Manchas pretas em folhas de rosa: o que é e como tratar?

Contente
  1. Descrição da doença
  2. Razões para o aparecimento
  3. Sinais de derrota
  4. Como tratar?
  5. Profilaxia
  6. Variedades resistentes

A mancha preta é considerada uma das doenças mais comuns que afetam as rosas do jardim. Felizmente, a prevenção oportuna pode salvar o jardineiro desse infortúnio.

Descrição da doença

A mancha preta é uma doença bastante perigosa, da qual as roseiras sofrem mais frequentemente. Causa danos específicos a mudas jovens recém-plantadas. No início, as manchas pretas que cobriam as folhas das rosas simplesmente violam o efeito decorativo do arbusto, mas depois os pratos começam a enrolar e cair. O desenvolvimento de arbustos infectados diminui e os ramos jovens, não podendo ficar mais fortes, perdem a folhagem. Como resultado, a maioria dos espécimes não consegue sobreviver ao inverno. A propósito, deve-se mencionar que os esporos do fungo se espalham não só pela água, inclusive o orvalho e o vento, mas também caem sobre as plantas com a ajuda de insetos.

Razões para o aparecimento

Se manchas pretas apareceram nas placas das folhas, e às vezes nos brotos das rosas, então o efeito do fungo Marssonina rosae, que se espalha com a ajuda de esporos e se desenvolve ativamente em climas quentes mas úmidos, é o culpado. Isso explica por que as manchas geralmente aparecem nos meses de primavera, mas não se manifestam em um verão quente e seco. As primeiras "vítimas" da doença são roseiras, localizadas nas terras baixas ou densamente rodeadas por outras plantas no jardim de flores. Em tais condições, a umidade não pode evaporar a tempo após a rega ou chuvas, e a circulação do ar é retardada, como resultado do que o fungo começa a se multiplicar. Fatores que afetam o desenvolvimento de manchas também incluem iluminação insuficiente, falta de vento, deficiência de potássio, excesso de nitrogênio ou acidificação do solo.

Se a rosa foi plantada na sombra, muitas vezes regada ou superalimentada com fertilizantes de nitrogênio, então, provavelmente, no final da primeira onda de floração, ela ficará infectada com manchas. A presença da folhagem do ano passado nos canteiros, a falta de fertilizante ou o próprio espessamento do arbusto agravam a situação e começam a aparecer manchas pretas na camada superior dos arbustos.

Sinais de derrota

O fato de as rosas estarem doentes com manchas pretas pode ser adivinhado rapidamente. Claro, o primeiro sintoma é o aparecimento de manchas em forma de sol nas placas das folhas, que escurecem com o tempo. Em diâmetro, essas marcas não excedem um intervalo de 5 a 16 milímetros. Depois de algum tempo, as formações marrons ou marrons ficam amarelas nas bordas e ficam cobertas de pontos difusos. Em média, depois de cerca de uma semana, as manchas se fundirão e toda a lâmina da folha adquirirá uma tonalidade amarela suja. No estágio seguinte, as folhas secam e os arbustos as descartam.

Em alguns casos, ao invés de manchas, tubérculos arredondados se formam nas placas, e pontos escuros são encontrados nos caules frescos e nas pontas das sépalas. Vale lembrar que se uma rosa adoecer, os sinais de danos se espalharão "de baixo para cima", das folhas de baixo para cima. No entanto, eles começarão a aparecer apenas um mês após a "instalação" do fungo.

Se o tempo estiver quente e úmido, os primeiros sintomas podem ser detectados dentro de 10 dias após a infecção. Tal planta parece visualmente "mais fina" devido à perda de folhagem e uma redução no número de flores.Em alguns casos, apenas o tronco com as pétalas do botão permanece do arbusto luxuoso. Como os esporos da mancha preta passam bem no solo congelado, a doença pode tomar conta das plantações na próxima estação.

Como tratar?

