Doenças e pragas do feijão
Muito se sabe sobre os benefícios das leguminosas. Muitos jardineiros sabem que cuidar dessas plantas não é apenas remover ervas daninhas, aplicar fertilizantes minerais e regar. Para obter uma colheita plena, é necessário lutar contra inúmeras doenças das plantas, bem como contra os insetos que as atacam. Este artigo discutirá as doenças que afetam o feijão, as pragas e como se livrar desses insetos.
Doenças e seu tratamento
O feijão é um produto saboroso e saudável, apreciado por muitos. Existem vários tipos dessas plantas, que diferem na aparência, formato do arbusto. O próprio processo de cultivo de leguminosas é simples. A principal tarefa é fornecer as condições necessárias na forma de solo fértil e calor. Freqüentemente, os jardineiros enfrentam problemas quando manchas e vários danos começam a aparecer em arbustos, vagens, aspargos ou feijões ornamentais crespos.
As leguminosas são mais suscetíveis a infecções fúngicas, bem como a vírus e bactérias que causam danos às plantas. Na maioria das vezes, os legumes sofrem de:
- oídio;
- antracnose;
- raiz e podridão branca;
- mosaico verde e amarelo.
O aparecimento de oídio é favorecido pelo clima quente e úmido. Durante este período, manchas cinzentas com gotas podem aparecer nas folhas. Este sinal fala da derrota do mato. Para que as plantas não sejam mais afetadas pelo oídio, é necessário retirar as folhas inferiores dos arbustos afetados e retirá-las do local. O aparecimento de tal doença não leva à perda da planta, porém, se ela for afetada pelo oídio, o rendimento cai para 15%.
A antracnose é uma doença que se desenvolve como resultado do aparecimento de deuteromicetos na semente. Externamente, a doença se manifesta pelo aparecimento de manchas marrons nas folhas. Depois que a planta começa a secar e as sementes, depois de colhidas, ficam inutilizáveis.
A antracnose é perigosa não apenas com uma pequena colheita - com o desenvolvimento da antracnose, ocorre a infecção.
Fontes para o aparecimento de infecção podem servir planta permanece que permanece no solo por vários anos. Leguminosas saudáveis podem pegar fungos em ventos fortes ou chuva. A cárie em caso de lesão começa na raiz, passando para o caule. Uma flor rosa aparece neles. A doença provoca retardo no crescimento, murcha das plantas e leva ao derramamento de sementes. A presença de podridão branca pode ser avaliada pela flor branca que apareceu no caule. Ao mesmo tempo, também se torna mais fino.
A aparência de manchas bacterianas pode ser avaliada pelas manchas características nas folhas brancas, que parecem muco ao toque.... Se esta doença não for interrompida a tempo, logo a planta começará a enrolar e murchar. Uma doença muito grave do feijão de origem viral é o mosaico amarelo ou verde. Um mosaico verde aparece com um sedimento verde-marrom nas folhas. Depois que a área afetada incha e apodrece. Os arbustos começam a piorar, ficam para trás no crescimento, o que leva à morte. Com um mosaico amarelo, as folhas, respectivamente, ficam amarelas, depois tornam-se pálidas, perdem força e começam a cair. As plantas doentes começam a parecer fracas, mato.
Várias atividades ajudarão a prevenir o aparecimento de doenças do feijão. no correto preparo da semente, na correta rotação de culturas e no plantio de novas safras.
A implementação de ações tão simples aumentará a resistência da cultura a doenças, bem como a insetos-praga.
Pragas e medidas de controle
Freqüentemente, jardineiros inexperientes não sabem o que fazer quando o local é atacado por pragas. Se aparecerem pragas no canteiro, bem como nas sementes e vagens, o combate deve ser feito dependendo do tipo de inseto. Os insetos perigosos que podem causar danos consideráveis aos feijões incluem:
- gorgulho;
- broto voar;
- gorgulho;
- lesma;
- pulgões;
- mariposa com mosca branca.
Caryopsis considerado o principal inimigo das leguminosas. Este pequeno besouro tem até 5 mm de tamanho. Você pode reconhecê-lo por sua forma oval e casca preta. O bug é muito ativo. Em um ano, o gorgulho do feijão pode destruir todos os estoques. Pode começar não só em um celeiro ou oficina agrícola, mas também em uma horta. Esses insetos têm alta vitalidade e são capazes de viver sem comida por 3 meses. Eles não toleram uma queda de temperatura, então o método mais aceitável de lidar com um inseto é manter as sementes a uma temperatura próxima de zero.
Broto de mosca é um inseto de 5 mm de comprimento. A mosca é cinza com listras pretas nas costas. Se as pupas estiverem no solo no inverno, as moscas aparecerão em maio. Esses insetos põem ovos no solo, de onde surgem as larvas em uma semana, que começam a roer as sementes do feijão.
O período mais favorável para eles é o tempo frio com ar fresco. No tempo seco, eles morrem. Os maiores danos às lavouras são causados pela primeira geração da mosca do broto. O gorgulho eriçado é um pequeno besouro oblongo. Os representantes desta espécie são muito férteis, põem cerca de 800 ovos. Os anos secos são desfavoráveis para eles. O gorgulho se alimenta de tubérculos e raízes. A perda de rendimento é possível mesmo após o aparecimento da mosca-branca. Externamente, esse inseto se parece com uma mariposa. Um inseto voador é especialmente perigoso para as mudas, uma vez que a mosca-branca se alimenta de folhas novas. Para se proteger dessa praga, é melhor plantar mudas no solo o mais cedo possível. Se uma mosca branca aparecer na estufa, você deve congelar a sala.
Outra das pragas do feijão é o marisco - lesma... Seu comprimento é de cerca de 70 mm. À medida que se move, forma muco, deixando rastros prateados nas folhas das plantas. Durante o dia, as lesmas ficam em abrigos e à noite rastejam para se alimentar. No tempo frio e a temperatura cai para 6-7 graus, este molusco morre. Lesmas se alimentam de folhas jovens e feijão. Eles são capazes de causar danos significativos durante os períodos de chuva e frio favoráveis para eles.
Além disso, pulgões e mariposas podem causar grandes danos a essa cultura.
Profilaxia
Para obter uma safra completa de leguminosas, é importante realizar medidas preventivas. Seguir certas recomendações permite que você preserve os produtos cultivados.
- Ao comprar sementes, você precisa ter certeza em sua resistência a infecções virais, doenças fúngicas. Escolha sementes saudáveis.
- É importante encontrar o lugar certo para o jardim. O feijão é plantado em áreas ensolaradas e bem ventiladas.
- Certifique-se de realizar capina entre linhas. Isso ajudará a reduzir a probabilidade de infecções permanentes nas ervas daninhas.
- Uso de produtos químicos para o processamento de sementes de feijão ajudará a proteger contra insetos.
A colheita de vagens é recomendada antes de começar a rachar. Se as pragas forem introduzidas neles, os grãos são mantidos no congelador por vários dias. Você também pode cozinhar o feijão em banho-maria. Para armazenar a safra colhida, use um recipiente com uma tampa bem ajustada.Existem remédios populares para proteger as plantas de doenças. Um deles é solução de ácido bórico. O curativo foliar dá um resultado tangível com o uso dessa droga, inofensivo para o ser humano. Recomenda-se pulverizar as plantas três vezes. Para preparar a solução, pegue 0,1 gramas de ácido bórico e dilua em um litro de água.
Deve-se ter em mente que o ácido bórico deve ser dissolvido em água bastante quente. Deite imediatamente o produto para fora do saco, a seguir adicione água quente (1 litro) e depois leve ao volume necessário, adicionando água à temperatura ambiente. A pulverização é feita no final da tarde para que a planta não sofra queimaduras solares. Graças a este tratamento, você pode saturar o solo com os componentes necessários e se livrar dos insetos irritantes.
Medidas preventivas podem ajudar a reduzir a probabilidade de aparecimento e propagação de doenças. Livrar-se do oídio e da podridão radicular ajudará imersão de sementes, também será útil neste caso e tratamento térmico. As sementes são gravadas em uma solução fraca de permanganato de potássio, solução de soda (1 colher de chá. Soda por 1 litro de água), solução de peróxido de hidrogênio (2-3%).
É importante observar o regime de semeadura e devolver o feijão ao local de origem não antes de três anos. Métodos semelhantes são realizados no outono, após a colheita. Nas áreas de cultivo de feijão, é feita uma limpeza minuciosa de restos de plantas e grama. A terra precisa ser arada profundamente. Ao cavar, você pode alimentar o solo com fósforo e potássio.
Para se livrar de insetos nocivos que estragam as próprias plantas e as sementes, são usados remédios populares ou produtos químicos.
- Você pode lutar contra pulgões com infusões de cascas de cebola, topos de tomate, celidônia, folhas de nogueira.
- Para se livrar das lesmas, é recomendável pousar em volta dos arbustos. polvilhe com cinza de madeira ou cal.
- Na luta contra tripes e carrapatos, a droga "Boverin" ajudará. Os tratamentos são realizados a cada duas semanas, pelo menos três vezes. Para combater esses insetos, uma solução de querosene é adequada. A composição preparada (5 ml por balde de água) deve ser pulverizada nas plantas.
- Quando o gorgulho do feijão aparece no material de plantio, ele deve ser tratado com preparações especiais, escolhendo "Decis" ou "Metapox". Pela primeira vez, o processamento é feito antes da floração. O segundo é realizado após 10 dias. Os grãos são colhidos antes que a vagem seque e comece a abrir.
- Quando as plantas são danificadas por pragas, é recomendado tratá-las com "Decis", "Aktara" ou usar "Verticilina", "Fitoverm". Gaupsin ajudará a se livrar de pulgões, mariposas e moscas brancas.
Se a área com feijão for pequena, é aconselhável usar remédios populares comprovados que ajudam a livrar-se de pragas e protegem contra o aparecimento de podridão ou outras doenças.
Seguir as recomendações permitirá uma boa colheita, o que é impossível quando as plantas são danificadas por pragas ou doenças.
No próximo vídeo, você está esperando para alimentar e amontoar feijão.
O comentário foi enviado com sucesso.