Tudo sobre a colher de algodão
Freqüentemente, várias safras em jardins e pomares sofrem com uma variedade de pragas. Um deles é a colher de algodão. As lagartas desta borboleta são capazes de causar sérios danos a várias plantas. Alimentam-se de folhas e caules de vegetais, destruindo-os gradualmente. Hoje veremos como identificar esse parasita e também analisaremos quais métodos existem para lidar com ele.
Descrição
A colher de algodão é uma pequena borboleta. Sua envergadura atinge cerca de 3-4 centímetros. Os guarda-lamas dianteiros têm uma cor amarelo acinzentada com manchas vermelhas, na sua superfície podem-se ver pequenas manchas redondas de cor cinzenta escura. As asas posteriores são geralmente ligeiramente mais pálidas do que as anteriores. Uma fina faixa marrom está localizada na borda externa e uma mancha escura em forma de lua na parte central. As mulheres são mais escuras.
A lagarta do algodão põe ovos nas ervas daninhas e nas plantas cultivadas.
Ela é considerada bastante fértil: durante seu ciclo de vida, a fêmea pode produzir de 500 a 1000 ovos (às vezes a postura chega a 3000).
Para quais plantas é perigoso?
Esta praga pode danificar uma grande variedade de plantas. Na maioria das vezes, tomates, girassóis e milho sofrem com isso. É a essas plantações que o parasita causa o máximo dano. Ele também pode se contentar com tabaco, soja, pimenta e grão de bico.
Como identificar?
Você pode identificar a praga examinando cuidadosamente as plantas. Durante este procedimento, você pode localizar facilmente os ovos ou lagartas da lagarta asiática do algodão. Além do mais, lembre-se de que eles se alimentam de lâminas de folhas, botões, inflorescências, grãos, frutos de safras e, portanto, comem quase toda a safra.
Inicialmente, o parasita destrói as lâminas das folhas, deixando apenas alguns contornos. Mesmo assim, a principal fonte de nutrição para eles é a espiga de milho nos estágios de maturação.
Para detecção oportuna, armadilhas especiais com feromônios também são adequadas. O cheiro deles é uma espécie de sinal para o macho (em busca da fêmea): o inseto voa sobre ele, e então cai facilmente na armadilha feita, onde morre.
É melhor exibir esses produtos no início do verão - será necessário colocar armadilhas de 25-30 metros uma da outra e nas bordas do jardim.
Como lutar?
Existem muitas medidas para combater este parasita. Vamos analisar os métodos mais comumente usados em que produtos químicos especiais são usados.
- Aktofit. Esta composição é feita com base na substância ativa aversectina. Ele é capaz de paralisar rapidamente o furo. Todos os componentes utilizados são absolutamente seguros para animais de estimação e pessoas devido à sua origem natural. O produto não contém pesticidas e venenos. "Aktofit" também pode ser usado durante o período de frutificação ativa das safras. A substância pode ser combinada com outros agentes que ajudam a destruir as pragas nas plantas. A ferramenta será capaz de atuar no processamento em climas quentes e frios.
- Fitoverm. Este medicamento também é frequentemente usado para combater a lagarta do algodão. O principal ingrediente ativo é a aversectina S. "Fitoverm" é considerado um inseticida eficaz de ação por contato intestinal. A droga não terá efeito se for apenas capturada pelo parasita. O resultado final é o tratamento das próprias plantas afetadas.Comendo a vegetação borrifada, o inseto também engole ao mesmo tempo um veneno intestinal especial que afeta os sistemas nervoso e digestivo, após o que ocorre uma paralisia nervosa. Aproximadamente 7 a 8 horas após a pulverização, o corpo do parasita para de se alimentar. Os insetos morrem em 2-3 dias.
- "Bitoxibacilina". Este produto químico é uma substância inseticida produzida a partir de esporos de bactérias patogênicas específicas. Esse remédio para culturas agrícolas é absolutamente seguro (para humanos e animais domésticos, pássaros). O período de ação protetora após o tratamento com tal preparação é de quase 20 dias. A "bitoxibacilina" tem um efeito nos sistemas nervoso e digestivo de insetos nocivos, eles morrem cerca de 2-3 dias após comer os pratos de folhas e frutas tratadas. Esta composição pode ser perfeita para milho, pimenta e girassol.
Você também deve citar alguns métodos populares que ajudam a se livrar da colher de algodão.
- Infusões de ervas. É melhor usar camomila, mil-folhas e bardana como base. Nesse caso, você precisará de meio balde dessa massa verde previamente picada. Posteriormente, é derramado no topo com água ligeiramente aquecida. Toda a composição resultante é deixada em infusão por vários dias. Depois disso, toda a massa é completamente filtrada. É melhor adicionar 50-100 gramas de sabão em pó à mistura.
- Formulações de cinzas de madeira. Existem muitas receitas para a preparação de soluções medicinais com esse componente. Freqüentemente, essas cinzas (1-2 copos cheios) são misturadas com sabão líquido ou amassado (40-50 gramas). Tudo isso é enchido com água fria.
Deve-se notar que os remédios populares mais eficazes no combate a essas pragas são composições com componentes que apresentam os odores mais pungentes, inclusive com cebola e alho. Nesse caso, você não precisará de muita matéria-prima triturada.
Freqüentemente, ao preparar soluções medicinais, uma pequena quantidade de amônia é usada. Para 10 litros de água, 50 mililitros dessa substância podem ser suficientes.
Além de todos os métodos acima, também existem métodos agrotécnicos especiais para lidar com essas pragas. Isso inclui a colheita regular de ervas daninhas com flores. Além disso, não se esqueça do ajuste alternado. No verão, é recomendável afrouxar os espaçamentos entre linhas.
Muitos jardineiros experientes também aconselham, durante esse período, a lidar com as catedrais manuais de lagartas e pupas.
Medidas preventivas
Para prevenir o aparecimento desse parasita nas hortaliças, alguns procedimentos preventivos devem ser realizados.
- Não se esqueça de cavar o solo antes do início da geada. Além disso, a profundidade de escavação deve ser de pelo menos dez centímetros.
- Lembre-se também de que é necessário remover todos os resíduos vegetais do local no início do outono. Na primavera, a capina deve ser realizada, o que removerá as ervas daninhas.
- Como medida preventiva, você pode pulverizar as plantas no início do verão. Neste caso, você pode usar soluções preparadas independentemente.
Para métodos de lidar com lagartas do algodão, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.