O tratamento da mancha negra é realizado de diferentes formas, porém, a mais eficaz delas ainda é o uso de produtos químicos.

Produtos químicos

O tratamento de arbustos com fungicidas deve ser sempre realizado de acordo com as instruções. Boas críticas são recebidas por "Skor" - uma ferramenta complexa que não oferece uma oportunidade para se livrar da doença, mas também para fornecer prevenção. A ação do medicamento começa algumas horas após o tratamento - desta vez “Skoru” é suficiente para a distribuição das substâncias por todo o sistema vascular da mata. Este fungicida pode tratar rosas em qualquer estágio de desenvolvimento. O concentrado da emulsão é diluído com água limpa de tal forma que são necessários 10 litros de água para 5 mililitros de "Skor". É importante dissolver primeiro o fungicida em uma pequena quantidade de água morna e, em seguida, levar o medicamento ao volume desejado.

O Abiga-Peak é considerado não menos eficaz - um medicamento que combate fungos em qualquer planta. A substância é capaz de agir mesmo em baixas temperaturas e permanecer por muito tempo na superfície da planta. Para pulverizar rosas, 40-50 mililitros de fungicida terão de ser dissolvidos em 10 litros de água. O processamento deve ser realizado em 24 horas, pela manhã ou à noite. Levará algumas semanas para borrifar as rosas novamente.

O preparado químico “Ridomil Gold” promove o aparecimento de uma película protetora nas folhas e caules que pode destruir o fungo. O combate a este fungicida pode ser feito independentemente do estado da planta. Para a preparação, 25 gramas de pó são diluídos em 10 litros de água. Se as plantações forem processadas imediatamente, as plantas podem ser regadas em meia hora.

Entre todos os fungicidas, o Bordeaux líquido é considerado o melhor em adesão. É melhor lutar contra a doença com sua ajuda no início da primavera, cultivando não só as próprias plantações, mas também as terras próximas a elas. Porém, pode-se usar o Bordeaux life no verão, repetindo o tratamento quatro vezes, mantendo um intervalo de 10 dias. Para o tratamento de primavera, 200-300 gramas são diluídos em um balde de água, e para o tratamento de verão, 100 gramas da substância são dissolvidos na mesma quantidade de líquido. É importante que a solução de uma bela cor azul retenha uma reação neutra ou ligeiramente alcalina.

Será possível salvar o seu jardim de flores graças ao Previkur Energy, que aumenta a imunidade da planta, e a um fungicida sistêmico chamado Topaz. Este último é capaz de parar a mancha preta algumas horas após a pulverização. Para preparar o "medicamento" 4 mililitros da substância são dissolvidos em 10 litros de água. O procedimento é realizado necessariamente na ausência de vento, seja no final da tarde ou no início da manhã. Finalmente, o Profit Gold, que contém manganês e zinco, é popular entre os jardineiros.

Para pulverizar, 4 gramas de medicamento são complementados com 10 litros de água. A propósito, isso deve ser feito com muito cuidado, pois é tóxico para os seres vivos. Ressalta-se que, no estágio inicial do desenvolvimento da doença, recomenda-se o uso de preparações contendo cobre: ​​sulfato de cobre ou Median Extra.

Agentes biológicos

Para o tratamento de rosas, alguns preparados biológicos também são adequados, pois são menos capazes de prejudicar as plantações. Por exemplo, pode ser "Fitosporin-M" suplementado com "Zircon" ou "Siliplant". O tratamento biológico é realizado a cada 5 dias, no total, pelo menos 4 vezes. No período entre os tratamentos, o terreno ao redor das plantações deve ser regado com solução de Fitosporin-M. Uma condição importante é a eliminação de todas as placas de folhas infectadas e caídas, bem como o tratamento da terra com preparações contendo cobre.Para fortalecer a imunidade das rosas, em paralelo com as preparações acima, vale a pena usar "Ecoberin" e "Jardim Saudável".

