Por que as lagartas da groselha são perigosas e como lidar com elas?
Lagartas de groselha são um fenômeno bastante comum, na luta contra a qual numerosos meios populares, químicos e outros são usados. Pode ser bastante difícil entender o que fazer com as pragas verdes ao encontrá-las pela primeira vez. Uma história detalhada sobre como lutar se comeram as folhas ou se instalaram nos frutos deste arbusto ajudará a entender tudo.
Descrição de pragas
Nem todas as lagartas são capazes de viver de groselhas. Apenas algumas espécies de borboletas botam ovos neste arbusto. Entender quais pragas apareceram no jardim ajudará a estudar sua aparência.
Na maioria das vezes, o arbusto é atacado por vários tipos de lagartas.
- Fabricantes de vidro. Essas pragas surgem nas groselhas dos arbustos de groselha. As fêmeas adultas põem ovos, dos quais surgem larvas brancas com cabeça preta após 2 semanas. Eles são incrivelmente gulosos: tendo destruído a folhagem, eles começam a roer os brotos. As plantas simplesmente não podem continuar o movimento dos sucos, elas morrem se as medidas necessárias não forem tomadas.
- Vagalumes. Estas lagartas verdes têm um comprimento de corpo não superior a 15 mm, distinguem-se por uma cabeça negra, por vezes o seu corpo é coberto por riscas da mesma tonalidade. As pragas sobrevivem ao inverno na fase de pupação, na primavera, com o início da floração, transformam-se em borboletas, pondo ovos ativamente. Uma semana depois, aparecem lagartas deles, fazendo buracos nos frutos - eles podem ser vistos dentro das bagas. Em um mês, um arbusto antes saudável se transforma em planta moribunda, emaranhada de fios esbranquiçados - produto da atividade vital da praga.
- Sawflies. As lagartas azul-esverdeadas dessa espécie têm corpo translúcido, coberto com fileiras de pontos pretos dispostos de forma anular. Tirar uma mosca-serra é sempre repleto de certas dificuldades. As borboletas põem ovos na parte inferior das folhas, de onde as larvas aparecem, comendo brotos tenros. Apesar do tempo de vida relativamente curto, as pragas se reproduzem muito ativamente, aumentando rapidamente sua população.
Esses são os principais tipos de lagartas que infectam os arbustos de groselha. É muito difícil encontrá-los em um estágio inicial de desenvolvimento, mesmo para um residente de verão atento. É por isso que muitas vezes a luta principal se desenvolve não pela preservação da colheita, mas pela salvação da própria planta.
Maneiras de lutar
Depois de descobrir que as lagartas comeram as folhas da groselha, você deve começar a combatê-las sem demora. É muito mais fácil se livrar de pragas na fase inicial do dano. É muito pior se a população de lagartas já se alimenta não só de folhas, mas também de frutos. Nesse caso, será mais difícil salvar as plantas.
Vale a pena considerar que geralmente é inútil realizar apenas tratamentos químicos ou pragas de veneno com remédios populares.
As lagartas se multiplicam e comem verduras jovens muito mais rápido do que morrem. Assim, no verão, um aumento ativo da população pode facilmente sair do jardim sem plantar. Além disso, também é impossível pulverizar os arbustos com qualquer meio durante o período de frutificação.
É bastante difícil descobrir qual é o melhor tratamento - borrifar ou regar as plantas quando as lagartas atacam, sem determinar seu tipo. Até que as pragas tenham comido toda a colheita, elas podem ser encontradas nas folhas, galhos e frutos das plantas. Se as lagartas atacaram as frutas fazendo furos nelas, é melhor usar pesticidas modernos.No estágio inicial da infestação, mesmo as medidas mais simples, como a coleta manual de pragas, serão suficientes.
Mecânico
A maneira mais óbvia de lidar com as lagartas da groselha é inspecionar e remover as pragas dos arbustos. Todas as ações são realizadas manualmente, sem custos significativos. Não será possível remover todas as larvas e adultos. Mas com a realização regular de tais eventos, você pode reduzir significativamente o tamanho de sua população. Além disso, ao combinar métodos mecânicos de combate ao controle de pragas, você pode facilmente lidar com a invasão de lagartas no jardim.
Além da coleta direta de pragas, você também pode realizar:
- sacudindo arbustos;
- inspeção do dorso das folhas;
- desdobramento de cintos de retenção.
O último método deve ser discutido com mais detalhes. Essas armadilhas são feitas de casca de bétula ou fita flexível, cobertas com uma composição pegajosa e adesiva. Você mesmo pode fazer isso misturando óleo de bardana e uma solução de alcatrão. Uma vez na superfície da correia, as lagartas não podem mais rastejar para longe.
Produtos químicos
Os pesticidas industriais são a solução mais eficaz no controle de pragas. Eles levam à morte rápida das lagartas em qualquer estágio de seu desenvolvimento, interferindo no desenvolvimento normal das pupas.
Para o processamento de groselhas, podem ser recomendados vários produtos que já provaram a sua eficácia com sucesso.
-
Clorofos. Produto químico pertencente ao grupo dos organofosforados. Difere em uma toxicidade bastante alta. Disponível na forma de pastas, pós para preparação de soluções. A higienização com clorofos é indicada quando lagartas de mariposa ou mosca-serra são encontradas em arbustos de groselha.
- Piretro. Inseticida natural, obtido das flores da camomila caucasiana, seus análogos químicos são sintetizados em laboratório. O preparado químico é adequado para pulverização em solução, aplicação no solo em pó. É imperativo processar cuidadosamente os brotos afetados.
- "Sevin". Um produto químico tóxico de amplo espectro de ação, destrói não só as larvas, mas também os ovos. Esta droga pode ser usada para destruir o fogo, o vidro. Você pode pulverizar a composição apenas antes da floração. É distribuído na superfície dos brotos.
- "Entobacterin-3". Este produto químico é considerado o mais eficaz contra a mosca-serra. A composição é eficaz apenas ao atingir temperaturas atmosféricas médias de pelo menos +20 graus. A droga é caracterizada pela baixa toxicidade, não prejudica os insetos benéficos.
- Fitoverm. Um produto biológico seguro pode ser usado mesmo durante o período de floração da groselha. Seu efeito dura 2 semanas, após o que é indicada a desinfecção repetida. As lagartas morrem em 24 horas. A solução é preparada na proporção - 1 ml da droga por 1 litro de água.
No combate às lagartas verdes e transparentes das groselhas, recomenda-se o uso de preparações Iskra e Fufanon, que se revelaram eficazes como inseticidas de amplo perfil. É possível trabalhar com estes tipos de produtos apenas com luvas, observando todas as medidas de segurança necessárias.
Métodos tradicionais
É possível usar substâncias seguras para os frutos durante o período de floração da groselha, bem como durante o período em que os frutos já estão amadurecendo. Ao contrário dos pesticidas químicos, eles não se acumulam nos tecidos das plantas. Mas eles têm a capacidade de espantar as pragas na fase de sua reprodução ativa. Em alguns casos, os remédios populares funcionam bem até mesmo com lagartas, levando à morte.
Existem várias das receitas populares mais populares para o controle de pragas.
- Infusão de cones de abeto. É preparado a partir de rebentos jovens. Neste caso, 100 g de cones verdes são despejados em 1 litro de água morna, a solução resultante é mantida por 5 horas. Em seguida, pode-se proceder à pulverização dos arbustos, filtrando previamente a infusão. Recomenda-se repetir o tratamento semanalmente durante todo o período de floração e frutificação.
- Mistura de cinza de tabaco. O principal perigo é representado pelas pupas de borboletas, que se transformam sob a superfície do solo. É para combatê-los que se dirige o cultivo do solo ao redor da base do arbusto. Para isso, é preparada uma mistura de 1 colher de sopa. eu. mostarda seca, 300 g de cinza de madeira e 250 g de pó de tabaco. A composição resultante é espalhada pela superfície do solo.
- Fumigação de arbustos. Para tal, utiliza-se uma mistura de cinzas ou aparas de madeira com migalhas e pó de tabaco, num volume de cerca de 2 kg. Ele é incendiado colocando-o em um recipiente especial e deixado agir por 30-40 minutos.
- Vinagre. As propriedades inseticidas dessa substância natural permitem o processamento sem riscos para as plantas. Além disso, o vinagre possui propriedades fungicidas, na concentração de 9% oferece proteção contra infecções fúngicas. A pulverização é feita à noite.
- Amônia. Tem um efeito dissuasor, em vez de inseticida. Os vapores de amônia podem ser perigosos para os seres humanos. A solução é preparada em um respirador adicionando 50 ml de amônia para cada 10 litros de água. A mistura resultante deve ser pulverizada com plantações de groselha.
Os remédios populares não funcionarão se forem deixados sem medidas de suporte adicionais. As partes afetadas do arbusto devem ser cortadas, os frutos estragados devem ser removidos. Perto da planta, é necessário afrouxar constantemente o solo, evitando o desenvolvimento de pupas. Somente uma abordagem integrada salvará a cultura da destruição completa.
Medidas de prevenção
A proteção de arbustos de groselha contra a invasão de lagartas é mais frequentemente realizada usando os meios mais simples. Por exemplo, você pode plantar um sabugueiro vermelho nas proximidades. O cheiro desta planta espanta as borboletas que procuram um bom local para depositar os seus ovos.
Também é possível proteger as plantas das lagartas com o auxílio de profilaxias regulares, que são obrigatoriamente realizadas nos períodos de primavera e outono, bem como antes e depois do florescimento da groselha.
O esquema de processamento da planta depende do tempo de realização.
- No outono, após a conclusão da queda das folhas. Durante este período, é imprescindível limpar o jardim. As folhas são ajuntadas em montes e depois queimadas.
- Quando a neve derreter. Para destruir as pupas das borboletas-praga que hibernam no solo, vale a pena derramar água a ferver quando o solo estiver exposto, sem danificar as raízes. O procedimento pode ser repetido em intervalos curtos.
- Antes do aparecimento dos rins. Nessa época, o líquido bordalês é usado. Com o tempo certo, os problemas de pista podem ser evitados.
- No início da primavera. Nesse período, o solo ao redor do arbusto, assim como as primeiras folhas, são borrifados e regados com uma mistura de sulfato de cobre, giz triturado e cinzas. E também o tratamento com produtos químicos será eficaz. Uma única pulverização com "Karbofos" ou "Actellik" é adequada.
- Na primavera e no outono. A inspeção das plantas é realizada. É efectuada a poda dos ramos secos, são removidos os rebentos afectados por doenças ou geadas.
- Durante os meses de verão. É preciso soltar o solo. Essa medida vai garantir a destruição de pupas em estágio intermediário de desenvolvimento das borboletas no solo.
Um plano de medidas preventivas corretamente elaborado permite proteger os arbustos de groselha dos ataques de lagartas na estação quente.
O comentário foi enviado com sucesso.