O que é Phomopsis e como é tratado?

Contente
  1. Descrição da doença
  2. Sinais de derrota
  3. Razões para o aparecimento
  4. Tratamento
  5. Profilaxia

Phomopsis é uma doença grave de planta conhecida desde 1960... Naqueles anos, a doença afetou fortemente a colheita do girassol e a economia da Iugoslávia. Hoje, os técnicos agrícolas aprenderam a lidar com essa enfermidade, mas a prevenção ainda é a principal forma de luta.

Descrição da doença

Esta é uma doença quarentenária que pode afetar não apenas os girassóis, mas também outras culturas, por exemplo, soja, uva, beterraba sacarina, mirtilo, quinua e algumas outras plantas, especialmente ervas daninhas., que muitas vezes causam doenças de girassóis e outras plantas cultivadas no local. A consequência da infecção é um declínio acentuado na produção. Esta doença fúngica é comum em países cujas economias são baseadas no cultivo de girassol.

Na verdade, esta é uma mancha marrom-acinzentada ou marrom, também a doença é freqüentemente chamada de câncer de girassol ou escoríase.

O fungo nocivo sobrevive ao inverno na forma de micélio e, na primavera, forma peritécios com ascósporos nas plantas, que cobrem uma zona cada vez maior por meio de sementes infectadas - seus anos de massa vão de maio a agosto.

Sinais de derrota

A doença pode ser diferenciada por manchas marrons que se formam nos caules e pedúnculos, o caule torna-se frágil, vulnerável e perde o turgor. Manchas triangulares marrons podem ser observadas nas bordas das folhas, principalmente nas folhas inferiores. A lâmina da folha infectada, que geralmente é a primeira a ser afetada, parece uma superfície queimada. Com o tempo, fica completamente escuro e começa a desaparecer, enquanto a infecção continua, afetando o pecíolo e o caule.

Acontece que a doença infecta a cultura na ordem inversa, ou seja, primeiro infecta o caule e depois as folhas. O caule doente primeiro fica pálido, depois escurece e a estrutura interna é destruída.

Se você pressionar o dedo no rebento doente, os amassados ​​permanecerão. Externamente, a doença pode ser confundida com antracnose - ambas as doenças podem afetar, por exemplo, a uva, então os viticultores devem estudar cuidadosamente a natureza de ambas as doenças para aplicar métodos eficazes de controle. Ambas as infecções provocam a ruptura do tecido e causam orifícios nas placas foliares e sua deformação. A principal diferença entre a phomopsis é o enquadramento amarelo da necrose preta que surge, e a doença deve ser diagnosticada nela.

Razões para o aparecimento

A infecção em grande escala da plantação deve-se a cuidados inadequados ou descuidados, nomeadamente negligência na remoção de ervas daninhas. O patógeno pode ser encontrado em ervas daninhas.

Além disso, as fontes de infecção podem ser as próprias sementes, que não foram submetidas a controle e processamento preliminares. Se o fungo não for detectado na planta afetada a tempo, ele se espalhará por todo o campo.

Tratamento

Via de regra, o método mais comum de combate a quaisquer doenças das plantações botânicas é o uso de fungicidas. No entanto, neste caso, a questão é complicada pelo fato de que os medicamentos podem ajudar apenas na fase inicial da doença. Se falamos do girassol, então a infecção que atingiu o pecíolo e o caule é mais forte do que os fungicidas e, neste caso, o seu uso não será eficaz.

Os remédios de dois componentes, por exemplo, "Bolivar Forte, KS", ajudarão a combater a doença nesta situação.

Pela primeira vez, substâncias simples de um componente também são adequadas para processamento e o agente acima é usado para desinfecção repetida. É difícil e caro tratar uma planta da doença apresentada, mas se a prevenção for seguida, medidas de controle não serão necessárias. Isso é muito mais fácil de fazer.

Profilaxia

Uma das regras mais importantes para prevenir doenças é a adesão aos princípios de rotação de culturas. É necessário cercar a área em que uma cultura propensa a doenças é plantada de outras plantas que podem se tornar uma fonte de infecção. É melhor se a plantação mais próxima estiver a pelo menos 5 km de distância.

Antes de semear, selecione cuidadosamente o material de plantio, colete os resíduos da planta a tempo e certifique-se de processar máquinas, equipamentos e ferramentas antes e depois da colheita.

Assim que um espécime infectado for encontrado no campo, ele deve ser destruído imediatamente, todas as plantas que crescem nas proximidades, e a área afetada deve ser desenterrada.

Remova as ervas daninhas da área de plantio a tempo - as ervas daninhas freqüentemente se tornam uma fonte de infecção.

Outro importante ponto preventivo é a escolha competente de variedades e híbridos que tenham forte imunidade contra fomopsia.

A mancha preta se espalha com o tempo frio e úmido, no tempo quente, o desenvolvimento da infecção diminui, mas o fungo continua a viver nos tecidos e começa a sua vida novamente com o início do tempo nublado. Para evitar o desenvolvimento da doença, desde o início da primavera, os proprietários de vinhedos usam preparações contendo cobre ou metirame, que, aliás, também é a prevenção da antracnose.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário