
  • Sabão em pó. Uma solução concentrada de chips de sabão está sendo preparada. Toda a peça é dissolvida em uma pequena quantidade de água, então o concentrado é diluído novamente em 10 litros. A composição é generosamente regada com arbustos de morango.
  • Mostarda. Uma boa forma de proteger a planta durante a formação dos botões. Para preparar a solução, 100 g de pó são diluídos em 3 litros de água fervente. Use depois de esfriar. O tratamento é repetido várias vezes, a cada duas semanas.
  • Pó de tabaco. O cheiro repele a praga depois de espanar os arbustos.
  • Alho. Após a limpeza, os dentes são esmagados e preenchidos com água. Em seguida, 100 gramas da matéria-prima resultante são dissolvidos em um balde de água. Saindo por uma semana, deixe fermentar, depois filtre, acrescente duas colheres de sopa de ácido bórico ou meio litro de extrato de coníferas. Pulverize por uma semana, duas vezes ao dia.
  • Artemísia. Um quilo de caules e folhas frescas é despejado em um balde de água e mantido sob pressão por um dia. Em seguida, leve para ferver, adicione as aparas de sabão (40 g). A composição filtrada é usada para pulverizar morangos.
  • Bicarbonato de sódio. Duas colheres de sopa do pó são diluídas em um balde com água e, em seguida, os arbustos são pulverizados. Protege contra pragas durante o período de floração.
  • Cascas de cebola. A casca coletada é despejada com água e tratada por 15 dias.Em seguida, filtre. Um litro de solução é diluído em um balde de água.
  • Permanganato de potássio. 5 gramas de cristais são colocados em um balde de água. Você pode adicionar extrato de pimenta.
  • Dentifrício. Eles são simplesmente polvilhados com corredores. Mas para que o método funcione, você terá que repetir o procedimento mais de uma vez.
  • Vinagre. O gorgulho não tolera o cheiro de vinagre. Se você borrifar os morangos com vinagre de mesa diluído em água, os besouros vão desaparecer do local.
  • Alcatrão de bétula. Um pedaço de sabão em pó é adicionado a duas colheres de sopa do produto, e tudo é cuidadosamente diluído em um balde de água.
  • Infusão de urtiga. São utilizadas urtigas jovens, que contêm substâncias que repelem insetos. As hastes esmagadas são enchidas com água e infundidas por duas semanas. O produto é diluído em água na proporção de 1: 2 antes do uso.
  • Cinza de madeira. Com sua ajuda, você não só pode se livrar do gorgulho, mas também alimentar os morangos.

As preparações podem ser preparadas e utilizadas a qualquer momento sem medo de envenenamento, morte de abelhas e outras consequências desagradáveis. Os métodos são acessíveis e podem ser usados ​​várias vezes ao longo da temporada. Substâncias nocivas não se acumulam no solo. As desvantagens incluem um pequeno grau de eficiência.

Uso de plantas

Algumas plantas podem repelir pragas com seu próprio cheiro. Devem ser plantados junto a canteiros de morangueiro para evitar o ataque do gorgulho. Os especialistas aconselham o plantio na área do jardim:

  • cebola, alho;
  • endro, salsa;
  • manjericão, aipo;
  • flores de lavanda, petúnia.

É melhor colocar essas culturas em todo o perímetro do local, inclusive próximo à parcela de morango. Também é bom plantar uma samambaia no corredor. Suas folhas não são favorecidas pelo gorgulho.

Inimigos naturais

Os inimigos naturais são de grande importância na luta contra os insetos nocivos. Algumas espécies de pássaros, formigas e até mesmo outros insetos comem de bom grado as larvas do gorgulho e os próprios besouros. NSPortanto, você precisa colocar comedouros para pássaros no jardim e atrair insetos com néctar doce. Existe mais um inimigo - o besouro terrestre. Este é um lindo besouro marrom-esverdeado que vai caçar à noite e se alimenta de larvas, vermes e alguns tipos de insetos.

Freqüentemente, armadilhas especiais são usadas para combater o gorgulho. Eles são fáceis de fabricar. Um pouco de fermento misturado com açúcar é colocado em uma garrafa de gargalo estreito. Besouros gostam desse cheiro e rastejam para dentro. As pragas não podem voltar, portanto, morrem em calda doce. As armadilhas podem ser alteradas, exterminando as pragas desta forma, se houver poucas no local.

Profilaxia

Quando os botões caídos aparecerem nos corredores, será tarde demais para começar a lutar contra a praga. Claro que, com a ajuda de drogas potentes, a colônia do gorgulho será destruída, mas não será possível devolver parte da colheita. Para proteger os arbustos de morango do gorgulho, é necessário no outono, após a colheita, retirar todos os resíduos vegetais e folhas caídas. É nele que as pragas hibernam. Em seguida, é necessário afrouxar o solo próximo a cada arbusto de morango, tratá-lo com agentes protetores e cobrir os canteiros com uma camada de cobertura morta.

Só com o tempo, as medidas tomadas vão salvar os doces frutos. Com a ajuda de tais métodos de prevenção, a proteção dos morangos contra as pragas aumentará. No verão, a remoção oportuna de ervas daninhas, a adesão estrita às tecnologias de processamento e o cultivo de plantas ajudarão a prevenir a reprodução dos gorgulhos.

Os morangos devem ser inspecionados e afrouxados regularmente. Ao organizar a rotação de culturas, as plantas que podem causar o aparecimento do gorgulho estão localizadas longe dos canteiros de morangueiro. Na primavera, para a prevenção de pragas, os arbustos surgidos são despejados com água fervente. Não vai machucar muito as plantas, mas vai matar o gorgulho.

Não devemos pensar que o gorgulho é a praga mais perigosa para os morangos. Existem muitos besouros que não podem causar menos danos à cultura. E também é importante entender que na luta contra as pragas é melhor usar toda a gama de medidas de proteção.Isso deve ser feito constantemente. Só então você pode ter certeza de que as pragas não voltarão.

Se o gorgulho aparecer em framboesas ou morangos, você terá que processar cuidadosamente toda a horta ou jardim.

Para informações sobre como lidar com o gorgulho em um morango, veja o próximo vídeo.

1 comentário
Residente de verão 28.05.2021 03:54
0

Bom, eficiente, direto ao ponto. Obrigado.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário