Lagartas do bicho-da-seda: tipos e medidas de controle
Os bichos-da-seda são insetos comuns, eles são capazes de infectar cerca de 300 espécies de vegetação. A praga prefere árvores no jardim, além de carvalhos e pinheiros. Na ausência de controle dessas lagartas vorazes, grandes áreas de jardins podem ser destruídas, assim como danos irreparáveis à agricultura.
Variedades de pragas e como são perigosas
Os bichos-da-seda parecem borboletas, que se caracterizam pelo dobramento original das asas, o que os distingue de outros representantes. Os ovos na ninhada de um inseto são chamados de grenes. Estes últimos são capazes de crescer e se desprender. O desenvolvimento da Caterpillar pode durar de 26 a 32 dias. O bicho-da-seda tece uma concha especial para si mesmo, transformando-se em pupa. O comprimento de um fio de seda é de 1500 metros.
Em um casulo criado por você mesmo, a lagarta do bicho-da-seda se torna uma pupa e, após 2-3 semanas, se transforma em uma borboleta. Esta criatura não representa um perigo direto para a saúde humana, mas pode causar grandes danos às plantas. Atualmente, muitas espécies de bicho-da-seda podem ser encontradas na natureza, cada uma delas se alimentando de um tipo específico de planta.
O inseto voraz se alimenta de folhagem geralmente suculenta, comendo-a em grandes quantidades.
Amora
O bicho-da-seda é uma verdadeira borboleta - o fabricante de fios de seda. Ele praticamente não sabe voar e muitas vezes se instala em uma amoreira. As larvas dos insetos comem folhagens em grandes quantidades ao longo do dia. Esta criatura parece bastante discreta e tem alguma semelhança com um verme ou mariposa comum.
A lagarta, que se transformou em pupa, começa a fazer um casulo com um fino fio de seda. Este último pode ser colorido de branco, rosa, amarelo e verde. Para que a produtividade da produção do fio do bicho-da-seda seja alta, o inseto precisa de condições especiais.
O clima no território onde vive esta criatura voraz deve ser ameno, com umidade moderada e muitas plantas.
Não emparelhado
Uma praga quarentenária na forma de uma mariposa cigana é caracterizada por uma diferença significativa entre machos e fêmeas. As fêmeas são de cor amarela clara e têm uma envergadura de cerca de 9 cm. A metade masculina é marrom-amarelada, com uma envergadura não superior a 4 cm. A mariposa cigana vive de 300 espécies de plantas, incluindo árvores frutíferas e culturas valiosas. Este inseto pertence para os mais perigosos entre seus parentes.
Siberiano
O bicho-da-seda siberiano é considerado uma praga florestal. Uma grande borboleta parece bastante imperceptível externamente. Freqüentemente, a mariposa do casulo fêmea é muito maior do que o macho. A cor do corpo do inseto é marrom-amarelado ou cinza claro. Um inseto é bom em se disfarçar como o tronco de uma espécie em particular. Os bichos-da-seda siberianos são bastante comuns no território da Federação Russa.
As larvas que acabaram de eclodir dos ovos estão consumindo alimentos ativamente. Eles gostam das novas agulhas das árvores. Essas criaturas vorazes se movem para o topo da planta, devorando tudo em seu caminho, destruindo assim os representantes da flora. Os inimigos das espécies siberianas de bichos-da-seda podem ser chamados de cavaleiros, moscas, takhins (ouriços), cavaleiros comedores de ovos. O perigo da praga reside no fato de que sua população é capaz de aumentar 100 vezes em vários círculos de desenvolvimento.
Erval
Uma grande borboleta herbácea do gênero dos casulos tem uma cor marrom-avermelhada. Este inseto se diferencia dos demais pela presença de manchas brancas na parte superior da asa. Nas mulheres, o tamanho do corpo é maior, o abdômen é mais grosso. Os machos têm bigodes grandes em forma de pente e asas escuras. O bicho-da-seda herbáceo pode ser encontrado na estepe e na estepe da floresta. Este inseto prefere biótopos úmidos, ravinas, planícies úmidas, perto de costas com vegetação ativa.
Marcha
Os bichos-da-seda viajantes pertencem à família das borboletas. Suas lagartas têm um instinto bem desenvolvido para migrar para um novo local de alimentação. O inseto tem uma cor cinza ou amarelo-acinzentada, sua envergadura é de 4 cm. Todo o corpo da criatura é coberto por pêlos.
No caso de reprodução em massa de lagartas do bicho-da-seda em marcha, florestas e áreas inteiras podem desaparecer. O alimento do inseto é a folhagem das árvores. As lagartas desta praga são caracterizadas pela presença de pelos venenosos. Em caso de contato com a pele humana, ocorre um processo inflamatório.
Pinho
O pinho pode ser atribuído a uma grande variedade de bichos-da-seda. Na forma adulta, esta espécie é capaz de abrir as asas 8,5 cm. O inseto é de cor marrom-acinzentada, mas nas asas dianteiras podem ser encontradas manchas claras. Via de regra, a cor da capa do bicho-da-seda pode mudar dependendo da cor da casca da árvore em que vive.
A lagarta do bicho-da-seda do pinheiro é caracterizada pela coloração acinzentada peluda com presença de pelos castanhos... Este tipo de inseto pode ser encontrado em uma árvore conífera, geralmente pinheiro. A dieta da lagarta contém agulhas, bem como brotos jovens.
bétula
Você pode encontrar o bicho da bétula na floresta antiga e de meia-idade. Normalmente, essas áreas são dominadas por bétulas e vegetação rasteira. O inseto apresenta coloração marrom claro e saburra esbranquiçada. Na cabeça, costas e abdômen do bicho-da-seda, você pode ver cabelos amarelados fofos.
Este tipo de borboleta é encontrado em florestas decíduas e mistas, onde existem muitas bétulas. As lagartas são alimentadas com bétula, tília, avelã.
Carvalho
A parte sul e leste da Eurásia é considerada o habitat do bicho-da-seda do carvalho. Ele se sente mais confortável em países com clima quente, por exemplo, Malásia, Índia, Indonésia. As lagartas preferem comer folhas de carvalho, castanheiro, carpa.
Rodeado
Os bichos-da-seda anelados são mariposas de tamanho médio, de cor amarelo-marrom. A envergadura desta criatura pode ser de 4 cm. Em tenra idade, a lagarta é preta, mas à medida que amadurece, adquire uma tonalidade cinza-azulada. A fêmea do bicho-da-seda com anéis põe ovos, que têm a forma de anéis ao redor do galho.
As lagartas podem causar danos tremendos à economia, especialmente às árvores frutíferas, como pereiras, ameixeiras e macieiras. Caso os insetos não tenham alimento suficiente, podem atacar arbustos, carvalhos e choupos.
Harpia grande
A mariposa harpia é caracterizada por uma envergadura de 5,8-7,5 cm... O grande inseto é cinza claro com linhas em zigue-zague fosco. Existem grossos cabelos brancos na cabeça e no peito da harpia. A área de distribuição desta espécie de bicho-da-seda pode ser considerada toda a Europa.
A criatura vive principalmente em florestas de várzea, ao longo de corpos d'água e riachos. Além disso, pode ser encontrado no beco do álamo. O bicho-da-seda se alimenta de choupo, folhagem de álamo e folhas de salgueiro.
Medidas de controle
A luta contra o bicho-da-seda na cabana de verão deve ser realizada de maneira abrangente. Durante uma estação, os insetos podem destruir indivíduos jovens de árvores de jardim, bem como minimizar sua produção. Os princípios básicos para salvar colheitas no jardim e no jardim da larva glutona:
- você pode coletar a praga de árvores baixas e jovens com as mãos;
- é aconselhável atrair para o local os inimigos naturais do bicho-da-seda;
- no início da primavera, após o derretimento da neve, é recomendável aplicar uma camada de cal apagada nas árvores;
- antes da migração das lagartas, as plantas devem ser tratadas com preparações especiais.
Se você fizer todo o esforço, poderá se livrar da praga das árvores em uma estação. Neste caso, é desejável usar vários métodos ao mesmo tempo. Os principais métodos de tratamento do bicho-da-seda na maçã e em outras culturas hortícolas.
Biológicos
O uso de produtos biológicos baseados em bactérias ativas. Estes últimos são capazes de infectar os órgãos internos dos insetos e seus sistemas. Depois de usar um produto biológico, você pode notar imediatamente o início de um efeito destrutivo. Os resultados do procedimento podem aparecer 7 a 10 dias após o tratamento. No caso de chuvas, o efeito da substância sobre a praga é significativamente reduzido. Produtos biológicos podem ser usados em diferentes estágios da vegetação. Um bom resultado é observado ao usar as seguintes substâncias:
- "Bitoxibacilina" - plantas pulverizadas durante a estação de crescimento com um intervalo de 8 dias;
- "Entobacterina" - usado apenas em uma temperatura de mais 20 graus;
- "Dendrobacilina" - refere-se a drogas de ação rápida;
- Fitoverm;
- "Lepidocida";
- Bio Sparks.
Inseticidas
Os agentes químicos na luta contra o bicho-da-seda trazem resultados em poucos dias. No caso do uso do veneno, as borboletas morrem em poucas horas a partir do momento da irrigação, as lagartas morrem em um mês. A penetração do veneno ocorre através da capa quitinosa da praga, após a qual o sistema nervoso é danificado, paralisia muscular e morte. Como o veneno penetra na seiva da árvore algumas horas após a irrigação, a absorção dos inseticidas pelos bichos-da-seda é realizada no momento de sua alimentação. Recomenda-se colher árvores no jardim várias vezes por temporada. Ao processar no início da primavera, a pulverização pode ser feita uma vez.
De acordo com os jardineiros, o controle do bicho-da-seda pode ser eficaz se você usar:
- Actellik;
- "Aktaru";
- "Karbofos";
- "Fufanon".
O uso de inseticidas é recomendado somente depois que todos os outros métodos se mostraram ineficazes.
Remédios populares
Existem métodos simples e seguros para matar lagartas do bicho-da-seda. Para tanto, o jardineiro deve aplicar:
- decocção de ervas com aroma pungente;
- sabão em pó;
- especiarias;
- cinza de madeira;
- vinagre de mesa;
- amônia.
Com a ajuda de uma base de sabão, os componentes ativos ficam retidos na folhagem. O sabão pode ser adicionado a todos os remédios populares necessários para combater o bicho-da-seda. Um bom efeito é observado se as plantações de jardim forem tratadas com tintura de alho. Cada um decide por conta própria como lidar com os bichos-da-seda. Para escolher o método certo, o jardineiro deve avaliar muitos fatores.
Prevenção de propagação
As lagartas do bicho-da-seda representam um grande perigo, portanto a prevenção é considerada a melhor medida para sua eliminação. Medidas preventivas básicas.
- Eliminação mecânica de embreagens localizadas em plantas... Este é um procedimento bastante simples, durante o qual você precisa examinar cuidadosamente as plantações da horta e verificar se há ninhos nelas. Os especialistas aconselham fortemente a realização da coleta com luvas de proteção, pois uma reação alérgica pode ocorrer após o procedimento.
- Processamento de planta compostos ativos.
- Pulverização preparações especiais.
- Eliminação de casulos durante a floração da vegetação. Este método evitará o aparecimento da larva, além de reduzir significativamente a população de insetos.
Do exposto, podemos concluir que os bichos-da-seda beneficiam os humanos. No entanto, neste caso, o inseto pode causar sérios danos às culturas hortícolas.Para eliminar a praga e prevenir sua propagação no local, é necessário não só detectar o inseto a tempo, mas também tomar as medidas adequadas para combatê-lo. Os especialistas recomendam enfaticamente o uso de vários métodos para eliminar os bichos-da-seda. Além disso, os jardineiros são aconselhados a usar produtos químicos apenas quando os remédios populares e os produtos biológicos não apresentarem resultados.
O comentário foi enviado com sucesso.