Doenças e pragas de mirtilos
Você pode perder uma colheita de mirtilo por vários motivos: devido a uma infecção viral, doença fúngica ou ataque de pragas. Para evitar consequências desagradáveis, o jardineiro deve prestar bastante atenção às medidas preventivas.
Tratamento de doenças virais
Os mirtilos do jardim sofrem de doenças virais com menos frequência do que os fúngicos, mas ainda ocorrem com bastante frequência. Por exemplo, uma cultura alta sofre de nanismo, uma doença transmitida pelo micoplasma. Como já se pode imaginar pelo nome, seu principal sintoma é o crescimento lento do arbusto, devido ao qual a formação dos ramos torna-se defeituosa, os frutos ficam menores e o sabor se deteriora, tornando-se azedo. Além disso, a cor das folhas muda antes mesmo do início do outono. Como o vírus se espalha muito rapidamente, o arbusto que ficou amarelo antes do tempo deve ser destruído imediatamente até que todas as plantações tenham sido infectadas.
Os mirtilos também são caracterizados por uma mancha vermelha em anel. Você pode adivinhar sua aparência pelo estado das placas das folhas - elas são cobertas por manchas redondas com uma borda vermelha brilhante. Com o tempo, a superfície fica completamente vermelha e, como resultado, a folha morre. Em um estágio inicial do desenvolvimento da doença, o arbusto pode ser salvo cortando-se toda a folhagem avermelhada.
Deve-se acrescentar que o vírus primeiro infecta as lâminas das folhas velhas e depois se espalha por todo o arbusto.
Mirtilos infectados com ramos filamentosos podem não apresentar sintomas da doença por um longo período. Porém, alguns anos depois, inicia-se a fase ativa da doença, acompanhada por uma desaceleração do crescimento do arbusto, o aparecimento de listras finas nos brotos jovens e o avermelhamento das folhas, que então se enrolam e enrugam. Não é possível curar a filamentosidade, portanto, o arbusto doente deve ser eliminado.
O fato de os mirtilos adoecerem de mosaicos será "dito" pelos padrões que apareceram nas lâminas de suas folhas, que lembram um mosaico. As folhas primeiro ficarão amareladas de maneira irregular e, em seguida, mudarão completamente de cor. Este vírus danifica as características de sabor da baga. Também é impossível curar esta doença, então o arbusto doente deve ser eliminado imediatamente.
Doenças fúngicas e métodos de tratamento
O mirtilo pode ser suscetível a inúmeras doenças fúngicas. O câncer de caule, apesar do nome, atinge também as folhas e pecíolos da cultura. O fato de os mirtilos estarem doentes pode ser determinado pelo aparecimento de pequenas manchas vermelhas nos brotos jovens na base das folhas, que crescem com o tempo e fazem com que as partes verdes morram. Os ramos mais velhos também desenvolvem feridas marrons com uma borda rosada. Seu número aumenta até que toda a planta seque. A propósito, esse fungo entra na planta pelo sistema radicular ou pela parte inferior do arbusto e, portanto, é capaz de causar deformação nas raízes.
Para curar mirtilos, o arbusto deve ser liberado das partes afetadas e também tratado com fungicidas contendo cobre, por exemplo, "Fundazol" ou "Topsin".
Phomopsis é considerada uma das doenças mais comuns inerentes a esta cultura. Procede de forma semelhante ao câncer de tronco, mas a infecção não começa nas folhas, mas na parte superior do broto.Os brotos jovens secam e se enrolam, e a casca começa a parecer queimada. As folhas estão cobertas de manchas marrons. O tratamento dos fungos também é realizado destruindo os brotos danificados e usando fungicidas.
Podridão cinzenta (botrytis) leva ao fato de que a parte verde do arbusto fica marrom, depois fica cinza e finalmente morre. O agente causador da doença penetra no tecido vegetal por meio de feridas e cortes. Para salvar os mirtilos, utiliza-se o líquido bordalês e fungicidas como o Fundazol.
Métodos de revisão e controle de pragas
Os mirtilos costumam ser alvo de uma variedade de pragas.
Lagarta
Na maioria das vezes na baga há lagartas da urze-lanceta e da mariposa azul. Os primeiros são de cor castanho-escura com manchas brancas e corpo oblongo com pêlos curtos. As pragas são ativas durante todo o verão, comendo folhas e caules de plantas. Um pequeno número de lagartas é removido mecanicamente, mas em situações mais graves, inseticidas como Fufanon e Kemifos devem ser usados.
As lagartas da mariposa azul também se alimentam das lâminas das folhas. As pragas de cor amarela perceptível, além das pernas usuais, têm quatro pernas abdominais. Eles geralmente aparecem em arbustos de mirtilo em maio.
Os inseticidas também são usados para controlar insetos de forma eficaz.
Pulgão
O pulgão da beterraba é um pequeno inseto escuro que prejudica as folhas das plantas: devido ao seu efeito, as placas se curvam, amarelam e ressecam. No outono, as fêmeas colocam ovos em galhos de mirtilo. Na primavera, as fêmeas sem asas aparecem primeiro deles, e depois os pulgões alados. No outono, as larvas aparecem nos mirtilos, comendo as raízes recém-formadas dos arbustos. Para destruir a praga, é necessário irrigar as plantações com o preparado "Calypso 480".
As dimensões do pulgão vermelho do sangue não excedem 2 milímetros. A praga miniatura prefere viver nos rebentos jovens, geralmente nas bases das lâminas das folhas, nos botões e caules. Devido aos seus efeitos, partes da planta secam e morrem, e o tamanho das bagas é significativamente reduzido. Além disso, durante a temporada, o inseto consegue visitar as raízes da planta, causando também danos significativos.
Não devemos esquecer que os pulgões são portadores de fungos e infecções. Recomenda-se combater o inseto irrigando mirtilos com os preparados "Confidor", "Iskra" ou "BI-58". Vale ressaltar que na maioria das vezes os portadores de todas as variedades de pulgões são as formigas.
Besouro de flores
O besouro da flor da macieira, também conhecido como gorgulho, causa danos significativos aos arbustos de mirtilo. Este pequeno inseto preto com asas peludas destrói os botões e põe ovos bem nos botões das flores. Ele combina a segunda ação com a colagem das pétalas, e como resultado elas simplesmente morrem. Além disso, os besouros nascidos comem as próprias frutas.
As plantas infectadas devem ser resgatadas com inseticidas como Fufanon e Intavir.
Ácaro
O comprimento do ácaro do botão branco perolado não excede 0,2 milímetros, mas as larvas alongadas desta praga são capazes de destruir completamente os botões da planta. Não se esqueça de que a praga é portadora de doenças virais. A pulverização terapêutica da cultura é realizada usando "Nitrafen" ou sulfato ferroso. É melhor fazer isso antes mesmo da formação dos rins. Os carrapatos passam o inverno nas axilas das folhas e, na primavera, migram para as folhas e botões jovens. Os insetos passam o outono nos botões, alimentando-se deles.
Rolo de folhas
A curuquerê-rosa é uma pequena mariposa marrom, especialmente em arbustos de bagas jovens. No outono, as fêmeas põem algumas centenas de ovos, cujos habitantes eclodem na próxima primavera. As lagartas verdes se alimentam de brotos e flores de mirtilo e também ferem as lâminas das folhas, torcendo-se e enredando-se em uma teia de aranha.
É possível espantar as pragas com a ajuda de inseticidas adquiridos - "Atom" ou "Toda", bem como infusões de cheiro forte, como alho ou absinto. As principais medidas preventivas incluem o afrouxamento regular do solo e a remoção das folhas danificadas. O uso de armadilhas luminosas também será eficaz.
Lute contra o curuquerê da mesma maneira. Esses insetos se alimentam de brotos com folhas novas e são caracterizados por uma coloração branca ou amarela. O tamanho da lagarta não excede 1 centímetro.
Forra
O comprimento do corpo atarracado do besouro de maio chega a 2,5-3 centímetros. A praga hiberna no solo a uma profundidade de 25 a 150 centímetros e acorda em maio. Os próprios besouros se alimentam de folhas jovens, devorando-as até as veias grossas, e suas larvas destroem as raízes de mirtilo. Eles estão ativos no escuro. As armadilhas luminosas e os inseticidas universais "Confidor" e "Aktar" são usados para combater os besouros.
Pássaros
O principal dano das aves é que comem mirtilos, reduzindo significativamente o volume da colheita.
Você pode enfrentá-los com a ajuda de meios improvisados: pendurando uma fita brilhante nos galhos, por exemplo, de uma fita de vídeo, ou cobrindo o arbusto com uma tela especial de proteção.
Medidas de prevenção
Para para prevenir a infecção de plantas e o ataque de pragas, na primavera deve-se fazer o tratamento com o líquido bordalês e, no outono, borrifar os arbustos com fungicidas. Nesse período, faz sentido alimentar a planta com superfosfato de potássio e diamofos. No início da primavera e meados do verão, as plantações devem ser tratadas com enxofre. A cultura deve ser coberta com cobertura morta, formando pelo menos uma camada de 5 centímetros de ramos de abeto ou serragem. A mudança de cobertura morta é realizada a cada dois meses.
As folhas caídas devem ser removidas e queimadas em tempo hábil, porque é nele que as pragas e os esporos passam o inverno. Os mirtilos devem ser inspecionados regularmente e removidos das partes danificadas ou congeladas. Inicialmente, para o plantio, deve-se escolher solos ácidos, férteis e bem iluminados. Uma lacuna de 2 metros deve ser mantida entre as amostras individuais. Os arbustos devem ser podados periodicamente para evitar o espessamento e irrigados regularmente.
Descrição de variedades resistentes
Outra importante medida preventiva é a seleção de variedades de mirtilo resistentes a doenças.
- Como alternativa, os jardineiros recomendam o "Bluecrop" de meia temporada, originário dos Estados Unidos. As plantas desta variedade não têm medo de pragas ou vírus e também produzem frutos elásticos azul-claros que podem suportar o transporte e o armazenamento a longo prazo.
- Uma variedade consagrada de mirtilos altos "Jersey". Seus representantes são resistentes a doenças e vírus e são famosos pelo sabor delicado de seus frutos arredondados de cor azul claro.
- Devemos também mencionar "Northland" - uma variedade apropriada para o cultivo mesmo em regiões com baixas temperaturas. Arbustos fortes podem resistir a ondas de frio de até -40 graus e são resistentes a doenças e pragas, incluindo o vírus da mumificação de bagas. Os frutos da "Northland" caracterizam-se pelo sabor açucarado e pelo tamanho reduzido.
O comentário foi enviado com sucesso.