Métodos tradicionais

Nos estágios iniciais, você pode se livrar das manchas pretas com a ajuda de uma variedade de remédios populares. Alternativamente, rabo de cavalo fresco ou seco é usado para preparar a decocção. No primeiro caso, um quilograma de massa verde está envolvido em um balde de água, e no segundo - 150 gramas. A planta é infundida ao longo do dia e depois fervida por cerca de 30 minutos. Quando o caldo esfriar, será necessário filtrá-lo e diluí-lo com água na proporção de 1: 10.

O uso de urtiga é bastante eficaz. As folhas, caules e raízes da grama fresca, descascadas das sementes e flores, são colocadas em um balde. É necessário encher o recipiente até a metade com a massa verde e, em seguida, despejar tudo com um balde de água fervente. O caldo é infundido por alguns dias com agitação constante. Às vezes, esterco de vaca apodrecido ajuda a lidar com a mancha preta. Depois de enchê-lo com água limpa na proporção de 1: 2, é necessário insistir na solução por três dias, coar e diluir com água. A quantidade de líquido deve ser o dobro da quantidade da substância.

Uma solução dente-de-leão está simplesmente sendo preparada. Para isso, um quilo de raízes e troncos de flores são picados finamente e enchidos com 10 litros de água. Após 24 horas, a solução pode ser filtrada e utilizada não apenas para pulverização, mas também para irrigação de arbustos. Normalmente, três tratamentos são suficientes para uma cura completa, entre os quais é mantida uma pausa de uma semana.

Você também pode tentar usar cascas de cebola, que contêm iodo, zinco, manganês e magnésio. Aproximadamente 100 gramas deste ingrediente são despejados em meio balde de água fria. Após um dia, a infusão é filtrada e complementada com 5 gramas de sabonete. O processamento da cebola é feito três vezes, novamente com um intervalo de 10 dias. Para aumentar o efeito, as roseiras são pulverizadas com cinza de madeira triturada.

É importante mencionar que independente do preparo utilizado, primeiro são retiradas da planta, para depois queimar todas as folhas danificadas. Após a realização do tratamento, é necessário monitorar constantemente o estado da planta e manter o intervalo entre os tratamentos.

Profilaxia

Medidas preventivas adequadas são uma parte importante da proteção das rosas da mancha preta. A cultura deve ter as condições necessárias para o crescimento e seus cuidados devem ser regulares. Inicialmente, uma área bem iluminada com solo levemente ácido deve ser selecionada para rosas. O aumento da acidez é regulado pela adição de 150-250 gramas de limão ou 250-500 gramas de farinha de dolomita. O espaço livre deve ser mantido entre arbustos individuais. As rosas devem ser alimentadas regularmente e não plantadas em locais onde já existam culturas semelhantes.

Durante os meses de primavera e outono, o plantio deve estar livre de brotos secos e danificados. Se necessário, o desbaste da poda da coroa é imediatamente organizado. As ervas daninhas são removidas prontamente ao longo da temporada. Antes do início do inverno, o solo é tratado com uma solução fraca de sulfato de cobre ou sulfato de ferro. Aliás, uma boa solução seria plantar alho, alfazema, calêndula e sálvia ao lado de rosas - ou seja, aquelas plantações que o fungo não gosta. Se o tempo quente e chuvoso for observado na primavera e no verão, então, como medida preventiva, o jardim de flores deve ser tratado com infusão de tabaco ou alho, e também cinza de madeira espalhada no círculo do tronco.

Variedades resistentes

Se todas as condições contribuírem para a propagação da mancha preta, o chá, as rosas trepadeiras ou as rosas polyanthus não devem ser plantadas no jardim de flores. Em contraste, as variedades de flores caracterizadas por folíolos brilhantes provavelmente não serão afetadas por fungos. As variedades de rosas mais resistentes incluem Leonardo de Vinci, Quadra, La Perla, Nostalgie, Grande Amore e outras.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário